Retrospectiva Literária 2015 - Parte 2

Olá galera! Essa é a segunda parte da Retrospectiva Literária, com o restante de nossos colunistas respondendo. Vocês podem acessar a primeira parte, clicando aqui.


Leituras & Fofuras está participando da Retrospectiva Literária 2015 promovida pelo blog Pensamento Tangencial. Vasculhamos nosso Skoob/Goodreads pra responder essas perguntas! Não era obrigatório responder todas as opções, então pode ser que uma de nós tenha respondido algo que outra não tenha.



Lili Oliver

A aventura que me tirou o fôlego: Vou citar Marca da escuridão, da Sylvia Day. Não exatamente me "tirou o fôlego", mas até que me deixou curiosa pela continuação. Gosto desse tema meio "bíblico", recomendo!

O terror que me deixou sem dormir: A senhora dos mortos, da saga As crônicas dos mortos, de Rodrigo de Oliveira. De uma maneira positiva, claro, rs... Não me canso de recomendar essa série.

O suspense mais eletrizante: Never never, da Colleen Hoover. É impossível existir outra pessoa mais ansiosa pela continuação dessa série...

O romance que me fez suspirar: Tão difícil essa categoria, porque romances são praticamente 70% das minhas leituras, e como eu sou uma bobalhona romântica, é difícil escolher. Mas vamos lá, suspirei com Never Never, Confess e November 9 da Colleen Hoover, The air he breathes e Art&Soul da Brittainy C. Cherry...

A fantasia que me encantou: Não li nenhum de fantasia.

A saga que me conquistou: Eu realmente não esperava, mas com certeza foi As Crônicas dos Mortos.

O clássico que me marcou: Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez. Fiquei anos frustrada com esta leitura, comecei e nunca consegui seguir adiante, mas após várias indicações de todas as direções, resolvi mergulhar de cabeça na história. Não é um livro de leitura fácil (é denso, por vezes monótono) ainda mais pela quantidade de personagens e a semelhança entre seus nomes... Mas Sr. Márquez tinha uma escrita tão peculiar, que é impossível ler Cem anos de solidão sem que se torne quase palpável, sim, é quase vívido... pra quem gosta de poesia, do trágico, da loucura, quem sente profundamente... Precisa ler este livro.

O livro que me fez refletir: Confess, da Colleen Hoover. With the father, da Jenni Moen. O clube do livro do fim da vida, de Will Schuwalbe. Eu estive aqui, da Gayle Forman. Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez... Tive muitas reflexões esse ano!

O livro que me fez rir: Sempre tenho uma resposta rápida nessa categoria, mas esse ano não consegui lembrar de nenhum.

O livro que me fez chorar: The Air He Breathes, da Brittainy C. Cherry. Só de lembrar quero chorar... Fiquei feliz que vai ser lançado em breve no Brasil pelo grupo Record.

O livro que me decepcionou: Tive muitas decepções esse ano, como ficamos sabendo dos lançamentos bem antes até de serem lançados no Brasil, a expectativa fica enorme, então como esperamos muito, é fácil se decepcionar... Esse ano aconteceu isso com a série dos irmãos Maddox, com alguns da Gayle Forman...

O livro que me surpreendeu: À procura de Audrey, da Sophie Kinsella. E, Antes de partir desta pra uma melhor, de Jonathan Tropper. Super recomendo ambos.

O livro que devorei: November 9, da Colleen Hoover. Foi tão rápido, que ainda estou digerindo... Mas como é a Sra. Hoover, é impossível não amar e recomendar.

O livro que abandonei: Não abandonei, mas está sendo uma leitura difícil de concluir, A transformação de Raven, de Sylvain Reynard.

A capa que amei: Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor, de Jonathan Tropper, é perfeita! E também, toda a saga As Crônicas dos Mortos, sempre elogio essa saga pois realmente o trabalho de capa, fotografia, edição inteira... É primorosa! Confiram as capas abaixo:



O thriller psicológico que me arrepiou: Gelo negro, da Becca Fitzpatrick. Mas vou dizer, não curti o final...

A frase que não saiu da minha cabeça: 
"Mas morrer deveria ser um assunto mais natural, não? Por que tanto drama com algo cujo impacto todos sofremos um dia? É natural. É incontrolável. Morrer é apenas um efeito colateral de se estar vivo." (O garoto quase atropelado, Vinícius Grossos)

"Tudo é questão de despertar sua alma." (Cem Anos de Solidão, Gabriel García Márquez)

O(a) personagem do ano: Não teve nenhum destaque tãooooo... Masssss vou citar, O garoto quase atropelado (sim, é o "nome" do personagem, ou melhor, como ele é chamado durante todo o livro).

O casal perfeito: Vou surpreender e citar, Estela e Ivan, da saga As crônicas dos mortos. Não entendo porque não havia falado deles antes, eu amo esse casal!

O(a) autor(a) revelação: Na minha humilde opinião, Vinícius Grossos.

O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: Não tive nenhuma grande repetição, mas como leio tudo o que ela lança, e ela escreve livros durante o ano como eu faço listas de supermercado, vou citar Colleen Hoover.

O gênero literário que mais li: Romance, claro!

O gênero literário que preciso ler mais: Romance?! Poesia?! Rs...

O melhor livro nacional: O garoto quase atropelado, de Vinícius Grossos. Em breve resenha aqui no blog, preciso falar dele...

O melhor livro que li em 2015: Tive leituras marcantes esse ano... Mas vou "invocar a quinta emenda", rs...

Li em 2015: 70, 80, 100 livros?! Não faço ideia! Se eu for "medir" pelo Skoob, no início do ano eu estava na faixa dos 500, e agora passei dos 600... Então é por aí.

A minha meta literária para 2016 é: Posso dar a resposta de sempre?! Rs... Nunca estipulo meta baseado em quantidade. Só tenho uma lista interminável de livros que eu gostaria de ler. Não anual, pro resto da vida...


Giovana Oliveira

A aventura que me tirou o fôlego: O Destino da Número Dez - Pittacus Lore

O terror que me deixou sem dormir: ***

O suspense mais eletrizante: ***

O romance que me fez suspirar: Um Amor De Cinema - Victoria Van Tiem

A fantasia que me encantou: A Lâmina da Assassina - Sarah J Maas

A saga que me conquistou: As Peças Infernais - Cassandra Clare

O clássico que me marcou: Um Estudo em Vermelho - Sir Arthur Conan Doyle

O livro que me fez refletir: Extraordinário - R J Palacio

O livro que me fez rir: O Restaurante no Fim Do Universo - Douglas Adams

O livro que me fez chorar: A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

O livro que me decepcionou: Quando Tudo Volta - John Corey Whaley

O livro que me surpreendeu: Surpreendente! - Maurício Gomyde

O livro que devorei: Reiniciados - Teri Terry

O livro que abandonei: Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda - Howard Pyle

A capa que amei: A Lâmina da Assassina - Sarah J Maas. Confiram abaixo:



O thriller psicológico que me arrepiou: ***

A frase que não saiu da minha cabeça: 
"Meu nome é Celaena Sardothien, e eu não vou sentir medo."
O(a) personagem do ano: Celaena Sardothien

O casal perfeito: Sky e Holder (Um Caso Perdido - Colleen Hoover)

O(a) autor(a) revelação: Colleen Hoover

O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: Pittacus Lore

O gênero literário que mais li: Fantasia

O gênero literário que preciso ler mais: Fantasia Urbana

O melhor livro nacional: O Ciclo da Morte - Thais Lopes

O melhor livro que li em 2015: Herdeira do Fogo - Sarah J Maas

Li em 2015: 112 livros.

A minha meta literária para 2016 é: Ler uns 80 livros.

*** li nenhum do gênero



Rafael Pereira

A aventura que me tirou o fôlego: Star Wars – Sombras do Império do Steve Perry. Livro bem divertido para quem gosta da trilogia clássica.

O terror que me deixou sem dormir: Escuridão Sem Estrelas do Stephen King. Todos os quatro contos desse livro são ótimos. Tem resenha dele por aqui.

O suspense mais eletrizante: Eu sou a Lenda do Richard Matheson. Um livro que espanca o filme. Muito bom, logo tem resenha.

O romance que me fez suspirar: Travessuras de Menina má do Mario Vargas Llosa. Eu não diria suspirar, mas foi um ótimo livro do gênero.

A fantasia que me encantou: O Trono de Diamante do David Eddings.  Li pouca fantasia esse ano, pretendo ler mais ano que vem. Esse foi um livro que eu gostei bastante. Estou ansioso pelas continuações. Logo tem resenha.

A saga que me conquistou: Crônicas Saxônicas do Bernard Cornwell. Sim e com certeza. Li 4 da série esse ano. Bernard Cornwell é um dos meus escritores preferidos.

O clássico que me marcou: O Sol é para todos da Harper Lee. Não preciso dizer nada sobre esse livro, apenas: Leiam! Tem resenha.

O livro que me fez refletir: O Lobo da Estepe do Hermann Hesse. Ótimo livro e ótimas reflexões sobre a existência. Hermann Hesse entrou na minha lista de autores de quem eu quero ler mais coisa.

O livro que me fez rir: Zonas Úmidas da Charlotte Roche. Livro provocativo, nojento e divertido. Vale a pena para quem não tem nojo das coisas.

O livro que me fez chorar: Eu e outras poesias do Augusto dos Anjos. Esse livro me fez voltar a ler poesia. Memorável. Vale muito a pena. Foi um dos livros do ano para mim.

O livro que me decepcionou: A garota na Teia de Aranha do David Lagercrantz. Decepção. O cara tinha a responsabilidade de continuar a trilogia Milennium e errou feio. Livro não faz jus ao universo construído pelo Stieg Larsson.

O livro que me surpreendeu: Festa no Covil do Juan Pablo Villalobos. Esse Livro aborda a perspectiva de uma criança sobre o narcotráfico. Tem como não se surpreender?

O livro que devorei: A Reconquista do L. Ron Hubbard. Sim, devorei sem medo esse tijolo de 885 páginas. Se vale a pena? Se você for fã de sci-fi, vale muito.

O livro que abandonei: Não abandonei nada esse ano o/

A capa que amei: Perdido em Marte do Andy Weir. Uma das melhores capas do ano. Tem resenha. Confiram a capa abaixo:



O thriller psicológico que me arrepiou: Não li nada do gênero

A frase que não saiu da minha cabeça: 
Vês! Ninguém assistiu ao formidável enterro de tua última quimera. Como eu disse: Augusto dos Anjos me fez voltar a ler poesia.

O(a) personagem do ano: A Scout de O sol é para todos da Harper Lee. Sim, ela merece. Essa criaturinha me conquistou. Tem resenha.

O casal perfeito: Tengo e Aomame de 1Q84 do Haruki Murakami. Leiam a trilogia. Muita química e muito sacrifício para ficarem juntos. Tem resenha

O(a) autor(a) revelação: Luize Valente. Que revelação. Falo melhor dela mais abaixo.

O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: Bernard Cornwell. Como eu disse um dos meus escritores preferidos.

O gênero literário que mais li: Ficção Cientifica. Simplesmente um vicio que tenho em minha vida.

O gênero literário que preciso ler mais: Poesia. Lerei bastante poesia em 2016. Pretendo também ler os romances russos.

O melhor livro nacional: Uma Praça em Antuérpia da Luize Valente. Sim, pessoal, que livro foi esse.  Segunda Guerra e muito drama. Vale muito a pena. Entrou na minha lista de escritores que preciso ler outras coisas. Tem resenha

O melhor livro que li em 2015: A insustentável Leveza do Ser do Milan Kundera. Se o que te deixa mais leve é também o que te destrói? Leiam e descubram. Muita filosofia e noção de mundo nesse livro que conquistou o primeiro lugar, sem nenhuma dúvida ou disputa com outro livro. Um amigo me indicou ano passado e ainda bem que eu coloquei na minha lista. Leiam! Leiam! Leiam!

Li em 2015: 71 livros. Meu recorde atual.

A minha meta literária para 2016 é: Uns 60 livros está de bom tamanho.



20 comentários:

  1. Finalmente Lili, Cem anos de Solidão. Haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né?! E você foi um dos que também me incentivaram... Agora, eu sou a que recomendo. Experiência incrível! Obrigada.

      Excluir
  2. Também amei a capa de Perdido em Marte e a história é ótima, amei Um Amor De Cinema - Victoria Van Tiem, doida pra ler a saga As Crônicas dos Mortos, porem só tenho A Senhora dos Mortos e Elevador 16.

    ResponderExcluir
  3. Como eu amei os livros de romance este ano passado,a CoHo que nos apresentou histórias sensacionais,espero que lancem logo Confess, Maybe Someday e N9 por aqui! A Brittainy me surpreendeu tanto com a série The Elements,to tãao ansiosa pela continuação <3 Não sei se você já leu,maas sou apaixonada pela série da Mia Sheridan,Os signos do amor,é muito boa <3
    Aah,espero ler o resto de TMI,ameei os que li,tive coragem de ler até o 4 hah mas tenho que terminar a série e começar Peças Infernais!
    ToG,isso sim é uma série de fantasia,Mds! Amo,amo demais,cada livro que eu leio quero mais e mais!Celaena a mulher é poderosa mesmo! haha
    Amei minhas leituras do ano passado e espero amar mais ainda as deste anoo \o/

    ResponderExcluir
  4. Lili essas capas são muito aterrorizantes!! Não gostei não kkkk, mas a leitura deve ser boa! Gosto desses tipo de gênero apesar de não ter lido muitos livros em 2015. Amei a frase Giovana a capa que vc escolheu é intrigante! Parabéns para todos, vcs leem muuuito! Queria ter esse tempo!!

    ResponderExcluir
  5. Meu deus amei, nem sei por onde começar, amo terror nunca fique sem dormir depois de ler um, amei a capa do livro ugly love logo depois a noiva fantasma é perfeita. Um livro que estou louca pela continuação é o livro da série The Elements, li em inglês e amei, por que ela é perfeita, recomendo muito, outro livro que estou ansiosa é o terceiro livro da série os irmãos Maddox da Jamie McGuire, amo de paixão essa escritora.
    Amei os livros citados, vou tentar ler os que ainda não li.
    Bom Dia Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Mais um comentário gigante, igualmente do da Retrospectiva 1. Sorry mais uma vez, hahaha.


    Já fiquei interessada por Marca da escuridão. Vou procurar sobre! Quero muito ler Cem anos de solidão e fiquei curiosa com 'O clube do livro do fim da vida', o nome me atraiu, haha. Quero tanto ler esse livro do Vinícius Grossos :33
    -
    GIOVANA DO CÉU HDSAUHDUAH COMEÇOU COM UM LIVRO QUE EU TENHO E QUERO LER O MAIS RÁPIDO POSSÍVE!!!1 Legados de lorien é amr <3 Conan Doyle é demais! Amo 'Extraordinário', e também ri muito com 'O restaurante no fim do Universo'. Quero tanto ler 'A mais pura verdade' :3 Pittacus Lore mozão, jdsaijdiaj <3
    -
    Como eu quero ler 'Eu sou a lenda' e 'Perdido em Marte'!!! :3 E outro que quero muito ler é 'O sol é para todos'! Fiquei curiosa com o 'Lobo da Estepe'. E eu adoro a poesia de Augusto dos Anjos; só li alguns trechos na aula de português e amei! [e olhe que eu nem curto muito poesia, então, é grande coisa eu ter gostado, hahaha]
    Já li A reconquista e QUE LIVRO. Nem sou tão fã de sci-fi assim e gostei muito! E também quero muito ler 'A insustentável Leveza do Ser', falam muito bem dele!

    ResponderExcluir
  7. Gostei dos livros que vc apresentou sobre vários aspectos. Tem alguns que já estavam em minha listinha e outros eu acabei de acrescenta-los. Perdido em Marte está na estante para ler e agora que assisti ao filme, vou ler e comparar os dois: livro e filme.

    ResponderExcluir
  8. O que mais gostei é que todos os colaboradores responderam e cada um tem sua própria forma de mostrar o que gostou, qual seu estilo e a quantidade de livros lidos.
    Bem bacana.
    “ Educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado.” (Oscar Wilde)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Só eu que acho tenebroza essas capas de As Crônicas dos Mortos? J-zus. Essa capa do livro da Sarah realmente é indicativo! Não li quase nada no ano que se passou :(

    ResponderExcluir
  10. As capas são lindas, quero muito ler Perdido em Marte, a saga Trono de Vidro e Crônicas dos Mortos. O Garoto Quase Atropelado também parece muito bacana, todo mundo fala bem. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Quantos livros você leu durante o ano? To assutada com a variedade de livros e a quantidade, mas bom leio só romances, e muito difícil eu ler outros gêneros distopia, fantasia. Dos livros citados quase não li nenhum, mas fiquei curiosa para ler os livros da Collen Hoover que você citou, espero que sejam publicados no Brasil, e quero ler o livro Brittainy C. Cherry, já o livro Sr.Daniels e amei, e torço para ser publicado no brasil também.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Ainda não conheço a escrita da Colleen Hoover, mas só leio comentários positivos acerca dessa autora, então tenho muita vontade de ler qualquer obra dela e Never never é muito bem recomendado, além de Um caso Perdido, é claro! Amei as frases que não saíram da sua cabeça, muito profundas e verdadeiras. Adorei a segunda parte da retrospectiva :)

    ResponderExcluir
  13. Eu reaslmente gostaria de ter um tempo para mim e para a leitura, mas estou com uma filha na faculdade, outro que esta entrando este ano e uma adolescente no segundo ano do segundo grau. trabalho fora ate nos finais de semana, sendo que meu tempo no momento esta escasso. Espero nas ferias ler pelo 3 dos que aqui tenho. bjs
    tatianats.eh@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Diferente da retrospectiva parte I, nesta não li nenhum dos livros citados ainda, mas Jonathan Tropper foi citado e tbm preciso dizer que ele me surpreendeu, que me surpreende a cada livro. Li "Como falar com um viúvo" e "Sete dias sem fim" e são leituras maravilhosa: ri, fiquei indignada, quis ser amiga dos personagens, enfim, elementos importantes pra uma boa leitura, encontrei.

    ResponderExcluir
  15. Gosteiiii demais dessa retrospectiva,deve ser muito divertida de responder,eu mesma ficava relembrando dos meus livros lidos com essa tag!

    Então,gente,com exceção do rapaz,me parece que Coolen Hoover é unanimidade né...e confesso que não consigo entender o por que...só li um livro dela até hoje e não achei nada de muito especial sabe...mais vou dar mais chances aos livros dela,pois não posso julgar o conjunto por só um livro né?!
    Destacar os que me chamaram a atenção:
    - Uma menina citou que achou eletrizante o livro Never never, da Colleen Hoover e nossa,eu tive algumas amigas corajosas que leram a trilogia sem antes dela ter sido toda lançada,e elas quase morriam do coração querendo a sequência,então eu meio que te entendo ter marcado como eletrizante rs
    - Vi que uma menina destacou a leitura de um livro clássico nacional,e nossa,coragem sua persistir na leitura einh,pois eu não consigo gostar de livros clássicos,acho maçante demais sabe...e olha que já li uns 5,que foram pedidas quando eu estudava na escola e agora na facul.. O único que curti mais foi "As Intermitências da Morte",muitooo legal,mais a parte final foi no mínimo frustante,então ainda não continuo apreciando clássicos...

    Enfim,a maioria dos livros eu não conhecia,pois eram de gêneros que eu não aprecio,mais achei que vocês leram bastante einh!!!
    Bjosss,até uma próxima :)

    ResponderExcluir
  16. A trilogia As Peças Infernais eu li não está entre o meus livros preferido pq esse negocio de triangulo amoro me cansa( li livro de mais com triângulos amorosos) estou evitando este tipo de romance kkkkk o livro que eu amei ler foi Extraordinário que me fez refletir , os livros da serie After da Anna Todd eu conheci ela é um amor de pessoa mas seus livros me cansa de mais o casal pq esse negócio de ir e voltar me dava nos nervos acho que não precisava de 5 livros para contar a historia do casal .

    ResponderExcluir
  17. Eu estou doida pra ler Never never, Confess e November 9. Sou apaixonada por todos os livros da Colleen Hoover, e acho que ela também é uma das autora mais presentes nas minhas leituras. Não conhecia The air he breathes e Art&Soul, mas gostei bastante de Sr. Daniels, e fiquei com vontade de ler mais livros da autora, e já amei saber que outro liro dela vai ser lançado aqui. Eu gostei bastante de À procura de Audrey, e esse livro também me surpreendeu bastante. Estou doida pra ler A Lâmina da Assassina, amei o primeiro livro da série, e essa capa é realmente linda. e também já quero ler Herdeira do Fogo :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Gente, é bem legal ver como voces leem bastante, eu queria ter mais tempo pra leitura, mas 2015 foi um ano de poucas leituras pra mim, não passei de 30 livros, então em 2016, to correndo atras,rsrs! Quero muito ler os livros da Collen esse ano, não vejo ninguém falando mal dos livros dela, pelo contrário é elogio e mais elogio! Adorei saber o que cada um de voces leu durante o ano passado! Bjão!

    ResponderExcluir
  19. o livro mais fantastico e a capa que mais gotei foi "ORLANDO" de Virginia Woolf, um livro meio comico. pois orlando acorda em forma feminina numa de suas viagens.. mas a capa dele é belissima.
    eu realmente aprendi muito com vcs e peguei muitas diucas de livros que nem conhecia bjs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails