Resenha: Escuridão Total Sem Estrelas de Stephen King

Título: Escuridão Total sem Estrelas 
Autor: Stephen King 
Gênero: Terror/Contos 
Editora: Suma de Letras 
Páginas: 392
Ano: 2015
Compare preços
       
Sinopse: Na ausência da luz, o mundo assume formas sombrias, distorcidas, tenebrosas. Em Escuridão total sem estrelas os crimes parecem inevitáveis; as punições, insuportáveis; as cumplicidades, misteriosas. Em 1922, o agricultor Wilfred e o filho, Hank, precisam decidir do que é mais fácil abrir mão: das terras da família ou da esposa e mãe. No conto Gigante do volante, após ser estuprada por um estranho e deixada à beira da morte, Tess, uma autora de livros de mistério, elabora uma vingança que vai deixá-la cara a cara com um lado desconhecido de si mesma. Já em Extensão justa, Dave Streeter tem um câncer terminal e faz um pacto com um estranho vendedor. Mas será que para salvar a própria vida vale a pena destruir a de outra pessoa? E, em Um bom casamento, uma caixa na garagem pode dizer mais a Darcy Anderson sobre seu marido do que os vinte anos que eles passaram juntos. Os personagens dos quatro contos de Stephen King passam por momentos de escuridão total, quando não existe nada — bom senso, piedade, justiça ou estrelas — para guiá-los. Suas histórias representam o modo como lidamos com o mundo e como o mundo lida conosco. São narrativas fortes e, cada uma a seu modo, profundamente chocantes. 

Oi pessoal, tudo tranquilo? 

Eu sou muito fã de Stephen King. Acredito que já li por volta de 20 livros dele, se não, estou perto disso. Essa é a minha primeira experiência lendo contos dele. E foi muito boa. 

Eu comecei a ler king pela série A Torre Negra. Devorei os sete livros em torno de um mês e meio (hoje são oito livros que compõem a série). Virei fã. Depois passei por livros como A zona morta, O iluminado, A dança da morte, Celular, O cemitério, entre outros. Todos me prenderam a atenção durante a leitura, inclusive Celular que eu achei o mais fraco de todos que li. 

Todo ano eu leio por volta de dois a três livros do SK. Ele tem muitos livros publicados e continua publicando uns dois por ano. Nesse meu ritmo lá pelos meus sessenta eu termino de lê-lo (haha). Eu vou pular a parte da biografia, pois acredito que todo mundo conhece o Stephen King. Mesmo que não tenha lido nada dele, com certeza, assistiu a algum filme baseado em seus livros. 

O Stephen King é reconhecido mundialmente como o mestre do terror e dos calhamaços. Alguns de seus livros são gigantes. Muita gente reclama de sua narrativa ser prolixa. Eu já vejo por outro lado. Essa longa narrativa mostrando o dia-a-dia de seus personagens e nos fazendo acreditar naquela história é a maior riqueza dele. Bem, divago. Eu sempre enrolo para falar dos livros em si.

Escuridão total sem estrelas foi um presente de aniversário e eu acabei furando minha meta de leitura com ele. O livro é composto por quatro contos: 1922, Gigante no volante, Extensão justa e Um bom Casamento. Gostei de todos, mas meu preferido é o primeiro. Todos as historias giram em torno do lado ruim do ser humano. Raiva, inveja, cobiça, egoísmo, ilusão. 

Acredito que essa coletânea de contos (uns são mais novelas do que contos por causa do tamanho) conseguiu atingir o seu objetivo: Levar pessoas comuns para situações lúgubres e desesperadoras. Nesse ponto o título cai bem: Em uma noite estrelada ainda se pode ver algo, mas na escuridão total e sem estrelas nós ficamos a mercê de nossos medos em pleno breu total e sem esperança alguma. Os contos têm passagens bem violentas, cena de estupro, violência contra a mulher, decadência do ser humano, estejam avisados. 

Esse é um ótimo livro para quem ainda não leu nada do Stephen King e tem medo de encarar tijolos como It, A dança da morte, Sob a redoma, etc. Contos são sempre legais para se conhecer o estilo do escritor. Eu não pretendia comentar nada do King por enquanto, mas achei válido compartilhar esse livro com vocês. Ao menos vou falando dos meus escritores preferidos. 

P.S. Foi um ótimo presente de aniversário. 
P.S.2. Achei o layout do livro incrível. O livro ser todo negro foi uma ótima ideia. 
P.S.3. Eu quase sempre falo pouquíssimo do livro em si. HAHA

Até o próximo post.

9 comentários:

  1. Resenha muito boa, mesmo. Gostei.
    Stephen King é um gênio.Não é a primeira pessoa que diz que o King é o cara , mas até hj ainda não li nada dele :/ Mas esse livro em especial parece ser muito bom pelo que a resenha e a sinopse descrevem... ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei a sua resenha, pois estou Hiper curiosa para ler esse livro...pois já tinha me chamado a atenção o nome!
    Ótima semana!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado. Quando você o ler me avisa se gostou. Ótima semana pra ti também.

      Abraço

      Excluir
  3. Eu não sei se sou um pouco dark ou são apenas livros assim que me chamam atenção HAHA.
    Eu vim conferir a resenha porque tinha visto o livro antes, e parabéns pela resenha me deixou um pouco mais curioso pela leitura do livro!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA... livros assim são mais interessantes. Obrigado.

      Abraço

      Excluir
  4. Eu recomendo demais! Não apenas por ser uma dos meus escritores favoritos mas, porque o cara saber escrever, de verdade.
    Nesse livro ele vai direito ao ponto, sem prolixidade... e o ponto, toca-nos, como toda boa obra deveria fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei curioso esse direto ao ponto dele. Não estava acostumado, mas gostei bastante. Ratifico sua opinião, recomendadíssimo.

      Abraço

      Excluir
  5. Até agora, só li alguns contos do Stephen King. Os que estão no livro "Tripulação de Esqueletos". E já me tornei fã dele. O que me impressiona nele é pegar personagens comuns, e transforma-los em complexos, devido a sua criatividade para criar situações as quais ou levem ao limite. Enfim, ele é "o cara".

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails