Resenha: Boneca de Ossos de Holly Black

Título: Boneca de Ossos
Autora: Holly Black
Editora: Novo Conceito
Selo: #Irado
Gênero: Infanto-Juvenil, Mistério, Aventura
Ano: 2014
Páginas: 224
Compare preços

Sinopse: POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

Boneca de Ossos nos trás de volta àquela época de nossas vidas onde estamos descobrindo coisas novas como o primeiro amor ou quando começamos a ter vergonha de algo que parece ser de criança. Uma época onde nossa imaginação nos leva longe. É assim que Poppy, Zach e Alice vivem. Eles são amigos desde novinhos e estão naquela fase “pré-adolescente” onde estão começando a entender melhor a vida, conhecer melhor a si mesmo, mudanças no corpo, novos sentimentos, etc. 
— Ele precisa crescer. Era a hora de se livrar deles. Ele devia estar focado nos amigos, em ouvir música e ficar de bobeira. Zach, acredite em mim, você não vai sentir falta deles. 
Todos os dias após a escola eles se encontram para brincar com seus bonecos, criando histórias de piratas, sereias e todo um mundo fantástico. Até que o pai de Zach resolve que é hora de ele parar de brincar para se dedicar mais ao basquete na escola. Zach está naquela fase em que ama brincar com as amigas, mas ao mesmo tempo, teme ser motivo de risada por ter doze anos e ainda brincar com bonecos. 
[...] Ele estava bravo. Com o pai, por destruir a brincadeira. Com a mãe, por deixar o pai voltar para a vida deles. Com Poppy e Alice, que não tinham perdido nada. E consigo mesmo, por agir como uma criancinha, assim como o pai havia dito, e por se importar com William, a Lâmina, e um monte de brinquedos de plástico como se fossem pessoas de verdade. 
O que os amigos não esperavam era uma das bonecas, que eles chamavam de Rainha, aparecer em forma de fantasma para Poppy dizendo ter sido transformada/moldada como a boneca através de seus ossos e que se eles não a enterrassem num lugar apropriado, ela os perseguiria sempre. Eles então embarcam em uma aventura que irá resultar em confusões, brigas, segredos revelados, perigos, momentos divertidos, reflexões e que irá mudar suas vidas!
— Você sabia que a porcelana de osso tem ossos de verdade? - Poppy disse, batendo em uma bochecha de porcelana. — A argila dela foi feita com ossos humanos. Ossos de menininha. Esse cabelo trançado pelo crânio é o cabelo da garotinha. E o corpo da boneca está cheio do que restou das cinzas dela.
Todos os três parecem ter problemas familiares, Poppy tem uma família liberal demais e encrenqueira, Alice vive com a avó que a coloca de castigo por qualquer coisa e Zach não tem um bom relacionamento com o pai que abandonou a família anos atrás e voltou alguns meses. Todos eles são aventureiros. Poppy é a mais persistente, Alice parece ser a que menos quer encrenca e a mais relutante e Zach é o mais suscetível. 

A narração é em terceira pessoa e sob o ponto de vista de Zach. A diagramação está ótima, com letras em um bom tamanho para leitura, texto afastado das margens e algumas ilustrações em preto e branco ao longo da história que mostra algum acontecimento com os personagens! A capa também é linda e combina muito com a história, com a boneca de ossos sentada numa poça d’água e a imagem das crianças navegando no barquinho, o que acontece na história. Na contracapa há uma ilustração de cada uma das crianças como se estivessem num porta retrato. 

Holly Black soube mostrar bem, através dos personagens, aquele medo de crescer e o medo de que as coisas mudem como consequência disso. E também o valor da amizade e ultrapassar obstáculos para se obter o que desejamos. O livro é bem interessante, a leitura bem rápida (li em algumas horas) e recomendo para todos que gostam de aventuras!







8 comentários:

  1. Andresa, estou vendo vários comentários sobre esse livro, apesar de ter achado a proposta interessante, não faz meu estilo de leitura.
    É algo mais teen né, tem até algumas coisas que gosto como aventura e mistério, mas ainda assim não é uma leitura que me interessou. :/

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oii Andresa :)
    Me parece ser um bom livro. Gosto de livros que no final tenha algum tipo de lição.
    Parabéns pela resenha gostei bastante!
    adorei o seu blog ele é lindo *--*
    Beijos!
    http://umacertajovem.com/

    ResponderExcluir
  3. OI Andresa, comprei esse livro ontem pelo submarino, estou esperando entregar. Confesso que de inicio, achei que se tratava de uma pitada de horror, pq uma boneca de ossos, que fala, sei la. LEndo sua resenha estou percebendo que o livro é bem mais light do que eu imaginei. De qualquer forma, percebi que o conteudo serve de lição, pois tenho um menino de onze anos bem agarrado aos brinquedos dele, quem sabe, eu tire algumas duvidas de como os personagens se comportam nesta idade em relação aos brinquedos. Parabens pela resenha viu ?

    ResponderExcluir
  4. Ooi tudo bom?
    Gostei desse livro quando vi nos lançamento achei bem legal essa historia da boneca ir atrás deles em forma de fantasma kkkkkk
    Essa capa é muito linda *-*

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ser um livro mais voltado para os adolescentes eu fiquei muito interessada nele. Ontem vi ele super em conta no Submarino e não resisti: comprei!! Parece que a história agrega várias lições: como o valor da amizade e lutar pelo que se quer. Estou ansiosa para poder lê-lo.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto outra resenha sobre esse livro, e muuuitas pessoas pirando pra ler o quanto antes...
    Até fiquei interessada, adorei a capa e curti a sinopse, mas parece um pouco infantil.
    Anyway, vou dar mais umas olhadas nele e se bater o sentimento, vou ler ^^

    ResponderExcluir
  7. Apesar de entender o que a autora quis passar, achei fantasioso d+ e perdeu um pouco da ideia do crescer e mudanças, apesar de gostar da autora, esse livro realmente não consegui curtir =/

    Andy_Mon Petit Poison
    #ResumoDoPoison >> http://bit.ly/1uC4tr4

    ResponderExcluir
  8. Não gosto de livros infanto juvenis. Normalmente não tenho a menor paciência com personagens adolescentes...passo esse livro!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails