Resenha: Estudo Independente de Joelle Charbonneau

Título: Estudo Independente
Série: O Teste #2
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Gênero: Distopia, Romance, Pós-Apocalíptico
Ano: 2014
Páginas: 320
Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.

Pode conter spoiler do livro anterior. Para ler a resenha de O Teste, clique aqui.

Depois de sobreviverem em O Teste, aqueles que continuam na disputa por um lugar importante na Universidade, terão que enfrentar novos testes e fazer novas escolhas para sobreviver à vida universitária. Eles irão passar por uma seleção, que indicará em que setor eles irão se especializar para trabalhar no futuro e depois disso, por mais testes que ajudem aos líderes a conhecê-los melhor e suas habilidades para lidar com o que quer que apareça.
[...] Medo do que está por vir. Não apenas com essa Iniciação, mas com tudo que se segue. Este não é o fim dos desafios que vou enfrentar. Há mais. Mais difíceis. Talvez mais mortíferos. Preciso estar preparada para todos eles.
Malencia Vale (Cia) acaba ficando no setor do Governo ao invés do que sempre desejou e acreditou estar mais apta (Engenharia Mecânica). Ela não recorda do que passou no Teste, mas o recado que deixou para si mesma a faz ficar alerta que o que aconteceu foi errado e muitas pessoas morreram no processo. Com uma pressão maior sobre si, ela terá que fazer de tudo para sobreviver a essa nova fase, sem deixar transparecer o que sabe e de alguma forma juntar informações para os rebeldes que querem mudar o governo e extinguir O Teste.
O Teste pôs minha vida em perigo. Embora eu ainda não tenha lembranças completas daquele período, sei que enfrentei o medo. Sobrevivi. Eu teria de conseguir fazer o mesmo agora. No entanto, este medo é diferente
Cia continua a personagem que admirei em O Teste, corajosa, inteligente, esperta, que não desiste e luta pelo que acredita ser o certo. Seu instinto de sobrevivência e como sua mente funciona para lidar com as situações e testes que enfrenta me deixaram ainda mais admirada. Mas ela acaba se destacando mais que outros alunos e isso acaba fazendo dela um alvo mais visível para aqueles que estão no governo e controlam O Teste. 

A narração segue o mesmo modelo do livro anterior, sob o ponto de vista de Cia, em primeira pessoa, o que limita um pouco nossa visão. Há momentos em que eu gostaria de ter uma visão mais ampla da história ou dos outros personagens, mas é uma narrativa que dá certo, então não posso reclamar.
[...] Combater a morte com mais mortes foi a escolha que levou aos Sete Estágios da Guerra. Nosso país mal resistiu às consequências. Se a mesma escolha for feita novamente, poderemos não sobreviver.
Nesse volume passamos a conhecer um pouco mais como o mundo foi sendo revitalizado e voltando “ao normal” após passar pelos “Sete Estágios da Guerra”, que destruiu e dizimou boa parte da população.

E mais uma vez não dá para saber em quem confiar, quem é amigo, quem é inimigo e todo esse suspense deixa a leitura mais interessante e faz o leitor criar teorias do que está acontecendo, quem está por trás dos planos que podem trazer uma nova guerra ou aos planos de exterminar aqueles que podem atrapalhar os ideais de alguns e tantas coisas mais que nos fazem ler, ler e continuar lendo até ficarmos saciados de nossa curiosidade.

O Teste e Estudo Independente são o tipo de livro que você gosta tanto que ao mesmo tempo em que quer acabar para saber o que acontece, você torce para não acabar para não se sentir órfã e desolada porque a leitura acabou e você quer mais. É aquele livro que você quer fazer campanha e gritar pra todo mundo pra largar tudo e começar a ler! É empolgante do início ao fim, tem uma ótima trama, bons personagens, ação, um pouquinho de romance, aventura, suspense e muito mais!

Em relação à diagramação senti certa diferença em relação a O Teste, porque nesse houve alguns errinhos na edição. Vi falas de personagens distintos no mesmo parágrafo, dentre outros erros. Mas vou notificar a editora para que seja consertado numa próxima edição e para evitar que se repita. 

A capa é linda a agradeço muito a Única por ter trago esse modelo pra cá, que é muito mais bonito. O símbolo, do círculo com a balança e o raio a cortando, representa a carreira que Cia vai seguir na Universidade, junto a seu símbolo de O Teste. O tom de azul do fundo contrasta belamente com o dourado das letras. E a cidade ao fundo representa bem o local onde eles estão e contrasta com o cenário de destruição na capa de O Teste.

Essa trilogia é daquelas que quando você acaba de ler você para pra refletir se determinadas coisas realmente aconteceram e o que nos espera pela frente! Estou ansiosíssima para o último livro “Graduation Day”, ainda sem título nacional e previsão de lançamento por aqui (o livro foi lançado no exterior em janeiro em e-book e em junho como físico) e não só recomendo os livros, mas acho que todos deveriam ler e se agraciar com uma trama de tirar o fôlego e com os personagens bem desenvolvidos! LEIAM, LEAIM E LEIAM, porque esses livros MERECEM ser lidos! Assim como O Teste, Estudo Independente foi uma leitura 5 estrelas e favorita! 

Concorra a um exemplar de Estudo Independente participando do Top Comentarista de Agosto! Clique na imagem abaixo e saiba como participar!




15 comentários:

  1. Oi Andressa,

    Eu também gostei bastante do livro e estou curiosa pela continuação.
    Apesar disso eles são entraram para a minha lista de favoritos como entraram para a sua.


    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. Omg esse livro! ai esse livro... <3

    Acho que resumiu bem o livro, dá pra alguém ler (quem não leu O Teste) pulando os dois primeiros parágrafos. Os outros parágrafos não denunciam a historia xD

    E sobre a narração, creio que é essencial ser a partir da visão de Cia, pq aumenta mais o mistério de "quem é meu amigo?" "devo confiar nele?", e as vezes, fica em duvida sobre o próprio ponto de vista da protagonista, "será quê o que ela está fazendo é o certo?" ~etc~ aiin adoro isso *v*

    O que acho mais interessante nesse livro é que é tudo retratado como "ingresso para a Universidade". Basicamente foi o que chamou minha atenção pro primeiro livro rs

    (Seria legal se mostrasse as capas desse mesmo livro em outros países xD #ficadica)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid! Sim é verdade, essa narração é essencial para o suspense do livro!
      E sobre as capas, eu acabei não colocando porque já havia colocado na resenha de O Teste, dá uma olhadinha nelas aqui: http://leiturasefofuras.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-teste-de-joelle-charbonneau.html

      Bjos =)

      Excluir
  3. Oi Andressa,
    Eu estou lendo o teste e estou impressionado com a trama que a Joelle construiu (Diga-se de passagem uma verdadeira distopia o que faz tempo que não temos nos livros que são lançados ultimamente,que se perdem e acabam virando romances) e estou louco pra ler essa continuação que não deve deixar a desejar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Sérgio! Há muitos livros ditos "distopias" hoje em dia que estão mais para romance! E concordo, esse tem aquela essencial distópica, sem apelar para o romance. Não deixe de ler a continuação, que é tão boa quanto *-*

      Bjs.

      Excluir
  4. Estou louca pra conhecer este livro. Ainda não li o livro 1, por isto dei uma passada de olho nesta resenha. O livro me parece uma mistura de Divergente e Admirável mundo novo, pela ideia geral.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo sabendo poder ter algo que não deveria saber por não ter lido o livro anterior, eu tive de ler. Curiosa demais! Que bom que as coisas nesse mundo criado estão cada vez andantes e caminhando para melhor, claro! Uma série que quero muito ler e fico feliz por não ter caído na maldição do segundo livro.

    ResponderExcluir
  6. Ei Andresa fiquei com um certo receio de ler e pegar algum spoiler de O Teste, mas dei uma lida nos 4 útimos paragrafos e percebi sua euforia, vi tbm pelo twitter que vc gostou muito. haha
    Eu gosto muito do estilo distopia. Apesar de não ter lido muitas. Quero conhecer essa.

    Abs...

    ResponderExcluir
  7. Oi Andresa.
    Não li a resenha na íntegra pois ainda não li O Teste e não queria pegar spoiler do primeiro livro.
    Mas é ótimo saber que você deu 5 estrelas e favoritou!
    Que pena que tem errinhos na edição. Mas acredito que depois da sua notificação a editora conserte isso na próxima edição.
    Gostei bastante da capa também!

    ResponderExcluir
  8. Como ainda não li "O Teste" (mas pretendo em breve, preferi pular para os últimos parágrafos dessa resenha, pra não correr o risco de ler algum spoiler. Pelo que deu pra ver, a autora não deixou o nível baixar nesse segundo volume. Que ótima notícia, né?!?!
    Adoro ler distopias em que ficamos algum tempo na dúvida se aquilo é real mesmo. Isso mostra que o autor teve total poder sobre sua história. Enfim, quero muito ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Tenho o primeiro aqui O teste, mas ainda não li, mas ja é uma das minhas proximas leituras, a maioria dos blogs que postaram resenhas falaram muito bem do primeiro livro e deram 5 ou 4 estrelas, e eu ja fiquei daquele jeito querendo o livro... hahaha
    Apesar de ainda nao ter lido o primeiro, tbm estou ansioso pelo ultimo volume, pq assim ja da pra ter todos os livros e quando começar a ler ja vai no embalo e leio a todos de uma vez. '-'

    ResponderExcluir
  10. Oi Dresa,

    Eu tenho o Teste aqui, mas ainda não comecei a leitura. Foi através do seu blog que ja me apaixonei por ele antes de começara leitura e sei que com Estudo Independente não vai ser diferente.
    Ja sei o que vai acontecer com Cia, ok você ja nos preparou no inicio que isso poderia acontecer, rsss, e não vejo a hora de ler este para saber a carreira que ela vai seguir.
    Realmente é um livro pra se chamar de distopia e não romance no meio de uma distopia, sei bem a que livro se refere e tenho a mesma opinião.

    ResponderExcluir
  11. Ai minha nossa, esse livro parece ser ainda melhor que o anterior..eu li o teste e fiquei fascinada pela história e principalmente pq pude lê-lo sem fazer comparações com outras distopias. Assim como você virei fã de Cia, ela é uma protagonista forte, decidida, das que adoro...Fiquei maravilhada por saber que acontecerá tanta coisa nesse livro, além de muitas reviravoltas...como ela se adaptará na iuniversidade, sua relação com os amigos e possíveis inimigos... Preciso desesperadamente ter esse lviro..PArabéns pela resneha, arrasou..bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Mesmo sabendo que contém spoilers eu li a resenha. RÁ, minha amiga leu o primeiro e gostou e eu fiquei muito interessada na leitura, mas ainda não peguei emprestado. Pelo que tu citou eu irei gostar da Cia, adoro esse tipo de personagens. Também não curto muito livros em primeira pessoa, mas tu disse que não atrapalha demais. Espero em breve ler os livros.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Que resenha gostosa, Andresa. Fiquei presa nela do início ao fim. Não imaginava que a obra tinha esse Q todo de mistério, de vontade, de sede para saber o que acontecerá, se eles conseguirão passar em outro teste e enfim... Um livro eletrizante, sem dúvida.
    Parece aqueles livros que a gente não desgruda nunca.
    Imagino como você se sentiu quando acabou, já que queria que ele não acabasse. Sei como é se sentir órfã quando o livro chega ao fim, rs.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails