Li no Kindle #12: Champion de Marie Lu

Título: Champion 
Autora: Marie Lu
Editora: Putnam Juvenile
Gênero: Distopia
Ano: 2013
Páginas: 384
Compare preços
  
Sinopse: No emocionante desfecho da trilogia Legend, June ocupa uma posição privilegiada no governo e Day trocou a alcunha de criminoso mais procurado do país pela de herói nacional. Mas quando tudo parece conspirar a favor da paz, a ameaça da guerra ressurge na forma de um vírus mortal que começa a espalhar o pânico entre as colônias. Em Champion, a vida de milhares de pessoas está novamente nas mãos de June, a menina-prodígio da República. Mas salvá-las significa também enfrentar novos desafios e exigir novos sacrifícios de seu amor. O livro chega ao Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores, que relança também os dois primeiros volumes da série, Legend e Prodigy.

Li Champion em junho de 2013 e minha resenha é baseada no e-book em inglês, mas decidi postá-la só agora devido a proximidade do lançamento nacional. Na época eu a deixei incompleta, mas como já passou mais de um ano, eu realmente não recordo de detalhes para escrever mais sobre o livro.

Champion é o terceiro e último livro da trilogia Legend. Eu adorei essa série desde o primeiro livro e gostei ainda mais do segundo. Mas como muita gente ainda não leu Prodigy, vou evitar falar muito para não dar spoiler, mas há momentos em que eles podem ser inevitáveis. Então se ainda não leu nenhum dos livros, é melhor evitar. 

Após descobrir algo terrível no final de Prodigy, Day decide deixar June e mudar de cidade. Agora em Denver, ele se empenha em resolver esse problema que surgiu enquanto tenta ajudar seu irmão a se recuperar. Enquanto isso June continua trabalhando para a República, ao lado de Anden, como “Princeps Elect” (não sei como ficou essa tradução porque li toda a trilogia em inglês). Mas o motivo que os faz se reencontrarem, após oito meses sem se ver, não é algo pelo qual esperavam, mas sim algo que pode acabar com a República e seu povo. 
Você me deixa louco June. Você é a pessoa mais assustadora, mais inteligente, mais corajosa que eu conheço, e às vezes eu não consigo respirar porque estou me esforçando tanto para acompanhá-la. Nunca haverá outra como você. Você sabe disso, não é? Bilhões de pessoas vão entrar e sair deste mundo, mas nunca haverá outra como você.

São vários acontecimentos decisivos, com uma iminente guerra entre a República e as Colônias, June nutrindo sentimentos que não são por Day, personagens que voltam para assombrar e muito mais. 

Há um olhar conflituoso nos olhos de Day, uma alegria e uma tristeza, que o torna tão vulnerável. Percebo quão pouca defesa ele tem contra minhas palavras. Ele ama tão completamente. É de sua natureza.

Não há muita ação logo de início, mas assim que as coisas esquentam a coisa fica feia. Os moradores das Colônias pegam um vírus e acusam a República de espalhá-lo e assim dão um ultimato para a República: encontrem a cura ou uma nova guerra irá começar! E assim começa uma série de momentos de ação e a luta pela sobrevivência.

Day, o campeão do povo, aquele que não suporta ver aqueles a seu redor sofrerem a seu favor, que de bom grado daria a vida por aqueles que ama.

Anden é uma personagem que gostei muito também. Em Prodigy, não sabemos ao certo quem ele é, o que quer ou se é confiável. Mas em Champion, com sua nova posição no poder, podemos ver o quanto ele pode ser frágil sem demonstrar. Ele é o novo líder da República e após seu pai destruir tudo quando governava, o povo ainda fica na dúvida se deve confiar seu país em suas mãos. Fui cativada por ele por ser muito jovem e já ter o mundo em suas costas, tendo que tomar decisões importantes e que podem não parecer muito boas para alguns, mas que seriam para o bem da nação.

Algo que gostei é que, mesmo que pouco, é explicada a história de como os Estados Unidos da América foi dividido em duas: República e Colônia. E podemos nos situar um pouco melhor sabendo quando tudo isso começou.

Algo da qual não fui tão fã, foi a aproximação de June e Anden (Sou #TeamDay), mas acho que entendo o que a autora quis fazer com isso, principalmente após descobrir aquele “problema” com Day no livro anterior.

Preparem o lencinho porque há cenas de partir o coração, principalmente no capítulo final (chorei horrores). Legend foi uma trilogia excelente, com os três livros em um nível muito bom em relação ao enredo e aos personagens. E que para mim, finalizou muito bem.

PS: os quotes foram traduzidos livremente por mim e a sinopse eu retirei da versão nacional no Skoob. 




6 comentários:

  1. Oii
    Não li os livros anteriores da trilogia e também nem sabia qual era a história. Mas depois que li essa resenha, fiquei bem curiosa.
    Quase não leio distopias, mas acho um gênero muito interessante, então acho que vou apostar na série para me envolver mais nesse estilo.
    Adorei a resenha. Em breve vou ler.
    Beijos

    http://entrelinhaslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa ..
    Ah, bem que eu queria conseguir ler ebooks
    mas pra mim é impossível !
    Não gostei do livro, ele não faz meu tipo , e achei ele meio chatinho !
    Esse lance da guerra, e de uma pessoa só ser capaz de salva-los .. Não sei,
    infelizmente não gostei muito !
    Aah, a capa é maravilhosa ! Pena que a descrição me desanimou !!
    :*

    ResponderExcluir
  3. Eu como tenho um ingles sofrivel rs, não dou conta de ler um livro em inglês.
    Eu quero muito ler esta serie, mas estou esperando sair todos para ler, tem series que vou lendo enquanto esta sendo lançado ja outros prefiro esperar rs,
    uma pena que o casal que vc queria não esta junto, é tão ruim quando a autora nos leva a gostar de um casal e dai ela muda tudo..mas fazer o que rsrs,
    espero ler breve,
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ei Andresa não li pra não pegar spoiler. Essa trilogia é uma que esta na lista de futuras leituras.
    Pela sua nota, o livro agradou. =D
    Ansioso por ele!!

    Abs...
    *essas capas são firme!

    ResponderExcluir
  5. Oi Desa,

    Mesmo amando Distopias, ainda não li nada dessa série, até porque eu estou tentando adicionar livros a minha lista de desejos que sejam unicos, tenho muitas séries, trilogias, etc, rs.
    Mas só pelos cinco coraçõezinhos e por ter te feito chorar no final ja deu pra sacar que vai ser dificil não querer ler tambem. E ja fiquei aqui pensando no que aconteceu de terrivel no final do livro anterior.

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda nao li nenhum livro dessa série, so tinha o Prodigy aqui, só tinha pq ganhei os outros dois Uhuhuuuuul! o//
    parece ser uma ótima serie, baixei em PDF o livro, pq ganhei os outros em um quiz, então deu pra ver mais ou menos como é a historia e me interessei muito, agora é só aguardar o Legend e o Champion chegar aqui.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails