Resenha: A Namorada do Meu Amigo de Graciela Mayrink

Título: A Namorada do Meu Amigo
Autora: Graciela Mayrink
Editora: Novo Conceito
Selo: Novas Páginas
Gênero: Romance
Ano: 2014
Páginas: 336
Sinopse: Quando voltou das férias de verão, Cadu não imaginava a confusão em que a sua vida se transformaria. Era para ser um ano normal, mas ele entrou em uma enrascada e está correndo o risco de perder a amizade do cara mais legal do mundo. O que fazer quando a namorada do seu amigo vira uma obsessão para você? Os churrascos da turma da faculdade talvez ajudem a esquecer Juliana, e, se depender do esforço do divertido Caveira, não faltarão garotas gente boa para preencher o coração de Cadu. Mas não adianta forçar... Quem consegue mandar no coração? Alice, a irmã de Beto, é só mais uma das dores de cabeça que Cadu tem que enfrentar. A vida inventa cada cilada!

Cadu, Beto e Caveira, são amigos de infância. Juju era a vizinha de frente de Cadu que sempre o perturbou dizendo que um dia eles se casariam. Eles tinham 12 anos e ela tinha 8 quando Juju e sua família se mudam para outra cidade. Agora com 20 anos, Cadu volta das férias da faculdade e descobre que a menina que ele sempre ‘odiou’, está de volta. O que ele não esperava era encontrar uma linda menina de 16 anos, que mudou completamente e que ele acabaria se apaixonando perdidamente. Só que agora ela está namorando seu melhor amigo amigo Beto. Será que ele conseguirá resistir à tentação de ficar com ela e trair o amigo?

[...] Foi algo inexplicável, nunca tinha acontecido antes; sempre fui um cara racional, e esse lance de sentir atração imediata nunca funcionou comigo. Pelo menos até aquele momento.

A trama de certa forma me chamou atenção quando soube do livro, mas eu pensei que a história seguiria outro rumo. Uma das coisas que eu não gosto em um livro é a tal ‘paixão instantânea’. Esse lance de você dar de cara com a pessoa e pronto, já achar que está apaixonado por ela ou que ela é o amor da sua vida, não cola pra mim. Gosto de um bom desenvolvimento e de uma paixão que acontece aos poucos. Esse foi um dos motivos de já ficar com o pé atrás. Afinal, Cadu dá de cara com Juliana e já sofre de “paixão súbita”. Não me convenceu.

[...] Por mais que eu tentasse, não conseguia parar de pensar em Juliana desde que a revi.

Um tópico que não gosto nadica de nada é traição. Não precisa ser a traição física em si, mas até certos pensamentos já me tiram do sério. Foi outro motivo que me fez desanimar com a leitura. Claro que é algo que acontece na vida real, e é algo que eu particularmente desprezo tanto na vida real como nos livros, então isso já atrapalhou minha leitura. Independente do personagem ficar com a namorada do melhor amigo ou não, o fato dele invejar o amigo por estar com com a garota ou de pensar em ficar com ela, de não fazer nada a respeito pra tentar se afastar e esquecer a menina ao invés de fazer de tudo pra ficar perto dela, me irritou bastante! 

[...] - Só preciso organizar minhas ideias.
- Não tem que organizar nada, seja prático. A Juliana ama o Beto, o Beto ama a Juliana. Não tem lugar para você nessa história. A Alice ama você, então tente corresponder.
- Nossa, você sabe ser sutil.
- Você não precisa de sutileza neste momento.
Também me incomoda quando um personagem fica com alguém para esquecer a outra pessoa, sendo que esse alguém gosta dela e acaba saindo magoado no fim das contas.

[...] - A culpa é sua, sabia? Você não faz nada para isso acabar. Você não tenta gostar da Alice e ainda fica perseguindo a Juliana.
- Eu não estou perseguindo a Juliana. - Dei um passo para trás, com as mãos levantadas em defesa.
- Eu sei que você foi atrás dela ontem.

Cadu foi um personagem que não gostei, muito repetitivo nos pensamentos e atitudes, mas seus amigos eram interessantes. Caveira foi o personagem que mais me agradou por ser o mais sensato de todos. E apesar dele ser um tremendo mulherengo, ele era um bom amigo. Juliana também não foi tão ruim, ela era cautelosa, mas não teve muito destaque. Alice só ficou atrás de Caveira como os personagens que gostei. Beto, não tenho muito o que falar, eu gostei dele, mas também não foi amor rs.

A narrativa da autora é agradável, a diagramação é boa e a capa é uma graça. A história passa sob o ponto de vista de Cadu. Mas infelizmente a história não deu pra mim. Fui arrastando a leitura e quase abandonei algumas vezes. O “quadrângulo” amoroso, não me agradou. Enquanto lia, eu sentia que era basicamente o 1 que gostava do 2 que gostava do 3 que gostava da 2, mas namorava com a 4. Confuso não?

Quero que compreendam que foi uma leitura que particularmente não me agradou, pelos motivos acima, mas que acredito que vai agradar à muitas pessoas. Se você é diferente de mim e não se importa tanto com esses fatos que me incomodaram, caia dentro e leia!



11 comentários:

  1. Andresa, como compartilho de sua opinião quanto a traição e inveja, a ponto de desprezar tanto na vida real quanto em livros... creio que minha opinião não seria tão diferente da sua a respeito da leitura. Foi o que ocorreu comigo em UM DIA... não suportei o livro. Li mas detestei.

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo super a sua posição quanto a questão de traição... Mas, particularmente, nos livros isso não chega a me incomodar, até pq, ainda não li essa história, mas em muitos casos mesmo que a pessoa tente parar de pensar na outra isso não chega a acontecer... Me interessei bastante por esse livro desde que o vi pelo primeira vez, e inclusive já tenho ele, só esperando para ler... Pode ser que eu também não goste, mas de qualquer forma vou ler até pra saber se isso que você apontou vai me desanimar também...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  3. Te compreendo completamente: livros que falam sobre traição também não conseguem me prender muito. Paixão instantânea então, nem rola.
    A premissa não é totalmente ruim, mas acho que esse livro não me agradaria por completo, então certamente não leria. A lista de leitura está grande demais para perder tempo. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei bastante do outro livro dessa autora, porém estou um pouco com pé atrás para ler este exatamente por essa questão de traição.
    A grande maioria dos livros que li e que têm esse enredo eu acabo não gostando muito e me irritando bastante com os personagens.
    Pretendo fazer essa leitura sim, porém não por agora.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu estou com este livro aqui e o tema abordado não me agrada também rs,
    eu não acho legal traição, e você se dizer apaixonado pela pessoa e sair com outra..também não me convence.
    Eu vou le lo, pois ja tenho, quem sabe eu goste...
    mesmo não achando o tema abordado tão legal,
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Andresa, como vai?
    Confesso que esse livro não me atraiu em nenhum momento.
    Ao ler a sua resenha já detectei algo que também me incomoda: essa paixão instantânea. Acredito que ela possa acontecer e tal, mas acho que escrever sobre isso já é muito batido, rs!
    Grande beijo e até a próxima ♥

    Thati;
    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
  7. Bom, a sinopse deste livro nunca me chamou a atenção - pra falar a verdade, achei boba - e a sua resenha só veio a confirmar isto. Ando meio cansada desses drama bobos de NA.

    ResponderExcluir
  8. Terminei de ler esse livro faz pouco tempo e ... Fiquei muito decepcionada, sério :( Eu li o primeiro livro da Graci, o "Até Eu Te Encontrar" e é MARAVILHOSO, amei, super indico, leia assim que puder. Dai fiquei esperando super ansiosamente pelo segundo e quando comprei tava super emocionada, queria ler logo. Dai eu li. E tipo, cadê o resto da história? Como assim acabou desse jeito? Porque fez isso comigo?
    Eu amo demais o jeitinho da Gra de escrever, os muitos diálogos, a forma como ela fala sobre o dia a dia dos jovens, é muito gostoso. Mas dessa vez, sei lá. Talvez eu estivesse esperando demais, né?
    Não senti o amor do Cadu pela Juju, e ela nem apareceu direito. Senti muita falta de romance, que é o que eu mais amo. E aconteceram algumas coisas que não são tão "reais/normais", tipo a atitude da Alice, fiquei tipo, meu Deus, o que foi isso que ela fez, plmdds. E o Cadu ficou o tempo inteiro "ah, não quero perder a amizade, mas faria de tudo por ela, porque estou apaixonado", você pensa em duas hipóteses, ou realmente vai lutar por ela até ficarem juntinhos ou conseguir esquecer e manter a amizade. Só que não acontece nem um e nem outro, tipo, como assim acabou desse jeito, tem que ter maaais, socorro. E algumas cenas eu ficava pensando o que poderia vir a acontecer. Por exemplo na viagem deles pro desfile, nossa, fiquei esperando tanta coisa e não aconteceu NADA. E a apresentação do trabalho, achei que o Cadu ia usar pra tentar defender o caso e se defender ao mesmo tempo, tipo se explicando, algo assim sabe? E também não aconteceu NADA. Quando tava terminando as páginas eu fiquei desesperada D: Mas de qualquer forma eu gosto muito da forma que a Gra escreve e com certeza comprarei todos os próximos livros dela, haha.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você em relação à traição. E não falo apenas em traição entre o casal, mas entre amigos também. Outra coisa que também fico "P" da vida nos livros é essa paixão instantânea que você falou. Isso é surreal. Livros que os autores insistem em inserir isso, já perdem alguns créditos comigo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo plenamente com você. Traição é um tema que eu não consigo engolir, tanto em livro, quanto na vida real. E só por isso, já seria um bom motivo para não ler A namorada do meu amigo, mas ainda tem personagem com pensamentos repetitivos? Suficiente para passar longe hehe

    ResponderExcluir
  11. De imediato quando vi a capa achei que a história fosse fantastica, mais quando li a sinopse minhas expectativas desabaram.
    Não sei se ainda irei ler, ou se vou abandonar a vontade de le-lo. Quem Sabe...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails