Resenha: A Canção de Alanna: A Primeira Grande Aventura de Tamora Pierce

Título: A Canção de Alanna: A Primeira Grande Aventura
Série: A Canção de Alanna #1
Autora: Tamora Pierce
Editora: Única
Gênero: Aventura, Fantasia
Ano: 2015
Páginas: 256
Compare preços
Sinopse: A coisa que Alanna mais quer no mundo é ser uma guerreira extraordinária, que vença batalhas e consiga ajudar as pessoas. Ela só tem um problema: no reino de Tortall, meninas não lutam, ou melhor, não fazem quase nada. Então, para realizar seu sonho, ela deve arriscar a própria vida tornando-se Alan de Trebond. Esta é sua primeira aventura, e pode ser a última caso ela não seja forte o bastante para superar as próprias limitações e controlar sua magia, que é mais poderosa do que a maioria das pessoas pode suportar. Para piorar, Alanna é a única capaz de combater o mal que se abateu sobre o reino de Tortall. Está em suas mãos salvar o herdeiro do trono e derrotar os seres milenares que habitam a terrível e amaldiçoada Cidade Negra. O fracasso não é uma opção. Sua grande batalha já começou. Ela pode morrer, ou pior: perder a própria alma para sempre! “Ela estava apavorada: seu rosto parecia quente, as mãos tremiam. Se fracassasse, teria de deixar a corte. Aquele era o dia. Ela nunca se sentira tão forte e tão preparada.”

No reino de Tortall, as meninas de famílias nobres tem um destino comum: ir para um convento, estudar e aprender magia até completar 15 ou 16 anos, época em que devem encontrar um marido. Já os meninos mais velhos aprendem a lutar e se tornam cavaleiros do palácio do rei, enquanto os mais novos seguem o destino do filho mais velho ou podem aprender magia antes de seguir esse caminho.

Alanna e Thom são gêmeos, idênticos na aparência e bem diferentes nos gostos. Alanna sonha em aprender a lutar e se livrar do destino que todas as garotas seguem, além de ter medo de sua magia. Já Thom odeia a ideia de lutar e quer se aperfeiçoar em magia a todo custo. Quando eles chegam a idade em que devem seguir seus destinos, Alanna propõe ao irmão que eles alterem seus caminhos. Ela vai se passar por um menino, chamado Alan, enquanto seu irmão continuará sendo ele mesmo, mas ao invés de ir aprender a lutar, Thom vai para um convento na Cidade dos Deuses aprender magia, enquanto Alanna vai para o palácio real em Corus, aprender a se tornar um cavaleiro. 

“[...] Você vê apenas a glória, mas vidas são tiradas, famílias ficam sem os pais e há tristeza. Reflita antes de lutar. Pense ao menos quem você está combatendo, porque um dia você encontrará um rival. E, se quiser pagar pelas vidas que tirar, use a magia da cura. Use-a quanto puder ou não vai conseguir lavar a alma dessas mortes por séculos. É mais difícil curar do que matar. A Mãe sabe por que, mas você tem um dom para as duas coisas.”

Lá, Alanna terá que fazer de tudo para manter seu disfarce. Além de enfrentar um mal que começa a assolar o reino.

Alanna não é a personagem que eu imaginei antes de começar a ler. Ela não aceita a si mesma. Acha que ser mulher nesse mundo é algo inferior porque desse jeito, ela não pode lutar. Ela é bem orgulhosa e por isso é difícil aceitar ou pedir ajuda de alguém. Vale dizer que no início do livro ela tem apenas 10 anos, mas é madura para a idade. 
- Alanna, minha pequena, você somente será feliz quando aprender a conviver com quem é. 
Meu problema com o livro foi a expectativa. Eu tinha certeza absoluta que iria amar e estava super ansiosa por ele, mas ao ler, ele não atendeu a tudo que eu esperava. 

Entre os pontos positivos está a passagem de tempo. A história de Alanna começa quando ela tem apenas 10 anos e ao final do livro ela já tem 13. Outra coisa que gostei foi que Alanna cresce como pessoa e passa a acreditar em si mesma, evoluindo da garotinha que não se aceita e que é orgulhosa para alguém diferente. A escrita também me agradou, pois mostra um pouco além do que a protagonista quer que saibamos. 

A narração é feita em terceira pessoa, o que nos dá uma ideia maior sobre os pensamentos de outros personagens. Os capítulos são longos e como sou uma pessoa que ama capítulos curtos, isso me incomodou um pouquinho. Vale lembrar que o livro foi lançado primeiramente em 1983 no exterior e por isso tem várias e várias capas e edições diferentes, mas gostei bastante da capa que a Única trouxe pra edição nacional. Outra coisa que adorei foi o mapa no início do livro. Adoro livros que põe o mapa dos locais citados na frente do livro para nos situarmos melhor. A diagramação é boa também e com o texto em bom tamanho.


O livro não atendeu tanto minhas expectativas, mas gostei dele e acredito que foi mais introdutório a esse mundo e que os próximos focarão mais em algo certo do que no todo, como aconteceu com esse, e que a história evoluirá bastante. Portanto, recomendo e espero que a Única lance logo os próximos para que saibamos o que acontece com Alanna nas suas próximas aventuras! 

Descrição da capa: ao fundo há um castelo e a paisagem do céu em tons de laranja, amarelo e arroxeado e destacada na frente está Alanna, com seus cabelos vermelhos, olhos violeta, segurando uma espada acima da cabeça, vestida com roupa dourada, laranja, roxo e preto. O título e nome da autora está escrito em branco. Autora no topo e título abaixo do centro do livro.

Abaixo vocês podem ver algumas das capas do primeiro livro pelo mundo:




24 comentários:

  1. Andresa, parece ser um livro interessante, pois aborda questão de feminismo e sociedade patriarcal. Mas, pelo o que você pontuou, a autora não consegui se sobressair nesses temas.

    Eu li a sinopse desse livro na época do lançamento e me chamou muito atenção, pois lembra Mulan. Eu espero, num futuro, poder lê-lo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de narrativas em 3º pessoa e isso me deixou mais interessada no livro, que já queria ler. Outro fator que me atrai é o amadurecimento gradual da personagem. Espero poder ler este livro em breve. Mas vou tentar não manter as expectativas muito altas. Nunca é bom.

    www.letrascomcafeina.com.br

    ResponderExcluir
  3. A expectativa com certeza atrapalha e estraga a diversão.
    Ao contrário de você, eu não me interessei por esse livro, nada na proposta dele me atrai apesar gostar de literatura infantojuvenil, e lendo sua resenha confirmei que ele não tem diferencial alguma pra me instigar a ler.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Desde que comecei o blog aprendi a não ter tanta expectativa ao ler um livro por medo de me decepcionar com as histórias :(
    Eu Gostei do enredo, mesmo não sendo meu estilo favorito.
    O que eu achei muito legal foi a evolução da personagem durante o decorrer da história, legal também esses mapas *-*


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Eu tento não criar expectativas, pois acho que isso é o que trás surpresas ao leitor. Mas isso nem sempre é possível. Adoro histórias de fantasia e aventura ainda mais com uma protagonista feminina, apesar dela ter lá os seus defeitos como qualquer outro personagem. O importante é que ela amadurece.
    Acrescentarei ele na minha longa lista de leituras.
    Beijos.
    http://asassecretas.blogspot.com.br/2015/06/resenha-elo-imogen-howson.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Andresa, tudo bem? A premissa do livro parece interessante, mas foge totalmente do que costumo ler. Capítulos longos também me incomodam e que pena que não atendeu suas expectativas.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    não conhecia o livro, mas não gostei da capa, mas a premissa parece ser bem legal :D

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. finalmente uma resenha desse livro, até agorasó tinha lido sinopses, e como eu já tinha imaginado, adorei o livro, esse livro tem um jeito de As cronicas de Spiderwick.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, não tinha a menor ideia de que era um livro tão antigo! Pena que ele não atendeu totalmente ás suas expectativas, mas é bom saber que a Alana cresce, porque essa pessoa orgulhosa e que não aceita a si mesma no início deve ser difícil de engolir. Também amo mapas em livros!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro, parece bom para quem curte livros de aventura. Gostei da fotinho de "dentro" do livro RSrs
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ando tentando fugir de séries ultimamente rs, imaginei que a protagonista fosse nova (pela capa) mas não sabia que era criança. Infelizmente o livro não chamou a minha atenção, mas adorei a capa.
    Beijos,
    Andy, http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  12. Tão chato quando a gente cria altas expectativas por um livro e ele não corresponde. =/ Bom que vc soube mesmo assim reconhecer os pontos positivos e negativos e não se deixou desanimar pela continuação.
    Também gostei da capa nacional, principalmente por causa do público-alvo.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Andresa. Tudo bem?

    Quando nossas expectativas não são correspondidas é super chato. Mas a premissa do livro é bem bacana e eu leria sim, mas não vou com expectativas. A capa nacional é bem mais bonita que as outras que mostrou. Depois vou solicitar esse livro pra editora. Em suma, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  14. Oi Andresa, pensei em solicitar esse livro para a Editora, mas acabei deixando passar e não o fiz. A verdade é que esse era o que mais tinha me chamado atenção e ainda assim pensei que talvez não fosse me agradar, agora lendo a sua resenha ainda continuo em cima do muro. expectativa as vezes é uma coisa bem ruim né? Esperamos que algo vai nos agradar e pimba, nada disso acontece. Bom, assim como você tbm não gosto muito de capítulos longos, pois dão a impressão de que demora século para terminar. De qualquer forma adorei ler a resenha e saber um pouco mais da narrativa.

    ResponderExcluir
  15. Olá Andressa, primeiramente eu gostei da capa e achei ela melhor que as dos outros país que você mostrou *-* Uma pena que o livro não atendeu suas expectativas, mas mesmo assim ele parece ser uma leitura bem bacana e quem sabe os próximos não vão subindo de qualidade *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Achei essa capa linda, quando fui pedir estava indisponível na editora. Que pena. Acho que iria gostar muito. Adorei a sua resenha, fiquei bem mais curiosa do que já estava. Espero conseguir lê-lo em breve.

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Andressa, sua linda, tudo bem?
    Eu fiquei muito empolgada com esse livro porque disseram que iria agradar aos fãs de Harry Potter, um dos meus preferidos. Então, fiquei muito triste quando vi que ele não é tudo aquilo que eu também estou esperando, Tomara que eu não me decepcione, porque ainda quero muito ler essa história. E achei perfeito que ela irá poder ajudar, porque ela quer lutar, então, vai aprender a arte da luta, mas ela tem magia, os dois juntos serão perfeitos para a defesa deles.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?

    Desde que o livro foi lançado fiquei doido para tê-lo em mãos, contudo, estou com um pé atrás com essas séries novas, principalmente as publicadas há muitos anos, pois não há garantia de publicação dos demais volumes. Também gosto de narrativas em terceira pessoa justamente por ter uma visão de mundo mais ampla. Gostei da primeira capa internacional do que a que a Única escolheu, mas a nacional é bonita também. Vou ver se animo de ler mais para o final do ano.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi.. tudo bem??
    É meio chato mesmo quando um livro não atende as nossas expectativas... mas isso faz parte da vida de leitor... quanto ao livro eu não me interesso muito... são poucos livros fantásticos que leio na verdade... não é um tema que curto... de qualquer forma acredito que pode ter sido mesmo questão de introdução... talvez os próximos livros sejam melhores... xero!!!

    ResponderExcluir
  20. Oiiii
    Uma pena que o livro não atendeu todas as suas expectativas. É muito chato quando isso acontece :(
    Eu gostei da capa, achei ela mais bonita do que a dos outros países, mas confesso que a trama não chamou muito a minha atenção.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Andresa,

    Adorei a sua resenha e ser apresentada a este livro que parece ter tudo a ver comigo, pois tem fantasia, magia. Que corajosa esta Alana, adorei meninas mulheres que sabem o que querem e lutam para atingir seu objetivo rompendo com o determinado para elas. Só não concordo com ela no quesito de que ser mulher é algo inferior. Não, Alana, não!! Ser MULHER é algo muito superior. (hahaha) Mas, ela cresce e se aceita e este processo é super importante na vida de qualquer pessoa independente do gênero.
    Uma pena a história não ter atendido suas expectativas, mas sinceramente eu acho que vou gostar muito.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.be

    ResponderExcluir
  22. Oiee, tudo bem?

    Adoro livros com mapas *-* Adoro livros fantasia e acho que a Alana deve ser uma ótima personagem. A capa dá a ideia do livro ser voltado para o lado mais infanto juvenil. É isso mesmo? Se for, aí mesmo que eu vou adorar.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  23. Ola Andressa menina assim como você quando vi esse lançamento criei muitas expectativas pois amo fantasia, e a premissa me deixou curiosa, o fato dela se passar por menino é algo surpreendente e ao mesmo tempo curiosa para ver até onde essa farsa irá chegar. Vou ler com certeza. Pena que não atendeu suas expectativas. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  24. Aiii que fofuraaa!! Já quero!!
    Coitada da Alanna, entendo ela, ser mulher não é fácil, mas também não é motivo de vergonha!!
    Quero muito ler, ver o crescimento dela e principalmente curtir suas aventuras!!
    bjos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails