Resenha: O Teste de Joelle Charbonneau

Título: O Teste
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Gênero: Distopia, Romance
Ano: 2014
Páginas: 320
Sinopse: No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?
Malencia Vale (conhecida como Cia) sempre sonhou em ser selecionada para o Teste. Ser escolhido para o Teste é uma honra, afinal, apenas os melhores alunos formandos são escolhidos e se tornam a esperança da Comunidade das Nações, porque eles serão os futuros cientistas, médicos, professores ou oficiais do governo. Pelo menos é nisso que Cia acredita. O Teste consiste em várias fases, onde são eliminados aqueles que fracassam. Eles são testes intelectuais, de habilidades, etc. Um erro em alguma prova pode ser fatal, literalmente. No fim, apenas aqueles que conseguirem sobreviver à tudo serão escolhidas para seguirem para a “Universidade”, onde o candidato irá estudar e definir que cargo seguirá.
[...] Quero gritar que o Teste não importa. Não quando uma vida está escorrendo gota a gota pelo chão de ladrilhos. [...] Pela postura deles, posso ver que não vão oferecer ajuda. Esta é a penalidade por uma resposta incorreta. Para eles, ele merece o que quer que venha em seguida. 

O mundo criado por Joelle é um mundo pós-guerra, em que água potável é algo raro, plantas/frutas modificadas geneticamente são uma realidade, o solo não tem mais produtividade, eletricidade não está disponível para todos, ou seja, tudo o que temos abundantemente hoje, nesse futuro, está escasso e deve ser poupado.
[...] Ele me disse para não confiar em ninguém, mas eu não lhe dei ouvidos. [...] Contei a ele tudo e, ao fazer isso, posso ter ameaçado a vida do meu pai. Porque qualquer governo disposto a ficar parado vendo candidatos cometerem suicídio ou tomar veneno por dar uma resposta errada não vai pestanejar em eliminar um cara que eles vejam como ameaça. 

Não sabemos quem ou quando alguém vai tentar te eliminar do teste, te apunhalar pelas costas, qual será o próximo teste, e por aí vai. Amigo pode virar inimigo, inimigo pode virar amigo e assim segue a história, sem sabermos em quem podemos confiar e isso trás muita tensão e suspense ao enredo, fazendo com que a leitura fique empolgante do início ao fim, nos deixando curiosos para desvendar tudo.

A narração é sob o ponto de vista de Cia, em primeira pessoa. Isso limita um pouco a história, mas a autora tem uma narrativa boa que facilita a leitura. Cia é uma adolescente consciente, algo difícil de encontrar. Também é inteligente, corajosa, focada, forte, esperta e com instinto de sobrevivência. Uma das coisas que mais me agradou foi seu foco em sobreviver, em passar no teste, porque a alternativa era impensável. Tudo bem que tinha o garoto com um lindo sorriso de covinha, por quem ela aparentemente já tinha uma paixonite, mas o romance não é o foco.
Eu marco o túmulo com uma grande pedra avermelhada e lamento não saber o nome da menina para ao menos fazer uma despedida. Em vez disso, aperto seu bracelete no meu peito e ofereço minha promessa silenciosa de que não importa a pressão ou o medo que venha com esse Teste, eu não vou deixar de lado as crenças com que fui criada para passar nesse Teste. Nem vou me esquecer do destino daquela menina. 

Ao longo do livro encontramos de tudo um pouco, rivalidades, mortes, tensão, sobrevivência, suspense, romance, ação e muito mais! Não vou negar que tenha elementos e uma protagonista que lembre outra distopia famosa, mas a autora soube transformar a história em algo único.

Algo que me incomodou um pouco foi parte da diagramação do livro. O tamanho da letra é pequeno, e como leio quase sempre à noite e tenho problema de vista, acabo tendo que forçar um pouco mais a visão e fica mais cansativo. Costumo ler deitada e muita das vezes seguro o livro com uma mão só, mas senti um pouco de dificuldade porque o texto não é tão afastado como eu gostaria do miolo. 

Fiquei feliz pela Única escolher essa capa porque é muito linda! A outra opção de capa não chega nem aos pés dessa. E é claro que o símbolo da capa tem um significado, que não fica tão claro ainda no primeiro livro, mas tenho certeza que será mais bem esclarecido nos próximos. Uma das coisas que mais gostei foi que na contracapa vem o marcador do livro para destacarmos! Não destaquei o meu porque não tive coragem, mas acho que todos os livros deveriam vir assim.

Eu definitivamente recomendo esse livro para todos que gostam do gênero e livros que te prendem do início ao fim. Fora que ele tem de tudo um pouco e pode agradar aos amantes de vários gêneros. Surpreendi-me com essa leitura e espero que vocês sintam o mesmo que eu com ela! O livro deixa muitas incógnitas para serem respondidas nos próximos e prevejo muitas surpresas e mais ação pela frente! Ah e para a felicidade de todos, a continuação “Independent Study”, será lançada ainda esse ano, mais precisamente nos próximos meses! O último volume, Graduation Day, lança no exterior em junho e ainda não tem uma previsão certa pra cá, mas acredito que não deve demorar muito pra sair por aqui também. Ansiosíssima para o próximo livro! 

A capa de O Teste combina elementos de cores contrastantes, como  uma cidade devastada acinzentada ao fundo e um símbolo no meio que tem seu significado no livro. Ele tem um círculo laranja com uma estrela de oito pontas no meio e um raio dourado cortando a imagem. A capa é linda e bem representativa da história. 

PS: Criei um álbum na fanpage do blog de imagens com quotes de livros (inclusive O Teste), para ver clique aqui. 


Conheçam as versões das capas estrangeiras dos 3 livros 



24 comentários:

  1. Preciso desse livro urgente!!!!
    Sua resenha ficou incrível, mi deixou com mais vontade de te-lo nas minhas mãos para pode devora-lo *-*
    A historia chama super minha atenção, ainda mais com um pouquinho de suspense, ação, rivalidade ♥_♥
    Affs covinhas odeio isso si pudesse tirar as minhas.
    Quem gosta de Jogos Vorazes e Divergente pelo jeito vai amar esse livro, sou um dessas pessoas que vai amar esse livro.
    Torcendo muitooooo para ganhar o livro.... *--*

    ResponderExcluir
  2. Esses cinco corações não foram atoa né huahuahuahua
    Eu conheci o livro em um evento que fui, queria muito ele, mas acabei falando alto demais que o livro era bom e uma espertinha ouviu e pegou... Pensa na minha cara!
    Eu gosto bastante de distopias e pós apocalípticos e com romance. Todos os livros para mim tem que ter romance!
    E sempre tem um pouquinho da realidade, porque para entrar numa universidade publica é realmente uma luta, onde poucos chegam lá.
    Faço das suas palavras as minhas " Uma das coisas que mais gostei foi que na contracapa vem o marcador do livro para destacarmos! Não destaquei o meu porque não tive coragem, mas acho que todos os livros deveriam vir assim."
    Nada melhor do que ter os marcadores dos livros que realmente temos e gostamos... Coisa difícil de se ver, já que na livraria, até quando compramos um livro eles nos olham feio quando pedimos um marcador e geralmente é um marcador sem nada especial. Maaas, também acho que teria dó de destacar.
    A editora está de parabéns por essa ideia e por essa capa que é a mais bonita mesmo! Achei a quarta bonitinha também, mas seria mais se tivesse o símbolo idêntico ao da brasileira.

    Estou concorrendo esse livro! Tomara que ninguém tire-o de mim u.u HUAHUAHUAHUAHUA

    bjs

    ResponderExcluir

  3. Oi Andressa,

    Eu ainda não recebi o livro, mas com certeza assim que chegar aqui em casa irá furar a fila de leitura.
    Adoro uma distopia e pelo que li na sua resenha e em outras acredito que irei gostar bastante dessa.

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu p-r-e-c-i-s-o desse livro, adorei sua resenha.
    A capa é linda e lembra a de "Divergente", espero ser tão bom quanto também, hahaha.

    ResponderExcluir
  5. São muitos corações, indicação de uma ótima leitura mesmo. Meu tipo de livro, pós apocalipse, luta pela sobrevivencia, focada em vencer e com uma pitadinha de romance. E vem ca, tem como resistir a uma covinha ? Inimigos tentando te derrubar, depois amigos tentando te derrubar, inimigos virando amigos, eliminando pessoas a cada situação. Enfim, preciso desse livro para ontem.

    ResponderExcluir
  6. A resenha está ótima! Eu já li Independent Study e posso te dizer: É INCRÍVEL! mal posso esperar por Graduation Day. A Joelle sabe como manter nosso foco na história, escritora maravilhosa.
    Espero ler a resenha de Independent Study por aqui num futuro próximo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh estou super ansiosa por Independent Study! Quase que pego em inglês, mas vou aguardar lançar pq está bem próximo já rs. Doida pra ler \o/
      Adorei a escrita dela também e o mundo que ela criou!
      Cia é tão <3

      Bjos =)

      Excluir
  7. Uau, cinco corações!!! Se eu já queria muito esse livro, agora estou desejando com todas as forças!! rsrs A capa é linda e realmente chama atenção!! Parece uma mistura de Divergente com Jogos Vorazes. Espero que seja tão bom quanto os dois.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Confesso que me interessei pelo top comentarista assim meio em cima da hora só porque quero muuuuito esse livro! Não me canso de ver boas resenhas sobre ele em diversos blogs e sinto que é um livro que vai me agradar muito e virar um dos meus favoritos, e sem dúvida também me deixar com a "ressaca literária" assim que eu terminá-lo hahaha
    Sou muito fã de distopias e me encantei por essa assim que vi a capa e l<3
    E realmente não poderia concordar mais com você sobre as capas, que são muito mais bonitas nessa versão do que na outra.
    Espero conseguir ganhá-lo no top comentarista desse mês ^^

    ResponderExcluir
  9. Amo livros que prendem do inicio ao fim. Com tamanha tensão e também com essa sensibilidade em demonstrar a luta pela sobrevivência. Uma pena a letra ser um pouco pequena, mas creio que o livro compensa, pelo descrito na resenha.

    ResponderExcluir
  10. PRECISANDO muito desse livro! A primeira vez que o vi foi quando ele ainda nem tinha sido lançado no Brasil e já fiquei querendo desde aquela época. Essas capas novas, no estilo da nacional, ficaram muito melhores do que as antigas!
    Eu AMO distopias, sou muito fã do gênero. Creio que esse seja meu gênero de leitura favorito, então mal posso esperar pra ler O Teste! Aimeudeusrespira Hahahaha!
    parabéns pela resenha, gostei bastante... me animei tipo, MAIS AINDA para ler esse livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Para mim quando um livro é distopia e ainda é comparável a Jogos Vorazes,eu já me interesso,foi assim com A Caçada do autor Andrew Fukuda e não me arrependi um ótimo livro.Mas voltando ao assunto,sem duvidas deve ser um ótimo livro,só essa sinopse e a premissa já despertaram minha curiosidade.Ótima resenha!
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  12. Estou ansiosa pra ler este livro. Achei a história a minha cara. Muito bom. Seus comentários na resenha me deixaram bastante curiosa e ansiosa pra ter o meu. Preciso dele já. rsrsrs Beijos.

    ResponderExcluir
  13. A capa é bem atrativa e adoro essa temática de um mundo pós guerra e sua reconstrução. Os personagens parecem ser muito bem construidos e a história parece ser muito intrigante. Fiquei bem curiosa pra ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  14. Distopias sempre foram minha paixão, e esse não poderia ser diferente!!
    Acho que os livros de gênero distopia começam bem e terminam bem, nos deixando aquele gostinho de quero mais tão importante para uma série
    Torcendo pra ganhar o livro <3

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha lido a sinopse e ficado louca querendo o livro :D Mas depois da resenha fiquei com mais vontade. Adoro esse tipo de livro futurista... Mais um para minha listinha :D

    ResponderExcluir
  16. Eu sou daquelas que não pode ver uma distopia e já quer logo ler, essa distopia não me parece ter muito de inovador ou até diferente do que já vimos, mas mesmo assim atiçou minha curiosidade e quero muito ler, eu fico fascinada pra conhecer as diferentes formas das sociedades de distopias e com essa não foi diferente.

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro distopias e tento ler o máximo possível delas. Claro que essa está na minha listinha de próximas aquisições. Não sou muito fã de protagonistas adolescentes, mas, pelo que entendi, a Cia não é nada mimizenta, nem chatinha, ou seja, tem tudo pra gostar dela. E sem falar nesse mundo pós apocalíptico que a autora criou que me chamou a atenção. Muito curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha, Andresa!
    "O Teste" me lembrou um pouco de "Divergente", mas realmente me interessei pelo livro e fiquei bem curiosa a respeito o desenrolar da trama.
    Obrigada pela dica no Twitter!
    Beijoos

    http://magialiteraria.net

    ResponderExcluir
  19. Caracas...rivalidades, mortes, tensão, sobrevivência, suspense, romance, ação e muito mais...esse livro é muito mais Top do que eu pensava!!!! Preciso ler urgentemente!!!
    Sou extremamente nerd e agora fico me imaginando fazendo esse tal "teste". Será que eu seria inteligente o suficiente e conseguiria suportar toda essa pressão psicológica e física? Tem personagem que se matou, então a coisa deve ser f*** D+ meu Deus!!!
    Capa linda. *.*
    Ótima resenha. Parabéns! ^^
    Bjs!

    Camilinha.

    ResponderExcluir
  20. Nunca li uma distopia e não me importaria que essa fosse a primeira. O Teste parece ser um livro maravilhoso, realmente muito bom, necessito! Quero tê-lo em minhas mãos logo! Beijos.

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Gosto do assunto distopia. Tenho JV, mas ainda não li. Essa estória tem um quê diferente, porque a maioria das distopias hoje são muito parecidas. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  22. Eu amo distopias e essa parece que será um sucesso...Gostei de saber que a leitura flui, nos prende..além disso, é ótimo aber que Cia é inteligente,esperta, determinada e tudo mais, vai me fazer gostar bastante dela... Eu amei sua resenha..quero muit ler esse livro..sei que vou amar.
    Arrasou an resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Andresa.
    Estou doida para ler esse livro. Amo distopias e o cenário de O Teste lembra um pouco jogos Vorazes que é um dos meus livros favoritos.
    Cia parece uma ótima personagem, esperta, com pé no chão e com um instinto de sobrevivência bem afiado.
    Que bom que o segundo livro vai ser lançado ainda este ano! Espero que o último não demore a sair.
    Espero poder ler esse livro em breve.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails