Resenha: Sociedade dos Meninos Gênios de Lev AC Rosen

Título: Sociedade dos Meninos Gênios
Autor: Lev AC Rosen
Editora: Novo Conceito
Gênero: Steampunk
Ano: 2014
Páginas: 544
Sinopse: Chantagem, mistério, confusões de gênero, coelhos falantes e um assassino autômato: mergulhe na trajetória de Violet Adams, que assume a identidade de seu irmão gêmeo para conseguir uma vaga na mais prestigiada universidade de Londres, que é exclusiva para meninos. Inspirado em clássicos como Noite de reis, de Shakespeare, e A importância de ser honesto, de Oscar Wilde, SOCIEDADE DOS MENINOS GÊNIOS traça um retrato pitoresco e provocativo da aristocracia vitoriana, oferecendo diversão, aventura e uma reflexão bem-humorada sobre a questão do gênero.

A história...
Violet tem dezessete anos, é um gênio desde pequena e quer aproveitar a viagem de um ano do pai à América para colocar seu plano em prática: se passar pelo irmão gêmeo para poder cursar uma universidade em Londres (Illyria) que só aceita homens. É o século 19 e a sociedade é bem diferente da que estamos habituados.
[...] Todas as noções das mulheres vistas como fracas, de intelecto limitado ou feitas apenas para cuidar da família e dar à luz seriam apenas lembranças. Ela mostraria ao mundo - ou pelo menos ao mundo científico - que as mulheres eram iguais aos homens em todos os sentidos.
Violet é adora criar novas invenções, enquanto seu irmão (Ashton) é um romântico que gosta de arte e poesia. Ela consegue ser aceita em Illyria se passando por Ashton. As coisas começam a complicar quando Cecily (sobrinha do atual dono de Illyria, o duque), começa a ter sentimentos por Violet enquanto ela está se passando por homem. E não só isso, mas Violet começa a ser chantageada e perseguida por autômatos assassinos.  Além disso tudo, Violet e o duque começam a sentir algo um pelo outro (enquanto ela está se passando pelo irmão).  

Quais segredos Illyria esconde? Quem está por trás dos autômatos assustadores e qual seu objetivo? Como Violet irá lidar com o fato de sentir algo pelo duque e não poder contar a verdade sobre quem ela realmente é?  E como o duque irá lidar com o fato de sentir algo diferente por um estudante (que aliás é um "homem")? Violet e seus amigos enfrentarão aventuras perigosas em busca de respostas.

Alguns dos personagens...
Vários são os personagens apresentados durante a história. Violet é uma garota forte e decidida que não aceita ser tratada como inferior aos homens. Jack, amigo de infância de Violet e Ashton, entra para a mesma universidade que Violet e a ajuda no disfarce. Enquanto ela gosta da parte mecânica, ele se interessa pela biológica. Cecily é uma menina de 16 anos que vive em Illyria com sua governanta Mirian. Ela também adora as ciências e tem vocação para a área química. Mirian tem uma vida dupla que esconde do duque ou pode acabar perdendo seu emprego com Cecily. Ela é uma mulher que já passou por muita coisa e que presa sua liberdade. 

A narração é em terceira pessoa e abrange vários dos personagens, ampliando assim nossa visão em vários cenários/acontecimentos. O legal é que apesar de vários personagens, a leitura não fica confusa.

O que mais gostei na leitura...
Em alguns momentos senti que estava lendo sobre cientistas malucos pelas experiências “fora do normal” que eram descritas. Muitas das coisas são bem fantasiosas, fora da realidade e isso deu um toque diferente a leitura.
- Sou discreto quando preciso ser. Todo mundo pode saber das minhas inclinações, mas não anunciá-las em público. Não saio por aí de mãos dadas com Antony nem lhe propondo casamento. É assim que acontece com homens como eu e assim sempre será.
O humor que o autor nos remete é um do qual não estou acostumada e por isso foi agradável. Suas reflexões sobre os gêneros (feminino e masculino), seus sentimentos, anseios, atratividade é fora da realidade em que vivemos atualmente, não há aquele preconceito ou mentalidade da sociedade atual. Lev AC Rosen de certa forma provoca a aristocracia de um jeito divertido e bem humorado. 
[...] A sociedade não tolerava ofensas como a inversão de sexos. Aprovava apenas as inversões de fortuna, e somente quando o rico se tornava pobre, porque isso gerava fofocas excelentes. Um pobre que se tornasse rico era algo bastante angustiante e uma mulher que se tornasse homem era algo perverso.
Deparamo-nos com personagens femininas fortes. Naquela época as mulheres eram sinônimo de: dona de casa, esposa e mãe. E Violet, Cecily e Mirian nos mostram que as mulheres são bem mais do que isso e merecem o devido respeito.

Uma outra coisa que adorei foi o fato de ser um livro único (amém), porque hoje o que mais vemos por aí são séries e como não gosto de esperar continuações, ler um livro único de vez em quando é muito bom! Esses são raros rs.

Porque não dei 5 estrelas...
O autor pecou em um ponto que foi a extensão do livro. São 544 páginas e a leitura ficou cansativa em determinados trechos que considerei irrelevante, portanto acredito que se o autor tivesse sido mais objetivo e diminuído a quantia de páginas, a leitura seria mais proveitosa. 

Opinião final...
O livro é ótimo, tem steampunk, aventura, romance, personagens fortes, humor e muito mais. O autor se inspirou em obras de Shakespeare e Oscar Wilde. Como não li nada deles, não pude fazer comparações sobre as obras, mas quem já os conhece e os apreciam, deve ser um prato cheio! Se você não se importa com um livro mais longo, recomendo a leitura, pois a história muito me agradou!  

PS: Confiram aqui minha entrevista com o autor! 


9 comentários:

  1. ai que legal! gostei da Violet Adams, que me aparenta ser uma feminista de mão cheia! kkkkk A capa do livro nunca me chamou muuuuuuuuuuuuuuuuuuito a atenção, mas a história em si parece ser bem legal, e despertou uma coisinha em mim!! kkkk gostei da resenha :D

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei demais da resenha. A premissa da obra me fez participar de um sorteio, uma vez. Valendo um relógio e tudo. Mas, infelizmente, não ganhei.
    Gosto de histórias com nerds e tudo. Eu também achei interessante o caso de parecer lendo uma história de cientista. Essa coisa de tentar se passar pelo irmão gêmeo para entrar na universidade me pareceu bem único. Não um clichê, como costumamos ver nas obras, hoje em dia.
    O livro me cativou e sua resenha também.
    Parabéns.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro! Parece ser interessante e eu nunca li algo do gênero steampunk. To curiosa agora para saber se a Violet vai contar para o duque ou nao quem ela é! Kkkk Vou tentar ler logo se eu ganhar ele porque a grana ta dificil!

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, tudo bem??
    Adorei tua resenha…é a primeira que leio sobre a historia e fiquei animada pela historia, por todo este mistério e pelos personagens. E sem falar que esta capa é linda e tem tudo a ver com a historia. Mais um super lançamento que já esta na minha lista de desejados!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Andresa,
    O livro além de parecer ser muito bom é único <3 <3
    Além de ter uma capa linda, senti um toque de humos suave que me atraiu.
    Aguardando ansiosa a entrevista.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  6. Adorei Andressa,o livro parece bem interessante,os únicos livros de séculos passado que gosto é de Shakespeare,Emily Brontë e Jack Kerouac e se ele se inspirou em Shakespeare então pode ser que eu goste :) Bjs!!!

    ResponderExcluir
  7. Não curto muito livros no estilo steampunk, por esse motivo não me interessei nem um pouco pela obra apresentada. Mas, de qualquer maneira, vou tentar repensar já que você falou tão bem da obra.

    ResponderExcluir
  8. Quando li a sinopse do livro, confesso que me interessei, mas depois de algumas resenhas, reparei que não é o tipo de leitura que costuma me atrair. Acho que por causa disso não encararia um livro com mais de 500 páginas, apenas para me arrepender depois.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. OMG OMG OMG Você me convenceu a ler quando disse: LIVRO ÚNICO hahahahaha, já estou meio que traumatizada com séries e já fico receiosa de ler, confesso que a capa não tinha me chamado muito a atenção mas depois da sua resenha acabei me interessando pelo livro, vou colocar entre futuras leituras. Ele têm um quê de "O protetorado da sombrinha" que me instigou a ler não sei pq.. personagens femininas fortes e o humor tb me ganharam adoro livros assim.. E o melhor LIVRO ÚNICO (Amém Senhor).

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails