Resenha: A Última Nota de Felipe Colbert e Lu Piras

Título: A Última Nota
Autores: Felipe Colbert e Lu Piras
Editora: Novo Século
Ano: 2012
Páginas: 260
Compare preços

Sinopse: Quando Alícia Mastropoulos se apresenta pela primeira vez como a principal violinista na Orquestra de sua Universidade, ela não tem ideia dos acontecimentos que este fato desencadeará. Decidida a tocar uma composição inédita deixada por seu falecido avô em vez da música programada, ela se emociona e erra a última nota, mas ninguém parece perceber. No dia seguinte, recebe a notícia que um jovem desconhecido é encontrado no coreto próximo ao local da apresentação e levado para um hospital. Quando acorda, ele não se lembra de nada, apenas chama pelo nome dela. Ele, o belo e misterioso rapaz de olhos azuis, é exatamente o que Alícia precisa evitar. Porém, a aproximação entre os dois se torna inevitável quando ela descobre que sua avó, Cecília, tomando conhecimento do caso, hospedou-o e ainda lhe deu o nome de Sebastian. Preocupada, Alícia pede que sua avó o afaste de casa, antes que a situação traga problemas para sua família e para o seu namoro com Theo. Percebendo a relutância da avó e incomodada com a proximidade cada vez maior de Sebastian, Alícia decide apressar o noivado com Theo, para a satisfação de seus pais, que veem com bons olhos um casamento entre duas famílias tradicionais gregas. Só que, aos poucos, ela começa a descobrir uma intensa atração pelo rapaz desconhecido, que a levará a entender, enfim, o mistério que o envolve, a resgatar histórias do passado e a tomar importantes decisões para o futuro.

Poucas coisas são capazes de tocar e transmitir sentimentos de forma tão intensa. Capazes de transportar, de fazer reviver. Poucas coisas alcançam nosso âmago. Nos fazem chorar, viajar, sorrir e sentir. Poucas coisas são tão perfeitos relicários de lembranças, momentos, saudades, amor. E uma dessas raras coisas nós chamamos de música. Música que encanta, envolve e enlaça. E era por essa magia que Alícia Mastropoulos deixava-se levar todos os dias, em companhia de seu inseparável violino.

Filha de uma família grega que decidira manter rigorosamente as tradições, ela persegue o sonho de se tornar uma grande violinista, sem o apoio dos pais. Apesar de respeitar e admirar a cultura grega, ela jamais experimentara o fervor em seguir tudo a risca presente nos pais, e isso lhe traz algumas dificuldades. Sua vida era perfeitamente normal, com as aulas na faculdade, os passeios com o namorado não tão empolgante e os períodos passados ajudando a mãe no restaurante grego da família. Tudo muda quando, em um recital, ela decide tocar uma música composta por seu avô, ao invés da que estava programada. E ainda, erra a última nota. Sebastian, misterioso e inescrutável, surge do nada em sua vida, e Alícia embarcará em uma viagem sem volta, rumo a descobertas, emoções e decisões importantes.

- A vocação e a magia são filhas da perseverança. Quando você toca, você faz música. Quando você acredita, você faz magia.

A última nota começa por ter uma premissa criativa e instigante. Escrito eximiamente a quatro mãos, é narrado em primeira pessoa, por Alícia. A linguagem é confortável, mantendo-se no limite do formal e informal, com um humor refinado e um ritmo agradável. Cada palavra parece ter sido escolhida a dedo, para fazer sentir e pensar. 

Alícia começa a história bastante influenciável, um pouco maleável, mas isso logo muda. Muitas vezes me incomodei com algumas atitudes dela, seu jeito mimado e um tanto quanto egoísta. Mas isso passa com o tempo. Ela acaba por se tornar bem forte e resoluta. Sebastian é uma grande incógnita, encantador e doce. A história é centrada nos dois, o que foi no mínimo arriscado, mas deu muito certo.

"Quando você falou meu nome pela primeira vez, eu me enxerguei no seu olhar. Foi como ver o meu reflexo sob sua perspectiva. Você nunca me viu como alguém deslocada, insegura ou alguém que eu fingia ser. Você sempre me viu como eu sou. A verdadeira Alicia. Simplesmente Alicia. Eu... - suspirei - me apaixonei por você."

Outro ponto bacana são as informações sobre a cultura grega sutilmente inseridas na história, nos lugares certos e sem exagero, achei fantástico. Fico sem palavras para comentar o final. Algo que me prendeu na trama foi o ar de mistério que a envolvia, e o final eleva isso bastante. Tive sentimentos contraditórios sobre. Eu entendi a proposta dos autores, acho que foi até bem empregada, mas mesmo assim não resisto a querer mais informações e esclarecimentos.

"O destino é como uma pauta musical que se reescreve sozinha."

A última nota é um livro leve, despretensioso, doce e encantador. É para todos que estejam dispostos a se entregar a uma certa magia, que só quem consegue se envolver com a história é capaz de entender. Um livro sobre escolhas, destino, desafios. E mais uma vez, nossa literatura nacional surpreendendo e dando um show de talentos.

"Eu esperei por você no prelúdio e esperarei até soar a última nota."

*Descrição da capa: Encontramos Alicia com a cabeça apoiada em seu violino ocupando a metade esquerda da capa e na outra metade temos o céu azul com algumas nuvens. Título e autores em letras brancas e a frase: "Ela nunca pensou que a música transformaria sua vida... até aquele dia.".


* A descrição da capa é algo que utilizamos no blog para que os visitantes que possuam alguma deficiência visual possam ter uma ideia de como seria a capa, pois os mesmo utilizam uma ferramenta de áudio para ler a resenha.


8 comentários:

  1. Estou com esse livro para ler mas ainda não li, foi bom ler sua resenha e saber o que vou encontrar nele. Escolhi o livro por causa da música, e espero que goste, pelo menos um pouco.

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar desse livro mas nunca tinha me interessado pela estória..agora já tá incluido na minha listinha ^^
    Super fofo seu blog..estou seguindo :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Acho que nunca li uma resenha que conseguisse transmitir tanta emoção quanto essa. Fiquei até arrepiada!
    Não conhecia esse livro, mas com certeza me despertou a curiosidade.
    Achei mais que incrível a ideia da descrição da capa, não conhecia antes.
    E livros com música também, sempre são incríveis.
    Beijos

    http://entrelinhaslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu li sua resenha e fui olhar minha estante, e eu tenho esse livro..ja nem lembrava mais e ainda não li..minha estante precisa de uma organização urgente, livro lido misturado com não lido rsrs.
    Eu comprei exatamente por ter musica nele rs, so fiquei preocupada com o final..eu não sei se vou gostar..pelo que vc comenta acho que ele fica meio aberto ou não ficam juntos rs..estou certa..
    mas vou ler logo o meu, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Aninha !
    Fiquei encantada com a sua resenha.. É a primeira vez que ouço falar do livro, e você já me deixou com aquelaa vontade de devora-lo ! Amo livros que fazem menção a música porque acho que o livro fica mais leve, mais doce .. E é uma delícia de ler .. Achei a Alicia um tanto quanto chatinha no começo da resenha, mas acho que ela descobriu o que é realmente ter o coração pulsando por alguém .. Amei o livro *-*

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana,

    Que livro mais doce, quanta emoção na sua resenha.
    Eu tambem adoro a cultura grega e é bom saber que os autores fazem algumas citações a essa cultura. Imagino que o livro seja um pouco contraditório, pois alem de ser um desconhecido para todo mundo, Alicia ainda tinha outro namorado, o qual iam ficar noivos. Eu nem sei por qual casal torcer.

    ResponderExcluir
  7. Oi Aninha!! Sempre vi este livro em promoções, e nunca me despertou o interesse,mas um dia li uma resenha positiva sobre o livro e me encantei com o livro, mas confesso que ainda não o adquiri, mas depois de ler estas tua palavras me emocionei e com certeza assim que o livro entrar em promoção irei me lembrar de tua resenha e não pensarei duas vezes antes de adquiri-lo!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um livro muito bom, Não sabia que tinha um pouco da cultura grega, bacana, ainda mais sendo um livro nacional, agora fiquei muito interessado no livro, e no final que vc disse que nao tem palavras.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails