[Eu Fui] Bienal do Rio 2015 - Dias 4 e 5


Oi pessoal, como estão? Bom, como alguns devem saber, sou do RJ e é claro que não iria perder o maior evento literário do Brasil (e acredito que da América Latina) né? Fui nos dias 4, 5, 6, 7 e 12 (sexta, sábado, domingo e segunda que foi feriado e sábado de novo). Vou contar um pouquinho como eu passei esses dias lá. A postagem vai ser dividida em duas partes.

DIA 4


Em relação a quantidade de pessoas na Bienal, esse foi o melhor dia. Pra quem nunca foi e não tem noção de como aquilo fica lotado, lotado e lotado de gente, os dias de semana sempre são melhores para se visitar a feira se você pretender andar por lá livremente sem esbarrar ou sem empurrada pelos corredores rs. E é claro, as filas para pagamento e tudo o mais (banheiro, água ou até mesmo para entrar no estande das editoras) são bem menores, portanto é quando vale mais a pena ir pra passear e comprar o que quiserem.


Eu tinha apenas um evento planejado para esse dia, que era um encontro de blogueiros e autores independentes e fui com uma amiga que está acabando de entrar nesse mundo de blogueira literária pra ver como funcionaria esse encontro. Devo dizer que ficamos decepcionadas porque o evento se resumiu a sentarmos numa roda numa parte gramada lá e basicamente autores independentes ficavam falando sobre seus livros, mas sem microfone não dava pra se ouvir praticamente nada. Teve sorteios de brindes e livros, mas é claro que não ganhei nada rs. Nós pensamos que no evento todos iriam trocar ideias sobre blogar ou coisa parecida, mas não foi o que aconteceu e por isso foi um evento frustrante no fim das contas.


Brindes que ganhei no evento

Tirando esse evento eu basicamente fiquei visitando os estandes, pegando marcadores e curtindo o evento. Não fui com a intenção de comprar nenhum livro na Bienal, a não ser que eu achasse algum que me interessasse no momento, o que não aconteceu. Os únicos que eu pensei em comprar foram: A Retomada da União (R$ 37.90), Herdeira de Fogo (acho que estava R$35,00) e A Vingança de Mara Dyer que não vi o preço, mas que sabia que estaria caro. Então no fim das contas não comprei porque sei que conseguirei preços melhores comprando online.

Marcadores que catei por lá rs

Algo que reparei é que os preços na maioria das editoras estava preço de livraria normal, ou seja, não estavam baratos. Claro que há exceções e haviam editoras fazendo aquelas promoções de livros por R$ 5, R$ 9, R$ 10, R$ 15... Não vi descontos progressivos esse ano. Das editoras grandes que vi com melhores preços acredito terem sido a Novo Conceito e Intrínseca. E meu dia 4 foi basicamente isso.


DIA 5

Sábado o clima já esquenta e a Bienal fica lotada, sendo bem mais difícil andar por lá, comprar, visitar estandes, ir ao banheiro ou até mesmo beber água nos bebedouros (sim, porque a água lá é 5 reais).

Mas para esse dia eu tinha dois eventos na programação: pegar autógrafos da Bianca Briones e da Leigh Bardugo. E eu consegui fazer os dois!!

A sessão da Bianca Briones começou às 11h e quando fui pra fila, por volta de 13h ela ainda estava cheia e demorou pra andar, mas consegui meus autógrafos. A Bianca é uma fofa e eu já a conhecia da Bienal de 2011, antes de imaginar lançar seus livros numa editora grande e antes mesmo da existência do seu primeiro livro As Batidas Perdidas do Coração. Naquela época ela era autora do livro Entre o Amor e a Amizade que hoje se transformou em As Batidas Perdidas do Coração. O encontro foi bem legal, ela conversa com a gente e leva o tempo que for pra autografar. Foi ótimo.

Bianca Briones e um dos meus autógrafos


Mais tarde já tive que ir pra fila da Leigh Bardugo, porque deu muita confusão sobre como funcionaria a fila, já que haviam avisado no Facebook que não haveria senha pra sessão de autógrafos, mas teria apenas para o bate papo com ela. No fim das contas, só quem tinha a senha do bate papo é que conseguiu autografar e ainda bem que eu peguei a senha do bate papo, mesmo não tenho ido no mesmo. A Leigh é israelense é autora da trilogia Grisha, pela editora Gutenberg.

Com a Leigh (minha foto oficial com ela ainda não foi liberada)

Ela foi super fofa e puxou papo comigo e eu lembro até agora da nossa conversa. Ela me peguntou: "Qual seu personagem preferido", mas cadê que eu lembrava do nome dos personagens? No fim, lembrei de um nome, "Mali" respondi e foi quando ela fez a maior cara de espanto e me disse "Não acredito! Você é a única!". Eu ri a ela no fim das contas disse "Gostei de você" por ter escolhido esse personagem, já que ele é mais odiado pela maioria e somente eu disse que gostava dele rs. Foi bem legal.


Nesse dia também peguei meu brinde da Novo Conceito que alguns parceiros que confirmaram que iriam na Bienal ganhariam. Uma camisa bem legal, bottons e alguns lanchinhos que eu já comi e por isso não estão na foto rs.


Depois disso fiquei andando por lá, ou pelo menos tentando porque estava exausta de ir pra lá e pra cá com o local cheio. E meu dia 5 foi basicamente isso!

Preços de bebidas tabelados na Bienal:

Água - R$5,00
Refrigerante - R$6,00
Suco (Del Valle) - R$7,00

O preço dos alimentos era bem variável, portanto não vou comentar por aqui, mas posso dizer que os lanches mais "baratos" ficavam em torno de R$15,00 ou pouco mais. Havia um self service lá que eu nem quero imaginar o preço. E também haviam pratos prontos (strogonoff, macarrão com algum molho, lasanha, etc) que estavam em torno de R$25 pra cima.

PS: Vou postar algumas fotos da Bienal na página do Facebook do blog ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails