Book Tour: Resenha "O Telephone"


          Em parceria com a Editora Gaivota, o blog Drafts da Nica idealizou um Book Tour incrível com o livro "O Telephone", do Luís Dill, que tendo em vista o que aborda caiu super bem para o projeto, afinal várias pessoas se conectarão nas viagens que a obra fará para a leitura! E agora, chegou nossa vez de falar sobre esse livro delicioso!


Título: O Telephone
Autor: Luís Dill
Gênero: Suspense juvenil
Editora: Gaivota
Ano: 2014
Páginas: 96
Classificação: 5 de 5


        O Telephone traz a história de Victor Hugo que é surpreendido pelos pais ao ganhar um aparelho telefônico antigo, todo preto e antiquado, e que incrivelmente, ainda funciona. Apesar da inicial repulsa para com o telefone, o jovem de quinze anos, se vê envolvido em telefonemas que parecem atravessar a lógica temporal. Seria possível estar falando com alguém do passado? E por que isso acontecia com ele?
     A narrativa simples e dinâmica alterna-se entre diversos momentos da vida do rapaz, contados simultaneamente: o hoje e sua decisão difícil, em algum momento no passado recente e as confusões que a vida cotidiana e as relações com o outro apresentam e antes de ontem, quando as coisas estranhas começam, de fato, a acontecer; além de trechos de uma linha do tempo criada por outra personagem da história, tratando de acontecimentos importantes que marcaram o Brasil e o Mundo.
          Sua premissa aparenta algo ordinário, entretanto ao começar a lê-lo se percebe quão bem trabalhado pelo autor, esse livro foi. A vida é uma coisa misteriosa, e todos sabemos como o que foi decidido no passado afeta nossa vida hoje, mas onde está o perigo de ter uma consciência mais profunda disso? Quais consequências podem vir ao falar, literalmente, com o passado?
Olhos alarmados na face exangue acentuam o pânico do idoso. Vitor Hugo pergunta se ele sabe que dia é hoje. Sua voz é baixa, mas clara. Possui um calor até então desconhecido para o próprio rapaz.                                                                                                                  [...]                                                                                                                                         - Hoje. Que dia é hoje? - e espeta-o com o cano do revólver.                                                 - Não sei. - apressa-se a responder.                                                                                          - Dia da justiça. - Victor Hugo explica.
         Luís Dill apresenta um adolescente vivenciando dilemas em contato com seu presente e seu passado, o amor jovem e as dificuldades de superar as diferenças, o controle da raiva e ódio pelos erros que não voltam mais, o alcance da maturidade,além disso, trazendo questões como a violência, opressão e proteção ambiental.
         Em noventa e seis páginas, o autor te faz viajar no tempo e espreme seu coração aos poucos com a pitada de suspense e mistério que rodeia a obra, como se o leitor assistisse de uma visão panorâmica - distante e próximo ao mesmo tempo -, como numa ligação telefônica em que apesar de conectado com a outra linha, não se pode deixar a incerteza de lado quanto ao que acontece. Toda a diagramação está impecável, transmitindo bem a atmosfera do livro, a editora tratou-o com capricho e dedicação; parabenizo-a por isso.


        Poderia discorrer muito mais sobre essa surpreendentemente obra, porém tenho que deixar que também a desvendem! É uma leitura rápida, gostosa e com um final que parece o último som após encerrar uma ligação tensa. Recomendo para todos que gostem de um bom juvenil ou queira apreciar uma leitura, que apesar de curta, te envolva!
             Espero que tenham gostado, é a minha primeira resenha publicada aqui no Leituras & Fofuras! Não deixem de comentar! E se quiser conhecer mais sobre o livro, clique aqui.


5 comentários:

  1. Vic detona sempre!

    Parabéns pela resenha eu super curtir o livro tbm

    ResponderExcluir
  2. Oi, Victória. O Telephone é um livro que me impressiona bastante. De inicio, imaginei uma história de amor bem melosa para o livro, mas depois tudo o que existia em minha cabeça foi se transformando, principalmente quando descobri que o telefone realizava ligações com o passado. Mas, outro ponto também interessante do livro é os dilemas enfrentados na narrativa. Gostei!

    ResponderExcluir
  3. Depois de ler essa resenha, só tenho a dizer que quero hahaha No começo da resenha eu tava achando que o livro ia ser meio chatinho, mas quando você foi explicando mais fiquei super a fim de ler, fora que ele é super curtinho, e também acho que deve trazer um bom conhecimento pro leitor.

    ResponderExcluir
  4. Se com 96 páginas ele conseguiu arrancar tantos elogios, não consigo imaginar nada menos que extraordinário. Gostei bastante da resenha e essas ligações realizadas com o passado pelo telefone antigo, é a cereja do bolo.

    ResponderExcluir
  5. adorei a resenha e fiquei bem interessada em ler o livro, gosto bastante desse clima de misterio ainda mais relacionado com o passado.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails