Resenha: Simplesmente Acontece de Cecelia Ahern

Título: Simplesmente Acontece
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance
Ano: 2014
Páginas: 448
Compare preços
Sinopse: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

Simplesmente Acontece conta a história de dois melhores amigos desde a infância que se separam, vão viver em países diferentes, crescem e vão vivendo suas vidas. Os anos vão passando e os conhecemos através de cartas e mensagens desde seus 5 anos até sua vida adulta atual. Acompanhamos seus altos e baixos, a amizade que perdura durante todo esse tempo, a nova vida de cada um, as mudanças que cada um deles passa, seu amadurecimento e uma possível paixão entre eles. 

"Engraçado, porque quando a gente é criança acredita que pode ser tudo o que quiser ir para onde se tem vontade. Não há limites. Você espera o inesperado. Acredita em mágica. Aí você cresce e a inocência acaba. A realidade da vida mostra a sua cara e você se sente golpeada quando constata que não pode ser tudo o que quer."

Alex e Rosie são separados ainda jovens, pois o pai de Alex consegue um novo emprego nos EUA e eles se mudam da Irlanda. Enquanto isso, Rosie vai levando sua vida, mas na formatura do ensino médio acaba fazendo algo que não planejava e 9 meses depois, vira mãe solteira de Katie. Enquanto isso, Alex vai pra faculdade em Harvard realizar seu sonho de se tornar um médico. E aos poucos, através de correspondências entre eles, vamos descobrindo o andamento de suas vidas. Filhos, casamentos, divórcio, amizade e muito mais.

Eu fiquei incomodada com a narrativa. Antes de começar o livro eu não fazia ideia de que ele era inteiramente através da troca de mensagens instantâneas, e-mails, cartas, cartões postais, etc. Então eu senti falta de estar ali com os personagens quando algo acontecia. Não vemos o que acontece em várias ocasiões, pois só temos conhecimento do que contam através dessa forma de comunicação, então não vemos diálogos entre eles, às vezes não sabemos exatamente o que aconteceu, como foi o encontro entre eles em algumas ocasiões e por aí vai. Então, ao mesmo tempo em que a história me agradava, eu sentia falta dessa parte. Até porque acho que o livro é grande demais pra não ter essas interações pessoalmente (são 448 páginas!). 

Fora o tanto de reviravolta, que às vezes eram dignas de comédias românticas (ou novelas mexicanas). Houveram momentos em que fiquei entediada e queria pular partes das cartas, etc. Pra mim, faltou a interação entre os personagens. Faltaram os detalhes, os acontecimentos, as cenas que não eram citadas. 

"Para ser sincera, acho que enlouqueceria sem você. Como a vida é engraçada, né? Bem na hora em que você pensa que está tudo resolvido, bem na hora em que você finalmente começa a planejar alguma coisa de verdade, se empolga e sente como se soubesse a direção em que está seguindo, o caminho muda, a sinalização muda, o vento sopra na direção contrária, o norte de repete vira sul, o leste vira oeste e você fica perdido."

A história de Rosie e Alex é uma montanha-russa. Eles passam por tantas coisas ao longo dos anos! Desde ter um filho à se casar, divórcio, desencontros, sentimentos ocultos, casamento, separação, filho, reaparição de pessoas do passado, a dificuldade de encontrar um bom emprego, cuidar da casa, sustentar a família e por aí vai. 

Nunca me interessei pelos livros da autora, não fazem meu estilo. Mas esse me agradou, principalmente após eu ter visto o trailer da adaptação do mesmo. Gosto de histórias de melhores amigos que podem acabar em romance. 

A narrativa, mesmo que sempre por meio de correspondência, inclui praticamente todos os personagens do livro e não só Alex e Rosie, ou seja, mãe, filha, irmão, irmã, esposa, amigo, etc... todo mundo aparecia. Se não fosse assim, seria monótono demais. 

No fim das contas eu gostei do livro, gostei mesmo, mas os problemas que mencionei fizeram com que eu perdesse parte do interesse nele e o final, não sei ainda se me agradou ou não, fiquei com uma incógnita quando acabei a leitura, se ele foi ou não satisfatório.

Livro X Filme


Diferenças entre Filme e Livro (contém spoiler, tanto do livro como do filme, então fica o alerta para quem ainda não leu/viu e não quer saber nadica de nada).


Vou ser sincera... como adaptação o filme peca muitoooooo! Não quero me estender muito, por isso vou apenas pontuar as mudanças mais significantes que senti entre um e outro.

  • Uma cena que só se revela no fim do livro (e que só descobrimos junto com a personagem), aparece logo no início do filme. A cena é do beijo no aniversário de 18 anos de Rosie (essa não é tão relevante, mas eu notei e resolvi falar).
  • No livro não fica claro que um tem sentimentos românticos pelo outro, já no filme isso fica relevante. 
  • No livro, Alex viaja antes da formatura de Rosie e esse é o motivo dela ficar sem acompanhante na última hora, ir com Greg, se embebedar, perder a virgindade e engravidar. Já no filme, Alex vai pro baile com Bethany, Rosie vai com Greg e morta de ciúme, vai pra cama com Greg (sem estar bêbada), ficando grávida do mesmo jeito. 
  • No filme, Alex vai pra Harvard depois do incidente do baile. 
  • No filme, Rosie não conta da gravidez para Alex até que a filha já tenha nascido (e isso porque foi "obrigada" a contar). 
  • No livro, Greg aparece quando Katie (filha de Rosie com ele), já está adolescente. No filme, ele aparece quando ela tem 5 anos. 
  • No livro, Rosie se casa um cara que nem recordo o nome e fica casada por alguns anos até descobrir sua traição. No filme, ela se casa com Greg (coisa que nem acontece no livro) e é ele quem a trai. 
  • No livro, Katie e Greg tem um bom relacionamento de pai e filha, viajam juntos, etc. No filme, isso acaba porque Greg é o personagem que acaba traindo Rosie e assim perde o contato com a filha. 
  • No livro, Alex se casa duas vezes e tem (se não me engano) 2 filhos nesses casamentos. No filme, ele tem um filho com a namorada e no fim descobre que não é seu filho. 
  • No filme os pais de Rosie vendem a casa quando Katie tem 12 anos.
  • No filme, Alex se casa com Bethany.
  • No filme, eles ficam juntos ainda jovens. No livro? Eles ficam anos e anos e anos com suas vidas, sejam casados ou solteiros, cuidando da carreira ou filhos e só ficam juntos passados uns 50 anos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 
Fiquei bem decepcionada com a adaptação por mudar tanta coisa que achei essencial ao livro!

Alguém aí já leu o livro e viu o filme?? O que achou?? 



24 comentários:

  1. Depois de ler a sua resenha acho que vou adiar a leitura desse livro kkkk Um livro tão grande mas tão impessoal não sei se vou curtir. Ainda não vi o filme.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Amiga eu li o livro e gostei bastante de tudo. Mas não curti o desfecho dele.
    Mas mesmo assim foi um livro que me envolveu do começo ao fim. Amo leituras assim sabe?
    Outro coisa que não posso deixar de falar que também gostei do filme, mas eu achei que o filme foi meio morno, porque eu esperava muito mais dele depois de tanto que falaram sabe? Mas mesmo assim o desfecho em si foi bastante satisfatório pelo menos hahahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-caso-pedrinho.html

    ResponderExcluir
  3. Andresa, você foi a primeira pessoa que eu vi que fez uma resenha sobre esse livro e não o amou, sinceramente, eu não gostei desse livro, não gostei da narrativa (ps. eu tbm não imaginava que era inteiramente por sms, carta, e-mail e etc...), não gostei dessas reviravoltas (que foram demais), achei muito irritante, e o desfecho sei lá, senti que faltou alguma coisa para me conquistar. A história é uma lição de vida, sobre escolhas erradas e tal, mas mesmo assim, não me agradou e então para mim não foi uma leitura satisfaria.
    Eu não assisti o filme ainda, e nem sei se quero assistir, fiquei com decepcionada com o livro. Não entendo como ele fez tanto sucesso.
    Amei sua resenha, foi a primeira q eu vi q teve o mesmo pensamento que eu,
    Beijos, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Hmmmm, como você, livros assim não fazem o meu estilo, então, esse realmente não me interessou. Eu até leria, pra passar o tempo, sem expectativas nem nada, mas pelo que li não me agradou.
    Kissus

    ResponderExcluir
  5. Oi Andresa,

    Eu super entendo você não ter gostado do livro da Cecelia Ahern. Ela foi responsável pela minha paixão pela Irlanda com o livro P.s. Eu te amo que levei anos para achar uma cópia, que no final das contas só consegui quando a novo conceito relançou. Não lembro qual era editora anterior, mas lembro que não acha em nenhum lugar e quando achava estava 90 reias (oi?).
    Depois disso tentei ler uma versão em inglês, The book of tomorrow (eu acho que é isso). Achei a proposta fofa, mas não passei dos primeiros capítulos. A história começou a ficar chata, sei lá. Acho que foi o que a Leisiane disse no comentário dela "faltou alguma coisa para me conquistar".
    Eu nem cheguei perto ainda do livro Simplesmente Acontece, mas acho que a Cecelia Ahern tem disso as vezes, de não conquistar.

    Adorei a resenha!
    Bjs

    http://psicosedanina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oieeeeeeee!
    Graças a Alá li sua resenha, estava prestes a começar essa leitura, mas não fazia a menor ideia de que o livro é todo narrado através de cartas e e-mails.
    Gente do céu, pra mim isso não tem como dá certo, tipo, cadê aquele olho no olho, falar cara a cara, fica tudo tão massante e sem graça.
    Se tem história e vez ou outra aparece uma troca de e-mail/carta, ok, faz parte, mas um livro inteiro assim não me agrada em nada.
    Já abandonei antes mesmo de começar.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada da autora, mas tenho o livro do amanhã, mas minha amiga que leu, falou que é muito enrolado e que a leitura é cansativa, mas disse que o filme é muito bom. Vou assistir o filme, se eu gostar irei ler o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler por ser um romance entre amigos, gosto muito de livros assim. Fiquei muito contente que vai ter filme, pois nem sabia que já tinha lançado. Achei interessante essas mudanças do filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Andressa ainda não li o livro e nem vi o filme e confesso que não estou muito empolgada e por isso não ligo para os spoilers.
    No começo estava ansiosa pela leitura, mas antes lendo vários comentários negativos que me desanimaram bastante.
    Talvez no futuro eu dê uma chance ao livro e também ao filme, vamos ver.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não li e nem vi ainda. Mais graças essa postagem ficarei longe! :D
    Não é meu tipo.
    Linda postagem, gosto assim. :)

    Beijos
    modaeeu.com.br

    ResponderExcluir
  11. Bem, gosto bastante da autora, e os livros que li dela sempre me agradaram. Nunca cheguei a ler um romance epistolar (acho que posso classificar esse livro assim, pois a narrativa é toda através de cartas, emails, mensagens, etc.), mas tenho bastante vontade. Uma pena que tenha ficado essa lacuna na trama para você, mas entendo completamente o que você disse. Como ainda não li/assisti, preferi não ler a parte da comparação entre livro e filme.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. não pretendo ler este livro, mas sim ver o filme, o livro não me chamou atenção, não gosto muito desta historias de cartas para cá e para lá gosto mais de tipo vivenciar a historia, acho mais interessante.

    ResponderExcluir
  13. Eu só vi o filme e fiquei morrendo de ódio em algumas partes, achando que eles iam morrer e não ficariam juntos. Aí só depois descobri que no livro isso demora beeeem mais e que algumas coisas foram mudadas. Passei raiva demais só vendo, então nem quero passar isso em dobro durante a leitura. kkkkkkkk Mas adorei a resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu também não sabia que o livro era todo através de mensagem instantânea, e acho que também sentiria falta desse interação pessoal. Confesso que também nunca me interessei pelos livros da autora, e só me interessei pelo filme desse.
    Só assisti o filme e gostei bastante dele, mas realmente mudou muita coisa do livro! O livro parece até melhor, mas ainda não tenho muita vontade de ler ele :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca gostei dessa fonte do título, parece que fica mudando de maiúscula pra minúscula, não é muito bonito visualmente pra mim. Isso de as cenas serem poucos detalhadas me incomodaria também (ainda não li o livro). Os que já li dessa forma, como As Vantagens de ser Invisível e Cartas de Amor aos Mortos são bastante explicativos, os diálogos sempre aparecem, entendo isso como uma forma de conhecer melhor os personagens. Se o livro fosse curto eu entenderia, seria para encurtar mais tudo. Deviam ter feito dois livros então kkk
    Li a parte de spoilers (okay...) e acho que preferia ver o filme. Parece menos cansativo, do meu ponto de vista. Apesar disso, acho legal o livro contar tantas mudanças nas vidas deles e mesmo assim o amor continuar. Daria uma chance a ele por poder me passar essa mensagem de algo que não se perde com o tempo. Adorei a resenha! :D

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito desse livro, história super fofa e divertida, gostei também do filme, achei uma adaptação até boa levando em conta o tamanho do livro.

    ResponderExcluir
  17. Oi Andressa, tudo bem? Já não tinha muita vontade de ler o livro, pois não gosto muito dos livros da autora, e agora sabendo que o livro todo é narrado por meio de cartas, e-mails, mensagens instantâneas, agora que não tenho vontade de ler. Gosto muito de histórias de amigos que descobrem novos sentimentos e vira amor, mas dessa forma, não me interessa nenhum pouco. Vou ficar apenas com o filme, e por isso pulei a parte dos spoiler... gostei muito do trailer e o Sam Claffin é lindo demais <3

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Poxa, esse é/era um livro que eu queria muito ler. Essa resenha me desanimou um pouco :(
    Mas quem sabe eu ainda dê uma chance pra ele... rs
    Pulei a parte dos spoilers pq gosto da surpresa!
    rs

    Quando ler comento de novo!
    :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Este livro não sei porque não me cativou. Li e me arrependi.Foi como você mesma disse. Senti falta de um entrosamento. Algo mais. Não sei explicar direito,mas faltou algo que me conquistasse. Uma pena isso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Eu amo PS Eu te Amo, então, quando saiu esse livro eu enchi o saco para meu marido me dar de presente. Se arrependimento matasse eu tava morta. Quando peguei o livro e fui começar a ler, vi que era todo através de emails...sms...e eu ODEIO livros assim. Pior que meu marido fez um dedicatória, porque achou que seria "bonitinho" e com isso eu não consegui trocar o livro. Tá encalhado aqui na minha prateleira agora. Nem me dei ao trabalho de tentar finalizar a leitura.

    ResponderExcluir
  21. Aiii menina, eu comecei a ler e parei um pouco antes da metade!!
    Não gostei do Alex, e a Rosie achei mto reclamona (já chega eu kkkkk), sei lá, um livro paradão, eles se amam, vc percebe, mas nunca, NUUUUUNCAAA, tomam atitudes de verdaade, daí fui pro final ver o que acontecia e se valeria a pena continuar a ler e por fim, vi que eles ficavam juntos só depois dos 50 e ainda não contou os detalhes.
    Não continuarei a ler. Acho que não vale a pena.
    Da autora só li P.S. Eu te amo, e ameeei, mas esse, até o ponto que li me decepcionou.
    bjoos

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto da escritora e quero ler esse livro mas ele é tão grande que me dá um enorme preguiça e também não vi o filme mas minha amiga viu e me contou todos os detalhes inclusive que eles ficam juntos depois de 12 anos ou algo assim e como já tinha visto alguns comentários fui dar uma olhada no final do livro,obvio que sem ter lido,e vi que na verdade eles só ficavam juntos após quase toda a vida.O filme é só uma adaptação mas acho que eles não devia mudar tanto tais fatos pois quem lê nem se encontra direito no filme.

    ResponderExcluir
  23. Eu só vi o filme, não li ainda o livro, mas só nesse começo já consigo notar que é bem diferente do livro. Não li a parte do spoiler porque não li o livro e fiquei com medo de pegar algo que seja diferente nele e estrague aquela surpresa, mas sei a principal diferença que no filme não é o pai dele que muda... Mas essas mudanças fazem partes na adaptação, eu gosto bastante de livros nesse estilo então fiquei curiosa para conferir, mas não sei se algo irá me desagradar, só lendo para saber né? Ótima resenha <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. EU fiquei super curiosa pra ler esse livro, porque eu já tinha lido outros da cecelia e gostado, mas depois de algumas resenhas eu desanimei! Não curto livros que a narrativa ocorre por meio de cartas, e-mails e cartãos postais, acho que como você mesmo afirmou: acaba faltando a interação entre os personagens e vou além afirmando que até a nossa interação como leitor fica estarrecida!!! :( Acredito que se eu tiver tempo e oportunidade eu irei lê-lo! Beijos!EU fiquei super curiosa pra ler esse livro, porque eu já tinha lido outros da cecelia e gostado, mas depois de algumas resenhas eu desanimei! Não curto livros que a narrativa ocorre por meio de cartas, e-mails e cartãos postais, acho que como você mesmo afirmou: acaba faltando a interação entre os personagens e vou além afirmando que até a nossa interação como leitor fica estarrecida!!! :( Acredito que se eu tiver tempo e oportunidade eu irei lê-lo, do contrário pretendo assistir só o filme!! Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails