[Sessão Pipoca] Adolescência


Ah, a adolescência. Fase complicada, marcada por dúvidas, espinhas e primeiros amores. Fase dos nervos à flor da pele, em que os problemas parecem maiores do que realmente são. Fase de descobertas e transições e, também, parte da vida muito explorada pelo cinema.

A década de 80 marcou a geração de filmes destinados ao público adolescente, tendo como principal representante John Hughes, alguém que entendia a adolescência como poucos. Indo muito além do típico filme sobre jovens rebeldes em crise, Clube dos Cinco (The Breakfast Club, 1985) é O clássico sobre o tema, explorando e desconstruindo os estereótipos que nos são designados. Então, temos o divertido e "clássico da sessão da tarde" Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off, 1986). Ferris Bueller é a personificação do que uma geração inteira quis ser; é um verdadeiro ícone, alguém que mostrou o real significado de liberdade.

Minha Vida é um Desastre (Better Off Dead, 1985) e Digam o que Quiserem (Say Anything, 1989) consagraram John Cusack como um dos grandes nomes dos anos 80. O segundo longa conta com o que filmes desse gênero e década têm de melhor: adolescentes sem rumo na vida, melancólicos e verdadeiros, além de tornar Cusack um ícone da geração X. Atração Mortal (Heathers, 1988), estrelado por Winona Ryder e Christian Slater, marcou a época com seu charme trash, humor negro e história intrigante.


Enfim, chegamos aos anos 90, época de diversas adaptações e filmes piegas. Em 1995, surgiu o longa As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless). As paixões e frescuras de Cher, Alicia Silverstone em seu auge, marcaram o gênero, afinal, quem nunca quis ter um guarda roupa automatizado como o dela? Pânico (Scream, 1996) surgiu para revolucionar o gênero adolescente, assim como revitalizar o terror. Celebrado até hoje, é um filme inteligente e bem elaborado, repleto de sequências eletrizantes e de um humor negro fantástico.

E é claro que eu não poderia falar da década de 90 sem citar 10 Coisas que Eu Odeio em Você (10 Things I Hate About You, 1999), adaptação contemporânea de A Megera Domada, de Shakespeare. Com uma história simples, mas envolvente, o filme resgatou o tom inocente e esperançoso dos anos 80. Vale citar também Show Me Love (Fucking Åmål, 1998), Três é Demais (Rushmore, 1998) e Eleição (Election, 1999), três longas extremamente inteligentes que, certamente, merecem sua atenção.

10 Things I Hate About You

I hate the way you talk to me,
and the way you cut your hair
I hate the way you drive my car,
I hate it when you stare.
I hate your big dumb combat boats,
and the way you read my mind.
I hate you so much, that it makes me sick,
And even makes me rhyme.
I hate the way you're always right.
I hate it when you lie.
I hate it when you make me laugh,
even worse when you make me cry.
I hate it when you not around,
and the fact that you didn't call...
But mostly I hate the way I don't hate you,
Not even close,
Not even a little bit,
Not even at all.

10 Coisas Que Eu Odeio Em Você

Eu odeio o jeito que você fala comigo,
e eu odeio o jeito que você corta seu cabelo
Eu odeio o jeito que você dirige meu carro
Eu odeio quando você encara.
Eu odeio suas grandes e idiotas botas de combate,
e o jeito que você lê minha mente.
Eu te odeio tanto, que me faz ficar doente,
E até me faz rimar.
Eu odeio que você está sempre certo.
Eu odeio quando você mente.
Eu odeio quando você me faz rir,
até mais quando você me faz chorar.
Eu odeio quando você não está por perto,
e o fato que você não me ligou...
Mas ainda por cima eu odeio que eu não te odeio,
Nem perto,
Nem mesmo um pouco,
De jeito nenhum.


O início da década de 2000 foi marcado por três longas: Donnie Darko (idem, 2001), Mundo Cão (Ghost World, 2001) e Meninas Malvadas (Mean Girls, 2004). O primeiro, apesar de parecer, inicialmente, mais um filme sobre adolescentes suburbanos americanos, mostrou-se um filme dono de inteligentes diálogos e de uma atmosfera extraordinária. Enquanto Mundo Cão é um longa realista com personagens e atuações memoráveis. Meninas Malvadas é uma divertidíssima e sarcástica visão dos clichês do gênero (além de ser roteirizado pela fantástica Tina Fey).

Hoje, filmes adolescentes já viraram sinônimo de histórias repletas de clichês e estereótipos. Mas, felizmente, esse conceito está mudando. Os belíssimos As Vantagens de Ser Invisível (Perks of Being a Wallflower, 2012) e Eu e Você (Io e Te, 2012) são exemplos claros do amadurecimento desse gênero, enquanto Juno (idem, 2007) e A Mentira (Easy A, 2010) são comédias ácidas. O Verão da Minha Vida (The Way Way Back, 2013), longa que, assim como 10 Coisas que Eu Odeio em Você em sua década, resgatou a leveza e inocência dos anos 80, e o delicado Submarine são outros destaques.


Filmes que não foram citados, mas merecem sua atenção: Carrie, a Estranha (Carrie, 1976), clássico de Brian de Palma; A Garota de Rosa-Shocking (Pretty in Pink, 1986); Napoleon Dynamite (idem, 2004); Trainspotting (idem, 1996) [não é um filme sobre adolescência, mas um retrato de uma juventude perdida, que não sabe o que fazer e o que quer e, por essa razão, acaba por sucumbir à pequenos prazeres]; Meu Amor de Verão (My Summer of Love, 2004), excelente filme sobre como a solidão influencia em nosso comportamento; The DUFF (2015).

Para quem procura séries focadas no mesmo tema, indico My Mad Fat Diary e Skins, duas séries britânicas (como não amar?) extremamente realistas e corajosas.


6 comentários:

  1. Oi, Mariana. Eu gosto muito da forma como a representação da adolescência é tratada no cinema e na literatura, não me canso de alguns assuntos, mas não gosto de alguns clichês, como exemplo a paixão da(o) garota(o) nerd pelo(a) popular da escola, isto está saturado, mas há formas de inovar neste meio. Os filmes da década de 80 e 90 não foram muito acompanhados por mim, mas gostei muito de 2, As Patricinhas de Beverly Hills e Meninas Malvadas. Outros marcantes foram As Vantagens de Ser Invisível e Carrie, a Estranha. Sobre as séries, pretendo acompanhar Skins.
    Blog: Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br
    Instagram: Consumidor de Sonhos | CdS

    ResponderExcluir
  2. Exato! Filmes adolescentes dos anos 80 ainda são os melhores.
    Hoje em dia as histórias, tantos de livros como de filmes, giram em torno da menina esquisita que se apaixona pelo garoto mais popular ou o bad boy que se apaixona pela nerd e eu to cansada de mais do mesmo.

    ResponderExcluir
  3. conheço a maioria dos filmes que tu citou já que sempre passava na sessão da tarde e apesar de ser criança na época eu adorava os filmes.

    ResponderExcluir
  4. Me sinto excluída porque não assisti nenhum, mas agora vou providenciar de assistir pra parar de ser uma adolescente tão estranha.

    ResponderExcluir
  5. (só corrigindo que assisti 1 só: as vantagens de ser invisível)

    ResponderExcluir
  6. Mariana!
    Muito bem elaborada a postagem com bons filmes adolescentes desde os anos 80, que acompanhei muitos.
    Os filmes e livros chamam sempre a atenção voltada para esse público que está cada vez mais ligado.
    Você citou mais comédias românticas, mas não devemos esquecer das distopias atuais que andam dominando o mercado cinematográfico...
    “Sonhar é acordar-se para dentro.” (Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails