[Sessão Pipoca] Oscar 2016: Melhor Filme


O Oscar está chegando! Apesar de não ser um evento significante para muitas pessoas, o Oscar é uma premiação que acompanho desde que me descobri cinéfila. Então, é claro que não poderia deixar passar essa data tão especial para o cinema. 

Antes de tudo, uma pequena explicação: neste post, não falarei de todos os filmes indicados (até porque não assisti todos ainda) ou farei alguma análise aprofundada dos longas. Apenas mostrarei os indicados e falarei um pouco deles.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood foi criada no dia 11 de janeiro de 1927. A primeira entrega de prêmios foi realizada em maio de 1929, no Hotel Roosevelt de Los Angeles, sob a presidência do astro Douglas Fairbanks. Até hoje não sabe-se a origem do termo "Oscar". A provável explicação está em uma dessas três histórias: Margareth Herrick, secretária da Academia, teria achado a imagem parecida com a de seu tio Oscar; Bette Davis afirmou que a estatueta parecia-se com seu ex-marido Harmon Oscar Nelson; o colunista de cinema Sidney Skolsky utilizou o termo em uma de suas publicações.

Enfim, vamos aos indicados.

MELHOR FILME (BEST PICTURE)


THE REVENANT (O REGRESSO)

Último filme de Alejandro González Iñárritu, diretor de Birdman (longa grande vencedor do Oscar 2015). Brilhantemente dirigido, excepcionalmente atuado (destaque para Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Domhnall Gleeson e Will Poulter) e belissimamente fotografado por Emmanuel Lubezki (o filme é uma obra de arte), O Regresso é um ótimo filme e um dos prováveis vencedores da categoria.

BRIDGE OF SPIES (PONTE DOS ESPIÕES)

Ponte dos Espiões é um filme que, assim como Lincoln e Cavalo de Guerra, começou como uma grande promessa para a premiação, mas perdeu força conforme o tempo passou. É um bom filme, muito bem dirigido por Spielberg e atuado por Tom Hanks e Mark Rylance, mas peca em seu sentimentalismo extremo.

THE BIG SHORT (A GRANDE APOSTA)

The Big Short é um filme com um tema extremamente cansativo, mas, através de uma edição ágil e de uma boa direção, mas um pouco excessiva, tornou-se viável para um público maior. Para não desinteressar o espectador, o diretor optou por utilizar uma linguagem envolvente e eficiente que, infelizmente, ao final do longa, tornou-se cansativa. Melhor filme do ano segundo o sindicado dos produtores (geralmente, os filmes vencedores desse sindicato vencem o Oscar também)

MAD MAX: FURY ROAD (MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA)

Estiloso. Se tivesse que definir Mad Max: Fury Road com um adjetivo, seria esse. Simplesmente, um dos melhores filmes de ação dos últimos anos. Aclamadíssimo pelo público e crítica.

BROOKLYN

Um dos melhores romances do último ano, Brooklyn é um longa sobre escolhas, sonhos e amor. Saoirse Ronan é um nome de destaque desde sua indicação ao Oscar, em 2008, e aqui entrega uma de suas melhores atuações. Um filme simples e leve, bem conduzido por John Crowley e roteirizado por Nick Hornby. Destaque para a ótima ambientação, que imprime melancolia na bucólica Irlanda dos anos 50 e traz vida à Terra das Oportunidades que é Nova York.

ROOM (O QUARTO DE JACK)

Room é um longa esmagador. Lenny Abrahamson conduz magistralmente um longa que transita perfeitamente de um thriller psicológico para um drama sobre perda, descoberta e amor. Brie Larson e Jacob Tremblay estão irretocáveis. Sinceramente, não tenho palavras para descrever O Quarto de Jack. Simplesmente assista.

THE MARTIAN (PERDIDO EM MARTE)

O melhor filme do Ridley Scott -diretor de Alien e Blade Runner- dos últimos anos. Contando com uma ótima atuação de seu protagonista, The Martian é emocionante e inesperadamente cômico. Um bom filme.

SPOTLIGHT (SPOTLIGHT: SEGREDOS REVELADOS)

Spotlight é um filme excepcional. Apesar de ter um tema enfadonho, mas extremamente relevante, o longa traz um grande senso de energia, mérito da ótima edição; mesmo que tenha um grande elenco, a força do filme está no conjunto, em sua mensagem. É o típico filme que a Academia premia e o principal concorrente de The Revenant


Um comentário:

  1. Existem várias atracções destes prémios, a partir do olhar dos artistas, a todos mangueira comentários T causando os prêmios. Pessoalmente, o que eu espero são os resultados em filmes de ação , porque é o meu gênero favorito, todo ano eu não perca Oscar.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails