Resenha: Supernova - O Encantador de Flechas de Renan Carvalho

Título: Supernova - O Encantador de Flechas
Série: Supernova #1
Autor: Renan Carvalho
Editora: Novo Conceito
Selo: Novas Páginas
Gênero: Distopia, Fantasia, Romance
Ano: 2015
Páginas: 440
Sinopse: Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos — nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos. Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia.

"Vou defender todos os que são reprimidos por esse governo tirano. Eu me vingarei! Pagarão caro pelo que fizeram comigo e com minha família. Agora sou um mago, posso lutar. Desenvolvi a minha própria especialidade e a aprimorarei ao máximo. Farei o governo tremer apenas ao ouvir sobre mim... Ao ouvir sobre o Encantador de Flechas."

Primeiramente, devo deixar claro que escrever essa resenha foi bem difícil. Primeiro porque quando gosto muito de um livro, tenho dificuldade de descrever meus sentimentos sobre o mesmo. Segundo, era tanta informação e tanta coisa que eu queria comentar sobre ele, que a resenha ficaria gigante (e olha que já está grande!). Terceiro, várias das coisas que eu queria comentar eram spoiler e por isso tive que me conter e falar o mínimo possível sobre a história. O quarto motivo é mais um pedido de desculpas pelo tamanho da postagem, que contará com ilustrações que encontrei no site e Face do Renan e que não resisti e tive que colocar aqui rs (PS: as ilustrações da postagem não constam no livro. As do livros são outras em preto e branco).

"O fato de vivermos isolados do mundo, presos dentro dos muros, não os incomoda. Afinal, nenhum deles teve a oportunidade de conhecer algo lá fora. Não parece que têm vontade de mudar as coisas. Na verdade, nem sabem que a vida pode ser diferente... mas eu sei. Essa mediocridade não é para mim."

Em O Encantador de Flechas conhecemos nosso protagonista, Leran Yandel, um jovem que vive em Acigam, uma cidade atrasada e cercada, onde ninguém pode entrar ou sair. O governo é bem rígido e ele dita o que os jovens devem ou não estudar. Leran está quase completando 18 anos e também seus estudos, focados na história e cultura de Acigam, mas através de seu avô, ele descobre que tudo o que eles aprendem é manipulado e que o governo esconde outro tipo de conhecimento. Conhecimento esse que é proibido na cidade e a punição para os que praticam é a morte. Essa ciência é o que chamamos vulgarmente de magia, e no mundo criado por Renan, a magia é uma forma em que o homem aprendeu a manipular os elementos, ou mais precisamente, a energia que serve a matéria-prima. Leran é excelente na arte do arco e flecha e ao juntar sua habilidade de encantos, ele se nomeia O Encantador de Flechas.

"Eles estão usando a ignorância da população para voltá-la contra os magos.
Isso é sujo, uma estratégia torpe. O próprio governo está estimulando uma guerra civil."

Seu avô se passa por um artesão e dono de uma loja, mas há noites em que ele ensina Leran a manipular essas energias. É numa dessas noites que um ataque contra aqueles chamados de “magos” acontece e Leran testemunha em primeira mão a punição que esses recebem através dos Silenciadores, soldados contratados pelo governo para assassinar qualquer pessoa que seja encontrada praticando magia. E a partir daí ele descobre sobre um grupo de magos que se opõe ao governo e está atrás de uma rebelião, eles são chamados de Guilda. A guerra civil é inevitável e Leran terá que treinar bastante para ajudá-los a derrotar os ditadores e também a proteger sua família, especialmente depois de um segredo ser revelado e o perigo ser ainda maior do que ele imaginava.

"Além do silêncio, eles possuem armas que desabilitam totalmente sua capacidade de controle. Isso sem contar alguns artefatos que permitem levitação, invisibilidade e outras artimanhas."

Cena que ilustra a capa: Leran e um Silenciador

Pouco depois das primeiras cem páginas a coisa esquenta de vez e o bicho pega (e isso não quer dizer que o livro fique bom apenas depois das cem primeiras páginas, apenas que a coisa fica feia de verdade por volta desse tempo). A história te prende de uma forma que você quer saber tudo sobre tudo. Novos personagens aparecem e a ação é contínua, quando você acha que as coisas estão calmas, tem alguma reviravolta e as lutas voltam, a ação acontece. O livro envolve elementos distópicos, fantasia, romance, magia, ação, mistério, aventura, suspense e por aí vai. Eu queria alguém pra comentar os acontecimentos, minhas suposições, as surpresas, minha raiva sobre alguma coisa, etc., e esse livro é exatamente assim, te deixa ansioso(a) pra sair comentando e discutindo sobre ele com alguém.

Leran e Judra

Uma coisa me incomodou: o romance, que não me convenceu. Ele iniciou e teve um desfecho rápido e superficial. Não torci pelo casal. Também não gosto de Judra, par romântico de Leran. Poderia citar uma coisinha aqui e ali que também não me agradaram muito, mas de modo geral, o livro foi muitoooo bom. Estou bem ansiosa pela continuação, “A Estrela dos Mortos”.

"Se eu vivesse assim, teria muito mais motivos para me rebelar contra o governo, mais até do que os magos. Porém, quando é necessário lutar para comer, a vontade de lutar por liberdade fica em segundo plano. A briga por direitos só acontece quando nossas necessidades básicas estão sanadas. E isso está longe de acontecer aqui.''

Uma das coisas que me agradou bastante é o fato de Leran não ser "O salvador", porque em muitos livros, um único protagonista é que pode fazer a diferença, ser "o herói" e nesse não, é uma mistura de vários personagens que fazem a diferença.

Ilustrações de alguns personagens

Depois de tantos livros distópicos, me acostumei a desconfiar mais facilmente dos personagens e devo dizer que acertei em cheio o que acreditava ser o segredo de dois deles, então algumas revelações “bombásticas” não surtiram efeito em mim porque eu já desconfiava que aquilo iria acontecer, mas acredito que algumas pessoas vão se surpreender com algumas revelações! De qualquer forma, outras situações me surpreenderam.

"Poderia estar com medo agora. No entanto, pela primeira vez eu desisti de especular sobre o futuro. Ele virá, eu sei. [...] Quando eu menos esperar, estarei frente a frente com inúmeros novos desafios. Afinal, como meu avô disse: "Isso é só o começo". De quê, eu ainda não sei. Mas estarei pronto para enfrentar o que vier."

A diagramação está simples, mas bonita, com bom tamanho da fonte, páginas amarelas. A capa é uma nova versão da primeira edição do livro e eu adorei. Nessa versão lançada pela Novo Conceito, há novas ilustrações e também um capítulo extra, além do primeiro capítulo do segundo volume “A Estrela dos Mortos”. No fim, também há apêndices com os personagens, o guia de Acigam e sobre a ciência das energias. É muito bom ter essas informações sobre o mundo criado por Renan. O livro é dividido em quatro partes: Segredos, A Guilda, Silêncio e Tomando o Poder. Três desses capítulos são narrados em primeira pessoa por Leran e um deles por Judra.

Mudança da capa pra edição da Novo Conceito

Renan elaborou um mundo bem criativo e de certa forma inovador, pelo menos pra mim foi bem diferente de outras leituras que envolvem os mesmos elementos literários e a dinâmica da história prende o leitor até que a leitura acabe. Eu diria que O Encantador de Flechas até tem um final "fechado", mesmo deixando algumas coisas em aberto e portanto aguardo A Estrela dos Mortos ansiosa pra ver qual como seguirá a história, porque ainda tem muito a ser explorado.

Cenas de algumas batalhas

Fico feliz de poder dizer que, depois de tantas decepções com livros nacionais no ano passado, 2015 me deu agradáveis surpresas com os dois nacionais que li até o momento. Renan conseguiu unir distopia com fantasia de forma excelente. Recomendo com certeza!

Assistam o Booktrailer: 

Descrição da capa: dessa vez vou descrever mais superficialmente porque tem vários detalhes que seriam complicados de explicar. Na capa vemos Leran de costas, apoiado e observando no canto de um muro, um silenciador que está com o dedo indicador na boca fazendo o sinal de silêncio. Há um corpo no chão, próximo ao silenciador. Nas costas de Leran vemos seu equipamento de arco e flecha. O título e nome do autor estão de branco e no lugar da letra O em Supernova, tem um símbolo em vermelho, um círculo com várias pontas.


23 comentários:

  1. Nossa!
    Eu to lendo esse livro *-*
    To curtindo muito. A narrativa do Renan é surpreendente.
    Parabéns pela resenha. Super completa.
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  2. Caraca, esse livro parece ser muito foda! Adoro RPG então a temática já me agrada muito. E os desenhos são lindos! :)
    Beijos

    http://itsfangirltime.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa.
    Eu adoro fantasia, distopia e um livro com gravuras, mas até o momento não tinha me interessado por ler esse livro, mas sua resenha destacou alguns pontos que acredito que o livro vai me agradar.
    Pelo jeito o autor se preocupou em trabalhar bem os detalhes, isso torna a história bem mais empolgante, e se a distopia e a fantasia for bem desenvolvida, a parte do romance não vai me incomodar.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Eu também sou assim, não consigo resenhar quando gosto muito de um livro, pois parecem que minhas palavras não conseguem descrever o que eu realmente senti pelo livro :)
    Esse é um dos livros que eu mais tenho desejado esse ano, hahaha. Eu vi na Cultura, folheei e falei: eu quero, eu preciso!! jsaijdia Quero comprá-lo em breve!
    Eu geralmente evito ler resenhas de livros que estou com MUITA vontade de ler, porque minha ansiedade aumenta. Mas li a tua, jdsaijdijas e adorei, e quero pra já esse livro <33
    Kissus

    ResponderExcluir
  5. Oi Andresa, esta não é a primeira opinião positiva que vejo em relação ao livro e isso está me deixando cada vez mais curiosa, porém devido a decepção com nacionais que você citou e que eu tbm venho sofrendo tenho receio de ler e acabar me decepcionando novamente. Bom, de qualquer forma pretendo dar uma chance a ele em breve e descobrir o que vou achar por mim mesma :)

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante sua resenha! E o livro do Renan é realmente excelente. E pelas cenas das batalhas na postagem acima, já dá pra imaginar como seria um filme com esse roteiro tão poderoso! Ric Brandes / @oktoberblog

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu vi muitas resenhas sobre esse livro. Mas até agora não conseguiu me animar para ler.
    A história não me cativou.
    A capa é bonita.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Andresa. Tudo bem?

    Também tenho dificuldades em escrever sobre os livros que gosto muito. Sobre o livro eu tenho ele aqui e vou ler em breve, com sua resenha fiquei super animada e espero gostar também. Nossa, adorei essas ilustrações e ficaram tão lindas. Em suma, espero que a leitura também seja satisfatória pra mim e adoro esse gênero distópico, que contenha um bom romance, mistério e ação, e pelo que li o livro tem isso. Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  9. eu enho esse livro aqui em casa mas ainda nem li Andresa, vou ver se dou uma lida esses dias.
    cara eu odeio quando o livro que eu to lendo e o casal principal não me convence viu, fico P da vida.
    no mais é uma história que me interessa muito e adoro coisas que envolve fantasia <3
    espero gostar assim como vc dessa leitura.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Oiee, tudo bem?

    Não li o livro, quem leu foi a minha colunista, mas ela curtiu. Apesar de gostar de distopia, acho que essa leitura não iria fazer o meu estilo, infelizmente =( As ilustrações estão lindas mesmo

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Andresa!
    Esse livro está sendo muito bem comentado mesmo. Eu ti recentemente, a oportunidade de conhecer o Renan de pertinho, e ele é uma simpatia só. A história parece bem estruturada e tem tudo pra ser uma excelente história. Distopia e fantasia juntos, parece uma bela receita por sucesso.
    Eu espero ter a oportunidade de ler esse livro em breve.

    Beijinhos!
    Jaque.
    Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  12. Ei Andresa, tudo bem?

    Eu estou começando a ler distopias por agora, resisti o quanto pude kkk, mas to indo devagar.
    Li o primeiro capítulo desse livro e ele parece bem legal.
    As ilustrações são lindas e o book trailer com certeza aumentou minha curiosidade.

    Bjin
    Jéssica Brenda
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  13. Oi Andresa, sua linda, tudo bem?
    Adoro livros com magia. E falar que a magia é proibida e perseguir os que a praticam, em minha opinião, implicitamente é uma crítica. Aqueles que sempre se opõem a ordem são caçados. o que mais me chamou minha atenção foi o fato de que não temos só um herói, de que a união do grupo é que fará a diferença, o que na minha opinião, também, é uma mensagem implícita. Não vejo a hora de ler o livro. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá... tudo bem??
    Eu gostei bem mais da nova edição da Novo Conceito... eu tenho muita vontade de ler este livro... achei ele com uma premissa incrível... é uma pena que você tenha se decepcionado com leituras nacionais no ano passado e eu ao contrário de você me senti enfeitiçada com a nossa literatura só li livros bons... teve alguns que gostei menos, mas não foram decepcionantes... Eu amei as ilustrações deu para ter uma ideia do que esperar da história... xero!!!

    ResponderExcluir
  15. Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro e achei bem interessante. Não costumo ler fantasia mas essa parece que vale a pena. Sei como é quando gostamos muito de um livro, fica difícil falar tudo, parece que todo elogio do mundo não será suficiente, rs.
    Estou anotando a dica e adorei a edição da novo conceito.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Andresa,

    Que imagens mais lindas, adorei a capa também. Amo literatura fantástica e com certeza este é um livro que deverei amar a leitura.
    Fiquei muito feliz em ler que você tem gostado dos livros nacionais, já que em 2014 você teve algumas decepções, a grande verdade é que temos na literatura nacional e na internacional coisas excelentes e outras não tão boas que, às vezes, nos decepcionam.
    Também gostei de saber que a escrita do autor nos prende e que ele trabalhou muito bem o fechamento do livro.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. oi, nossa este livro parece ser de arrepiar, adoro historias assim, em que o personagem cresce no decorrer da historia, e mostra para nós leitores tudo que precisamos, sem nós mesmos percebemos que temos, ex; coragem,determinação estas coisas... estou doida neste livro só estou esperando um tempo para lelo pois tenho outros na frente, adorei a capa (linda)...

    ResponderExcluir
  18. Oi tudo bom?
    Comprei esse livro sem nem ler a sinopse e sua resenha veio a calhar kkk Adorei, nem parece o que se vê dos autores brasileiros hoje
    Adorei

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Andressa, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha, e a cada vez fico mais curiosa em relação ao livro. Adoro fantasia e distopia, e parece que o autor misturou um pouco de vários gêneros e se saiu muito bem. Além disso, o livro parece ser cheio de ação, daqueles que a gente não sente vontade de largar. Achei bem interessante o mundo que o Renan criou. Com certeza vou querer ler, adorei as ilustrações e o book-trailer ficou ótimo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  20. Olá, Andressa!
    Adorei sua resenha, bem completa e minuciosa. Olha, sua resenha foi a primeira que li dizendo que a leitura fora agradável. Vi até parceiros da editora que abandonaram a leitura, mas isso não vem ao caso. Amo fantasia e O Encantador de Flechas parece ser ótimo.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  21. O livro parece ser ótimo, curto muito distopia e fantasia, essa resenha me deixou bastante interessada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?

    Assim como você, também tenho dificuldades de escrever resenhas de livros que gosto muito, fico quase uma semana encarando o word tentando começar. Há algum tempo já que quero ler essa obra, e já vi vários elogios sobre a narrativa do autor, tanto no quesito construção de personagens quanto nas cenas de ação e batalhas e isso é um grande ponto a favor. Confesso que prefiro a capa da NS do que da NC, pois gosto mais de roxo do que de verde, mas ambas são bem bonitas. Adorei as ilustrações.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Muito bom ver nossos autores mandarem bem nesse gênero, não é?!?! Sou fã de livros com essa pegada distópica misturada com magia, fantasia e aventura. Já uma coisa que me incomoda bastante é essa insistência em inserir romances nessas tramas. Ainda bem que nesse livro foi uma passagem rápida e pronto. Enfim, claro que vou querer ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails