Sons & Ritmos #2: Engenheiros do Brasil


Olá, meus queridos! Como vão? Espero que tenham gostado da primeira postagem da coluna e que gostem dessa também! Então, hoje quero falar sobre uma das maiores e melhores bandas que nosso Brasil já gerou, em minha opinião, claro, a Engenheiros do Hawaii.

A banda brasileira de rock foi formada em 1984, em Porto Alegre, por Humberto Gessinger, o vocal e a guitarra do grupo. Tudo começou com uma greve na faculdade de arquitetura, quando as aulas se estenderiam por mais tempo; assim foram desenvolvidos eventos com alunos que produzissem arte. O nome da banda surgiu como uma resposta à rixa entre os estudantes de Arquitetura (alguns se vestiam como surfistas) e Engenharia, daí o “Engenheiros do Hawaii”.


A banda foi abrindo seu espaço no cenário musical brasileiro da época, de forma lenta e um tanto “revolucionária”. E entre diversas mudanças na formação do grupo, aplacou diversos sucessos, apresentou-se em edições do Rock in Rio e chegou a abrir um show da banda Nirvana. “Os Engenheiros” nem sempre foram bem recebidos pela crítica brasileira, mas, em alguns casos, elogiados pela imprensa internacional. Tiveram períodos de conflito entre os integrantes e de pausa em seus projetos, mas a banda acabara por voltar a produzir.


Com letras marcantes, cheias de poesia e crítica social, as canções da banda tocaram sua geração de jovens e continua a encantar as novas gerações, com títulos como “Pra ser sincero”, “Infinita Highway”, “Somos quem podemos ser”, “Refrão de Bolero”, “Piano Bar”, “Eu que não amo você”, “Terra de Gigantes” e outros hits. Seguindo a tradição de gravar um álbum ao vivo a cada três de estúdio, Engenheiros do Hawaii, lançou doze CDs gravados em estúdio e seis gravados ao vivo, sem contar as onze coletâneas produzidas pela banda.

A banda inspira, envolve e encanta. Ela fez e ainda faz parte da história musical do nosso país, com força e alma. Eles criticaram o ser humano, o estar vivo e o fazer arte. Eles falaram de amor! Eles fizeram música! 

Se você se interessou e quer saber mais sobre Engenheiros do Hawaii acesse o site oficial da banda: http://www2.uol.com.br/engenheirosdohawaii/

E curtam a playlist que preparei para vocês:

PLAYLIST

E aí, gostaram? Tem algum engenheiro por aqui? Comentem!

top

13 comentários:

  1. Oi, gosto bastante de Engenheiro. Mas só passei a curtir o som deles depois de adulto.Quando era adolescente não gostava. Acredito que seja ignorância que todos temos nessa época (no sentido de que não se tem maturidade para entender algumas letras). Eu também gosto das músicas A revoltas dos dândis e Dom quixote. O Humberto Gessinger tem um projeto paralelo com o Duda Leindecker (Cidadão Quem - Banda muito boa) que se chama Pouca Vogal, conhece? Gosto do som deles também. Enfim, bem legal o post. Vou ouvir a tua playlist. Até o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, a banda é incrível, mesmo. Já conhecia alguns outros projetos paralelos do Humberto, mas esse não, vou procurar! Que bom que gostou e até mais!
      Beijos

      Excluir
  2. Tbm gosto muito de Engenheiros do Hawaii ou Humberto Gessinger na carreira solo.
    Tenho o unplugged da falecida MTV e adoro. Amo "Negro Amor".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha Ri com a "falecida MTV"! kkkk Esse unplugged é muito bom, mesmo!!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Victória.
    Eu não conhecia a história sobre a formação da banda, mas adorei, kkkk. Engenheiros é clássico. Duvido achar alguém da geração dos anos 90 (tipo eu) que nunca ouviu uma música deles.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary
      Eu também não sabia muito sobre a formação e ainda nem coloquei tudo, porque não daria no post! kkkk Eu também sou da geração 90 e Engenheiros nos marcou mesmo <3
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Vitória!
    Eu conheço a banda mas não conheço muito as músicas sabe? Devo ter escutados elas por aí com certeza, mas não reconheceria rs
    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathalia
      Isso acontece muito, né? Conhecer a música e não conhecer o artista. Mas espero que você conheça melhor Engenheiros e que goste.
      Beijos

      Excluir
  5. "Nós estamos vivos e é tudo, é sobretudo a lei dessa infinita highway" ♥
    Adoro essa banda <3<3 Conheço desde pequena, mas ouvir MESMO, comecei há pouco tempo. Mas o amor só cresce, viu? haha
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaa! Bate aqui companheira o/ kkkk Também adoro Engenheiros!!! São demais <3
      Beijos

      Excluir

Related Posts with Thumbnails