5 Indicações de Adaptações de Clássicos na TV

A BBC One tem adaptações de diversos livros, seja dos da Jane Austen, Charles Dickens, Agatha Christie e por aí vai, muitas delas se tornam "filmes" de 6 a 8 horas, por serem minisséries e são uma boa para ver em uma tarde de chuva >.<

Fique bem claro que são adaptações e não cópias dos livros, a BBC gosta de ousar nos fatos, mas é sempre uma garantia de bons atores, boa ambientação e bons roteiros. Vamos às indicações?

Pride and Prejudice (1995)
Ambientada na Inglaterra no início do século XIX, Pride and Prejudice conta a história das 5 filhas solteiras de Mr. e Mrs. Bennet (Benjamin Whitrow e Alison Steadman), interpretadas por Susannah Harker, Jennifer Ehle, Lucy Briers, Polly Maberly, Julia Sawalha, após o rico Mr. Bingley (Crispin Bonham-Carter) e seu amigo Mr. Darcy, terem se instalado nas vizinhanças da sua propriedade. Enquanto Bingley se interessa imediatamente pela mais velha das irmãs Bennet, Jane, Darcy tem dificuldades em se adaptar à sociedade local, e entra em discórdia com a segunda das irmãs, Elizabeth.
Uma das melhores séries de acordo com a média do Banco de Séries, é uma série necessária para você fã de Jane Austen e/ou fã de Orgulho e Preconceito, geralmente há comparações saudáveis dessa adaptação com o famoso filme, sendo que tem aqueles que dizem que esse constrói a sociedade de maneira bem melhor.
1 temporada com 6 episódios de duração em torno de uma hora.


War and Peace (2016)
Da obra clássica Guerra e Paz de Tolstói. A história apresenta a trajetória de diversos personagens, entre eles os membros de cinco famílias aristocratas russas que sofrem as consequências da invasão do exército de Napoleão. Tendo fatos históricos como pano de fundo, a trama desenvolve situações que exploram o preconceito e a hipocrisia da nobreza, as tradições religiosas e a rotina de militares em período de guerra e se centra no triângulo amoroso de Natasha Rostova (Lily James), Pierre Bezukhov (Paul Dano), and Andrei Bolkonsky (James Norton).
Para quem foge da Muralha da China (chamar de tijolo é pouco) que é o livro Guerra e Paz, tem essa minissérie linda para se contentar, tem no elenco a queridinha britânica Lily James e há umas cenas para se sofrer até a eternidade de tão linda.
1 temporada com 6 episódios de duração em torno de uma hora.


Sherlock (2010)
Sherlock Holmes está de volta como deveria ser: ácido, contemporâneo, difícil, perigoso, intenso e acima de tudo, inteligente. John Watson é médico, soldado, e também herói de guerra. Quando volta do Afeganistão, o destino o coloca no caminho de Holmes, um introspectivo e genial detetive.
Eles não poderiam ser mais diferentes, mas acabam formando uma aliança indestrutível. A astúcia e a mente analítica de Sherlock Holmes se completam com o pragmatismo de Watson e, juntos, eles vão desafiar os crimes sem solução na Inglaterra contemporânea. Quanto mais intrigante, melhor.
Com episódios de prender o fôlego e ritmo alucinante, Holmes e Watson navegam por um labirinto de pistas enigmáticas para chegar à verdade.
O detetive mais famoso do mundo está de volta com atuações empolgantes de Benedict Cumberbatch (The Imitation Game, Small Island, The Last Enemy), como Sherlock Holmes, e Martin Freeman (The Hobbit, The Office UK, Fargo), como John Watson.
Definitivamente uma das melhores séries da atualidade, Sherlock e companhia não são vitorianos por aqui, mas toda a essência das histórias de Sir Arthur Conan Doyle estão ali, a taxa de papel de trouxa, hiatus e mind palace é forte, mas se você faz tanta questão do lado vitoriano tem um especial maravilhoso assim!
3 temporadas de 3 episódios mais 1 especial, todos com duração de 90 minutos.


The Musketeers (2014)
Situado nas ruas de Paris do século XVII, onde a lei e a ordem são mais uma ideia do que uma realidade, a série segue a história dos mosqueteiros Athos, Aramis e Porthos, que logo recebem a ajuda do jovem D’Artagnan, para combater o crime. Os Mosqueteiros são comandados pelo Capitão Treville um homem respeitado por todos que o conhecem. Os mosqueteiros são os guarda-costas pessoais do Rei Luís XIII, que confia cegamente nos conselhos do Cardeal Richelieu, um homem extremamente ambicioso e que conta com a ajuda da misteriosa Milady. Ultimamente mais que proteger o rei, também trabalham para a justiça social, por honra, valores, amor e emoção. A série é uma versão contemporânea da clássica história de Alexandre Dumas.
A série tem muito mais elementos do que pedimos e agradecemos tudo isso, os mosqueteiros tem um senso de humor maravilhoso, tem muita mulher badass, tem seu lado político e histórico, as pessoas que cruzam o caminho dos mosqueteiros também tem o que agregar na história.
3 temporadas de 10 epidódios de duração de uma hora.


Merlin (2008)
Baseada na lenda do Rei Arthur, a série conta a história de um jovem mago, Merlin (Colin Morgan), e suas aventuras com Príncipe Arthur (Bradley James), destinado a trazer paz para o reino. Merlin precisa proteger Arthur de todos os inimigos de Uther (Anthony Head), Rei de Camelot, que, ao proibir a magia em seu reino, criou vários inimigos. Merlin e Arthur acabam por fazer varias amizades no reino.
Para quem já leu a trilogia do Rei Arthur escrita pelo Bernard Cornwell ou As Brumas de Avalon deve sentir uma estranheza no início da série, devido as mudanças, mas é que nem o que mencionei antes: a essência está ali, o que é cânone permanece cânone. Como diria a Sessão da Tarde: venha conhecer as aventuras serelepes do menino Merlin!
São 5 temporadas de 13 episódios e cada um com duração de 40 minutos!

As séries Sherlock, The Musketeers e Merlin tem na Netflix, já Pride and Prejudice só encontrei no Youtube. Então foi isso gente!


2 comentários:

  1. Ainda não assisti a nenhuma destas adaptações, mas me interessei pelas de Orgulho e Preconceito e Guerra e Paz. Eu assisti uma há pouco tempo uma minissérie de Jane Eyre que eu gostei muito, acho que era da BBC.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Giovana! Eu sou fã das produções da BBC! Tudo feito com muita qualidade. Pretendo começar a ver Sherlock em breve.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails