Resenha: Dançando Sobre Cacos de Vidro de Ka Hancock

Título: Dançando Sobre Cacos de Vidro
Autora: Ka Hancock
Editora: Arqueiro
Gênero: Drama
Ano: 2013
Páginas: 336
Sinopse: Lucy Houston e Mickey Chandler não deveriam se apaixonar. Os dois sofrem de doenças genéticas: Lucy tem um histórico familiar de câncer de mama muito agressivo e Mickey, um grave transtorno bipolar. No entanto, quando seus caminhos se cruzam, é impossível negar a atração entre eles. Contrariando toda a lógica que indicava que sua história não teria futuro, eles se casam e firmam – por escrito – um compromisso para fazer o relacionamento dar certo. Mickey promete tomar os remédios. Lucy promete não culpá-lo pelas coisas que ele não pode controlar. Mickey será sempre honesto. Lucy será paciente. Como em qualquer relação, eles têm dias bons e dias ruins – alguns terríveis. Depois que Lucy quase perde uma batalha contra o câncer, eles criam mais uma regra: nunca terão filhos, para não passar adiante sua herança genética. Porém, em seu 11° aniversário de casamento, durante uma consulta de rotina, Lucy é surpreendida com uma notícia extraordinária, quase um milagre, que vai mudar tudo o que ela e Mickey haviam planejado. De uma hora para outra todas as regras são jogadas pela janela e eles terão que redescobrir o verdadeiro significado do amor. Dançando sobre cacos de vidro é a história de um amor inspirador que supera todos os obstáculos para se tornar possível.

Existem coisas das quais não temos controle, fatos que precisamos aceitar, resignados, mesmo que seja terrivelmente difícil. Simplesmente não há escolha.

Uma família desestruturada, um relacionamento que só você quer salvar, a morte, um acidente, a genética, uma doença… É impossível entender o porquê de algumas pessoas sofrerem mais do que outras, de umas terem doenças e morrerem bem antes da hora que deveria, de algumas terem a vida melhor do que outras, de aparentemente o mundo ser tão injusto. Será que existe realmente uma força que controla tudo e decide como puxar cada fio da humanidade? Alguns atribuem isso prontamente a Deus, ao acaso, quem sabe. Mas o mais comum é nomear como destino. Só o que podemos saber com certeza é que apenas o amor é capaz de vencê-lo e as dificuldades por ele impostas. Não se curva a sua vontade, dá força, segurança e molda a vida de quem o sente de forma a ignorar totalmente as providências da mão invisível do universo.
Lucy e Mickey, ambos profundamente marcados e limitados, não deveriam ter se envolvido. Ela e seu histórico familiar de câncer, ele e seu transtorno bipolar, jamais deveriam dar certo juntos. Mas contrariando a tudo e a todos, eles se apaixonaram, se casaram, e aprenderam a encontrar um no outro a força necessária para seguir superando os percalços do caminho. Quando Lucy descobre que está grávida, contrariando um acordo firmado há muito tempo e a vontade dos dois de não passar a diante sua herança genética, o casal irá repensar e levar sua relação a outro nível. Entendendo assim cada vez mais o que significa amar de verdade.

Esse livro tem uma carga emocional gigantesca, então não deve ser lido em qualquer momento, e nem de forma forçada. Forte, impactante, não é uma leitura do tipo leve ou que flui facilmente.
"Ficamos mutilados. Mudados. Mas sobrevivemos."
A narração é em sua maioria feita pela Lucy, mas a cada início de capítulo há um trecho de Mickey, assim como os momentos finais também são narrados por ele. A escrita da parte de Lucy é doce, envolvente, natural, mas triste. Não propositalmente, nem fazendo drama, mas simplesmente pesada em alguns trechos. Estar dentro dos pensamentos de Mickey é muitas vezes confuso, assustador. A escrita é densa, forte, realista. A autora soube perfeitamente trazer a doença dele entremeada nos trechos que narra.

Outro ponto bem interessante foi como a Ka, sendo médica, traz seus conhecimentos sobre o transtorno bipolar de forma tão simples e agradável de se ler. Ela pretende mostrar em detalhes as crises, assim como os dias normais de Mickey. Demonstrando as minúcias da doença, como ela atua, o que ela faz. Alguns podem achar a parte inicial do livro um pouco lenta, mas penso que é legal essa aproximação com a rotina das personagens que a autora quis trazer. 
"Cacos de vidro. Nesse momento, estávamos descalços e dançando sobre um mar de cacos de vidro. Por mais verdadeiro que isso fosse, porém, Mickey sabia que eu dançaria com ele para sempre se pudesse, mesmo que meus pés sangrassem." – Lucy
Lucy é incrível, determinada, firme, soube aceitar e amar um bipolar, fazendo tudo por ele e criando uma rotina que poderia parecer anormal para a maioria das pessoas. Abriu espaço para o problema de Mickey mesmo já tendo sua vida quase toda ocupada pelo seu próprio fardo. Com certeza ela não se sacrificou já que o amava, mas suportou muitos momentos terríveis sem desanimar, apenas pensando nos dias bons. Mickey é um guerreiro, que luta consigo mesmo e contra a doença todos os dias. Que ama Lucky acima de tudo e apesar de tudo. A vontade dele de vencer e passar pelos momentos ruins é tocante e inspiradora. É triste perceber como algo como o transtorno bipolar diminui as pessoas, torna-as descrentes de si mesmas, amedrontadas, fracas. Mas Mickey tinha sua muralha, Lucky. O casal soube acreditar em si mesmos e um no outro, e isso foi essencial para que as dúvidas de todos a seu redor não os atingisse.
"Cacos de vidro foram o símbolo do nosso casamento. Para mim, porém, representam mais ainda o nosso amor. Lucy costumava dizer que me amava tanto que, se pudesse, dançaria comigo para sempre sobre cacos de vidro. Conto com isso." – Mickey
Mickey e Lucky nos mostram que se quisermos realmente algo, é imprescindível nos empenharmos ao máximo, mas além de qualquer coisa, para alcançar o objetivo almejado, precisaremos dançar sobre cacos de vidro muitas vezes. Não importa que nossos pés sangrem, nada virá a nosso encontro de graça. E a partir do momento que a fé deixar de existir dentro de nós, a chance de conseguir qualquer resultado morre junto. 

Com dançando sobre cacos de vidro você chora, chora muito, mas também ri. E sobretudo aprende a ser mais humano. A lição da história não é passada de forma forçada, ela nos chega aos poucos mas intensamente, formando um quadro impressionante, no qual é impossível não pensar e refletir por vários dias. Esse é um daqueles livros tristes ao extremo, mas sem apelações desnecessárias. As personagens fazem sentir, as situações fazem sentir por si só, a autora não precisa fazer nada mais a esse respeito. A leitura é uma experiência inesquecível e que vale muito a pena.

O título da obra é extremamente significativo e expressivo. O final foi perfeito, triste, marcante, eterno. Esse livro é daqueles para se levar para sempre, guardado em um lugar bem protegido. Me surpreendi positivamente com essa grande obra. Marcante, fascinante, chocante, que ensina a importância da determinação, da coragem, da fé e da obstinação. E o mais importante, mostra a face do amor incondicional.

6 comentários:

  1. quero muuuuuuuito esse livro, está na minha lista de desejados!! E me apaixono mais a cada resenha que leio *-* nao vejo a hora de compra-lo!

    ResponderExcluir
  2. Muitos acham que estão no controle da situação simplesmente por terem uma opinião formada, até mesmo por ter dinheiro na conta e afins.
    Porém, sempre costumo dizer que é Deus quem está na direção de tudo. Sua resenha me deixou reflexiva. Acredito que parte é porque a leitura do livro te deixou assim e refletiu nela. Fiquei imaginando como somos frágeis, como um caco de vidro, porém, muitas vezes nos achamos imbatíveis.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  3. Thank you for your lovely review of my little book. Made me smile.

    ResponderExcluir
  4. Olá Aninha, tudo bem??
    Estou com muita vontade de ler esse livro, há vários comentários positivos e como não ficar interessada?
    Pretendo ler o mais breve possível, parabéns pela resenha . Acho esta capa linda =)
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  5. Realmente fiquei bastante reflexiva com esse livro.... Acho que isto só acrescenta, uma história impressionante como essa com certeza marca, e marca positivamente.

    ResponderExcluir
  6. Pelo visto irei devorá-lo! Adorei conhecer este cantinho e já estou seguindo.Sucesso!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails