[Sessão Pipoca] O Homem Duplicado


Ficha Técnica:
Título Original: Ememy
Titulo Nacional: O Homem Duplicado
Ano: 2013
Diretor: Denis Villeneuve
Elenco principal: Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Sarah Gadon
Sinopse: Um professor de história depressivo descobre acidentalmente a existência de um sósia seu quando assiste a um filme. Ele passa a seguir este homem, transformando a vida de ambos.

Adam (Jake Gyllenhaal) é um professor de história que leva uma vida tão monótona quanto os padrões da história que ensina em suas aulas. Em um dia que resolve sair do comum, resolve assistir um filme que lhe fora indicado. Durante a exibição, percebe que um dos figurantes é idêntico a ele.


Com tantas perguntas em mente, Adam desenvolve uma fixação com o homem e faz de sua principal ocupação descobrir quem essa pessoa é. 

Villeneuve, diretor dos excelentes Prisoners e Incendies, tem uma história com um grande potencial, mas fez desse filme algo que prometeu muito e pouco cumpriu. Baseado em um livro de José Saramago, Enemy é um filme recheado de metáforas visuais que causam extrema estranheza.


O longa tem um bom tom de mistério em sua história, que segura o filme até o final. Com muitas reviravoltas, O Homem Duplicado é fascinante para alguns e entediante para outros.


Gyllenhaal entrega uma atuação concreta, sem surpreender, mas boa, que, infelizmente, não conseguiu fazer deste filme algo bom, surpreendente. Entregando mais perguntas do que respostas, Enemy se mostrou incômodo e um pouco reflexivo. Pena que este foi o pior trabalho de um excelente diretor.


13 comentários:

  1. Olha, eu assistiria só pelo Jake. Agora restou a duvida, é irmao? É parecido? É loucura do professor ? Mas, três saquinhos de pipoca ainda da pra assistir, rsss.

    ResponderExcluir
  2. Parece bem interessante o plot desse filme. Gostaria de gostar menos de ler e dedicar mais do meu tempo para assistir filmes tão impressionantes :(

    ResponderExcluir
  3. Adoro os filmes com esse ator,mais pelo visto vc não gostou
    Adoro um bom mistério ,acho que vou ir ver :D

    ResponderExcluir
  4. Nossa, creio que não assistiria. Já não gosto tanto de filmes/TV, e algo que não vai me prender se torna mais difícil ainda. Obrigada pela sinceridade.

    ResponderExcluir
  5. Bom, Não me chamou muito a atenção a ponto de eu querer assisti,
    Achei bem estranho, sei lá, ele está assistindo um filme e vê um homem idêntico a ele, e parte em busca de saber quem é esse homem.
    E tbm não gosto de filmes que deixam mais perguntas que respostas.
    Enfim, não é um filme que eu assistiria.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da trama, achei o mistério interessante, mas parece que o diretor não com seguiu explorar ao máximo a ideia. Que pena!
    Acho que não vou ver esse filme, mas fiquei interessada em ler o livro rs

    ResponderExcluir
  7. Parece ter um plot legal, mas fiquei um pouco intrigada.
    Obrigada pela sua sinceridade, um dia eu assisto e vejo qual será minha opinião, espero que não seja entediante para mim.

    ResponderExcluir
  8. Inicialmente me chamou a atenção, por um filme ele encontrar alguém igual a ele de aparência e querer saber mais sobre isso, mas vi que é baseado no livro do José Saramago, ainda não li nada dele, mas assisti Ensaio Sobre a Cegueira que foi um bom filme, uma loucura total, mas que não entrou para os meus favoritos de rever e no finalzinho com essa sua nota não sei se verei, uma trama como essa sempre esperamos várias reflexões e pelo visto não rolou...

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Deve ser um filme interessante, esse negocio de encontrar a pessoa parecida com vc e etc, mas acho q parece ser um filme cansativo kkk parece algo muito bagunçado e que eu acho q acharia entediante

    ResponderExcluir
  10. Achei a história bem interessante, mas pelo jeito o diretor não conseguiu desenvolver bem a ideia, tornando o filme cansativo. Acho que eu não conseguiria ver até o final, não sou fã de filmes muito reflexivos.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Oie.
    Dessa vez não me interessei em ver o filme não, tanto pelo fato dele não ter despertado minha curiosidade como pelo fato de estar sem tempo e sem paciência pra ver filmes. Então por enquanto não o assistirei, quem sabe no futuro eu mude de ideia e veja.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. O Jake é um amor, sou fã dele, talvez eu só assistisse por isso. Nunca li nada do Saramago, estou tomando coragem para começar, e o filme não faz meu estilo. Deve ser cansativo mesmo, embora a trama seja interessante. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que esse livro é mais do mesmo né? Afinal, não tem muito como sair do enredo batido de que em algum momento iremos encontrar os dois e um ficará imaginando como seria viver na pele do outro. Não pretendo ver este filme.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails