Sons & Ritmos #6: Anos 60


          Olá, pessoas legais!! Espero que todos estejam bem e que tenham aproveitado o último post da coluna, que estava bem divertido! Resolvi que hoje falaria sobre uma década que amo muito, de forma geral e no quesito musical, principalmente: anos 60! 

     Uma década marcada por uma guinada no meio artístico literário, teatral, cinematográfico e musical! Foi dividida em duas etapas: a primeira, mais inocente e lírica, e a segunda, mais ácida e marcada pelo uso de drogas, revolução sexual e protestos juvenis. Assim, os primeiros anos da década tinha um cunho musical romântico e sonhador, enquanto que posteriormente, possuía uma pegada excêntrica e crítica.

       
       Os Beatles bombaram no rock, seguidos por The Rolling Stones, The Who, The Kinks e vários outros. E comandando as músicas de protesto estavam Bob Dylan, Joan Baez e outros. No Brasil, surge a MPB, com Elis Regina como um dos principais nomes. Surge também a Jovem Guarda, onde os jovens tinham um foco maior no espaço cultural e nomes como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa atingiram ainda mais público, além do movimento Tropicália, no final da década.


        Tantos artistas surgiram e perpetuaram seu sucesso nos anos 60, assim como festivais de música como o de Woodstock, que estes nunca serão esquecidos. Não há quem não conheça nomes como Aretha Franklin, Bee Gees, Bob Marley, Caetano Veloso, Chico Buarque, Diana Ross, Elvis Presley, Frank Sinatra, Gal Costa, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Ray Charles, Os Mutantes, Rod Stewart, Tom Jobim e tantos outros, alguns atuando no âmbito musical até hoje.


       Foram anos de uma liberdade artística incrivel, as pessoas lutaram para se expressar e serem livres. A dança e a música eram instrumentos de revolta e de exaltação da juventude, não é à toa que ficou na lembrança de quem esses anos vivenciou e deixou os mais jovens como uma vontade de viajar no tempo!

PLAYLIST:



Espero que curtam as músicas que selecionei e...

TWIST AND SHOUT!!!!
  



9 comentários:

  1. Oi. Ótima época. Só acho que faltou citar o Pink Floyd aí, haha.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Anos deliciosos <3 Verdade, o Pink Floyd é demais, mas não há espaço aqui para todos os artistas que aquela década lançou!
      Beijos

      Excluir
  2. deve ter sido uma época muito boa de se viver, e as musicas acho que até hoje é uma das melhores.

    ResponderExcluir
  3. É com certeza uma das minhas bandas preferidas até hoje,suas músicas fizeram muitas pessoas dançarem e curtirem.
    Com suas letras bem elaboradas e algumas até de protesto,mas sempre com muito sucesso,uma época em que os jovens eram rebeldes rsrs.
    Elvis que levantou milhares em seus shows,este é o rei e vários desta época maravilhosa que não volta mais infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, não volta. Mas sempre poderemos relembrá-la por meio desses artistas incríveis!

      Excluir
  4. Sempre digo que oa anos de ouro da música ja passaram. Hoje em dia tudo é muito envolvido com grana no meio e as letras cada vez mais pobres.
    Eu adoro Beatles, pra mim uma das melhores bandas do mundo. Já o Elvis é o Elvis ♥ ♥ Adoro as séries dele, vale apena assistir.


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Olá Vih, tudo bem?? Muito bacana tua postagem,meus pais nasceram nesta epoca, e claro que conheço um pouco sobre o assunto, pois sempre que podiam eles nos mostravam coisas de sua "época". Muito bom matar a saudade!! Um enorme beijooo

    ResponderExcluir
  6. O QUEEEEEEE??? EU NÃO ACREDITO!!!

    Postaram até o Elvis aqui!!! MORRI!

    Genteeee, eu sou louca apaixonada demais por Elvis!!!
    IRA!, QUEEN, GUNS, BEATLES, tem vários, mas o ELVIS é o meu preferidos <3
    bjoos e parabéns pelo post!

    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails