Resenha: A Escolha de Kiera Cass

Título: A Escolha
Série: A Seleção #3
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Gênero: Romance, Distopia
Ano: 2014
Páginas: 352
Sinopse: A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante ... Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai manter os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois da última página é virada.

Lute America, Você talvez não queria lutar pelas mesmas coisas que a maioria deseja, como dinheiro e sucesso. Ainda assim, lute. Não importa o que você deseja, America, vá atrás com todas as suas forças.

Quem leu minhas resenhas dos livros anteriores, sabe que não morro de amores pela série. Acredito que o motivo básico é que me senti enganada, porque fui atrás de uma distopia e me vi num romance. Não sabia o que esperar do final, porque tenho tido muitas decepções com finais de série e como já não sou fã dessa, não criei expectativas quanto ao final, o que foi uma boa escolha. Eu apenas me desesperei para ler logo com medo de saber spoiler pelas redes sociais (peguei trauma disso) e então, assim que pude li em e-book mesmo!

- Não vou mais tolerar ninguém dizendo com quem devo ou não devo me casar! É com a minha vida que vocês estão brincando!
- E já faz anos que o palácio brinca com a vida dos outros. Cresça, Maxon. Você é o príncipe. Se você quer a maldita coroa, então fique com ela. Só que esse privilégio traz responsabilidades.

Em “A Escolha” o foco basicamente fica em quem Maxon vai escolher dentre as quatro selecionadas que restam na competição e quem America vai escolher, Maxon ou Aspen. Mas felizmente, também entram em foco as investidas dos rebeldes sobre o castelo, a coroa, etc...

O livro começou bem e já mostrou algo que eu espero desde o primeiro livro, pois finalmente passamos a saber um pouco mais sobre os rebeldes do sul e do norte e quais seus objetivos. Minha crítica quanto a série desde o início é exatamente a parte dos rebeldes que não foi focada e é uma das mais ou a mais interessante do livro.  O que gostei também foi conhecer um pouco mais sobre as candidatas restantes, principalmente Celeste.

- Ficamos próximos, mas então acontece algo que nos afasta. E você nunca parece capaz de tomar uma decisão. Se você me quer tanto quanto diz, por que isso aqui ainda não acabou?
- Porque em metade do tempo eu tinha certeza de que você amava outra pessoa e, na outra, duvidava que você fosse me amar um dia. [...]

Há momentos de indecisão, brigas, romance, aventura e muito mais entre Maxon e America. Há também amizades inesperadas, momentos tristes, algumas mortes, injustiças...

Claro que houve momentos que eu não gostei. Acredito que o final poderia ter sido mais devagar, porque do nada a coisa começou a pegar fogo e pronto, já estava encerrando a história. Também não gostei das mortes de alguns personagens e algumas decisões da protagonista, mas isso faz parte!

Algo que me agradou muito foram algumas atitudes de America em relação ao que deveria ser o certo e ao que de fato era certo. Muito do que ela faz, acaba fazendo com que o rei Clarkson a odeie ainda mais e a queira longe da Seleção. Mas foram essas atitudes que me fizeram finalmente gostar dela.

De forma geral, gostei do livro bem mais do que esperava e acredito que foi um bom encerramento para a série. Só gostaria que tivessem mais páginas porque o final foi corrido e não deu para sentir as perdas de vários personagens ou das mudanças que acabariam por ocorrer. Acho que a autora deveria escrever um novo conto que se passe depois de A Escolha para nos situarmos melhor sobre o futuro.

A Escolha foi definitivamente o melhor livro da trilogia para mim, mas devo deixar registrado que se eu o analisasse mais profundamente (e não no calor da leitura) a nota baixaria um pouquinho. Mas fui na emoção que o livro me passou enquanto lia e o resultado foi que eu gostei do que vi! 


A Kiera Cass prometeu para o final do ano um conto da Rainha Amberly (mãe do Maxon), que se passa na época em que ela era uma das selecionadas e tentava conquistar o Rei Clarkson. Ainda sem data de lançamento por aqui. 


16 comentários:

  1. Amei sua resenha! E a questão sobre não ter sentido a morte dos personagens é verdade. Foi tudo muito rápido e não deu tempo nem de respirar! Eu também estou traumatizada com spoilers... Fiquei sabendo do fim de Convergente assim :/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro dessa série, mas sempre vejo comentários bem positivos, o que me fez ficar louca pra ler a trilogia.
    Pelo o que vc disse A Escolha parece ser mais dinâmica, com mais ação,
    Quem não fica traumatizada com aqueles malditos spoilers que soltam por ai, ODEIO >:(
    Eu por ex. descurti praticamente todas as paginas de Instrumentos Mortais, pq estavam saltando spoilers de quem morre no ultimo livro :(
    Bem a trilogia A Seleção já está na minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é mto triste saber esses spoilers mesmo! Eu tb deixei de seguir várias fanpages, inclusive de Instrumentos Mortais, pq se eu souber spoiler desse, não quero nem imaginar minha fúria! Estou p da vida até hoje pq soube do spoiler de Allegiant (Convergent) e por isso até hoje não li =(

      Excluir
  3. Amo a trilogia, é a minha favorita e A Escolha pra mim foi o mais fraquinho dos três livros. Eu esperava mais, bem mais! Dei 3/5 estrelas a ele, porquê ele foi perfeito nas suas imperfeições, um ótimo final, pena ser tão corrido :c
    Amei a resenha!
    Se puder, dá uma passadinha no meu novo blog :3
    Beijos
    http://amoraleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu nao li nenhum dos livros da série ainda, mas, eu ja imagino o final do Livro, desde o primeiro, o fim seria esse. Eu tbem achei, desde a primeira resenha, que seria uma distopia e não um romance. Aguardamos entao o conto da rainha mãe.

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa,

    Eu sou apaixonar por essa trilogia e gostei bastante do final, porém concordo com você realmente algumas coisas foram bem corridas.
    Agora estou curiosa pelo novo conto da rainha e espero que a autora lance outros também.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  6. Quanta expectativa pra esse livro, não? Antes dele ser finalmente lançado, percebi a euforia das fãs para finalmente ler "A Escolha". Bom, ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da série e pra ser sincera, não sinto muita vontade, mesmo que seja uma história que cativou muitos.

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Nossa, a cada resenha que leio, minha ansiedade aumenta, vou ler ainda esse mês, pois ainda estou lendo Contos da Seleção e to adorando haha.
    Muito linda sua resenha e me deixou ainda mais aflita, fico feliz que tenha gostado e espero amar haha.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/06/resenha-historia-de-uma-paixao-paulo.html

    ResponderExcluir
  8. nada como qndo eu ainda tava lendo divergente e li spoilers de convergente na internet ¬¬ simplesmente o final :P
    uma pena que voce nao goste tanto de A seleçao, pq é minha saga favorita! eu sou fa de distopias e de romances, entao a junçao das duas coisas ficou perfeita pra mim. Concordo que A escolha é o melhor livro da saga e eu amei o livro do começo ao fim, nao me decepcionou em nada

    ResponderExcluir
  9. Li a trilogia A seleção e como você fiquei um pouco decepcionada, pois a autora prometeu distopia e não vi nada disso. Em A Escolha, a participação dos rebeldes e os seus motivos aparecem, mas de forma tímida. No final, considero a trilogia um romance.
    Gostei muito das atitudes da America nesse último livro. Foi ótimo ela ser ela mesma, contrariar as decisões do rei, e finalmente decidir que ela realmente ama.
    Também achei as páginas finais bem corridas, mas em geral, gostei do desfecho.
    Super ansiosa para o lançamento do conto da rainha =)

    ResponderExcluir
  10. Pelo que já li sobre essa série ela tem esse efeito de não gostar e continuar lendo. Acredito que seja isso que me desperta a curiosidade. Foi bom ter ocorrido uma mudança no final e o livro ter te agradado mais. Afinal é ruim terminar uma série em que tudo foi um horror.

    ResponderExcluir
  11. Li os dois dessa série no começo desse ano, devo dizer que devorei A Seleção e A Elite. Estou ansiosíssima para ler A Escolha, porque quando li os primeiros livros senti muita coisa! Ficava curiosa, apaixonada e brava com os acontecimentos. Li algumas frases de A Escolha e tive alguns spoilers, mas nada que afetasse a minha vontade de ler. Também notei que a Kiera dá mais foco ao romance que à qualidade de distopia da história, acho que as partes dos ataques são importantíssimas, ela devia ter dado mais foco a isso. Parabéns pela resenha, Andressa! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li nenhum livro dessa série, mas ainda quero ler. Li alguns spoilers se querer por aí e isso tirou um pouco da graça, mas ainda assim quero ler. Pela resenha parece que esse é o melhor livro dos três e fiquei um pouco decepcionada em saber que a autora dá mais foco ao romance do que à distopia, mas ainda assim parece ser uma boa leitura.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Tá aí uma trilogia que os gostos não são unanimidade, muita gente morre por ela e muita gente não gosta, eu para falar a verdade ouvi milhões de elogios e comprei, assim que o livro chegou comecei a ver muitas críticas ruins a ele... Ou seja, está parado na estante e não sei se realmente leio, agora confesso que me deu uma mega desanimada
    Eu soube spoiler de Divergente e de A Escolha, ou seja lerei já sabendo o grande desfecho o que é terrível gente, porque não mandam esses spoilers através de mensagens privadas e tal :/
    Não duvido muito que não saia algum spin off porque essa série tá cheia! Pelo visto vou dar mais uma aguardada para ler e espero gostar, porque chato comprar um livro com tanta empolgação e não curtir

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oiee.
    Eu já li tantos comentários favoráveis com relação a esse livro que quero ler também. A verdade é que vou ler por pura curiosidade, porque ele não é muito o meu estilo, já que não curto muito distopias, porém assim que puder o lerei com certeza.
    Espero gostar.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  15. Eu vou começar essa série agora, pois acabo de adquirir os três livros em uma promoção maravilhosa do submarino!!! Acho que não tem ninguém que não goste dessa série, né?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails