Top Piriguetagem Literária 2014

Todo fim de ano aparece alguma lista de retrospectiva. Melhores livros, filmes, séries, restaurantes, micos e o que mais lhe der na telha.


A Nanda do blog Viagem Literária criou uma lista muito original chamada TOP Piriguetagem Literária. E toda bookaholic que se preze já deu uma piriguetada básica em algum personagem de livro.

Para quem não conhece o termo ele está no Aurélio TOC Livros e segundo a Luciana Mara:
“De acordo com o dicionário Aureliânus sofre de piriguetismo literário aquele(a) que troca de paixão platônica fictícia toda semana, e usa a expressão 'é meu' quando descreve algum personagem. Este tipo de piriguete usa ou usará óculos e sente frio (característica principal que a diferencia das outras espécies).”

Inspirado no post dela, Eu e as colunistas Ana e Lili fizemos nosso Top Piriguetagem Literária 2014. Vamos relembrar o que teve de melhor no 'departamento masculino' esse ano.


Ana Santiago 

10. Alex, de Delírio
Delírio me causa sentimentos muito contraditórios, mas é uma história fantástica assim mesmo. Eu gosto do Alex por sua coragem, seu jeito direto e explosivo. Eu sempre vou gostar de personagens que têm atitude e correm atrás do que querem, independente das possíveis consequências. E isso define bem o Alex.

9. Chris, de Quero Ser Beth Levitt
O Chris é daquele tipo todo certinho e sensível, meio desastrado. E muito fofo, claro. Praticamente o príncipe encantado dos dias de hoje, ou o mais perto que chegaremos de um.

8. Vincent, de Revenants (Morra por Mim)
Essa série é muito boa, e o Vincent é um perfeito exemplo de cavaleiro misterioso que salva a mocinha. E não é nada difícil deixar que ele lhe proteja, aparentemente. Forte e cheio de segredos no mínimo interessantes.

7. Andrew Parrish, de Entre o Agora e o Sempre
O Andrew aparenta ser largado, sem compromisso, mas é bem o contrário. Ele não faz o tipo meloso, na verdade está mais para boca suja. Mas sempre carinhoso, a sua maneira. Ele sabe o que quer e adora joguinhos e brincadeiras, para completar o pacote, ainda canta e toca violão. Sem esquecer sua sensibilidade que ele tenta ocultar. É irresistível.

6. Henry, de A mulher do Viajante no Tempo
O Henry é praticamente uma inspiração. Dedicado, determinado e ainda por cima romântico. Precisou correr bastante atrás da felicidade. Não deve ser muito legal ser a mulher do viajante no tempo, mas pelo Henry com certeza vale o esforço.


5. Will, de Métrica
O Will é encantador. Professor de literatura e praticante de Slam. Um amante da poesia e poeta incrível. Cheio de surpresas, senso de dever e honra. Luta diariamente para dar uma família ao irmão de nove anos. Tudo de bom.

4. Gabriel, de O Inferno de Gabriel
O Gabriel é um queridinho. Tudo nele grita intensidade. Ele é forte em vários sentidos, mas também sensível. Além de protetor e agressivo, às vezes. Meio bruto, talvez. Bem no estilo imperturbável que depois acaba se rendendo e revelando seus motivos. Ele tem um fascínio muito louco. Protege tanto quanto exerce vontade de proteger.

3. Chaol, de Trono de Vidro
Como eu disse, sempre vou gostar de personagens que lutam. (Nos dois sentidos da palavra) E o Chaol, além de ser letal com a espada, ainda é sensível, sarcástico e gosta de ler. Quase uma raridade. Sem contar sua lealdade e honra, que são admiráveis. E a ferocidade na hora de proteger, então.

2. Quatro, de Divergente
O quatro é um revolucionário, cheio de ideais e melhor ainda, vontade e força para batalhar por todos eles. Inteligente, perigoso e misterioso, seu jeito firme esconde muita coisa. E ainda é instrutor da audácia, e sempre vou gostar de instrutores, principalmente se forem lindos, disciplinados e seguros como ele.


1. Roarke da Série Mortal
O dono do meu coração é e sempre será esse Irlandês lindo, com lábios de poeta e rosto de guerreiro. Moreno, alto, cabelos negros e olhos azuis. Misterioso, protetor, romântico começam a descrevê-lo, mas poderia continuar com intenso. e perigoso. Ele tem tantas facetas e todas são maravilhosas. O brincalhão, o irritado, o convencido. E sempre, o que ama incondicionalmente. Perfeição define.

Lili Oliver

Quero começar dizendo que minha lista não está em ordem de preferência, NÃO! Eu, não saberia escolher dessa maneira. Seria injusto com todos, já basta que nem todos entraram na lista... Simplesmente fui lembrando e escrevendo. Espero que gostem, eu aaaamei meus "amantes de 2014". Piriguetei muuuito! ;)

1- Daniel Colton, de Dangerous to Know & Love, da Jane Harvey-Berrick. 
Geeeeeeeeente! Se existe uma palavra pra descrever o Daniel, seria, phodástico! Se você espera um mocinho perfeitinho, esqueça! Ele é humano, lindo, inteligente, e... Especial! Só lendo pra entender. Recomendo muito essa leitura. Vocês vão chorar, rir e se apaixonar pelo Daniel.

2- Trenton Maddox, de Beautiful Oblivion, da série The Maddox Brothers. 
Tinha que ser um Maddox! Senhor! Que homem é esse?! Vocês conhecem a expressão "calcinhas molhadas", certo?! Bom, simmm, no plural! Quando um Maddox passa, todas suspiram! Morrrrta! Pirigueto meeeesmo! Ansiosa pelo próximo irmão Maddox, vai ter que ser muito bom pra superar o Trenton... 

3- Ridge, de Maybe Someday, da Colleen Hoover. 
Ridge é o famoso mocinho que nos trás contradições. Deveríamos ficar com o pé atrás, mas é impossível! A relação dele com Sidney já começa errada, mas parece tão certo os dois juntos, que é impossível não amar, impossível não torcer, impossível não se emocionar com esse casal! Eu amei o Ridge desde a primeira vez em que ele "falou", amei a maneira como ele "pensava", amei a maneira como ele se "expressava", enfim, com todo esse amor, não virei amante dele (por que ele não quis) pois ele é um personagem, mas é o tipo de cara, que é impossível esquecer! Tantas vezes usada a palavra impossível, só poderia ser possível, se tratando do Ridge, (só quem leu vai entender).


4- Todos os caras, da série The Rocker, de Terri Anne Browning. 
Eu sinceramente, não consegui escolher somente um. Essa banda de rock é muito phoda! E os caras são incríveis! Apaixonantes, apaixonados... Quando amam de verdade, não tem pra ninguém! Quando estamos lendo livros assim, é até um pouco difícil não comparar com a realidade, tenho amigas solteiras que depois dessas leituras, dizem a famosa frase: "Onde estão esses homens dos livros?!". Kkkk... Ninguém sabe, ninguém viu. #procura-se!


5- Grant, de Take a Chance, da série Rosemary Beach. 
Até agora, depois de ler os livros do Rush e do Woods (onde eu aaaaaamei ambos), ainda assim, Grant está no topo desse top 3! Tem algo nele de tão vulnerável, apesar de ser irresistivelmente sexy, seguro de si, amante soberano... Hahaha!, ainda assim, ele trás algo de vulnerável, sensível, que me encantou. #teamgrant 

6- Caleb, da trilogia Despedida de solteira, de Mila Wander. 
Pra quem não conhece, essa trilogia é de uma autora nacional. Li os livros da Mila e amei! Me julguem! Acho que nossos escritores nacionais estão um arraso, e não estão deixando nada a desejar para os nossos amados gringos. Mila, queremos mais livros! Amei o Caleb, nunca, nunquinha, uma mulher espera achar o homem perfeito no mesmo lugar e condições em que a Amande encontrou essa raridade... Mas tenho certeza que ela não se arrepende e que valeu super a pena. Por favor! Um Caleb para cada mulher solteira! Deveria ter delivery... Hahaha! 

7- Garth Black, da série Lost and Found de Nicole Williams. 
Eu amei o peão bonzinho (amor da vida da Andresa) Jesse "bundinha linda" Walker, mas gente, o que é aquele peão bad boy Black?! Pelo amor! Cara mau no seu ápice! Mas mesmo antes de eu conhecer o cara por trás de toda aquela "fachada", eu me encantei por ele, (okay, podem me chamar de surtada, mas não posso evitar!), acho que é porque no fundo, eu já sei que todo bad boy, foi ferido, e tem uma história triste pra contar. Quer coisa mais "ownnn" que isso?! Dá vontade de cuidar...


8- Colton Donavan, da trilogia Driven, de K. Bromberg. 
Falar do Colton é praticamente inapropriado para menores de 18 anos. Quem já leu Driven, sabe do que estou falando. Playboy irresistível, amante enlouquecedor, e... Piiiiii! +18 Hahaha... Suspira até a morte!


9- Jack, de Mar de Rosas, segundo livro da série Quarteto de noivas, de Nora Roberts. 
Ainda não li o último livro, Felizes pra sempre, mas dos três primeiros dessa série, o Jack foi o melhor mocinho. Apaixonei pelo jeito divertido e sexy de ser, desde a primeira página. Me ganhou total! 

10- Josh Walker, de Full Measures, de Rebecca Yarros. 
Josh, com toda certeza se encaixa na expressão: "O genro que toda mãe gostaria de ter". Que perfeito! Sofri juntamente com ele, achei que December, foi um tanto má com ele, ela teve um pouco de razão, okay, mas isso não impediu do meu coração quebrar com ele. A melhor parte, é que foi colado pedacinho por pedacinho no final... Super recomendo!


Andresa Dias

Esse ano a coisa foi bem fraca pra mim e não conheci muitos homens que me fizessem perder o fôlego, infelizmente. A lista está bem curtinha e sem uma ordem específica!  :( 

1- Garth Black de Finders Keepers (Série Lost and Found de Nicole Williams).
Como eu disse na postagem do ano passado, essa série (que na verdade é trilogia, pelo menos até agora rs) é muitooooo amor! E um dos meus mais queridos e amados personagens é o  Jesse *bundinha linda* Walker (como a Lili deixou constatado acima). Mas, secundário nos dois primeiros livros e protagonista no terceiro, temos Garth Black, o caubói bad boy (pois é isso mesmo), que faz tudo errado, pisa na bola em vários momentos, mas que você sabe que tem toda aquela carga pesada no passado que o tornou desse jeito e que no fundo ele é totalmente diferente.


2- Smith Sullivan de Perto de Você (Série Os Sullivans da Bella Andre). 
Porque não pode faltar um Sullivan nessa listagem né gente! Sinceramente, todos os Sullivans são parecidos,  sempre lindos, trabalhadores, bem sucedidos, com um belo relacionamento com a família e totalmente hot! Smith é o galã de cinema da família, gentil, doce, carinhoso, um cara de família... aiai #Suspira. Acho que Smith é meu Sullivan preferido! (PS: acho a capa do livro muito feia e nada a ver com o Smith que eu imagino).

3- Chaol, de Coroa da Meia-Noite (Série Trono de Vidro da Sarah J. Maas). 
Chaol é praticamente um personagem secundário, que ganha muito destaque, e que eu passei a amar desde o primeiro livro da série. Ele começa meio ignorante, mas aos poucos vamos conhecendo sua verdadeira personalidade. Adoro personagens leais e Chaol é exatamente isso. E como a Ana disse acima, ele é sensível, sarcástico, luta pelo que acredita e para complementar gosta de ler. Irresistível!

4- Ridge, de Maybe Someday, da Colleen Hoover. 
Assim como a Lili, eu me encantei pelo Rigde. Ele tem seus defeitos e havia momentos em que eu queria socá-lo, mas ele também tem uma bagagem pesada e um passado triste. Como a Li disse, a relação dele com a protagonista começa errada, mas eles são tão perfeitos um para o outro que fica difícil ser racional na hora de torcer para eles. Ele é músico e sua maneira de se expressar e "falar"  e "sentir" me encantaram. É provável que quem não leu não vá entender o porquê das aspas em algumas palavras, como eu e a Lili fizemos, mas talvez vocês entendam melhor quando postarmos a resenha dupla do livro, ou então quando ele finalmente for publicado por aqui (se é que vai ser, espero que sim).

5- Bernardo de O Homem Perfeito de Vanessa Bosso. 
Além de lindo, é medico, bem sucedido, carinhoso, paciente, honesto, fofo.... suspira! Bernardo é o tímido nerd que virou médico gato, mas que nunca deixou aquela essência gentil de ser. É inteligente e educado. Resumindo, é o sonho de toda mulher e praticamente "O homem perfeito". Mas é uma pena que um desses, eu só encontro nos livros! Deveria existir um molde desse homem para a felicidade de todas as solteiras!



Deixei a lista com apenas 5 delícias porque esses são os que arrebataram meu coração, mas vou fazer uma listinha de menções honrosas para outros que gostei também, mas que não piriguetei tantooooooooo assim rs!

* Rodrigo de As Batidas Perdidas do Coração. É um personagem secundário que merece destaque, super fofo.

* Bernardo de As Batidas Perdidas do Coração. Pra ser sincera, eu poderia listar quase todos os personagens masculinos desse livro. Mas como são secundários, não os conhecemos tanto assim pra poder falar muito, mas em breve o livro do Bernardo chega (As Batidas... #2) pra gente conhecer um pouquinho mais.

* Sebastian de Sem Clima para o Amor. Olhos verdes (adoro), bronzeado e barriga tanquinho. E um quote do livro para resumir o que quero dizer sobre ele: "Se havia um homem que podia engravidar apenas com o olhar, esse homem seria Sebastian Vaughan."

E acho que é isso... tem o fato de eu ter uma memória muitooooooo ruim e eu possivelmente deixei de colocar alguém na lista... acho que preciso começar a fazer uma listinha começando em janeiro pra poder lembrar bem de cada personagem! rs.


E aí galera, quem vocês piriguetaram esse ano???  Contem pra gente!!!  

5 comentários:

  1. xeeeeeente adorei essa lista HUAEHUAEHUAEH e farei!
    atualmente nem estou vivendo um poliamor literário pq o Trenton Maddox me conquistou de um jeito que eu nem lembro mais qual é o meu nome #sos

    besos
    ~nathália
    www.livroterapias,com

    ResponderExcluir
  2. Amei nossas escolhas meninas! Hahaha... Desa, sua memória daria um livro! Também, tanta coisa na cabeça... ;)

    Bb!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!! Com toda certeza, Four e o Chaol são meus favoritos. Mas eu teria acrescentado o Sr. Hamilton, de A Ruiva Misteriosa. Ele é um pouco utópico demais, mas gosto dele.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro esse TOP Piriguetagem Literária, acho muito legal e até penso em fazer esse ano.
    São tantos amores literários que fica até difícil escolher né?

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adoreeeeei. As meninas ali super entusiasmadas e eu com essa cara de séria... Olha, é só a cara, ooops. Ai ai melhor eu me calar.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails