[Sessão Pipoca] Planeta dos Macacos - O Confronto


Ficha Técnica
Título Nacional: Planeta dos Macacos: O Confronto
Título Original: Dawn of the Planet of the Apes
Direção: Matt Reeves
Elenco: Andy Serkis, Jason Clarke, Gary Oldman, Keri Russell, Toby Kebbell, Kodi Smit-McPhee, Judy Greer
Estreia: 11 de julho de 2014 (EUA) e 24 de julho de 2014 (Brasil)
Sinopse: Dez anos após os eventos do filme anterior, César (Andy Serkis) e os demais macacos vivem em paz na floresta próxima a São Francisco. Lá eles desenvolveram uma comunidade própria, baseada no apoio mútuo, para que possam se manter. Enquanto isso, os humanos enfrentam uma das maiores epidemias de todos os tempos, causada por um vírus criado em laboratório, chamado vírus símio. Diante disto, um grupo de sobreviventes liderado por Dreyfus (Gary Oldman) deseja utilizar a usina hidrelétrica, mantida pelos símios, para restabelecer a energia elétrica, estando disposto a entrar em combate por ela, se for preciso. Só que Malcolm (Jason Clarke), que conhece bem como os macacos vivem por ter conquistado a confiança de César, deseja impedir que o confronto aconteça.

O filme Planeta dos Macacos: A Origem de 2011 deixou em seu final uma possibilidade de continuar a história quando um humano contraiu o vírus símio fabricado em laboratório. Passou-se 10 anos desde que esse vírus foi exposto a população humana e grande parte dela foi dizimada. Passamos a conhecer os sobreviventes que vivem em São Francisco, local onde também se passou o filme anterior, e conhecemos novos personagens. Esse grupo de sobreviventes está ficando sem energia e precisa reativar uma usina nos arredores... o problema é que para chegar lá, eles terão que passar pelo lar dos macacos e alguns deles não ficaram muito felizes em ver os humanos se aproximando de seu habitat. E isso vai acabar gerando uma guerra entre as duas espécies.  


Graças à minha mãe, eu já conheço a “franquia” de filmes do Planeta dos Macacos há muito tempo. Seu primeiro filme saiu em 1968 e passava há alguns anos atrás na tv aberta e eu assisti quando era criança com ela. Há grande diferença do enredo entre todos os filmes criados (teve outro em 2001), mas a ideia geral seria a dos macacos inteligentes e próximos de dominar (ou dominando) os humanos. A evolução da tecnologia deixou com que essa nova franquia ficasse bem mais próxima da realidade, pois os macacos parecem bem reais, não como nos filmes antigamente.


Andy Serkis é o destaque do filme, fazendo seu papel de César (o macaco que lidera os demais). Para quem ainda não viu ou sabe como são feitos os macacos do filme, eles não são feitos apenas por computação. Andy Serkis e todos os outros atores que interpretam os macacos, utilizam a “captura de movimento”, onde usam câmeras e sensores em lugares estratégicos e atuam normalmente, recebendo por cima desses movimentos depois a “carcaça” do macaco criado pelo computador. O ator já trabalhou com a técnica em filmes como Senhor dos Anéis (Gollum), O Hobbit (Smaug), King Kong (o próprio) e Planeta dos Macacos - a Origem (César). Fico chateada até hoje por ele não receber o reconhecimento em premiações por seus papéis, onde ele atua maravilhosamente, mesmo que seu corpo e rosto sejam substituídos por outros seres.



Não só ele, mas todas as atuações no filme estão de parabéns. Outros que interpretam os macacos e os humanos, como Jason Clarke que faz o protagonista e está muito bem, assim como outros secundários.


É um filme emocionante, com momentos belos e outros que mostram como pode funcionar a mente, não só humana, mas também dos animais, na situação pela qual eles passam. Houve momentos felizes, outros nem tanto. Meu personagem preferido sempre foi César, que nos cativa, sabendo o que é certo e errado e liderando sua imensa família para o caminho certo. Claro que tem as “ovelhas desgarradas” que acreditam em um futuro diferente, onde os humanos possam ser extintos e assim, vidas serão perdidas e vidas serão salvas quando a batalha entre as espécies iniciar.

Eu definitivamente recomendo os dois filmes da franquia e um terceiro já foi anunciado para (infelizmente só em) 2016. Já estou ansiosa pelo próximo! É um filme que te faz pensar, sentir, refletir... tem não só ação, mas também o lado “sentimental”.



14 comentários:

  1. Não conheço a franquia Planeta dos Macacos. Mas toda a premissa parece ser bem interessante. Nunca vi os filmes antigos também, mas se um dia resolver assistir, vai ser por eles que pretendo começar.
    E Andy Serkis sempre arrasa! Adoro ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é ótimo mesmo! Ah se puder veja sim, o de 2011 e esse são mto bons =)

      Abs.

      Excluir
  2. Ei Andresa,
    Vi em 3D esse filme, era a única seção que tinha naquele dia. Até hoje to na dúvida se gostei ou não daquele 3D haha. De todos so que vi em 3D o melhor foi o X-men: Dias de Um Futuro Esquecido.
    Gostei do filme. A gente percebe o crescimento da franquia, não só nos efeitos, mas tbm na trama em geral. Como o relacionamento entre os macacos, que não é tão diferente dos humanos. Tem sempre um querendo ser mais que o outro, seja lá quais forem os motivos por trás.
    O filme me agradou bastante. Num sabia que ia ter um 3°. Legal!!!

    Abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha eu nem vi em 3D pq já havia pesquisado e disseram que não havia 3D nenhum e como já uso óculos de grau, evito a todo custo pq tenho que usar dois óculos =\
      Ultimamente os filmes não estão tendo um bom efeito em 3D, só qdo são filmados co câmeras próprias, mas a maioria só é convertido e quase não aparece.
      É verdade, a trama cresceu bem e o relacionamento entre eles foi muito bem desenvolvido. Gosto bastante dessa nova franquia e já quero o próximo filme!

      Abs.

      Excluir
  3. Oi Andresa,
    Eu assisti o primeiro filme (Planeta dos Macacos:A Origem) e tenho que dizer que o filme é sensacional e deixou um super gancho pra essa continuação da franquia que estreou agora,infelizmente ainda não assisti(Obs:Eu fui pra assistir Transformers,mas cheguei atrasado até dava pra ver Planeta dos macacos,mas o pessoal me convenceu assistir Guardiões da Galáxias que também é um ótimo filme),mas assim que possível irei assisti-lo até porque eu nem sou cinéfilo mesmo,né?!rsrs'.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe no dia que vi Planeta, tb vi Transformers. Mas Guardiões eu ainda vou ver, quero muito e estão falando maravilhas dele! Estou só tentando arrumar um tempinho pra ver! E tb ainda tem a estreia de Mercenários 3, que quero ver no cinema rs.

      Abs.

      Excluir
  4. Oi Andresa.
    Vi o primeiro filme e gostei bastante.
    A atuação de Andy Serkis como César é ótima! As feições e os movimentos são tão reais.
    Espero poder ver esse filme em breve.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não assisti esse filmes mais atuais dessa franquia. Conheço apenas os bem antigos. Fiquei impressionado com a tecnologia que foi utilizada nesses filmes. Esses gifs mostrando os atores e depois as personagens me deixaram bem empolgado. Com certeza vou assistir esses filmes em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Esse filme não me atrai nem um pouco, apesar de todos comentarem bastante. Agora gostei dessa curiosidade, não sabia, a interpretação do autor e de não receber prêmios em seu nome, achei um tanto injusto, afinal essa interpretação é difícil e complicada, que coisa.

    ResponderExcluir
  7. Eu vi esse filme duas vezes no cinema '-'
    adorei, gosto de todos os filmes da franquia e tbm ja estou ansioso pelo proximo.

    ResponderExcluir
  8. Estou doida para assistir Planeta dos Macacos - O Confronto. Ainda esses tempo, na tv paga, passou A Origem e assistimos novamente para relembrar a história de Cesar e sempre termina com aquele gostinho de quero mais. Mas, cinema para quatro pessoas nem sempre é barato, então assistimos agora os Guardiões da Galáxia, temos na fila as Tartarugas Ninjas e só depois o Planeta dos Macacos.
    Tambem acho espetacular a encenação de Andy Serkis e sem nem levar os méritos, ja que uma grande maioria acha que é apenas computadorizado e deu.

    ResponderExcluir
  9. Eu amo essa saga e o César tem umlugar especial no meu coração...Ainda não vi esse filme (isso que dá morar no interior..srsr), ma pelo trailer e o que li aqui em seu post, sei que irei amar cada segundo dele... :D bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    Já assisti o primeiro filme Planeta dos macacos, mas confesso que não é algo que me interesse tanto. Depois de ler tu falando que adorou o filme e que em 2016 tem o próximo, assim que tiver uma oportunidade irei conferir.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Gosto quando isso acontece, Andresa. Mesmo tendo muita ação, sabe envolver o emocional.
    Parece um filme eletrizante e envolvente. Ainda não li nenhum, mas quero assistir a ambos, aliás, aos três. Mas o outro vai demorar muito ainda o.O

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails