Resenha: Melhor Que Chocolate de Laura Florand

Título: Melhor Que Chocolate
Série: Amor e Chocolate #1
Autora: Laura Florand
Editora: Única
Gênero: Romance
Ano: 2015
Páginas: 288
Compare preços
 
Sinopse: Que atire a primeira pedra quem não gostaria de ter essas três coisas misturadas em meio a uma aventura inesquecível. Pois é mais fácil do que parece, basta abrir este delicioso (sem exageros) romance de Laura Florand. Cade Corey é uma jovem executiva que cuida do negócio bilionário de chocolate da família, uma empresa popular nos Estados Unidos. Ela sonha em construir uma linha premium de seus produtos, e, como boa conhecedora do seu negócio, sabe que encontrará o chocolate perfeito em Paris. Na verdade, o chocolate perfeito está, mais especificamente, nas mãos igualmente perfeitas de Sylvain Marquis, o melhor chocolatier da cidade. O problema é que Sylvain se recusa a associar sua arte a uma grande empresa que só pensa em destruir sua técnica para reproduzi-la em grande escala. Isso para ele é um insulto, e não uma proposta! Contudo, embora o francês jure que está em paz para tocar a vida, aquela americana teimosa não lhe sai da cabeça. E Cade sente o mesmo: adoraria simplesmente fechar negócio com outro especialista parisiense, entretanto, não consegue esquecer os olhos cortantes de Sylvain e sua personalidade arrogante, porém tão viciante quanto seus doces. Paris está prestes a ficar pequena para o que existe entre eles. Pegue uma boa xícara de café e saboreie tudo aquilo que é melhor que chocolate. Você não vai se arrepender!

Quando soube desse livro, fiquei animada pra ler, afinal, envolve amor, Paris e chocolate. Mas depois de ler o primeiro capítulo eu percebi que seria melhor baixar a bola e não me empolgar muito. Sabe quando de cara você não gosta de um protagonista? Imagina quando isso acontece com os dois protagonistas! Tanto Cade quando Sylvain me pareceram rudes, arrogantes e com o ego inflado. A partir daí eu percebi que o livro não seria de todo saboroso pra mim, mas fui em frente com a leitura pra ver se outros elementos me agradariam.

Chocolat. Se você quer seduzir uma mulher que, de outra maneira, não teria olhado duas vezes para vocês, chocolate bom é melhor do que uma poção do amor. 

As “briguinhas” e desentendimentos de Cade e Sylvain me pareceram um pouco bobos. Já no começo, percebemos que Sylvain sente atração por Cade e fica desejando-a, mas quando eles por acaso se encontram, ele a trata mal o tempo todo. Cade também se sente atraída por ele e os dois começam com implicações, mas depois se entregam ao que sentem. Fica um pouco difícil gostar de uma história, quando seus protagonistas não agradam.

Uma das coisas que gostei foram algumas frases e palavras em francês ao longo do livro. Algumas eram traduzidas no rodapé e outras não, mas na maioria das vezes ficavam subentendidas pelo contexto (nas outras, só procurando no tradutor rs). Como estudo francês, foi bem legal tentar desvendar algumas palavras e frases. Outra coisa que percebi foi que a autora parece entender muito bem de chocolate, sua fabricação, marketing de vendas, etc. Pelo que diz na orelha do livro, ela faz pesquisas sobre chocolate francês.

Uma coisa que me pareceu um pouco indelicada, foi a forma em que os parisienses/franceses foram retratados: rudes e ignorantes. Tudo bem que a fama que eu ouço falar dos franceses é essa, mas sei lá, me pareceu que todos os franceses que apareceram no livro eram dessa forma e tratavam indelicadamente turistas/pessoas que não entendem/conhecem seu modo de vida.

Complétement gonflée. Na verdade, a opinião que ela tinha de si mesma era tão inflada que ele queria imensamente um alfinete. Esperava que a maneira como havia olhado para ela tivesse sido o alfinete. 

Foi difícil torcer pelo casal, que apesar de às vezes ter uma química interessante, na maioria das vezes eu não compreendia o motivo de um querer o outro. Eu entendo a atração que um sente pelo outro, mas eu ficava me perguntando: “como é que ela pode gostar de um cara como ele?” “como é que ele pode gostar de uma mulher como ela?”. Afinal, o cara vivia desmerecendo o trabalho com chocolate de Cade e sentindo-se superior e Cade fez certas coisas “ilegais” e depois disso o cara fica ainda mais atraído por ela? Como assim? Não fazia sentido pra mim.

Ele tinha algo que ela queria desesperadamente. Seu chocolate. Agora ele queria ver se podia usar isso para fazer com que ela o quisesse desesperadamente.

Cade é uma empresária rica e sua família trabalha com chocolate à gerações. Seu sonho é ter uma linha premium de chocolates e para isso ela quer encontrar um chocolatier em Paris que aceite colocar seu nome em seus chocolates. Ela é milionária e acha que dinheiro pode comprar qualquer coisa. Essa foi uma das características que menos gostei nela. Já Sylvain se sentia como “a última Coca-Cola do deserto”, “o rei da cocada preta” ou ainda “o último biscoito do pacote”, entendem? Ele era o melhor e não se acanhava em deixar isso claro.

O livro não foi de todo ruim, havia partes interessantes e momentos engraçados, que eu gostei. O problema foi que os pontos negativos, pra mim, se sobressaíram aos positivos. A narração se divide entre os protagonistas e é em terceira pessoa. A diagramação está boa e simples. A capa é diferente e eu até gostei, mas não consigo descrevê-la.

Algo que talvez o que alguns não saibam é que esse livro faz parte de uma série chamada “Amor e Chocolate”. Fui pesquisar pra saber mais e descobri que os protagonistas dos outros livros são diferentes, ou seja, não são continuações. No exterior tem sete livros lançados até 2014, não sei se terá mais algum ou se ele foi o último. Pelo menos não é continuação, porque ao menos dá certa esperança de ter histórias melhores.

Mesmo não tendo curtido muito, eu recomendo o livro, pois não é porque não funcionou para mim, que não funcionará para outros. Tanto que vi várias pessoas gostando do livro e resenhas positivas por aí! 



19 comentários:

  1. Oi Andressa, tudo bem? Gostei bastante da sua sinceridade com a resenha. Já tinha visto resenha super positivas sobre ele, e é bom ler algumas opiniões diferentes. Bom, já é difícil ler um livro quando a gente não gosta de um dos personagens, os dois então, nem imagino como deve ser. Realmente é bem chatinho mesmo quando o personagem se acha tudo de bom e gosta de menosprezar os outros, e pelo que parece acontece com ambos. As vezes isso até melhora e o personagem amadurece, mas parece que não foi muito o que aconteceu aqui.

    Bom, pelo menos houveram alguns pontos positivos. Quando eu li outra resenha também achei legal que mostra o processo de fabricação de chocolate, o marketing, a vende e tudo mais. Deve ser interessante conhecer um pouco mais sobre isso.

    Nossa, eu também sinto uma raiva quando eles caracterizam as pessoas de certa região. Tipo, quando eu leio livros sobre o Rio de Janeiro e falam que teve tiroteio e é muito violento e tudo mais eu já sinto raiva, e imagina um livro que mostra os franceses sendo rudes e não receptivos... só porque um grupo é assim, não significa que todos são.

    Adorei a sua sinceridade e a resenha está ótima!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella!!
      Acho que sinceridade é essencial ao se fazer uma resenha e como eu disse, o fato de não ter funcionado pra mim, não quer dizer que não funcionará para outra pessoa. Sempre que um livro não me agrada muito eu faço o possível para tentar explicar os motivos, porque eles podem ser os mesmos motivos que faça outra pessoa gostar ou sentir o mesmo que eu. E também para justificar uma nota não muito alta para a leitura.
      Também gosto de ver opiniões divergentes sobre um livro, porque posso ter noção do que pode me agradar e desagradar na leitura.

      Obrigada :)

      Excluir
  2. Estou doida pra ler esse livro, gostei muito da sinopse e apesar dessa resenha meio negativa continuo bastante interessada em conferi essa história

    ResponderExcluir
  3. Eu estava doida para ler esse livro, mas depois das várias resenhas que já vi falando que ele não é assim tão bom, perdi grande parte da vontade, ainda mais sabendo que tenho vários outros na minha lista que vão me agradar bastante. E nem sabia que ele faz parte de uma série também. Acho que vou mesmo é me focar nos vários outros que desejo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não sei se leria esse livro. Não sei nada de francês, achei a capa meio infantil (não sei porquê), além de os personagens terem esse jeito arrogante, rude. Claro, a autora teve a oportunidade de não estereotipar uma nação, mas o fez mesmo assim. Acho também que, por outro lado, ela quis desconstruir esse 'sonho' que as pessoas pensam de Paris. É meio que 'não é tudo isso que vocês acham tá?', ou que 'isso é o que o dinheiro faz com as pessoas'. Bom, não li ainda, mas possa ser que no fim, tudo isso se explique... Talvez a curiosidade me vencesse e eu daria uma chance a ele. :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei o nome do livro e me deixou curiosa, mas não me pelo que li da resenha acho que a história poderia ter sido melhor desenvolvida, pois o tema é bem legal.

    bjus.

    ResponderExcluir
  6. Oiee
    Adorei sua opinião sincera pois quero muito ler e é bom analisar os dois lados para não ir com sede ao pote.Eu não fazia ideia que se tratava de uma série,não sei se fico feliz ou triste porque provavelmente os outros não vão ser lançados aqui.E dos personagens não tenho nada a dizer vou ter que ler primeiro pra tirar minhas conclusões,mas já não gostei muito deles se sentirem tão especiais e únicos.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Esse livro nunca me interessou muito, e isso antes de ler alguma resenha dele. Agora me interesso menos ainda. Não gosto de livros com personagens chatos ou arrogantes, e quando eu não gosto dos protagonistas de um livro nem consigo terminar. O livro pode até ter alguns pontos positivos, mas saber que o cara se acha o melhor, e ela acha que dinheiro compra qualquer coisa, não me anima muito a ler não...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Poxa tinha um expectativa enorme com esse livro, pela capa e o nome parecia ser fofinho.

    ResponderExcluir
  9. Oiee!
    Nossa, li uma resenha essa semana que era bem favorável ao livro, e agora li a sua e fiquei perdida rsrs
    Concordo com você que o livro tem suas falhas, mas ainda assim estou bem tentada a dar uma chance a ele, como você mesma falou não é porque não funcionou com você que não vá funcionar comigo. Mas antes de tudo vou procurar uma terceira opinião pra me tirar essa dúvida que foi plantada :D
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  10. Poxa não sabia que teria mais livros, queria ler ele por parecer fofinho, mas quando o livro não é muito elogiado me desanima.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. oi
    a historia do livro em si parece boa mas me desanimei com seu comentário dele não ter te chamado a atenção, acho que não o irei ler pois minha lista esta super hiper mega cheia,e procuro ler livros com mais ação, suspense, aventura e romance e esse não se parece nada com isso. bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie esse livro parece ser moo fofinho e lindooo, amei so o fato de relacioanar viagem com chocolates acho que sempre combinam, a historia deve ser super envolventee ameei a resenha, bjos..

    ResponderExcluir
  13. Realmente fica bastante difícil gostar de uma trama em que os protagonistas não têm química, nem conseguem nos conquistar como casal, ou até individualmente. Outra coisa que não gostei foi essa visão dos franceses. No mais, acho uma pena que os pontos negativos se sobressaíram aos positivos.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Eita história sem graça. Não esperava por isso. Pensava que seria divino.Com um tema desses onde tem chocolates,Paris e romance,pensei que seria tudo de bom. Uma pena. Fiquei triste com isso. Agora não sei sevou ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Não me senti atraída por esse livro e sua resenha só fez com que eu assinasse a decisão de não perder tempo com essa leitura. Tenho milhares de livros maravilhosos pra ler, e não pretendo perder meu tempo com livros mais ou menos...

    ResponderExcluir
  16. Aiii eu to louca para lê-lo!!
    porque parece ser bem divertido e descontraído, to precisando kkkk só to lendo livros sérios, pesados no momento, quero desanuviar kkkkkkkkk
    E por ser numa capital é sempre legal para conhecermos nova culturas, e tem doces que melhora tudo!!
    Quero ler sim!! bjãooo

    ResponderExcluir
  17. Ah Paris <3 O lugar perfeito para romance... Tenho que falar que o orgulho atrapalha muita coisa e não é diferente esses dois, confesso que fiquei apaixonada pela história e louca para conhecer mais da história e desse romance!!! È uma pena que o livro não tenha conseguido te conquistar, espero ter a chance de ler em breve e que seja uma leitura agradável, mas vamos ver né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Noossa Andressa fiquei um pouco desinteressada por esse livro depois de ler sua resenha! Eu estava louca pra lê-lo por se falar em chocolate e se passar em pais! Mas desanimei depois de saber que o casal protagonista são orgulhos e egoístas e se acham as pessoas melhores do mundo, outra coisa que me deixou com um pé atrás foi o fato de haver diversas expressões em francês... Eu nunca estudei francês e fiquei com medo disso atrapalhar minha leitura. Se eu tiver uma oportunidade quero ler esse livro.... Beijos!!!

    Meu Diário

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails