Resenha: A Gramática do Amor de Rocío Carmona

Título: A Gramática do Amor
Autora: Rocío Carmona
Editora: Rocco
Ano: 2013
Páginas: 264
Compare preços

Sinopse: Romance de estreia da editora Rocío Carmona, que é também vocalista de uma banda indie de Barcelona, A gramática do amor é um convite à intertextualidade. O livro, que conquistou público e crítica na Espanha, vem ganhando traduções em diversos países ao contar a história de Irene, uma menina que vive sua primeira desilusão amorosa e que encontra em clássicos como García Márquez, Tolstói, Jane Austen e Murakami o entendimento para as suas emoções e a força para escrever a sua própria “gramática do amor”. Um comovente romance juvenil sobre a descoberta do amor, relacionamentos e o poder da literatura.

Às vezes ele vem lentamente, de forma tão gradual que chega a ser imperceptível. Em outras, nos atinge como um soco no estômago, tirando o fôlego, o princípio de uma constatação. Intenso, surpreendente, envolvente. Impossível de ignorar ou forjar. Ele nos muda. Nos torna o melhor que podemos ser. Mas além disso, ele é uma incógnita que nos leva a uma estrada a caminho do desconhecido. Incompreensível. Imprevisível. Difícil de explicar ou definir. Alguns tentam nomeá-lo de várias formas. Mas aqueles que já tiveram a sorte de senti-lo de verdade, apenas o chamam de amor. Ele nos apresenta a felicidade, as lágrimas, a decepção. Revigora e torna qualquer coisa infinitamente melhor do que é. Tentar entendê-lo, aprender como desvendá-lo e superar as ocasionais frustrações são os objetivos da gramática do amor. Uma viagem através de parágrafos, vírgulas e pontos finais, na qual a grande lição é que amar se aprende amando, mas também, lendo.


Mandada pelos pais a um internato inglês, a espanhola Irene sente-se uma forasteira, e está tendo que se adaptar a sua nova realidade. Ingênua, a moça apaixona-se pelo romantismo e pelas palavras encantadoras de Liam, um dos garotos mais populares do colégio. Porém, quando está prestes a se declarar, descobre que não passa de mais uma entre muitas que compõe a lista de princesas do rapaz. Atordoada, Irene começa a sentir a dor de ter seu coração partido pela primeira vez. Após um episódio constrangedor envolvendo Liam, a moça sai em disparada da sala de aula. Seu professor, Petter, a segue e estipula uma punição pelo rompante de sua aluna. A partir dali, Irene terá que começar a treinar corrida todos os dias e o mais importante, ler e discutir grandes clássicos que de alguma forma tratam do amor. As mudanças na vida e nos pensamentos da moça serão maiores do que ela jamais imaginou ser possível.
“Somos o que resta de nós quando alguém nos parte o coração pela primeira vez.”
Uma palavra que define A gramática do amor pode ser: instigante. Começando pelo título, seguindo pela premissa de algo envolvendo grandes clássicos como Orgulho e Preconceito, Os sofrimentos do jovem Werter e o amor nos tempos do Cólera, e chegando a própria história, bem desenvolvida e bastante agradável. A escrita é leve, com um charme especial. Além de envolvente e confortável. A linguagem em terceira pessoa combinou perfeitamente com o contexto da trama.

São muito interessantes os títulos que participam da gramática do amor, e principalmente as conclusões de Irene sobre cada um deles. Possibilita muitas reflexões, além de uma viagem que percorre várias sensações e emoções. A leitura é cadenciada e prazerosa, daquelas que faz esquecer o tempo.
“O amor que permanece oculto, que não se expressa, transforma-se num monstro que devora corações. É preciso arriscar-se e deixá-lo sair, mesmo com o risco de se machucar.”
Outro ponto que surpreende é o rumo que toma a vida da personagem nesse meio tempo. Apesar de às vezes parecer confusa e até melancólica, ela aprende, erra, acerta, cresce e toma forma. É incrível acompanhá-la nessa jornada de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal.
"A amizade não era outra forma de amor, até mais pura e generosa?"
O final foi de certa forma previsível, mas nem por isso perdeu seu brilho. Todas as personagens são cativantes a sua maneira, gerando até uma certa proximidade com o leitor. Apesar de ser um romance juvenil, possui um certo tom poético, reflexivo, que me cativou.

Podemos dizer que a estreia de Carmona na literatura foi incrivelmente bem sucedida. Esse é um livro que aparentemente não tem muito a oferecer. Mas sem dúvidas vale a pena. Fala de amor em suas diversas formas e contextos, de escolhas, amizade, decepções. Fala de livros, de histórias e lições. Tocante, doce e despretensioso, vai muito além das aparências. É uma leitura que pode servir apenas como distração, para passar o tempo. Mas se encarada pelo ângulo certo, nos instiga a pensar em tudo e mais um pouco. Fica um enorme "gostinho de quero mais".

A capa é ilustrada, com uma menina de cabelos vermelhos esvoaçantes, no que aparenta ser um campo de flores, segurando um coração na mão. O contraste em preto e branco da capa com apenas alguns elementos em vermelho, como o título (que destaca a palavra amor), seus cabelos e o coração, dão um toque bem charmoso a ela.


11 comentários:

  1. Aninha, parabéns por mais uma resenha maravilhosa!

    Apesar de o livro, a princípio, não parecer ser daqueles que despertam emoções fortes, fiquei querendo ler.

    Ah, obrigada pela descrição da capa, acho que eu leria só por ela, parece linda... :)

    ResponderExcluir
  2. Garota, que resenha é essa????? EU AMEEEEIIIII!!!!
    "Às vezes ele vem lentamente, de forma tão gradual que chega a ser imperceptível. Em outras, nos atinge como um soco no estômago, tirando o fôlego, o princípio de uma constatação. Intenso, surpreendente, envolvente. Impossível de ignorar ou forjar. Ele nos muda. Nos torna o melhor que podemos ser. Mas além disso, ele é uma incógnita que nos leva a uma estrada a caminho do desconhecido. Incompreensível. Imprevisível. Difícil de explicar ou definir. Alguns tentam nomeá-lo de várias formas. Mas aqueles que já tiveram a sorte de senti-lo de verdade, apenas o chamam de amor. Ele nos apresenta a felicidade, as lágrimas, a decepção. Revigora e torna qualquer coisa infinitamente melhor do que é. Tentar entendê-lo, aprender como desvendá-lo e superar as ocasionais frustrações são os objetivos da gramática do amor. Uma viagem através de parágrafos, vírgulas e pontos finais, na qual a grande lição é que amar se aprende amando, mas também, lendo."
    Isso que vc disse prontoo... eu me encantei por este livro, definitivamente eu entro aqui neste blog para ficar doida mesmo....
    Parabens ótima resenha! *-*

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e fiquei encantada, finalmente um livro singelo que nos faz pensar. Amei ;)

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - O Tesouro da Encantadora (Caroline Carlson) bit.ly/1k6B04I

    ResponderExcluir
  4. Oh, fico feliz que tenham gostado. É como eu disse na resenha, o livro se torna profundo dependendo da forma com que o encaramos.

    ResponderExcluir
  5. Essa capa é muito fofa *-*
    Gostei da resenha pelo fato da primeira decepciona do amor.
    A leitura é leve e que faz esquecer do tempo??? ja melhorou. Também não é uma leitura demorada neh. Perfeito para um final de semana livre de tudo, só para si deliciar com um bom livro.
    Vou deixa-lo anotado na minha listinha espero ler em breve *-*

    ResponderExcluir
  6. A princípio não tinha me interessado tanto só lendo a sinopse. Na sua resenha dá a impressão de que é um livro bonito, para refletir, crescer e as conclusões dela sobre os clássicos.
    Não faz meu estilo de leitura pelo enredo, mas é bem válido para quem curte esse tipo.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Que resenha perfeita ♥_♥
    Está na lista dos livros que vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  8. Parabens pela resenha, foi perfeita. O livro não faz muito meu estilo, talvez, por hoje em dia ja ter uma visão diferente de amor. Acho que o amor dos livros é bem de longe a realidade do amor real. A capa eu achei muito fofa.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por mais uma super resenha! A capa do livro está lindíssima, fiquei apaixonada por ela! Uma pena que não fiquei muito interessada na história do livro. Parece muito cheio de clichês e previsível demais. Também não faz meu estilo.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Aninha, a sua resenha foi linda. Sério, sem querer puxar saco nem nada, mas eu gostei muito mesmo! O primeiro parágrafo foi impecável e me fez querer ler cada palavra com toda a atenção que deveria. Gostei do livro logo de início pela capa e títulos fofos que me lembraram o clipe da Pitty "Na Sua Estante", que é antiguinho mas também fala do amor de modo delicado como esse livro parece falar. Gostei muito do livro, da resenha e agora ainda mais do blog!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails