[Sessão Pipoca] Jogos Vorazes: Em Chamas


Título: Jogos Vorazes: Em Chamas
Título Original: Hunger Games: Catching Fire
Elenco: Jennifer Lawrence, Liam Hemsworth, Sam Claflin, Elizabeth Banks, Josh Hutcherson, Philip Seymour Hoffman, Woody Harrelson, Willow Shields, Stanley Tucci, Jena Malone.
Direção: Francis Lawrence
Duração: 146 min.
Distribuidora: Paris Filmes
Orçamento: US$ 130 milhões
Estreia Nacional: 15 de novembro de 2013
Estreia Mundial: 22 de novembro de 2013

Sinopse: Depois dos Jogos Vorazes, a competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.


OMG, nem sei por onde começar falando!! Como eu sempre gosto de deixar claro, caso alguém ainda não saiba, eu sou viciada, fissurada, mega, ultra fã da trilogia The Hunger Games. Catching Fire (Em Chamas) é meu livro preferido da trilogia, então eu estava morrendo aos poucos antes da estreia com todas as novidades que saiam. Eis que chegou o grande dia: a estreia de Em Chamas no Brasil, no dia 15/11/2013. Eu já havia comprado o ingresso no primeiro dia da pré-venda. Consegui ótimo assento, vi em IMAX e fui sozinha da primeira vez. Também já havia comprado ingresso para ver com minha mãe no dia 17/11/2013.
Ao final fiz uma comparação entre Livro x Filme, mas avisarei para ler somente aqueles que quiserem saber o que acontece.
Em Chamas, por ser o livro/filme central da história, começa a nos apresentar os sinais de uma revolta, e o foco é exatamente esse. Em Jogos Vorazes o foco era mostrar como o Governo tem poder sobre as pessoas e os Distritos e apresentar os jovens lutando numa arena como punição ao levante que o Distrito 13 fez contra a Capital, anos e anos atrás. No segundo filme, uma faísca já foi acesa entre os Distritos que começaram a ver o ato final de Katniss na arena como um desafio a Capital e à partir daí é que se molda a história.
Em Chamas começa com a Turnê da Vitória, onde os tributos vencedores dos Jogos partem de trem e passam em todos os Distritos, nesse caso começando no 11 e terminando no 1, e ao final eles vão à Capital. Mas antes disso, Presidente Snow faz uma visitinha a Katniss e deixa claro que para que não haja uma guerra de verdade (e para que ele não mate toda sua família e todos do Distrito), ela deve convencê-lo de seu “amor profundo” por Peeta. Já no Distrito 11 as coisas começam a sair de controle, afinal é o Distrito da Rue, por quem Katniss teve uma amizade nos jogos anteriores, e o povo dali está revoltado com o Governo.
O filme mostra o casal passando por alguns Distritos, enquanto isso Katniss vai descobrindo que alguns Distritos estão revidando alguns ataques da Capital. Presidente Snow manda mais Pacificadores da Capital para o Distrito 12 e eles botam terror em todos, deixando aquelas pessoas já miseráveis e mortas de fome, em pior situação.
Para erradicar qualquer esperança que Katniss possa dar aos Distritos de uma revolução, Snow decide que o Massacre Quaternário (que são os Jogos Vorazes que acontecem de 25 em 25 anos), trará de volta os vitoriosos sobreviventes dos últimos Jogos e com isso Katniss e Peeta voltam a uma nova arena, muito mais letal, até porque dessa vez eles terão que lidar com pessoas queridas pela Capital e assassinos profissionais. 
O filme ficou TÃO INCRÍVEL que não dá para colocar em palavras o que senti ao assistir. Muitas falas do filme foram tiradas exatamente iguais às do livro para fã nenhum colocar defeito. A adaptação ficou muitooooo fiel ao livro. Claro que algumas coisas poderiam ter entrado e não entraram, e teve, por exemplo, no filme a neta de Snow que não existe no livro, mas isso deu um toque a mais na história e deixou aqueles que não leram os livros com um maior entendimento do que estava acontecendo.
A fotografia do filme está incrível, muito linda. A arena foi perfeitamente criada e ficou exatamente como eu imaginava. A visão do filme em IMAX é perfeita e na arena a imagem é bem aproximada, fazendo você se sentir próximo dos personagens. 
Eu só tenho a agradecer Francis Lawrence por fazer a adaptação do meu livro preferido tão maravilhosa. Para mim Em Chamas foi muito superior à Jogos Vorazes! Ah e é claro que as atuações estavam perfeitas! As adições ao elenco foram muito bem feitas e Jennifer rouba a cena sempre que aparece. AMO ESSE ELENCO <3

É muito difícil pra mim comentar muito sobre o filme, porque eu me empolgo fácil quando falo dessa série, então para evitar spoilers eu me contive. E também é extremamente difícil colocar em palavras o que senti assistindo ao filme ou lendo a trilogia, tanto é que apesar de já ter lido há muitoooo tempo, até hoje não consegui fazer resenha de nenhum dos 3 livros. 
Devo acrescentar também que a divulgação nacional do filme foi incrível e a Paris Filmes está de parabéns!
O filme, somente em seu fim de semana de estreia no Brasil (15, 16 e 17) arrecadou nada menos que R$ 12,6 milhões e levou cerca de 1 milhão de pessoas aos cinemas. Até 1/12, a bilheteria de Em Chamas atualizada é de 573 milhões de dólares. Ela já bateu alguns recordes também <3 #Orgulho

Só posso dizer isso: ASSISTAM!! E que venha A Esperança - Parte 1 em novembro de 2014 \o/

 

PODE CONTER SPOILER PARA QUEM NÃO VIU O FILME OU LEU O LIVRO

ALGUMAS diferenças entre Filme x Livro. As mudanças em sua maioria ou totalidade, em minha opinião, foram para o melhor.

A cena das chicotadas.
O que mudou: No livro Gale é pego com caça ilegal e chicoteado umas 40 vezes até ficar inconsciente antes de Katniss intervir. No filme Gale bate num Pacificador e é levado para as chibatadas, não se sabe quanto ele levou, mas Katniss o ajuda e ao fazer isso leva um soco e uma chibatada no corpo e Gale sai ainda consciente.
Plutarch e Katniss na festa da Capital.
O que mudou: No livro o novo Idealizador dos Jogos mostra seu relógio como uma dica sobre a arena para Katniss. No filme eles apenas dançam e conversam.
Plutarch e Snow.
O que mudou: na verdade não é o que mudou, mas no filme existem cenas entre Plutarch e Snow conversando sobre como fazer com que Katniss não seja mais um símbolo da revolução, dentre outras coisas e no livro não tem nada disso porque é todo pela visão da Katniss. Eu achei incrível mostrarem isso no filme, porque amplia nossa visão do que não foi mostrado no livro, e também para aqueles que não leram os livros entenderem melhor.
Pães na arena.
O que mudou: pra quem leu o livro sabe que no final, Haymitch e outros aliados enviam alguns pães para a arena em quantidade exata como um aviso para o resgate. No filme não há isso e não fica muito claro o que foi combinado entre alguns aliados tributos e os resgatadores.
Eu te amo.
O que mudou: No livro temos a famosa conversa entre Gale e Katniss onde Gale se declara com “Eu te amo” e Katniss apenas responde “Eu sei”. No filme não temos essa resposta.
Casamento e bebê.
O que mudou: No livro toda a proposta de casamento foi articulada diferente do filme, que não focou muito nisso nem na suposta gravidez de Katniss.
Rue.
O que mudou: Na cena das avaliações individuais Peeta faz um desenho da Rue como havia ficado após Katniss colocar flores ao seu redor, mas quando é a vez de Katniss ela percebe que fazem de tudo para apagar o desenho que Peeta fez e ela só descobre que era Rue quando ele mais tarde diz o que desenhou. No filme a imagem de Rue fica no chão e Katniss se emociona ao ver a pintura de Peeta.
Piquenique, pesadelos e frases famosas.
O que mudou: No livro tem algumas famosas cenas entre Katniss e Peeta enquanto aguardam os novos jogos começarem. Uma delas é quando Katniss tem pesadelos e Peeta começa a dormir no mesmo quarto que ela e em uma dessas ele solta a famosa frase “Meus pesadelos normalmente têm a ver com perder você. Eu fico legal logo que percebo que você está aqui.” ou em inglês (muito melhor) “My nightmares are usually about losing you. I'm okay once I realize you're here.” E no filme não tem essa cena. Cena que também tem no livro e não tem no filme é a do piquenique que eles fazem e Peeta solta outra famosa frase “I just want to spend every possible minute of the rest of my life with you.” ou "Eu só quero passar cada minuto possível do resto da minha vida com você". 

Alguns destaques para mim no filme:
  • A cena do elevador (todo mundo amouuuu essa cena no filme)
  • Todas as cenas de Johanna Mason, interpretada maravilhosamente por Jena Malone (quem não ama a personagem do livro, vai passar a amar, porque ela é D+).
  • Finnick Odair, interpretado muito bem por Sam Clafin. 
  • Ah fala sério, na verdade tudo foi destaque pra mim, a lista seria enorme se eu nomeasse cena por cena que amei rs.

12 comentários:

  1. Oii Andressa,
    Nossa quando assisti o filme fiquei exatamente igual a você sem palavras, eu ria, chorava, ficava aflita e clara maravilhada com a forma que o filme ficou PERFEITO!
    Também gostei bastante de terem colocado a neta do Snow no filme, eu q já fazia um tempinho q li a trilogia consegui entender bastante coisa.
    E claro louca pela Esperança parte-1. Vai estrear antes aqui no Brasil de novo! o/
    Adorei o texto "Algumas diferenças entre livro/filme."

    ResponderExcluir
  2. eu fiquei passada com o filme eu já tinha ficado encantada com jogos vorazes porque ficou muito fiel ai eu vejo a johanna eu praticamente morri a atriz encarnou ela muito bem até o sam me surpreendeu porque não dava muito pra ele mas foi uma surpresa senti falta de certas coisas mas nada que afete muito e to muito ansiosa por esperança parte 1 se for ter essa fidelidade toda

    ResponderExcluir
  3. Eu não assisti o primeiro e nem esse,também não li os livro,não sei porque mais eles não me chamaram atenção e acho que nem vou ler ou assisti.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo a trilogia Jogos Vorazes! Vi o primeiro filme, mas ainda não fui ver o segundo. Vi várias pessoas elogiando a adaptação, dizendo que o filme foi bastante fiel ao livro =)
    Vou procurar ver nesse fds!

    ResponderExcluir
  5. Oi andressa
    Amei sua avaliação, concordo com tudo. Sou completamente viciada na trilogia e notei uma coisa que tinha me chateado desde que postaram em páginas de fãs as primeiras fotos das filmagens na arena. No livro suzanne descreve um macacão azul com um cinto púrpura. No filme o macacão é preto com uns detalhes brancos. Na verdade, não entendi o porque. Afinal, o que custa colocar um uniforme azul????? Kkkkkkkkkkk
    Também fiquei chateada com a cena do eu te amo, que mostrava claramente a diferença entre katniss e as outras personagens de outras sagas. **Não que ela já não seja diferenciada por muitas outras cenas.
    Eu amei o filme fora esses detalhes que só me chatearam porque eram bem possíveis de serem incluídos no filme, mas não foram.
    Não to nem aí o filme foi ótimo, a arena ficou muito melhor do que eu esperava, a névoa, o campo de força, os macacos kkkkkkk tudo pareceu bem real. O filme foi MUITO bem produzido e, na minha opinião, uma das melhores adaptações de livros que eu já assisti. E deu pra ver que sou chata com detalhes kkkkkkkkk
    As cenas entre o plutarch e o snow realmente provocaram maior surpresa nas pessoas que não haviam lido o livro no final.
    Em geral o filme foi ótimo, já assisto 2 vezes e vou assistir a terceira essa semana kkkkkkkkkkkk
    Bjos, amei seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha sobre essas mudanças eu não liguei não.
      O filme ficou tão bem adaptado que só senti falta de algumas coisinhas.
      Estou torcendo muitoooooooo para que saia uma versão estendida do filme em DVD com cenas extras <3

      E com certeza foi uma das melhores adaptações *o*

      Eu assisti 3 vezes, quero assistir a 4ª na próxima semana rs.

      Bjs.

      Excluir
  6. Li, mas essas mudanças não vão me chocar tanto pois não li os livros. Fiz um acordo comigo mesma, de não assistir a filmes baseados em livros quando ler os livros, ou se assistir, não esperar nada, ou esperar que não preste. Mas, sei que muitos que leram o livro estão gostando desses filmes. Só que sempre há essas partes que amamos nos livros e que faltam no cinema, então só vou ler os livros após assistir os filmes.

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti Jogos Vorazes e, bom, devo confessar que foi um filme como qualquer outro, na minha opinião. Como não li ainda nenhum volume da trilogia, eu não estava empolgado, entende? Deve ter sido isso, rs.
    Mas, "Em Chamas" parece ser mesmo superior à primeira adaptação e vem me instigando. Praticamente todos elogiaram a produção, e a fidelidade para com o livro parece ser mesmo gigante. Fico feliz com isso :D
    Espero que mais filmes como esse surjam a partir de agora o/

    Att
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Dá pra sentir sua animação rs
    Em chamas também é meu livro favorito da Trilogia, mas ainda não vi o filme, por falta mesmo de companhia pra ir no cinema, odeio ir só e todos que chamei ja tinham visto D;
    Fiquei feliz que tenha sido fiel ao livro e ao mesmo tempo de bom entendimento pra quem não leu, percebi isso com quem conversei, é bom pra exemplo, que outras adaptações sejam assim também. Acho natural faltar algumas coisas, é pouco tempo pra muita coisa.
    Bem, agora que to de ferias pretendo ver, tomara que ainda esteja em cartaz.
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Olá Andressa!!
    EU também sou eterna louca apaixonada pela Saga Jogos Vorazes apesar de ter lido só o 1º livro livro e assistido apenas o 1º filme!!! Mas eu amei! Já vou começar a ler Em Chamas, pra depois assistir o filme, sempre faço assim!! Foi por isso que li só alguns trechos de sua resenha!! mas pelo vi parece que o filme foi fiel ao livro!! isso é muuito bom!! pelo menos o filme de Jogos Vorazes foi fiel ao livro!!! Que venha EM Chamas (para mim) e A Esperança I (pra todos nós haha)! Beijos!!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Essa é uma trilogia q eu quero muito ler. Amei o primeiro filme e só vi o trailer do segundo por enquanto. Gosto da trilogia e fiquei super curiosa e feliz ao saber q a adaptação ficou fiel ao livro.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu amei o filme, ele ficou perfeito #MuitoAmor, fiquei arrepiada e emocionada com ele, teve tudo na medida certa, fiquei mais apaixonada pela trilogia, agora só preciso ir correndo ler A Esperança logo.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails