Projeto Leitura no Vagão

Olá pessoal! Hoje eu vou falar de um projeto que achei super legal, o Leitura no Vagão!


Mas que projeto é esse Andresa? Então, o projeto, elaborado por Luís Fernando Tremonti (de Barra Funda, São Paulo), foi criado para incentivar a leitura nos vagões de trens e metrôs e consiste em "abandonar" livros nos assentos para que alguém o pegue e se interesse pela leitura. Depois, essa mesma pessoa "abandonaria" o livro para que outra pessoa tivesse a mesma oportunidade, formando um ciclo. Além disso, se possível, postar foto com o livro e a hashtag #LeituraNoVagão. 

Na estação Paraíso, Fernando apresenta o folheto do projeto “Leitura no Vagão” (Foto: http://spcuriosos.com.br)


O projeto não se resume apenas em esquecer um livro, ele faz sorteios de vale-livros e de alguns livros de escritores famosos pelo face e pelo twitter, além de brindes. Além disso, ele tenta também, divulgar o trabalho de escritores independentes.

Kit do projeto: marcadores, sacola para  lixo de carro, panfleto e adesivo para colar no livro!

Quando fui abordada no twitter para receber o material de divulgação do projeto, me animei logo, porque tenho vários livros que quero doar e não sabia exatamente para quem ou onde. O material chegou aqui esse mês e quero mostrar aqui pra vocês:

Panfleto que está entre as divulgações que recebi

Marcadores de livro personalizados <3

                                                   Adesivos                                                           Sacolinha para colocar o lixo


Pela hashtag #LeituraNoVagão você encontra no Twitter fotos e relatos de pessoas que participam do projeto!! Em março estarei separando alguns livros e "abandonando-os" nos vagões aqui do Rio. Talvez seja meu pai que vai deixar alguns livros, porque ele pega trem todo dia para trabalhar e eu nunca pego, mas de qualquer forma, meus livrinhos estarão em breve por aí. Espero que quem os encontrar, faça bom proveito e participe, deixando depois o livro para outras pessoas e também poste foto!!

Redes Sociais do Projeto:

Confiram algumas reportagens sobre o projeto na internet: 



10 comentários:

  1. Nossa que legal essa iniciativa.
    Adoro esse projeto, quem dera tivesse mais iniciativas como esta em todos os lugares.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Fernando pela ótima iniciativa e a todos que ajudam esse projeto a crescer. Aqui onde moro tem um projeto parecido, que consiste em doar livros para estantes nos pontos de ônibus.

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse projeto. Espero que ele faça bastante sucesso e saia espalhando-se por esse Brasil a fora. Vamos aguardar e ver os resultados.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Oi! Já conhecia esse projeto e também sigo pelo facebook. Sempre achei bonito quando alguém começava a ler no ônibus ou metrô, ficava fascinada com a capacidade das pessoas se desligarem da vida real para se entregarem a uma história, em meio a barulhos e desconfortos eles conseguiam se concentrar. Parabéns ao projeto, vejo que já se expandiu pelo país, incentivando a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto mais do termo "libertar" ao invés de "abandonar" o livro (coitado!). É uma iniciativa muito legal. O bookcrossing é algo tá pegando no Brasil, em alguns países europeus é bastante comum. Libertar livros para que outros leitores possam lê-los ao invés de ficaram empoeirados (ou pior, consumidos por traças) na prateleira. A SPTRANS, empresa que gerencia o sistema de ônibus da cidade de São Paulo, também fez algo parecido: o Projeto #LivroNaFaixa: http://www.bookcrossing.com/mybookshelf/txlneto/all

    E eu, há alguns anos, libertos livros por ai e até criei pontos de bookcrossing: http://www.bookcrossing.com/mybookshelf/txlneto/all

    Belo blog. Se tiver um tempinho, visita o meu: txlneto.blogspot.com.br.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Amei essa ideia de "abandonar" um livro para que outra pessoa possa ler, pois essa incentivação para fazerem os outros lerem servirá para toda vida! Desejo que o projeto continue crescendo cada vez mais, pois os brasileiros precisam ter o hábito da leitura!

    ResponderExcluir
  7. Acho super legal esse tipo de projeto, incentiva muito a leitura, até nas pessoas que não leem. Só espero que as pessoas sejam boas e honestas e abandonei o livro depois de ler.

    ResponderExcluir
  8. Eu curto muito a ideia e já pensei várias vezes em participar da iniciativa, mas não consigo "abandonar" um livro. Não sou tão desapegada assim!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o projeto, mas amei a iniciativa! Sem dúvida a leitura deve ser muto incentivada. Os criadores estão de parabéns :D

    ResponderExcluir
  10. Essa iniciativa é super válida! ótimo para estimulas as pessoas a lerem, ou até para passar o tempo durante a viagem haha Mas acho que tenho uma barreira muito grande em relação a abandonar um livro :/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails