Resenha: Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado de Lois Duncan

Título: Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado
Autora: Lois Duncan
Editora: Benvirá
Gênero: Terror, Suspense
ISBN: 9788582401422
Ano: 2014
Páginas: 224
Classificação: 2 de 5
Sinopse: Após uma festa, Julie, Helen Ray e Barry se envolvem em um acidente que termina com a morte de uma criança de dez anos. Com medo das consequências, os quatro jovens fazem um pacto: não contar a ninguém o que aconteceu naquela noite. Agora, um ano depois, quando Julie recebe a carta de aceitação da Universidade Smith, recebe também outro envelope, e o conteúdo se revela perturbador. Alguém sabe o que eles fizeram no verão passado. Um a um, eles começam a receber pequenos lembretes daquela noite fatídica: Helen, um anúncio de revista com uma criança andando de bicicleta, e Ray, recortes de jornal da época do acidente.

Para mim é impossível falar desse livro sem comparar algumas coisas com o filme. Para quem não sabe, o livro foi primeiramente lançado em 1973 e o filme baseado na obra saiu em 1997. Eu como fã de filmes de terror (cresci vendo filmes do gênero), me apaixonei por Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado e até hoje é um dos meus filmes preferidos dos anos 90. O livro só chegou no Brasil em 2014 e desde então eu quis ler o livro. 

Já havia lido que era bem diferente do filme e percebe-se isso logo de início ao saber que a vítima é uma criança e não adulto como no filme. Como muitos aqui são jovens e tem a possibilidade de não terem visto o filme, vou me limitar a não spoiler de nenhum dos dois. No livro, conhecemos Julie, Helen, Ray e Barry, eles eram amigos e após beber eles acabam atropelando uma criança e fogem ser prestar socorro. Eles descobrem no dia seguinte que a criança morreu, mas que ainda estava viva quando a ambulância chegou para socorrê-la. No carro, eles fazem um pacto de nunca revelarem o que aconteceu a ninguém. Um ano se passa e eles começam a receber ameaças de alguém que parece saber exatamente o que eles fizeram no verão passado.

É engraçado ler esse livro porque eu só consegui visualizar os atores do filme como os personagens e algumas personalidades bateram bem. Temos Julie, a única que na época tentou fazer o certo e todos votaram contra. Ela acaba de ser aceita na universidade e pensa em se afastar de tudo. Já Helen é a garota linda que abandonou os estudos para ser famosa na TV, é loucamente apaixonada por Barry com quem acredita que vai se casar. Já Barry é o atleta garanhão que está com Helen e várias garotas ao mesmo tempo e Ray é o cara que se afastou da cidade e dos amigos e agora está de volta, querendo Julie de volta. 

Eu senti falta dos assassinatos que tinham no filme, que davam um suspense maior a trama. Claro, no livro fica aquela dúvida, quem está mandando bilhetes e atirou em um deles? Mas, não fiquei completamente curiosa apenas com isso, senti falta de mais adrenalina. Além disso, é fácil descobrir quem está por trás das “ameaças”, no meio do livro já dá pra sacar. E o final é bem sem graça, tudo acontece rapidamente e acaba do nada. Não gosto de finais assim, fiquei bem frustrada com o livro.

Eu havia lido em algum lugar que as folhas do livro eram brancas, mas se enganaram, o livro tem folha amarelada, mas é o tipo de folha que dá pra ver a sombra do texto da página atrás. A capa é simples e combina com a trama, fundo preto, título em branco e um carro com os faróis vermelho vivo no escuro. 

E para quem ainda não conhece o filme (está esperando o que???), vejam o trailer legendado abaixo:


PS: Lembrando que o filme conta com uma sequência chamada Eu Ainda Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado com os atores do primeiro filme retornando (vale a pena ver), e outra sequência chamada Eu Sempre Saberei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado com atores diferentes e sem ter relação aos anteriores (esse eu acho desnecessário). 

2 comentários:

  1. Eu assisti o filme continuação desse (Eu Ainda Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado) pq minha tia gostava, haha! Gostei muito! Tô querendo mt assistir esse primeiro. Tem um tempo que eu vi que o primeiro filme era baseado em livro. Aí eu procurei por aqui e não achei! Mas tá na minha lista há tempos e, ainda bem que agora está aqui no Br! :) Que pena que o livro não é tão legal que nem o filme. Quando eu tiver a oportunidade, eu leio, mas sem criar tanta expectativa...
    Kissus!

    ResponderExcluir
  2. Assisti a todos os filmes... nem poderia sonhar que era uma adaptação. Acho que poderiam ter parado no primeiro, mas depois de Eu Sei o Que Vcs Fizeram no Verão Passado, veio Eu Ainda Sei o Que Vcs Fizeram no Verão Passado, e, secretamente, sempre quis que o próximo fosse Eu Continuo Sabendo o Que Vcs Fizeram no Verão Passado hahahahahaha

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails