[Sessão Pipoca] O Abutre


Ficha Técnica:
Título Nacional: O Abutre
Título Original: Nightcrawler
Ano: 2014
Diretor: Dan Gilroy
Elenco principal: Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Riz Ahmed

Muitas produções aventuraram-se no submundo da mídia, mas nenhuma mostrou o presente como Nightcrawler.

Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) é um homem solitário que vive de pequenos roubos. Desde sua primeira aparição, é perceptível que seus valores são falhos. 

Ao descobrir uma nova profissão, Lou é levado por sua ambição e acaba por adentrar em um universo obscuro e desonesto, onde o dinheiro dita e a vida não importa.

O personagem é fascinante e sua loucura, mesmo sendo completamente lúcido, chega a ser palpável. A transformação física de Gyllenhaal chama atenção, mas é sua mudança psicológica a mais marcante. É evidente que o ator estudou seu papel, transformando essa em uma de suas melhores (senão a melhor) interpretações. 


O Abutre é, claramente, de seu protagonista. Mas, isso não tira mérito de seu elenco coadjuvante que conta com Rene Russo em um grande retorno e com Riz Ahmed como parceiro de Bloom e alivio cômico.

A direção de Dan Gilroy, que também assume o roteiro, é surpreendentemente sutil. Tudo mostrado beira o absurdo, mas nada é julgado; nada é discutido. Fica por conta do espectador julgar e discutir o que foi exibido. Ao sair do cinema, a maioria do público irá sentir-se perturbado.

A fotografia é obscura e condiz perfeitamente com a solidão e frieza presente em quase todo longa. Há pouquíssimas cenas diurnas e, quando mostradas, são incômodas. É como se assistíssemos a um vampiro sendo exposto à luz.

Nightcrawler é um filme ousado e fascinantemente cínico. Um clássico instantâneo.



4 comentários:

  1. OI Mariana!! Não conhecia ainda este filme, então adorei a indicação e saber mais um pouco sobre ele, pois adoro o ator e fiquei animada em conferir o filme.E com este trailer ainda mais.Irei procurar na locadora da minha cidade.Espero gostar assim como você!Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mariana.

    Eu tenho ido bem pouco ao cinema ultimamente e nem sabia a respeito desse filme. Nossa pelo trailer eu fiquei bem empolgada para assistir a esse filme. Agora entendi o porque do nome. Depois irei assistir.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
  3. Gente, fiquei lendo o seu post e continuo não entendendo o motivo pelo qual Jake não concorre a melhor ator no Oscar desse ano. Que bafo...

    quero muito assistir esse filme, provavelmente, semana que vem terei uma opinião melhor e volto aqui pra deixar um comentário mais sólido. Gosto de filmes que não são "mastigados" e que botam o espectador pra pensar...:D Muito bom, Mari. :D

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  4. Ultimamente não tenho ido muito ao Cinema, nem olhado os lançamentos também. Estou bem por fora, inclusive. Mas achei esse filme bem interessante. Gosto do Jake como ator. Acho-o extremamente talentoso e carismático. E, pelo que li nesse post, bastante esforçado. Anotei a dica e verei em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails