Resenha: As Batidas Perdidas do Coração de Bianca Briones

Título: As Batidas Perdidas do Coração 
Autora: Bianca Briones
Editora: Verus Editora 
Gênero: New Adult, Romance
Ano: 2014
Páginas: 400
      
Sinopse: Viviane acaba de perder o pai. Com a mãe em depressão, ela se vê obrigada a assumir o controle da casa com o irmão mais novo. Rafael teve o pai assassinado há alguns anos e agora viu quatro pessoas de sua família, incluindo a única irmã, morrerem em um acidente de carro. Viviane pertence a uma classe social que ele despreza. Rafael é tudo o que ela sempre ouviu que deveria evitar. Eles são opostos, porém dividem a mesma dor. Jamais se aproximariam se a morte não os colocasse frente a frente, e agora, por mais que saibam que são completamente errados um para o outro, não conseguem evitar uma intensa conexão, que poderá salvá-los ou condená-los para sempre. As batidas perdidas do coração é uma história sobre perdas e como cada um lida com elas. É o encontro atormentado entre a dor e o amor. Com uma narrativa sexy, envolvente e repleta de música, este livro traz a última tentativa de duas pessoas arruinadas que, juntas, buscam desesperadamente se encontrar.

— Meu pai dizia que, quando descobrimos que estamos apaixonados, o coração fica tão assustado que pula um batimento, como se estivesse se preparando para todas as variações de velocidade que vai ter que enfrentar a partir daí. É o que ele chamava de “batidas perdidas do coração”. Segundo ele, o coração nunca recupera o ritmo correto até se encontrar no peito de outra pessoa.
Viviane e Rafael são opostos. Ela é da elite e ele da periferia. Apesar disso, eles têm algo em comum: a perda de pessoas amadas. Vivi acaba de perder o pai para um câncer de pulmão. Rafael teve o pai assassinado há alguns anos e acaba de perder mais quatro membros da família, incluindo sua irmã. De alguma forma eles acabam se esbarrando e o mundo dos dois jamais será o mesmo. 
Algo que aprendi ao longo desse último mês é que o tempo não é médico, ele é ilusionista. Nós não nos curamos conforme a vida passa, só nos iludimos achando que vai chegar aquele dia em que tudo será mais fácil. Então continuamos à procura do momento em que ficaremos bem, tendo a sensação de que estamos melhorando, quando na verdade só seguimos vivendo.
Bianca escreve de forma poética e nos embala em uma bela leitura. Os capítulos são intercalados sob o ponto de vista dos protagonistas e isso é essencial para esse tipo de história. A cada novo capítulo tem um trecho de uma música que combina com os acontecimentos. A diagramação está muito legal e nos capítulos de Vivi, seu nome e o início da primeira frase do capítulo tem uma fonte diferente. O mesmo acontece com Rafa. As fontes utilizadas são as mesmas usadas na capa.


“A vida é muito mais que uma sucessão de fatos ao acaso. Quando você acha que nada mais pode acontecer, é exatamente aí que tudo muda”.
As Batidas Perdidas do Coração não é um livro leve, ele aborda temas pesados. É uma história de amor, superação, dor, prazer, tristeza, felicidade, sofrimento, drogas, vício, abstinência, depressão, amizade, família. É um entremeado de tudo isso. O livro vem cheio de surpresas ao longo da história e a maioria é devastadora e sofremos junto com os personagens. Eu me acabei de chorar, em especial mais pro fim do livro quando aconteceu algo pelo qual eu não esperava. Há partes tão reais que assustam. Você percebe que aquilo poderia acontecer na vida real, com nós mesmos, com conhecidos. 
Nossos olhares se enfrentam. Ele é tudo o que eu não quero agora e vice-versa. Mesmo assim, há exatos quarenta dias, por mais que nossos caminhos sejam diferentes, temos nos esbarrado nos cruzamentos.
São tantos personagens que amei, na verdade amei todos (ok, no início nem tanto o avô controlador), mas uau, todos são incríveis. Vivi apesar de ter crescido numa vida boa, cheia da grana não é a típica menina mimada. Ela faria de tudo por aqueles que ama. Rafa trabalha como barman, faz sucesso com a mulherada, é tatuado, anda de moto e tem todo aquele jeito bad boy irresistível. Há tantos outros personagens, Rodrigo, Lucas, Lex, Branca, Fernanda, Mila, Bernardo, Clara, dentre outros, que eu gostaria muito de falar a respeito, porque amei cada um deles, mas se fizesse isso a resenha se estenderia por uma eternidade. Vocês terão que ler para conhecê-los melhor! 
Não sou o tipo de cara que faz drama: “Não sou bom pra você. Se afaste. Sou perigoso”.
Sou mais do tipo: “Não sou bom pra você, sou perigoso, mas o sexo é do caralho!”
Nah. Dizer que não sou bom e sou perigoso pra quê? Porra, tá na minha cara. Compra quem quer.
Dentre os personagens secundários estão Rodrigo, irmão de Vivi e Lucas, primo de Rafael, que acabam se tornando amigos e essa amizade é o que os sustenta sem surtar. Rodrigo perdeu o pai e Lucas perdeu pai, mãe e irmão e agora passa a morar com Rafael. 

Sabe aquele livro que além de uma ótima história, é narrado maravilhosamente e tem uma gama de personagens pelas quais você vai se apaixonar? É esse! O livro é incrível, os personagens adoráveis, cada um com suas maluquices, mas o que mais me chamou a atenção foi a amizade e o laço entre alguns deles. É lindo. As Batidas Perdidas do Coração é aquele livro que me fez querer saborear, apreciar os momentos, os personagens, os capítulos.

Detalhe para um dos conselhos do pai da Vivi (os conselhos e citações dele eram os melhores *-*):
[...] então me lembro das palavras de meu pai quando fiz dezoito anos e comecei a sair para baladas com as minhas amigas: “Pequena, preste atenção. Vou lhe dar o conselho que meu pai deu à minha irmã na sua idade. Se um dia você estiver numa situação com um homem que você não quiser, mas não tiver como fugir, não se desespere. Ele provavelmente vai ser mais forte. Deixe ele pensar que está ganhando, que pode te dominar, que você é uma presa fácil. E então, quando ele pensar que você não vai mais reagir, agarre ele entre as pernas e aperte até não conseguir mais fazer força. Depois corra. Corra e não olhe para trás. Aí me chame que eu mato o sujeito”.
É tão difícil colocar em palavras quando um livro te pega de jeito e te faz sentir como esse me fez. Senti-me numa montanha russa de emoções, horas estava triste, horas gargalhando, horas chorando e sofrendo com os personagens, depois voltava a sorrir e foi assim, o livro inteiro. Se eu recomendo? Hell Yeah, é claroooo que eu recomendo! Quem gosta do gênero não pode deixar de ler.

Não preciso nem dizer que morri de amores pelas músicas em cada capítulo né? São tantas que eu amo, principalmente nos capítulos de Vivi, nos do Rafa não conhecia tantas rs. E se você quiser ouvir as músicas, o blog Psychobooks fez a playlist e você pode ouvi-las aqui. É livro único, mas a Bianca está escrevendo outros no mesmo mundo, com alguns dos personagens secundários!

PS: Desculpem a resenha grande e o tanto de quotes, mas foi quase impossível escolher dentre os 18 que separei pra colocar aqui rs. Eu criei algumas imagens com alguns dos quotes preferidos e estarei postando na fanpage do blog e no twitter.

*Descrição da capa: Rafa segurando sua guitarra, mas somente parte de seu corpo aparecendo, inclusive seu braço tatuado e Vivi sentada, de perfil com o semblante triste e vestindo uma blusa rosa. 


* A descrição da capa é algo que utilizamos no blog para que os visitantes que possuam alguma deficiência visual possam ter uma ideia de como seria a capa, pois os mesmo utilizam uma ferramenta de áudio para ler a resenha.






16 comentários:

  1. Quando vi o livro nao achei que tratava desse tipo de assunto, achei que era um livro mais "leve" mais um romance agua com açucar, mas vi que nao é isso, e isso me agrada e me deu um interesse que eu ainda nao tinha tido no livro, agora fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Olha, confesso que li essa resenha com muito cuidado, porque pretendo ler esse livro logo e gosto de não saber nada da história; tipo, surpresa total mesmo hehe
    Mas só de ver 5 estrelas e favorito (+ cenas picantes), já me ganhou na hora.
    Preciso me preparar antes de ler, pelos temas pesados.
    Os inícios de capítulos com letras de música - AMO isso!
    Já estava ansiosa para ler, depois da sua resenha fiquei mais ainda.
    Beijos

    Entrelinhas e Livros
    Facebook

    ResponderExcluir
  3. Desa, quando leio uma resenha sua e você diz que chorou é porque o livro é bom mesmo. Temos um gosto meio parecido. Tem pessoas que dizem que choraram com Se eu Fucar e eu nem thum pro livro, rsss.
    Adoro temas fortes junto com o romance, adoro torcer pelo casal. E só pelos quotes ja babei nesse Bad Boy.
    É um nacional de tirar o chapéu mesmo. FOi pra lista.

    ResponderExcluir
  4. Adoro um livro que tenha muita musica e este parece ter ficado bem musical rs,
    o livro pelas resenhas que tenho lido deve ter ficado muito bem escrito e parece ser um romance muito fofo..sem ser meloso.
    Eu ja ouvi ótimas coisas da autora e tenho curiosidade pelo livro, eu acho que ele vai apra minha lista de natal rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, joguei esse livro no google e vim parar aqui, adorei o blog, super lindo!
    Tô louca pra ler esse livro, e depois de uma resenha dessa agora quero mais do que nunca, rs. Muito boas essas quotes, amei essa última quote do pai. Adoro livros com essa temática, música com romance, tô muito curiosa quanto ao livro, e dá um orgulho de saber que é de uma autora nacional, o livro já foi pro topo da minha listinha. :D
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu li o livro em ebook! E tbm ameiii!!! Tõ doida pra ter o livro fisico! Achei o livro bem real como você falou... Gostei de saber que a autora vai escrever outros livros nesse mundo com os personagens secundários pq fiquei curiosa pra saber o que aconteceu com alguns personagens e saber o que aconteceria com outros... E achei que faltou um final pra eles... Mas agora entendi o motivo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Andresa! Adorei a resenha e a descrição da capa, só veio reforçar minha vontade e curiosidade de ler esse livro. E também acho que tenho o gosto relativamente parecido com o seu. Vamos ver =D. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! O livro é maravilhoso mesmo, depois me diz o que achou, caso leia!
      Ele tem alguns temas pesados, cenas picantes e bastante palavrão sai da boca do Rafa kkkk.
      Beijos.

      Excluir
  8. Só tenho lido ótimas resenhas desse livro. E cada vez mais fico querendo lê-lo e assim poder tirar minhas próprias conclusões. Quero muito conhecer mais a fundo a estória de Vivi e Rafa.Sei que ambos são grandes lutadores e que venceram muitos obstáculos. Quero me apaixonar por eles e ficar de ressaca literária depois. >.<

    Visite: paradisebooksbr.blogspot.com.br

    Até.

    ResponderExcluir
  9. Oi, linda!
    Já falei no twitter e vim reforçar aqui: eu amei sua resenha.
    Fiquei muito feliz por você ter se envolvido tanto com a história.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Depois de toda a sua empolgação... Eu li! Hahaha... Bom, ele seria um três estrelas pra mim, tenho muitas ressalvas em relação a história, mas num geral, é um bom livro. Super recomendo!

    BB!

    ResponderExcluir
  11. A primeira vez que eu li a sinopse desse livro eu nem me interessei em le-lo. Ai eu acabei lendo várias resenhas, inclusive essa e minha opinião mudou e agora to loca pra poder o ler assim que possivel!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Nossa que classificação esse livro recebeu hein hahaha, eu estou louca para ler ele, só estou vendo resenhas positivas, ele faz muito o meu gênero, amei a sua resenha e em breve pretendo estar com o livro em mãos e desfrutar dessa historia maravilhosa.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. Não sabia que esse livro continha temas assim, ainda mais sobre drogas, o vício em si e a abstinência, fiquei bem intrigada agora, e pensando no conteúdo que ele tem. Creio que não seja um livro de romance comum. Quero lê-lo ainda mais por cima por se tratar de dois mundos opostos e se encontrando e dando certo, assim espero!

    ResponderExcluir
  14. Assim que pus os olhos nesse livro eu sabia que serie inesquecível, e olha que eu não errei.
    Eu ainda não o li mas só vejo coisas boas sobre ele e eu estou tão curiosa para lê-lo e foi bom saber que a autora está escrevendo outros livros do gênero com os personagens secundários.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  15. Desde que vi esse livro entre os lançamentos que quero ler, pois de cara já me apaixonei por essa capa... E a cada resenha que leio fico ainda mais apaixonada pelo enredo e pelos personagens... Esse não é apenas uma história de romance, é também uma história de superação... Tô louca pra comprar esse livro, e espero conseguir isso logo...
    Kisses =*

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails