Retrospectiva Literária 2015 - Parte 1

Olá galera! Fim de ano chegando, vamos ver o que eu (Andresa), e os colunistas do blog achamos de melhor ou não de livros em 2015? Como somos 6 no total que responderam, resolvi dividir essa postagem em duas, então aqui vocês verão a primeira parte e em dois dias vocês poderão ver a segunda postagem com o restante.


Leituras & Fofuras está participando da Retrospectiva Literária 2015 promovida pelo blog Pensamento Tangencial. Vasculhamos nosso Skoob/Goodreads pra responder essas perguntas! Não era obrigatório responder todas as opções, então pode ser que uma de nós tenha respondido algo que outra não tenha.


Andresa Dias

A aventura que me tirou o fôlego: Não lembro de ter lido nenhuma aventura esse ano.

O terror que me deixou sem dormir: Nenhum terror me deixou sem dormir, até porque eu amo terror.

O suspense mais eletrizante:  Não li nada que fosse do gênero suspense propriamente dizendo, mas vários dos livros que li continham esse aspecto, mas não acho que nenhum entraria nessa categoria.

O romance que me fez suspirar: Suspirei bastante com Sr. Daniels, um dos melhores livros do ano, sem dúvida.

A fantasia que me encantou: Um ótima leitura do gênero foi Corte de Espinhos e Rosas e estou doida pra ler a continuação.

A saga que me conquistou: Trilogia Anômalos da Bárbara Morais.

O livro que me fez refletir: November 9, Beleza Perdida e Cinder & Ella.

O livro que me fez rir: É difícil eu lembrar das leituras do início do ano, mas acho que dei umas risadas com O Duque e Eu, Perdida e possivelmente Mar de Rosas.

O livro que me fez chorar: Essa é fácil de responder todo ano, mas esse ano ficou mais difícil porque por algum motivo eu estive menos emocional do que o normal. Acho que chorei com Sr. Daniels.

O livro que me decepcionou: Essa aqui vai ser fácil e dá pra eu citar vários, porque o ano foi bem decepcionante com as leituras. Metamorphosis, Melhor que Chocolate, A Herdeira, Meu Romeu, A Canção de Alanna,Vivian contra o Apocalipse, Encontrando-me e A Escolha Perfeita do Coração.

O livro que me surpreendeu: Posso citar alguns: Seraphina, A Ilha dos Dissidentes, Ameaça Invisível, A Rainha Vermelha, No Coração da Floresta e Supernova: A Estrela dos Mortos.

O livro que devorei: A Ilha dos Dissidentes, distopia nacional fantástica!

O livro que abandonei: Eu Te Darei o Sol, simplesmente não consegui terminar esse livro, não gostei mesmo.

A capa que amei: Ten Thousand Skies Above You, continuação de Mil Pedaços de Você e A Madness So Discreet! Vocês podem vê-las abaixo.



O thriller psicológico que me arrepiou: Esse até que foi fácil, Caixa de Pássaros. Eu não me assusto com nada e não me assustei com ele, mas é um thriller de dar arrepios. É impossível imaginar viver como as pessoas vivem no livro, de olhos vendados o tempo inteiro para não morrer.

A frase que não saiu da minha cabeça:
“You’ll never be able to find yourself if you’re lost in someone else.”  (November 9 - Colleen Hoover)
Tradução: "Você nunca vai ser capaz de encontrar a si mesmo se você está perdido em outra pessoa." (November 9 - Colleen Hoover)

O(a) personagem do ano: Difícil, realmente não sei responder essa...

O casal perfeito:  Ashlyn e Daniel, de Sr. Daniels.

O(a) autor(a) revelação: Victoria Aveyard de A Rainha Vermelha e Cristin Terrill de Todos os Nossos Ontens.

O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras:
Jessica Sorensen. Li 3 livros da mesma série da autora: The Probability of Violet & Luke, The Certainty of Violet and Luke e The Resolution of Callie & Kayden

O gênero literário que mais li: Young Adult

O gênero literário que preciso ler mais: Terror, pois apesar de amar o gênero, eu quase nunca o leio!

O melhor livro nacional:  A Ilha dos Dissidentes e Ameaça Invisível, ambos da Trilogia Anômalos, da Bárbara Morais.

O melhor livro que li em 2015: Não tenho só um, por isso vou citar alguns: Corte de Espinhos e Rosas, Sr. Daniels, Cidade da Meia-Noite, A Ilha dos Dissidentes, Ameaça Invisível, A Rainha Vermelha e Supernova: A Estrela dos Mortos.

Li em 2015 ....... livros: Li 59 livros.

A minha meta literária para 2016 é: Vou deixar minha meta baixa, pois como sempre digo, não gosto de estipular uma quantia numérica de leitura, porque eu nunca sei como vai ser meu ano e se seguir como esse, a coisa vai ser complicada. Até porque 2016 vai ser ano de TCC na faculdade e agora estou estagiando, então meu tempo está muito curto!


Ana Santiago

A aventura que me tirou o fôlego: Sociedade dos meninos gênios - Lev. A. C. Rosen. Gostei bastante, pela criatividade, ótima escrita, personagens envolventes, muito bom.

O terror que me deixou sem dormir: Caixa de pássaros - Josh Malerman. Não sei se cheguei a exatamente sentir medo, mas esse livro traz um clima tenso, de aflição, como se algo estivesse prestes a acontecer o tempo todo e a ideia de relaxar fosse impensável.

O suspense mais eletrizante: A vítima perfeita - Sophie Hannah. Muitos poderiam preencher perfeitamente essa categoria, mas acabei por escolher esse por ser bastante inusitado, apesar de ter uma escrita densa, vale demais a leitura.

O romance que me fez suspirar: Minha Vida Mora ao Lado_ - Huntley Fitzpatrick. Doce, reflexivo, leve na medida certa e com personagens encantadores.

A fantasia que me encantou: Corte de espinhos e rosas - Sarah. J. Maas. Assumidamente fã de Trono de vidro, foi com grande ansiedade que esperei por corte de espinhos e rosas, e... Valeu totalmente a pena a espera. Realmente me encantei. Com as paisagens, as criaturas, os poderes, o mundo todo em geral. Fantástico, apenas.

A saga que me conquistou: Silo - Hug Howey. Em um mar de distopias, esse realmente se destacou para mim. Me trouxe reflexões profundas, sensações e emoções muito fortes. Eu me sentia sufocada, imersa na história. Criativo, traz muito bem a atmosfera distópica, perfeito.

O clássico que me marcou: Grandes Esperanças - Charles Dickens. Chorei. Que história incrível.

O livro que me fez refletir: A lista - Cecilia Ahern. Não sei o que dizer, só que indico muito. Um livro despretensioso, que acaba por ser muito além do que se possa imaginar. Não é tão diferente assim do que Ahern costuma escrever, mas nunca pode ser chamado de comum.

O livro que me fez rir: Mini becky Bloom - Sophie Kinsela. Apesar de amar a Sophie, sempre tive certo preconceito com essa série Becky Bloom, mas acabei pegando para ler. São daqueles livros que não se pode pensar muito, não é hora para ser racional nem ficar se preocupando com detalhes. Só curtir e rende ótimos momentos e risadas.

O livro que me fez chorar: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Buttler. Achei lindíssimo. E a história é diferente do que geralmente se vê por aí. Triste, cheio de coisas para se pensar.

O livro que me decepcionou: Lugares escuros - Gilian Flyn. Ir com muita sede ao pote geralmente não traz bons resultados... Simplesmente não consegui gostar. Os personagens, a história, o clima, tudo me incomodou de um jeito que não sei explicar muito bem ainda.

O livro que me surpreendeu: Prisioneiros do inverno - Jenifer MCMaon. Um terror leve, romance, drama, tudo maravilhosamente bem dosado. E de brinde algumas surpresas e muitas emoções. Virei a noite lendo.

O livro que devorei: O Bangalô - Sarah Gio. Falando em virar a noite lendo... Eu já gostava muito da Sarah, e mais uma vez ela não decepcionou. Aliás, fez muito mais do que impressionar. Que livro lindo, sensível, doce, apesar de tratar de alguns temas tão fortes.

O livro que abandonei: Redimida - P C. Cast & Kristin Cast. Embora eu seja uma fã do universo de Morada da noite, não consegui ler redimida inteiro, mesmo sendo o final da s´série e tudo mais. Os personagens estão diferentes, os rumos dos acontecimentos totalmente sem noção. As autoras destruiram todo o trabalho.

A capa que amei: A Noiva Fantasma - Yangsze Choo. Não sei muito da capa, mas o livro é maravilhoso e eu não poderia de forma alguma deixá-lo de fora. Mitologia chinesa, drama, romance, aventura... Tem de tudo. Vocês podem conferir a capa abaixo:



O thriller psicológico que me arrepiou: Até você ser minha - Samanta Hayes. Já falei desse livro aqui. Bem escrito, tocante, envolvente, cheio de reviravoltas... E surpresas.

A frase que não saiu da minha cabeça: 
"Não pense, nem julgue. Apenas ouça." (Just Listen)

O(a) personagem do ano: Isabelle, de Rouxinol - Kristin Hannah. Primeiro que esse livro, para mim, foi o melhor da Kristin. Sái muito do comum quando se fala em segunda guerra mundial. Isabelle é forte, ousada, corajosa. Uma heroína... Mas além de tudo é simplesmente humana, o que a autora mostra muito bem também.

O casal perfeito: Sidney e Ridge. Colleen Hoover nunca pode faltar. Maybe someday é simplesmente... especial.

O(a) autor(a) revelação: Kate Mosse. Encontrei Labirinto por acaso e me apaixonei, depois veio cepulcro e a mesma coisa. Descrições perfeitas, histórias cheias de reviravoltas, mistérios e o mais importante, um fundo muito bem
esclarecido de verdade.

O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: Sarah Dessen. Inclusive virei fã. O jeito descomplicado mas ao mesmo tempo cheio das próprias complexidades. Acho que li uns quatro livros dela.

O gênero literário que mais li: Drama

O gênero literário que preciso ler mais: Biografias. Sempre gostei muito de histórias reais, mas ando um pouco distante desses lados da literatura. Preciso voltar urgentemente.

O melhor livro nacional:

O melhor livro que li em 2015: Just listen - Sarah Dessen. Sou péssima para escolher e muitos livros foram os melhores, de acordo com muitas coisas diferentes. Mas acabei destacando esse porque ele me tocou demais. Trouxe muitas reflexões e coisas
boas. Um coming of age fantástico para quem gosta do gênero.

Li em 2015 ....... livros.

A minha meta literária para 2016 é:


Victória Santana

A aventura que me tirou o fôlego: O Teste - Joelle Charbonneau

O terror que me deixou sem dormir: À Sombra da Lua – Marcos DeBrito

O suspense mais eletrizante: A Caçada – Clive Cussler

O romance que me fez suspirar: Agora e Sempre - Judith McNaught

A fantasia que me encantou: O Lado Mais Sombrio – A. G. Howard

A saga que me conquistou: Irmandade da Adaga Negra - J. R. Ward

O clássico que me marcou: Senhor das Moscas – William Golding

O livro que me fez refletir: Ainda Resta uma Esperança - J. M. Simmel

O livro que me fez rir: Um Amor de Cinema - Victoria Van Tiem

O livro que me fez chorar: A Vida do Livreiro A. J. Fikry - Gabrielle Zevin

O livro que me decepcionou: Sonhos Despedaçados - Ellie James

O livro que me surpreendeu: Floresta dos Corvos – Andrew Peters

O livro que devorei: Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor

O livro que abandonei: Nenhum

A capa que amei: Espinho de Ferro - Caitlin Kittredge. Confiram abaixo:



O thriller psicológico que me arrepiou: O Perfume – Patrick Süskind

A frase que não saiu da minha cabeça: 
"As pessoas contam mentiras chatas sobre política, Deus e amor. Você descobre tudo que precisa saber sobre uma pessoa com a resposta dessa pergunta: Qual é o seu livro preferido?" - Gabrielle Zevin

O(a) personagem do ano: Jean-Baptiste Grenouille, de O Perfume

O casal perfeito: Alexia Tarabotti e Lorde Maccon, da série O Protetorado da Sombrinha

O(a) autor(a) revelação: Bianca Briones

O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: Judith McNaught

O gênero literário que mais li: Romance de época

O gênero literário que preciso ler mais: Suspense

O melhor livro nacional: As Batidas Perdidas do Coração - Bianca Briones

O melhor livro que li em 2015: Ainda Resta uma Esperança - J. M.Simmel

Li em 2015: 66 livros.

A minha meta literária para 2016 é: 70 livros, incluindo as Trilogias Jogos Vorazes e Millennium e a continuação de todas as trilogias e séries que comecei em 2015 e não terminei.






24 comentários:

  1. Amei as respostas de vocês, meninas! Dicas anotadas.
    Aninha, também tive uma paixão por Sarah Dessen, li muita coisa dela, ela escreve muito bem, te entendo.
    Victória, eu também já li bastante Judith McNaugth, ela é incrível.
    Desa, Sr. Daniels só não entrou na minha lista pois o li ano passado (nesse caso, retrasado, rs...), mas foi o primeiro que li da Brittainy C. Cherry, e confesso que ela se superou nos outros, que inclusive estão na minha lista de 2015...

    Beijos para as três!

    L

    ResponderExcluir
  2. Caramba, que "postão" haha nem sei por onde começo a comentar
    Bem, também amo terror, mas esse ano não li nada que me tirasse o sono; só li resenhas super positivas de Sr Daniels, portanto fiquei bem curiosa; estou com Beleza Perdida pra ler e fiquei feliz em ver que foi um livro que te fez refletir; sério que se decepcionou com A escolha perfeita? Eu ainda não li nem As batidas perdidas, mas quero bastante hehe; esse Eu te darei o Sol nunca tive vontade de ler resenha, apesar de vê-lo bastante pelos blogs; tô DOIDA por Caixa de Pássaros <3 li pouquíssimos livros ano passado (21) e esse ano a tendência é piorar, pois além do TCC e estágio, no mês que vem nasce meu pequeninino <3 sem tempo pra naaaaaaada hahaha
    Tenho a sociedade dos meninos gênios parado na estante e não tomo coragem de começar porque é muito longo; Silo, A lista, Caixa de pássaros aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa quero tudo; Lugares escuros foi decepcionante? :O acho melhor não ir com "sede ao pote" quando finalmente consegui-lo.
    Orra, e a Victória é forte e não desiste nunca ou realmente fez excelentes escolhas para não desistir de nenhum hahah eu tenho uma taxa de abandono de 1/5 em média

    Isso deve ter ficado uma confusão só...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa vocês leram muito hem, minha meta era 80 li 56, o que mais li em 2015 foi romance de época e nacional

    ResponderExcluir
  4. Ai Mds!Com tanto livrooo!
    Sou fã de vários autores citados,principalmente a Colleeh Hoover,que não tem como não amar çaMulé linda! A Sarah J Maas que arrebatou meu coração este ano passado com ToG,aah e espero ler ACOTAR em breve!Pra falar a verdade nunca li terror e acho que nunca lerei,sou do tipo imaginativa demais,não é um gênero que tenho vontade de arriscar haha Thriller,acho que não li nenhum,mas fiquei com vontade de ler a Garota no Trem. Histórico li alguns maravilhosos \o/ distopias só me aparecem mais e mais pra eu ler kkk cada uma melhor que a outra ^^ De nacional,to muito curiosa com a trilogia da FML Pepper e quero ler esse ano e não para de aparecer autores maravilhosos,amo nacionais e quero ver muitos na minha estante!
    Então,acho que não li tantos livros fisicos,mas espero que esse ano seja melhor que 2015 <3
    Bjos :D

    ResponderExcluir
  5. Bom acho que estou um pouco por fora de todas essas leituras! Mas realmente a capa de Ten Thousand Skies Above You é lindaaaa! Acho que a unica serie (livros) que me identifiquei são Jogos Vorazes! Do qual não me canso de assistir ao filme!
    Estou louca para ler Caixa de pássaros!!!

    ResponderExcluir
  6. Ai meu Deus por onde começar?
    Adoro a maioria dos livros citados, sou louca de paixão pela Colleeh Hoover, e o livro ugly love.
    Como a Andresa dias, também sou louca por um terror, nunca fiquei sem dormir depois de ler um livro de terror ou dark do gênero. Adoro uma distopia. A capa do livro A Noiva Fantasma é simplesmente perfeita eu amei, compraria só pela capa, amei a dicas lerei os livro citados que ainda não li.
    Bom dia

    ResponderExcluir
  7. Olá, esse comentário vai ficar gigante. Obrigada pela compreensão, hahaha xD
    -
    Eu acabei de ler uma resenha de Sr. Daniels, haha :) Agora me deu mais vontade de ler! Tô louca pra ler a Trilogia Anômalos. Também já li uma resenha sobre 'O duque e eu' e tá la minha wishlist, haha! Caraca, quantos livros que te decepcionaram :( Nos que te surpreenderam já li No coração da Floresta e tô LOUCA por 'Supernova' (me arrependo de não ter comprado na promoção em que ele tava custando menos de 10 :~~ ) e A rainha vermelha!!1
    Caixa de pássaros é DEMAISS!!1
    -
    Tô louca pra ler 'Sociedade dos meninos gênios' desde que lançou!! Caixa de pássaros é DEMAISS!!1 (segunda vez que escrevo isso pq REALMENTE É DMS hahaha) Tenho muita vontade de ler Silo! Fiquei curiosa com esse 'Prisioneiros do inverno'. Vou pesquisar! Também quero muito ler 'A noiva fantasma', amooo mitologia chinesa!
    Tem tanto tempo que quero ler Just Listen :33
    -
    Tô com vontade de ler esse 'A caçada'. E estou louca pra conhecer a Irmandade da Adaga Negra, já ouvi muita gente falar bem dessa série. QUERO-MUITO-LER-SENHOR-DAS-MOSCAS! Sério!
    Haha, gostei dessa frase que você destacou. Por esse motivo, fiquei curiosa com A Vida do Livreiro A. J. Fikry. Vou procurar mais sobre.


    Beijão e boas leituras em 2016!

    ResponderExcluir
  8. Nossa quanto livro!!! Confesso que já li alguns, outros já ouvi falar e quero muito ler Sr Daniels, já sei que vou chorar, porque todo mundo que me recomendou, todas as criticas que li,falam muito bem a respeito do livro e sou chorona mesmo. Gostei das dicas :)

    ResponderExcluir
  9. Com essa retrospectiva tirei várias dúvidas e amei as resposta. Até fiz algumas anotações para o ano de 2016.

    ResponderExcluir
  10. Ei meninas!
    Muito diferente essa retrospectiva e bem abrangente, dá para saber sobre todos os estilos e o que acharam ou não.
    Estou aqui com alguns dos livros citados para leitura e espero fazê-las esse ano.
    Parabéns!
    “ Educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado.” (Oscar Wilde)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Li alguns dos livros citados, como O Duque e Eu, que amei. O melhor livro de 2015, pra mim, foi Dançando Sobre Cacos de Vidro - Ka Hancock, e que casal apaixonante... poderia usar somente este livro pra preencher varias tags da retrospectiva.

    ResponderExcluir
  12. Nossa amei!!!
    Adorei o livro Sr. Daniels tbm,ainda nao li November 9,mais fiquei curiosa.....confesso que ja perdi a conta de quantos livros li em 2015,mais com certeza tds foram New Adult.

    ResponderExcluir
  13. Estou bem curiosa para ler Sr. Daniels, o comentários que leio sobre a historia são tão lindos ♥
    Seraphina é o livro que estou curiosa, mesma a capa sendo horrenda, me recuso a gostar dela! LOL
    A Rainha Vermelha estou na duvida, pois já li resenhas que falam bem de livro e outra as nem tanto :(
    Caixa de pássaros esta na minha lista de desejados ♥

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler a maioria dos livros escolhidos, principalmente Sr. Daniels, trilogia dos Anômalos, A Rainha Vermelha , Supernova e November 9 (estou só citando alguns, pois me interessei por vários :p). Abraços

    ResponderExcluir
  15. Através dessa retrospectiva de livros to podendo conhecer vários gêneros, e livros novos que comecei a me interessar pela leitura, e muito bom isso. Quero muito ler todos os livros da Sarah Dessen, e espero que alguns livros que vocês citaram que ainda não foram publicados no brasil, sejam publicados né.

    ResponderExcluir
  16. Estou doida para ler Corte de Espinhos e Rosas, Sr. Daniels e Minha Vida Mora ao Lado, parecem incríveis! O Duque e Eu e Perdida são muito engraçados mesmo, adoro ambos! Tb acho a capa de A Noiva Fantasma lindíssima! Tenho muita curiosidade em conhecer a escrita da Sarah Dessen e Just listen foi um dos mais recomendados. Adorei a primeira parte da retrospectiva!

    ResponderExcluir
  17. Boa Noite

    Realmente a s meninas estao lendo muito e como eu trabalho fora e demais ainda não consegui nem pegar para ler. mas espero começar mes que vem ; pois pego uns dias de ferias e quem sabe coloco minh leitura em dia. comecei um livro espetacuilar de Jaime Presendo, mas ja li e reli varias vezes por falta de tempo mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Sr. Daniels também me fez suspirar, com certeza também está na minha lista de melhores do ano. Beleza Perdida também me fez refletir.
    Estou doida pra ler Corte de Espinhos e Rosas, November 9, Cinder & Ella, A Rainha Vermelha, Caixa de Passáros, Maybe Someday e O Teste .
    O Duque e Eu também me fez rir, mas não li ele ano passado...
    Sério que você não gostou de Meu Romeu? Eu gostei bastante dele e de A Herdeira
    Não consigo escolher só um personagem ou só um casal :P
    A autora mais presente nas minhas leituras foi a Amy Harmon e Colleen Hoover. E o gênero que mais li é New Adult.
    Em 2015 consegui ler 80 livros, e uma das minhas metas para o ano que vem é comprar menos livros.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Andressa Dias,estamos juntas então nessa coisa de TCC e estágio :'( Ohh vida difícil,já tô preocupada com minhas leituras,por isso estou aproveitando agora para ler bastante nas férias,por que depois que voltar as aulas tô lascada kkk

    Indo aos livros,poucos gostos eu tenho em comum com vocês,quer dizer,por que eu percebi que várias gostam de fantasia,drama e até terror e eu simplesmente fujooo desses,pois amo romances rs

    Indo os livros/autores que me chamaram atenção:
    - Sr. Daniels,esse com certeza deve fazer meu estilo,mais tô adiando há muito tempo sua leitura,mais depois de uma de vocês o amar com tanto fervor eu vou adiantar na lista,pois gosto do tema professor que se apaixona por aluna;
    - November 9, Beleza Perdida e Cinder & Ella,outros livros que estão na minha lista e como a menina citou,creio que também irei chorar,por que esses dias me emocionei até com a resenha de um deles...e Cinder & Ella é de longe um livro que o conteúdo não condiz com a capa descontraída né?! rs
    - Encontrando-me também foi uma decepção para mim...o começo do livro até que é muito bom,mais depois a mocinha ficou muito chata e a história monótoma :/
    - Sarah Dessen me parece ser uma escritora só para adolescente não?! Eu fico meio em dúvida,por isso até hoje não li...não sei,parece ser muito juvenil seus livros rs
    - Entre altos e baixos,em gosto literário eu combinei mais com a Victória Santana,pois também o que mais li em 2015 foram Romances de época (adoro) e gosto muitíssimo do livro Agora e Sempre,sendo o meu favorito da Judith McNaught!!
    E ah,em 2015 li 153 livros.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  20. Vocês leram muito mesmo kkkkk, mas a capa de A noiva fantasma a capa é linda e também quero ler ele pq já tinha lindo a sinopse dele e me interessei só não curto esse livros de terror , agora romance de época adorooooo!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Nossa gente, quanto livro bom faz parte das listas de voces! E voces são tão ecléticas, eu queria muito gostar mais de distopias, mas não consigo, fico lendo os elogios pra esse tipo de leitura e querendo muito gostar mais! Alguns dos livros que voces leram eu também li, como Mar de Rosas, Caixa de pássaros, li muito os livros da Sophie Kinsella, pois gosto muito desse tipo de leitura despretenciosa e fiquei com mais vontade ainda de ler Sr. Daniels e com certeza será minha próxima leitura! Bjos!

    ResponderExcluir
  22. Li poucos livros do que vocês citaram, mas é bom saber que "A Rainha Vermelha" foi uma surpresa boa pra você Andresa, to louca pra ler ele. Comprei a continuação recentemente numa promoção na americanas e ainda não tenho o primeiro, mas do mês que vem não passa kkk E Victória, eu tenho todos os livros de O Teste aqui e até agora não peguei pra ler, mas fiquei animada vendo que foi a aventura que te tirou o folego, espero ler os 3 livros esse ano. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Boa Noite
    Fiquei impressionada com o tanto de livros que vcs leem. eu infelizmente li no maximo uns 5 livros; mesmo pq trabalho 10 horas por dia e inclusive sabado e domingo.
    o livro que li e mais gostei de verdade foi De Repente o amor de susan Fox e Doce Insensatez de Vanessa de Cassia (tribo das Letras). Eu amo romances pois sou muito romantica rsrs. mas vcs ja leram de tudo um pouco parabens!!
    tatianats.eh@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Eu fiquei feliz em saber que tem meninas que leem e bons livros, eu ja li alguns sim; mas nao como vcs. Vcs devoram livros hehe. com esta lição de vcs me deu uma viontede de ler mais. tenho muitos livros que eu compro e ganho, mas me falta tempo minhas queridas. bjs
    tatyana sylva

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails