Resenha: Starling de Lesley Livingston

Título: Starling
Série: Starling #1
Autora: Lesley Livingston
Editora: Jangada
Gênero: Mitologia, Fantasia, Romance
Ano: 2014
Páginas: 288
Sinopse: Mason Starling é campeã de esgrima da equipe da Academia Gosforth, mas nunca teve de lutar por sua vida. Não até a noite em que uma violenta tempestade sobrenatural assola Manhattan, aprisionando Mason e seus colegas de equipe dentro da escola. Mason é atacada por criaturas horrendas, com forma vagamente humana, mais aterrorizantes que os trovões e raios, enquanto a tormenta traz para a vida dela um perigoso desconhecido: um jovem que não se recorda de nada além de seu nome - Fennrys, o Lobo. A chegada desse garoto misterioso faz em pedaços o mundo de Mason, ao mesmo tempo que uma atração inegável surge entre eles. Juntos, eles tentam desvendar os segredos da identidade de Fenn, enquanto forças estranhas e sobrenaturais se adensam à volta deles. Quando descobrem que a família de Mason, com sua obscura ligação com antigos deuses nórdicos, é a chave de todo o mistério, Fennrys e Mason subitamente se veem diante de um futuro catastrófico: o Ragnarök - ou o fim do mundo, como o conhecemos.

No livro conhecemos Mason, uma jovem que estuda na Academia Gosforth (uma escola para riquinhos que é mais do que aparenta) e tem um talento grande na esgrima. Seu sonho é competir no campeonato nacional e até hoje ela só lutou nos treinos, mas quando algo sobrenatural acontece junto com uma tempestade que a deixa presa com sua equipe na escola, ela descobrirá que terá que lutar pela própria vida ou até mesmo por seus amigos. Criaturas horrendas surgem para matá-los, mas eis que surge um guerreiro como veio ao mundo (sim, é isso mesmo, completamente nu), chamado Fennrys que irá ajudá-los a combater as criaturas e mudar o rumo de suas vidas. O que Mason não sabe é que uma Profecia que envolve sua família, pode dar início ao Ragnarök, também conhecido como o fim do mundo... 

"O fim – disse Rafe. – O Ragnarök. O apocalipse. O fim do mundo
Eles curtem a ideia de acabar com o mundo e quase todos os seus habitantes e recomeçar do zero."

A família de Mason se resume a um pai superprotetor e durão e dois irmãos mais velhos, Rory que eu diria que é “um completo babaca” e Roth que parece ser o pilar da família, apesar do ar meio bad boy, com sua motocicleta e músculos. Sua mãe morreu quando ela nasceu e não se sabe muito sobre ela. Depois que conhece Fennrys, tudo que acreditava sobre o mundo é destruído e a ligação que eles sentem pelo outro é visível desde o início. É assim que ela acaba numa jornada que o ajudará a recuperar suas memórias e também a descobrir que seu destino já estava traçado e que a história de sua família tem muito mais do que aparenta.

[...] sua mente era um lugar estranho e vazio. Sem memórias. Ou quase. Havia lampejos, imagens...

Fennrys é uma incógnita. Não sabemos o que ou quem ele é, o que quer, etc. Ela não recorda de quem é, apenas sabia algumas coisas relevantes e nem sabia como sabia dessas coisas (confuso não? rs). 

Antes de Starling, eu não conhecia a autora Lesley, mas fui pesquisar e vi que ela já lançou vários livros, além da série Starling. Mesmo com seu toque pessoal sobre o assunto, dá pra ver que ela estudou mitologias para escrever essa trilogia. Eu não entendo nada de mitologia, seja ela qual for, então mesmo reconhecendo nomes citados da mitologia nórdica, fiquei um pouquinho perdida quanto a sua história, mas dei uma leve pesquisada e consegui entender melhor algumas coisas.

Os personagens eram interessantes e eu cheguei a gostar mais de alguns secundários do que de Mason, que não era uma personagem ruim, mas não cheguei exatamente a gostar dela. Senti falta de algo nela, que não sei explicar, mas ela me pareceu indiferente a tudo que acontecia a seu redor e eu esperava uma protagonista mais coerente com o que estava acontecendo. Senti falta de mais momentos com Heather (personagem secundária que é mais interessante que Mason).

"Não deixarei que essa... coisa... esse apocalipse iminente, esse conflito cósmico que não é mais do que um jogo idiota de deuses, monstros e destruição, interfira em minha vida."
"Não é todo dia que a gente tem uma segunda chance como esta, certo?"

A narração é divida sob o ponto de vista de alguns personagens, em terceira pessoa, mas o foco maior é em Mason e Fennrys. Conforme vamos conhecendo melhor os personagens, percebemos que alguns deles ou suas famílias estão relacionados de alguma forma à deuses da mitologia. Aos poucos vamos descobrindo um pouquinho mais sobre toda a loucura que está acontecendo e passamos a entender melhor algumas coisas. 

A diagramação me agradou, é simples, as letras não são pequenas nem grandes e possuem bom espaçamento do miolo. Há momentos e situações em que a fonte muda e também utiliza itálico, o que dá um toque visual legal. A capa segue a mesma do exterior. 

O livro tem um toque de mistério que me agradou, onde nem sempre eu sabia quem era do “bem” e do “mal” ou qual acontecimento eu deveria torcer para que acontecesse. Ele tem um toque sobrenatural e encontramos criaturas como centauros, sereias, fadas, etc. 

Além da mitologia nórdica, são citados elementos das mitologias celta e grega (pode ser que tenha alguma outra que passou despercebido). Foi uma boa leitura que tinha potencial para ser melhor. Faltou um pouco mais de ação e o enredo demorou um pouco pra andar e chegar a algum lugar. Talvez porque seja um livro mais introdutório, mas de qualquer forma, quero o próximo volume, pois gostei da história. Não sei se quem tem maiores conhecimentos sobre mitologia vai ou não gostar do que foi feito no livro, mas acho que vale a pena a leitura. Recomendo!

Capas da série (não gosto das duas capas finais, que mais parecem montagens mal feitas, diferente da primeira que tem um ar mais natural)

A título de curiosidade... alguns personagens e elementos mitológicos citados: Odin, Thor, Loki, Hel, Fenrir, Freya, Ragnarök, Nornes, Asgard, Heimdall, Yggdrasill, Olimpo, Tir Na Nog, harpia.

Descrição da capa: Fundo mesclando entre azul bem escuro com um tom um pouco mais claro. Uma jovem com parte do corpo na água (de um rio ou mar, não fica claro) e bem ao fundo prédios iluminados em uma cidade. Ela veste uma blusa brilhosa, cordão, suas mãos tocam a água, seus cabelos são escuros, longos e ela tem uma feição séria no rosto. O Título e nome da autora mesclam entre azul e branco. A frase “O amor é apenas o começo... do fim” se encontra acima do título, que tem maior destaque.



16 comentários:

  1. Oi Andresa, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e tenho bastante vontade de ler esse livro, gosto muito de seres sobrenaturais. Apesar de eu também achar que ficarei um pouco perdida, pois também não entendo absolutamente nada de mitologia. Ai, esses livros em que a gente não sabe em quem pode confiar... adoro quando isso acontece, mas fico sempre frustada, pois confio nos personagens errados... rsrs.

    Mesmo o livro sendo um pouco parado e a protagonista não tendo encantado tanto, tenho vontade de conhecer essa história.

    Concordo com você, não curti muito as outras duas capas. Acho que pelo fato do fundo da primeira ser mais escuro, deu para combinar com a roupa da modelo. As outras ficaram completamente destoante.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  2. Adoro tudo o que envolve seres sobrenaturais e mitologia, então creio que gostarei do livro. É uma pena que a protagonista não tenha te encantado muito, porque isso é um passo para gostarmos do livro. Pretendo fazer a leitura e espero que ela me agrade. As capas não são as minhas favoritas, mas fazer o quê, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me deu vontade de voltar pra época de anjos, vampiros, lobos <3 que saudades, quero ler pois prevejo muita aventura com a mitologia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gosto de livros nesse estilo, que envolvem sobrenatural, etc. Mas não sei pq esse não me desceu.
    :(

    As capas tbm não me chamam mta atenção...

    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Oiee!
    Esse livro é bem diferente dos livros que costumo ler, e foi exatamente isso que me atraiu nele, estou querendo sair da zona de conforto e ler coisas diferentes.
    Sua resenha me deixou animada, gosto de livros com algum tipo de mitologia, então espero gostar desse, vambora se jogar!
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  6. Eu estou com bastante vontade de ler esse livro, desde que vi ele nos lançamentos. Eu amo livro de mitologia, e já gostei bastante de saber que também tem um pouco de mistério. É uma pena a Mason não ser tão interessante, e os personagens secundários serem mais interessantes que ela. E tomara que os próximos livros tenham mais ação.
    Também achei as duas capas finais bem feias :P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Entrou pra lista, é bom ler um livro de aventura, pra variar um pouco do gênero romance. O nome dos dois últimos me lembraram Divergente, é uma pena quando falta algo no livro pra ele ser perfeito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiii :)

    Não é o meu tipo de leitura normalmente, mas gostei da resenha. Gosto de histórias com esse tom de mistério. Vai pra minha lista.

    bjus

    ResponderExcluir
  9. oiii
    adorei a resenha adoro livros assim de ação, romance,aventura perigos e personagens que crescem no decorrer da historia e descobrem coisas que nem imaginassem que existe amo ficarei ansiosa com a próxima resenha deste livro.
    bjs..

    ResponderExcluir
  10. Lembro que vi esse livro esses dias na livraria e comecei a me lembrar que já tinha visto em alguns blogs! Bom, acho que quem gosta de mitologia ia curtir o livro, afinal, fica bem mais fácil de entender, apesar de que nem todos curtem certos gêneros, né. Pra mim a história parece meio confusa, acho que eu não teria paciência pra ler haha Apesar disso, gostei das capas, mas pra uma trilogia ficou meio estranho, não vejo um elo entre elas. Quem sabe lendo dá pra descobrir, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Assim como você, também não entendo muito de Mitologia Nórdica, mas aprecio muito livros que abordem ela. Aliás, não apenas a Nórdica, mas qualquer uma. O que gosto bastante é quando os autores dividem as narrativas entre as personagens. E claro que fiquei bem curioso pra ler essa série. E a capa merece elogios também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa não curto muito mitologia tbm nçao sei nada a seu respeito, por isso fujo de livros assim hahaha, porque envolve mais que uma simples leitura, vc tem que pesquisar conhecer o significado do que ali esta escrito e acaba que ficando demorado, ai entao fujo msm hahaha mais pra quem gosta Starling deve ser ótimo pra quem curte o assunto.. otima resenha bjos

    ResponderExcluir
  13. Histórias que envolvam mitologia são os meus preferidos na hora de ler. Sua resenha me deixou bastante curiosa a respeito dos personagens e a história deles. Espero conseguir ler também. Pois tramas boas assim são difíceis de conseguir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Brochei total. Quando vi que se tratava de uma história que tinha como pano de fundo o ragnarock eu pensei: "caracaaaaaa! Vai ser guerra pra todos os lados! Tá pra mim!"
    Mas a sua nota baixa ao livro me decepcionou. Eu tenho milhares de livros maravilhosos (na verdade 430 segundo o skoob) esperando para serem lidos. Não perco mais meu tempo comprando livros que recebam uma nota menor que 4. Só compro livros notra 5 ou 4 (se estiver muitoooooo desesperada por motivos inexplicáveis).
    Então, acabo de desistir deste livro.

    ResponderExcluir
  15. Amo histórias místicas e essa parece ser das boas!!
    A capa é linda, e parece ser tão engraçada!
    Imagine o guerreiro peladão?!! kkkkkkk
    O Roth parece ser aqueles caras protetores, sérios mas ao mesmo tempo fofos e lindos, huuuum, gostei dele!! kk
    e a Mason tem jeito de ser legal tbm!!
    Se eeu tiver a oportunidade lerei com certeza!!bjoos

    ResponderExcluir
  16. MEU DEUS, preciso desse livro para ontem! Como eu não li até agora esse livro? Estou perdendo uma história incrível e preciso mudar isso... Gostei da temática diferente e gostei bastante dos personagens, que foi o que me convenceu a querer esse livro, então mesmo não sendo fã da narrativa em 3 pessoa a trama me convenceu a ler! Espero gostar, obrigada pela dica <3
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails