Resenha: Breakable de Tammara Webber

Título: Breakable
Série: Contornos do Coração #2
Autora: Tammara Webber
Editora: Verus
Gênero: New Adult, Romance
Ano: 2014
Páginas: 364
Compare preços
    
Sinopse: Landon Lucas Maxfield teve uma infância privilegiada, levando uma vida tranquila com os pais e tendo um futuro promissor à sua frente até que uma tragédia impensável destruiu sua família e o fez duvidar de tudo que um dia pareceu tão certo. Agora um intenso e enigmático homem, Lucas só quer deixar o passado para trás. Quando ele conheceu Jacqueline, foi fácil desejar ser tudo aquilo de que ela precisava. Mas se há uma coisa que a vida lhe ensinou é que a alma é frágil e que todos os seus sonhos podem ser destruídos em um piscar de olhos.

Amor não é a ausência de lógica, mas a lógica examinada e recalculada, aquecida e encurvada para se encaixar, dentro dos contornos do coração. [Pág. 289]

Em Easy conhecemos Jacqueline e Lucas e o romance que nasceu entre eles, sob o ponto de vista de Jackie. Em Breakable, vamos conhecer um pouco mais do enigmático e misterioso Lucas, seu passado de tragédias, e vamos rever o nascimento do amor entre o casal através dos olhos de seus olhos. 

Os capítulos são divididos entre Landon e Lucas. Os dois são a mesma pessoa, mas os capítulos de Landon, contam seu passado, a tragédia que viveu e como foi crescer e se tornar a pessoa que é hoje. Enquanto Lucas narra os acontecimentos atuais na universidade, sua vida, seu trabalho e sua paixão por Jacqueline.

Em Breakable, Lucas me deixou confusa. Em Easy, ele tinha todo o tom misterioso, mas agora que vamos vendo seu passo a passo em relação à Jackie, eu desencantei com o personagem. Achei suas atitudes meio “stalker”, ao invés de românticas. E eu não o entendia, porque havia momentos em que ele deixava claro que não merecia a garota, mas ao mesmo tempo fazia de tudo para se aproximar dela. Foi um pouco contraditório. 

Eu queria essa garota, mas não me apaixonaria por ela. Ela merecia o coração de alguém. Alguém honesto e leal. E eu não era esse homem, por mais que quisesse ser.

Ao longo do livro vamos conhecendo o Lucas desde seus 13 anos, a tragédia que acontece em sua vida e a muda para sempre, como ele lida com a culpa que ele acreditar ter, sua adolescência, a mudança para uma nova cidade, nova escola, fazer novos amigos, as paixonites, os hormônios à flor da pele, quando surgiram suas tatuagens, seus piercings, suas perdas, o relacionamento ruim com o pai... até sua fase atual, 21 anos. Vemos a diferença entre ele mais jovem, perdido, ao atual.

"Não conseguia entender o sentido dessas coisas ou o valor que tinham para mim, quando cada uma delas era ligada à perda de algo que eu não queria ter perdido."

É um livro que aborda muitas coisas, inclusive drogas, álcool e sexo. Se em Easy as coisas eram picantes pelo ponto de vista de Jackie, imagine pelo ponto de vista de Lucas, que já no início da adolescência descobriu a relação sexual e não perdia a oportunidade quando ela aparecia! A diagramação é boa, bom tamanho de letra, páginas amarelas e a capa segue a original, com o casal estampando-a, mas com um destaque maior no rosto de Lucas.

Pra ser sincera esse livro me deixou desanimada. Eu gostei de Easy, não achei maravilhoso nem amei, mas tinha gostado bastante. Mas pelo ponto de vista de Lucas, a coisa mudou de figura. Claro que ele salva Jackie e tal, mas muitas atitudes dele me incomodaram e muito.

O que me incomodou nesse livro:
  • Não entendi toda a fascinação de Lucas por Jacqueline, apenas ao olhar pra ela durante as aulas, enquanto ela estava com o namorado (que era um babaca). 
  • O fato dele a perseguir no campus, encarando-a na sala de aula, no local de trabalho, locais que ela frequentava, desenhando-a... tudo sem falar um oi com ela, sem demonstrar sua existência. 
  • A maioria dos capítulos do passado dele eram chatos e pra mim era muita enrolação e muita coisa desnecessária. 

O que se destacou positivamente:
  • O relacionamento de Lucas com o avô, ou mais propriamente o avô de Lucas.
  • A família Heller, que cuidou de Lucas em vários momentos. Especialmente Charles Heller, amigo, professor, protetor e como um pai para ele. 

Breakable acabou com a imagem que eu tinha de Lucas. É uma pena porque gostei dele em Easy. É uma questão de gosto, pra mim não funcionou, mas a maioria das pessoas tem gostado e amam ainda mais o Lucas, então vai na fé e eu torço para que funcione melhor para vocês, do que foi pra mim. E recomendo ler Easy primeiro. 

Eu estaria mentindo se dissesse que o livro inteiro foi uma decepção, pois não foi. Quanto mais eu avançada a leitura, menos chateada eu ficava. Então, posso dizer que parte dele me agradou, enquanto outra não. No fim das contas o livro foi mediano pra mim, pois apesar de ter uma parte que eu gostei, não posso ignorar tudo que me incomodou.


2 comentários:

  1. Amei o livro Easy, estou bastante interessada em ler esse também e conferi essa história pelo ponto de vista do Lucas.

    ResponderExcluir
  2. Nós dois fazemos partes da minoria: gostamos bem mais de Easy do que esse.
    O ponto de vista masculino é muito mais sexual, e achei umas passagens meio vazias na parte do Landon, como por exemplo a Melody ter saído de cena daquela forma, meio que sem mais nem menos.
    Acho que se for para continuar a série, que seja com a personagem Erin, pois adorei ela

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails