Resenha: Apenas Um Ano de Gayle Forman

Título: Apenas Um Ano
Série: Apenas um dia #2
Autora: Gayle Forman
Gênero: Literatura Estrangeira/Romance
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 352
Classificação: 2,5 de 5
Sinopse: Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro. Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi, Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.

"Alguma coisa aconteceu naquele dia. Ainda está acontecendo. Está acontecendo aqui em cima deste palco. Foi apenas um dia e apenas um ano. E Talvez um dia seja o bastante. Talvez uma hora seja o bastante. Talvez o tempo não tenha nada a ver com isso."

No primeiro livro, Apenas um dia, Gayle nos apresenta Allyson, uma garota que precisa urgentemente de mudanças, de liberdade. E que encontra tudo isso e muito mais em um convite inusitado para passar um dia com um garoto em Paris. Tentando ser uma nova pessoa, ela aceita. E nunca mais seria a mesma. Nem ele. Chegou a hora de conhecer a história do ponto de vista de Willem. Confuso, ele acorda em uma cama de hospital, machucado e sentindo que esqueceu algo. Que esqueceu alguém, que teria ficado lhe esperando, talvez. Desesperado, luta com as mínimas pistas que possui, perseguindo a esperança de encontrar a garota que, de certa forma, mudou sua vida em apenas um dia, literalmente. Percorre multidões precisando chegar até aquela menina quieta que aprendeu a chamar de Lulu. Isso tudo sem saber que ela, embora magoada, também está a sua procura. Que ambos foram separados por muito mais do que um mal entendido qualquer. Ao buscá-la através de diversos lugares, Willem encontra também partes de si mesmo há muito tempo perdidas, reconstrói, se reinventa e se revela, nesse um ano de angústias e crescimento pessoal.

"Do lado de fora, eu esperava que estivesse escuro, mas não, ainda é dia. Dias como este duram anos. Justamente os dias que queremos que durem são aqueles que se vão em um, dois, três segundos."

Eu já resenhei Apenas um dia aqui, e não é nenhuma novidade que me apaixonei tremendamente pela história. Então, como não poderia deixar de ser, as expectativas para esse "segundo livro" estavam altíssimas. Dessa vez temos uma narrativa muito mais densa e por vezes melancólica, também. Bem perceptível que agora a cena é dele, e não mais de Allyson. É importante dizer que foi muito bom conhecer o ponto de vista de Willem, assim como preencher algumas lacunas, saber o que aconteceu e o que não aconteceu. Mas... Me decepcionei. É como se o que, para mim, trazia todo aquele encantamento fosse exatamente o mistério. Ou talvez não seja isso, talvez tenha só sido algo diferente do que eu esperava. Foi para mim bem mais morno. Não vi tanto amadurecimento no Willem, esse livro teve um tom menos "Coming of age." E desconstruiu um pouco da imagem que eu tinha dele. Negativamente.

Apesar das minhas ressalvas pessoais, a trama foi muito bem conduzida, com certeza vale a leitura. No entanto eu não achei tão relevante quanto gostaria que tivesse sido. Difícil exprimir como eu me sinto sobre o outro lado dessa história que tanto me fascinou. Aliás, não posso esquecer de dizer que ainda rende ótimas reflexões, o que adoro e conta bastante. Aliás, para quem for ler aconselho que se não tiver lido Apenas um Dia ainda, tente ler ambos com pouco intervalo de tempo, para evitar ter que ficar tentando lembrar de alguma coisa ocasionalmente.

"O universo nunca lhe dá algo sem fazê-lo pagar por isso de alguma forma."

É uma leitura leve, mas dramática. Intensa a sua maneira toda especial. Cheia de conflitos pessoais e de relacionamento. Aliás, conhecer melhor a família de Willem é um grande ponto a favor. Todo o livro é permeado por uma ansiedade meio velada, para que tudo passe logo e os dois se encontrem. É quase como querer entrar na história e apressar tudo. A autora já anunciou um conto para finalmente encerrar a história dos dois, Apenas uma Noite. Realmente espero que chegue ao Brasil. Com tantos sentimentos contraditórios, digo que é, apesar de tudo, uma ótima leitura, cheia de tudo o que a Gayle tem de melhor. Sem perder totalmente aquele tom gostosinho de encanto, explora novas dimensões.

Descrição da capa: é um recorte de imagens variadas de lugares, e um garoto num fundo branco.



7 comentários:

  1. Olá Aninha, tudo bem? Tenho na lista de desejados Apenas um dia, mas ainda não tive a oportunidade de conferir ele...Mas tenho grandes expectativas por eles,e a resenha deste somente me deixou mais interessada. Linda capa e ótima resenha! Beijooo♥

    ResponderExcluir
  2. Oiiii, eu ainda não li nenhum livro da autora, mas as pessas tem falado muito bem, só que minha vontade de ler não é grande ainda, que pena que esse segundo livro não foi tão bom quanto o primeiro, quem sabe eu dê uma chance aos livros.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha!
    Estou louca para ler Apenas um Dia, e logo depois Apenas um Ano, super me interessei pelos livros, e lendo sua resenha só fiquei mais ansiosa para conhecer um pouco mais da história, parece ótima.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li nenhum dos dois livros.. mas eu realmente não gosto de ler esses livros que contam a mesma história de pontos de vista diferentes...
    Uma palavra que você usou na resenha que se encaixa bem é " Perde o mistério" e pelo menos para mim é isso que acontece.

    Talvez eu leia apenas o primeiro livro.

    ResponderExcluir
  5. Eu detestei (desculpe, se vcs gostam) o Se eu ficar!
    Tava cheia de expectativas quanto a ele, mas gente, foi uó!
    Agora queria ler Apenas um dia e esse aí,mas to com aquela trava pelos livros da Gayle, se bem que o Eu estive aqui, parece ser ótimo.
    Enfim, esperarei o tempo kkk e ver se consigo ler
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Aninha!
    Comecei a leitura do livro com grandes expectativas, achando que seria mesmo o ponto de vista de Willem, porém não foi...
    Mas na verdade, ao terminar o livro, procurei ver por um outro prisma e pude entender melhor Willem, sua família e acabei gostando do livro pelo fato dele estar em busca de si mesmo e apesar de tudo, ainda ter a lembrança de Lulu...
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  7. Cara...
    Como eu odeio Gayle Forman. Podem me julgar! Desde que eu li Se eu ficar, eu tomei ódio mortal por essa escritora. O segundo livro ainda foi melhorzinho, mas não o suficiente para tirar a minha má impressão. E a sua resenha não ajudou em nada a mudar esse panorâma! Hahahahahaha

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails