[ENTREVISTA] Conhecendo o Autor: Lev AC Rosen

Olá pessoal! Há muito tempo não faço esse post, mas hoje venho trazendo uma entrevista com Lev AC Rosen, autor de Sociedade dos Meninos Gênios para que possam conhecê-lo mais. O livro foi lançamento de janeiro de 2014  pela Novo Conceito. E vocês podem ler a resenha aqui.



Meu contato inicial com o autor foi através do twitter, onde o ajudei com uma dúvida em relação ao lançamento do livro dele aqui no Brasil. Ele foi sempre muito simpático e prestativo e até me enviou um exemplar do livro em inglês autografado. 

Lev AC Rosen é o autor do aclamado Sociedade dos Meninos Gênios, que foi considerado melhor do mês na Amazon e foi nomeado para vários prêmios.
Aos 22 anos, seu conto "Painting" foi a peça inaugural para a seção "Novas Vozes" da renomada revista Esopus. Ele tem artigos sobre steampunk, pós-modernismo e escreve para vários blogs, incluindo booklifenow e tor.com. 
Ele mora em Manhattan, onde leciona escrita criativa. 

Twitter: @LevACRosen 

Conhecendo o Autor: Lev AC Rosen

1- Diga-nos, quem é Lev AC Rosen? 

Bem, eu sou Nova-Iorquino nascido e criado, moro no centro com meu marido e nosso gato minúsculo. Eu ensino escrita criativa, e escrevo. Quanto a Lev o escritor - tenho tendência a escrever coisas que eu quero ler, material que inclua minhas obsessões, como steampunk e Wilde, ou noir ou screwball.



2- Além de Shakespeare (Noite de Reis) e Oscar Wilde (A Importância de ser Honesto), qual foi sua inspiração para escrever "Sociedade dos Meninos Gênios"? Como é que você veio com a história e os personagens?


Bem, eu amo a estética do steampunk. Eu amo as engrenagens e dirigíveis. Eu fui apresentado a isso por meio de vídeo-games antigos que eu jogava. Amo esse tipo de mundo. E na faculdade, estudei literatura vitoriana, então eu sabia sobre o período de tempo suficientemente bem. Quando eu estava na faculdade, trabalhando em minha tese, eu apenas decidi que queria escrever algo steampunk e divertido. Eu comecei a me enviar ideias via e-mails. Apenas pequenas cenas ou ideias de personagens. Mas eu nunca fui bom em enredo. Eu sabia que queria Wilde lá de alguma forma, porque o tinha estudado e o amava, mas as peças de Wilde são comédias de costumes e eu queria mais aventura - Eu queria robôs assassinos. E por alguma razão que nunca vou entender, isso me fez pensar em Shakespeare. Shakespeare tem todas as tramas, sério, então eu peguei um dos meus favoritos que se encaixou com o Wilde como duas peças de um quebra-cabeça. Tudo simplesmente se encaixou. Mas, além dessas duas peças de teatro e da ideia de steampunk em geral, eu parti de um monte de clássicos de ficção científica vitoriana - Jekyll e Hyde (O Médico e o Monstro), Frankenstein. Eu queria a ciência de forma louca - o tipo de coisa que sabemos que agora é impossível, mas parecia possível na época.



3- Sociedade dos Meninos Gênios se trata? 


Trata-se de uma jovem mulher na Inglaterra vitoriana, que quer ir para a faculdade de Londres para cientistas loucos, que é, infelizmente, apenas para homens. Então, ela se disfarça como seu irmão gêmeo, com a intenção de revelar-se depois de um ano para provar que as mulheres são cientistas tão brilhante quanto os homens. Mas uma vez lá, ela descobre que é muito mais complexo - um porão labiríntico, um misterioso trem, robôs assassinos e um diretor muito bonito fazem seus planos mais difíceis de lidar do que ela esperava.



4- Algum dos personagens foi inspirado em alguém? Você tem um favorito? Quem e por quê? 


Não - Eu tento não fazer isso. Quero dizer, Ada Byron e Mathias Forney são personagens reais, históricos, por isso eles são inspirados por si, mas todo mundo é apenas um composto - Tomo traços de algumas pessoas e as misturo. Realmente, todos eles são apenas variações sobre mim. Quanto a um favorito, eu não acho que eu posso escolher um. Eu amo todos eles. Mesmo os maus.



5- Sociedade dos Meninos Gênios é um livro stand-alone (livro único) ou haverá alguma sequência ou livro voltado para o mesmo mundo? 


Atualmente, é um stand-alone. Ele foi escrito como um stand alone. Depois, eu brinquei com a ideia de fazer uma série, escrevi algumas coisas, mas meu editor não curtiu muito. Talvez no futuro eu volte a ele, mas agora estou trabalhando em outros projetos.



6- Muitas pessoas ainda não sabem o que é Steampunk, você pode nos explicar? 


É essencialmente escrever ficção científica vitoriana com uma perspectiva moderna. Sci-fi histórico. Eu acho que é ótimo - a tentativa de capturar o futuro sem perder o passado. Eu escrevi um pequeno texto sobre ele, você pode encontrar no meu site: http://www.levacrosen.com/extras/what-is-steampunk/



7- O que fez você explorar o papel das mulheres na Londres vitoriana e mostrar sua força e sua igualdade com os homens naquela época? E porque brincar com os gêneros? 


Um dos meus professores na faculdade - era uma classe de Literatura Vitoriana - sempre disse que cada ensaio que escrevi era sobre gênero. Gênero na era vitoriana é tão fascinante. As mulheres estão apenas começando a realmente ter os direitos básicos - como a educação - mas eles também são muito estritamente definidos - bom ou mau, perfeito ou anormal. E tendemos a pensar na era vitoriana como sendo muito pudica - mas realmente não era. Então, eu gosto de explorar as mulheres que não se enquadram nestas estreitos limites que a era vitoriana prescrevia - porque, na realidade, a maioria não o fez.



8- Você sempre quis ser um escritor? Está planejando um novo livro?


Sim - Eu sempre escrevi. E eu tenho vários novos projetos em andamento: um livro infanto-juvenil (para idades de 8/10 ou mais), que meu irmão está ilustrando, sobre um par de órfãos e sua capivara de estimação que vão viver com sua tia em uma cidade estranha, onde nada muda. Isso vai ser na América do Norte por volta de julho de 2015 (muitas ilustrações para fazer). Eu também tenho um noir que se passa em Nova York após o aquecimento global que derrete as calotas polares - ainda não foi vendido. E um livro YA sobre um menino cuja mãe tem início precoce de Alzheimer - mas ele acha que ela não tem, especialmente quando ela aparece no vídeo game ele está jogando.



9- Qual é a sensação de ver seu livro lançado internacionalmente? 

Incrível. Fiquei triste que eles usaram a capa dos EUA, no entanto. Eu estava esperando ter uma parede de capas diferentes, cada uma de um país diferente. E eu estou tão animado com todo o entusiasmo no Brasil. Minha editora brasileira - Novo Conceito - é incrível, também. Eles me enviaram um presente de feriado! Meu editor nos EUA nunca fez isso. Tudo o que eles estão fazendo para o livro é tão incrível e eu sou muito grato a eles e a todos os leitores que 'blogam' sobre o assunto ou fazem vídeos - vídeos! - Onde eles falam sobre o livro. Isso é incrível. Isso me faz sentir no topo do mundo.



10- Quais são as suas expectativas para os leitores brasileiros? Alguma chance de vir para o Brasil algum dia? Você poderia deixar uma mensagem para os leitores brasileiros?


Eu não sei! Eu nunca fui ao Brasil e não sei muito sobre a cultura, então eu não sabia o que esperar. Mas agora parece que os brasileiros são grandes leitores e amam falar de livros no Twitter, Facebook - Eu tenho tantos seguidores brasileiros agora. É incrível. Eu tenho que usar o Google Tradutor para saber o que eles estão dizendo, mas ainda é incrível. Quanto a ir ao Brasil - seria fantástico! Eu nunca fui, mas ouvi dizer que é bonito. Eu não tenho planos imediatos para ir, mas eu gostaria de ir, um dia, quando tiver tempo e dinheiro.


Quanto aos meus leitores brasileiros, tudo o que posso dizer é muito, muito obrigado! Seu entusiasmo e empolgação é contagiante e surpreendente. E, se você me perguntar qualquer coisa no Facebook ou no Twitter, eu estou feliz em atendê-lo! Eu vou ter que usar Google Tradutor e eu vou responder em inglês, mas sim! Eu estou sempre lá, se você tiver dúvidas.


E obrigado, Andresa. Se os leitores não sabem - Andresa e eu nos conhecemos, porque eu estava tentando me comunicar com a minha editora brasileira via twitter (eu queria ver a capa!) E houve alguns problemas de tradução. Andresa entrou em cena e se tornou a minha tradutora - tudo sem ter sequer lido o livro. Eu acho que isso mostra como incrivelmente dedicada você é para o mundo literário e quão generosa e incrível você é. Então, obrigado. E obrigado por esta entrevista! Espero que tenha sido esclarecedor.



Perguntinhas rápidas:


Um livro: A Mulher de Branco, por Wilkie Collins 

Um autor: Oscar Wilde, é claro 
Um filme: Bringing Up Baby (Levada da Breca no Brasil, filme de 1938)
Comida e bebida: Massa ao alho e uma coca-cola 
Um lugar: Nova York ... ou talvez Edimburgo

Espero que tenham gostado da entrevista e que possam ter conhecido melhor o autor. Seu livro é ótimo e estou torcendo para que seu sucesso apenas aumente, cada vez mais!! 

Quero ver vocês comentando aqui e se tiverem a oportunidade, leiam o livro! 


PS: Depois de tantos elogios, estou toda boba e cheia de vergonha rs. 

7 comentários:

  1. Olá Andressa....Nossa que show esta oportunidade de entrevistar deste autor...Estou bastante interessada na leitura do livro dele e amei suas respostas!! mas o que mais me encantou nele foi o carinho dele pelos leitores aqui do Brasil!!
    Parabéns e adorei conhecer um pouco mais sobre ele!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Andresa,
    Que entrevista maravilhosa, gostei da explicação de Steampunk e pelo fato do livro ser único (pelo menos por enquanto rsrs) subiu no meu conceito e esse carinho para com os leitores brasileiros é lindo ^^
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  3. Que legal você pode poder entrevistar um autor que você curtiu o livro e ter a oportunidade de ter um exemplar autografado! Eu quero ler esse livro, mas vai ser em um futuro distante. Gostei da entrevista.

    http://espiraldossonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. aiii Andressa, que legal essa oportunidade que você teve! Já fico aqui me imaginando fazendo isso com o Harlan Coben, que é meu autor favorito! hauahuhauhaua enfim, uma oportunidade muito legal, e que mostra como você é boa no que faz. Parabéns pela entrevista!! E quero muito lerr esse livro, como disse na resenha sobre ele, eu adorei!! e fiquei muito curiosa!! bjs

    ResponderExcluir
  5. Essa oportunidade é única, sem dúvida. Poder "conhecer" o autor assim é fantástico. Saber sua opinião sobre os planos para sua vida, o significado de Steampunk que, confesso, me deixou admirada. E muitas outras coisas.
    É uma forma de conhecer mais um escritor e, claro, um fantástico autor que merece aplausos.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  6. Nossa, ele estudou literatura vitoriana!
    Como que aqui no Brasil não tem cursos desse tipo?! Caramba, depois o pessoal quer tanto saber o motivo de não termos escritores que se dedicam em tempo integral ao seus livros e coisas do tipo. Adorei a entrevista, mas como já disse na resenha, o livro não faz meu estilo de leitura.

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa,
    Nossa como ele é legal e educado, achei interessante conhecer um pouco mais do autor, confesso que não tinha dado muita bola para o livro mas depois que li a resenha aqui já coloquei entre os meus desejados.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails