Resenha: Desafio de C.J. Redwine

Título: Desafio (Defiance #1)
Autora: C.J. Redwine
Editora: Novo Conceito
Gênero: Fantasia
Ano: 2014
Páginas: 368
Compare preços
Sinopse: No interior das muralhas de Baalboden, à sombra do brutal Comandante da cidade, Rachel Adams guarda um segredo. Enquanto as outras garotas fazem vestidos e obedecem a seus Protetores, Rachel é capaz de sobreviver nas florestas e de manejar uma espada com destreza. Quando seu pai, Jared, é declarado morto em uma missão, o Comandante designa para Rachel um novo Protetor: Logan, o aprendiz de seu pai, o mesmo rapaz a quem Rachel declarou o seu amor há dois anos, e o mesmo que a rejeitou. Com nada além da forte convicção de que seu pai está vivo, Rachel decide fugir e encontrá-lo por conta própria. Mas uma traição contra o Comandante tem um preço alto, e o destino que a aguarda nas Terras Ermas pode destruí-la.

Quando o pai de Rachel não volta a Baalboden após uma missão, ele é dado como morto e a guarda de Rachel é entregue em testamento ao aprendiz de seu pai, Logan. Há dois anos, quando fazia seu 15º aniversário, ela se declarou a ele, que a rejeitou e desde então, ela faz de tudo para ignorá-lo. Com a certeza de que seu pai ainda está vivo e provavelmente em perigo fora das muralhas de Baalboden, ela acaba fugindo atrás dele e Logan, como um bom Protetor, vai junto. Eles acabam sendo descobertos, Logan é preso e ela é obrigada a partir em uma missão para o Comandante nas Terras Ermas, um lugar que abriga uma criatura terrível apelidada de “O Maldito”. Os dois terão que correr atrás de sua sobrevivência e arrumar um jeito de se encontrarem ao mesmo tempo em que buscam vingança contra o Comandante.



Logan tem 19 anos e tudo o que desejava era aperfeiçoar seus conhecimentos para se livrar da tirania do Comandante. Ele é órfão e rebelde, mas foi acolhido quando morava nas ruas por Jared, pai de Rachel e por isso tem de largar tudo o que desejava para cuidar e proteger Rachel. Ele é um personagem forte, que perdeu a mãe de uma forma muito cruel a mando do comandante e desde então virou pária da cidade. É inteligente, inventor e sempre pensa antes de agir, calcula todas as possibilidades e visualiza tudo a sua frente, estando sempre prevenido, imaginando as situações possíveis que podem acontecer.

Já Rachel é o contrário, age antes de pensar, e isso me irritou em vários momentos. Ela tem seus atributos positivos, mas não foi uma personagem que me cativou. Ela está prestes a fazer 17 anos, é impulsiva, tem um gênio forte, é independente e dará muito trabalho para ele. O romance não me fez querer torcer horrores pelo casal, eu gostei, mas não fiquei empolgada como em outras leituras.


A narração é feita em primeira pessoa e dividida sob o ponto de vista de Rachel e Logan. A diagramação é simples, sem floreio, mas a formatação está muito boa, fonte, tamanho da letra e margens boas para leitura. Os capítulos são curtos e a divisão entre os personagens nos dão uma visão bem ampla de tudo que acontece. 

Desafio envolve fantasia, romance e aventura. Muitos dizem ser um livro distópico, eu discordo (pelo menos nesse primeiro volume). Há um ditador no comando, há pessoas que não gostam disso, mas nem por isso eu vi distopia nele. O Comandante é um tirano cruel que não mede esforços para conseguir o que deseja. Há momentos em que parece que estamos numa era medieval, as armas utilizadas são espadas, flechas, etc., mas ao mesmo tempo há uma tecnologia utilizada na história que me fez perder a crença na era medieval, não consegui me situar exatamente na época em que se passaria o livro. 

Gostei do livro, mas houve momentos em que me irritei com os personagens, principalmente Rachel, e também com a enrolação da história. Metade do livro se passa com os personagens tramando e se organizando em Baalboden e a metade final nas Terras Ermas. Talvez um pouco menos de texto e mais ação no início faria com que a leitura me fosse mais prazerosa, mas boa parte final do livro teve bastante ação e acontecimentos que me deixaram curiosa para saber mais sobre a história e o que vem a seguir. Para quem gosta de fantasia e romance, é uma boa pedida. Eu com certeza irei ler a sequência “Deception”, ainda sem previsão por aqui.




10 comentários:

  1. Nossa que pena que você não curtiu tanto livro, eu estou bem empolgada por ler..espero não me decepcionar rs.
    O livro parece ser medieval mas futurista ao mesmo tempo..ou estou enganada. eu gosto desta mistura
    E o fato do lviro ser narrado por mais de um personagem ja me agrada muito, acho que desta forma fica muito mais dinamico,
    tomara qeu não demore muito para sair a continuação, eu so vou ler quando vê que ja esta pra sair o último..ando com minha estante cheia de series que as editoras desistiram, agora tenho medo de começar novas..uma pena.
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. A história me pareceu legal,fiquei com um pé atrás agora por causa das características dos personagens,espero não ficar com a mesma impressão que você teve sobre eles

    ResponderExcluir
  3. Olá o que mais me chamou atenção nesse livro foi a capa, já me conquistou
    Ao fico sabendo que é fantasia fico com o pé meio trás
    Mas agora vejo que tem romance e aventura também já quero ler
    Também gosto quando o livro é intercalado entre a mocinha e o mocinho

    ResponderExcluir
  4. Oi, flor.
    Pela sua resenha já sei que provavelmente não gostaria desse livro. Eu sou mais do romance e pelo que você disse o livro deixou a desejar nesse quesito e não curto muito fantasia Também me pareceu um livro um pouco confuso, com informação desnecessárias, sei lá.
    Eu achei a capa muito linda, mas provavelmente não lerei
    Beijos

    http://entrelinhaslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Animei por você falar na fantasia do livro, e discordar da distopia, algo diferente. Mas, do jeito que ficou sua resenha realmente é mais para fantasia. Seria um livro que leria, gosto tanto de fantasia que não recuso um.

    ResponderExcluir
  6. Oii Andressa ..
    Eu fiquei curiosa pra ler o livro por dois motivos .. Primeiro pela história de amor deles (porque eu amo romance), e segundo por causa do ditador que é um tirano .. Adorei isso na história, se não fosse por ele ter separado os dois ,talvez eles nem ficassem juntos! Ah, tem algum segredo por tras da primeiro rejeição do Logan a Rachel ? Fiquei bem curiosa em relação a isso !!
    Ah, e vamos combinar que essa capa do livro nos prende totalmente né ?

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andresa :) Sou o tradutor do livro Desafio e gostei da sua resenha. Um dos pontos que notei no decorrer da tradução foi que, como você falou, demora um pouco para a trama engrenar e para que Rachel e Logan consigam sair das muralhas de Baalboden. Por um lado, concordo que isso deixou a primeira metade da história meio "travada"; por outro, espero que o esmero da autora em descrever a sociedade e o governo tirano do comandante Chase sirvam de base para o desenvolvimento da história nos próximos livros da série. Também estou aguardando por "Deception" e espero ser o responsável pela tradução desse livro também. Parabéns pelo blog e sucesso :)

    Abraços,

    Ivar P. Junior -- http://www.ivar.net.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Andresa, tudo bem?
    Quando este livro foi lançado me apaixonei por esta capa e pela sinopse, pois curto livros deste gênero.Li várias resenhas sobre ele e como a sua, entendi que é um livro bom, mas que talvez não devemos ler com tanta expectativa. Espero poder conferir em breve, pois livros de fantasia sempre são ótimos para variar a leitura!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Desa,

    Eu como amante da fantasia ja iria amar o livro, mas sentiria falta de mais ação tambem.
    Ruim quando nao da pra torcer animadamente pelo romance dos protagonistas. Mas la no fundinho acredito que a gente torce sim, rsss.
    E vem ca, até o tradutor do livro comentou aqui, chique mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de historias de fantasia, me interessei pelo livro, mesmo sendo um livro "parado" no começo, ja tinha visto o livro, mas nao tinha parado pra ler mais sobre, não é um livro que estou ansioso pra ler, mas fiquei curioso.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails