Resenha: Veneno de Sarah Pinborough

Título: Veneno
Série: Saga Encantadas #1
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
ISBN: 9788567028002
Ano: 2013
Páginas: 224
Sinopse: Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia! Palavra da editora: Veneno é um livro tenro como uma maçã envenenada. Belo como os vilões costumam ser. Sarcástico como príncipes mimados. E sem finais felizes porque já estamos bastante crescidinhos! (E, ainda assim, é um dos finais mais chocantes da ficção atual!) Para fãs de séries de TV e histórias picantes e divertidas, Veneno é puro entretenimento! – Mariana Rolier

Todo mundo já conhece alguma história relacionada à Branca de Neve, seja a versão “felizes para sempre”, ou a original ou a da série Once Upon a Time ou alguma outra. Mas o legal é que cada uma é contada de um modo diferente e assim também acontece com Veneno.

Preferi não comentar como é a versão de Branca de Neve contada em Veneno, para não perder a graça. A autora faz algumas mudanças nem tão grandes em alguns momentos, mas em outros muda completamente o enredo mais conhecido da história. O que eu posso dizer é que como diz na contracapa do livro “Não existe Felizes para Sempre!”.

Enquanto lia, imaginei alguns personagens como na série “Once Upon a Time”, mas senti que a linha seguida em Veneno inicialmente era parecida com a linha seguida no livro/filme “Branca de Neve e o Caçador”, com Branca não sendo uma “princesa que usa vestido”, mas sim se veste com roupas mais masculinas e gosta de cavalgar e o caçador contratado para matá-la a levar seu coração para a rainha.
[...] E apesar de ter idade o suficiente para ser seu pai, ela entendia o poder que isso dava a ela. Homens eram simples. Eram manipuláveis. O rei era seu fantoche, e ela ia mantê-lo assim. [Pág. 11] 
A narração é feita pelo ponto de vista da Rainha Lilith, mas o livro também possui partes narradas por Branca de Neve, o caçador, os anões e o príncipe. A narrativa é boa e torna a leitura rápida. Com relação aos personagens, não me apeguei a nenhum deles. A apresentação dos personagens foi um pouco superficial, com exceção da Rainha Lilith. Acho que quem eu menos gostei foi o príncipe, que foi introduzido na história de forma sem graça e os acontecimentos seguintes que o envolvem também não me empolgaram.

Mas apesar dos pontos positivos, os negativos se sobrepuseram um pouco. O enredo me incomodou. Estava esperando por algo mais inovador, mas o que vi foram algumas cenas e acontecimentos rápidos e sem sentido e outras sem nexo. O livro também tem algumas poucas cenas picantes e provocantes, que achei fora de contexto, pois não se encaixavam com o que era apresentado.

O desfecho final, no entanto foi algo inovador, e acredito que muitos irão gostar enquanto outros não. Eu não gostei muito, não pelo acontecimento em si, mas porque eu queria que tivesse algo a mais para ser acrescentado no final. No fim tem um epílogo que envolve personagens secundários e acredito que sirva para introduzir os próximos volumes.

Outra coisa que me incomodou um pouco foi que às vezes parecia que a autora tentou modernizar um pouco algumas coisas e eu não senti como se estivesse lendo um livro que se passa há mais tempo, em um reino mágico, com reis e rainhas, príncipes e princesas.

O que achei interessante durante a leitura, foi que apareceram ou foram citados personagens de outros contos, como a bruxa de João e Maria, os sapatinhos de Cinderela e Aladim. E é claro que esses também não são exatamente como costumamos conhecer pelas histórias que lemos.
[...] A antiga rainha e sua filha tinham o amor do povo. Ela teria seu medo. Era uma emoção mais dura. Enquanto se virava, sentiu uma leve pontada no peito e se perguntou despreocupadamente se não seria uma pequena parte de seu coração ficando negro e endurecido. Que bom!, pensou. O quanto antes, melhor. [Pág. 35] 
Comecei lendo o livro acreditando que conheceria outro lado da Rainha, pois foi o que acreditei que era a premissa do livro, mas mesmo com as mudanças dessa história, para mim a Rainha continua a mesma invejosa e má. Até senti um pouco de arrependimento de vez em quando, só não conseguia perceber se era real ou apenas fingimento.

Com relação à diagramação do livro eu não tenho do que reclamar. A capa é linda e na orelha da contracapa vem anexado o marcador do próximo livro da série, Feitiço. Com páginas amarelas, fonte agradável e legível, margens bem demarcadas e ornamentos antes de cada novo capítulo, a diagramação não pecou em nada. Além disso, o livro possui o primeiro capítulo de Feitiço, continuação da Saga Encantadas, com a história da Cinderela.

Acredito que muitos irão gostar do livro, enquanto outros irão se incomodar com algumas coisinhas, afinal isso é normal, nem toda leitura agrada a todos. E é por isso que recomendo a leitura, para que tirem suas próprias conclusões. 

Quero ler a continuação, até porque gosto da história “bonitinha” da Cinderela e gostaria de ver como a autora vai mexer com ela. 

12 comentários:

  1. O que me traiu nesse livro foi a mistura de personagens de outros contos é legal ver eles interagindo e li diversas vezes a sinopse mas nunca me passou na cabeça que a história lembra once upon a time

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não é nem que lembre OUAT, mas eu fui lendo e automaticamente imaginando a fisionomia de alguns personagens como na série. Acho que é porque está fresco, pois vejo a série toda semana rs.

      Bjs.

      Excluir
  2. Eu não me interessei muito pelo livro. A capa é bonita, mas li várias resenhas negativas falando do enredo um pouco sem graça e personagens não cativantes. Não sei como o Aladim seria incorporado nessa história... acho que iria ficar confuso demais.

    ResponderExcluir
  3. Já tem um tempo que to querendo ler esse livro,parece ser bem legal,e o que mais gostei foi que ele vem com o marcador,acho que todos os livros deveriam ser assim,pagamos uma fortuna neles e nem sempre conseguimos o marcador.Mas o que eu to louca pra ler mesmo é o segundo(cinderela).
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Andresa, não é que estou de birra contra tudo mas não gosto da série Once Upon a Time e muito menos desse livro e da inversão de tudo. Não foi feito para mim.
    Teve certo momento que até passei a ter uma outra visão disso tudo, mas depois passou e realmente cheguei a decisão de que não é para mim.

    ResponderExcluir
  6. O meu exemplar de Veneno chegou recentemente, porém com problemas no corte. Portanto, terei que enviar para a editora e, bom, só poderei ler finalmente quando o meu novo livro chegar até minhas mãos.
    Confesso que não espero nada tão intenso dessa trama. Devido a algumas resenhas que eu tenho lido por aí, venho controlando minhas expectativas, o que pode evitar uma grande decepção. Uma pena, de verdade, Veneno não ser uma releitura mais interessante. Mas, apesar disso, fiquei curioso com esse final.

    Att
    João Victor - Amigo do Livro
    amigodolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. EU apaixonei de verdade por essa capa, mas ainda não li o livro, tô super curiosa por eu adooro releitura de contos de fada! Mas ao mesmo tempo com medo, sei lá, acho que essa mistura de vários personagens podem acabar tirando o verdadeiro sentido da história. Também acho que toda essa modernização pode me decepcionar um pouco!! Mas eu pretendo ler com certeza!!

    Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Vim conhecer o seu blog, e achei realmente uma fofura!!

    Seguindo!!

    Beijos
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tava curiosa com o livro, mas confesso que fiquei meio desapontada por você ter dito isso que a rainha continua má, queria ver era uma revolução mesmo, pois acho que essas releituras (apesar de eu amar) estão me enjoando de tão repetitivas, quero algo mais diferente.
    Nunca vi Once Upon a Time, só sei do que se trata mesmo, mas ja vi e li branca de neve e o caçador e achei meio chatinho, não sei como seria isso no livro. Curiosa com o fim, acho legal quando o autor nos atrai para algo no proximo volume. Eu ja tinha visto a capa de feitiço, alias, foi por ela que quis ler veneno, ainda não o conhecia.
    Cinderela é o conto mais conhecido acho, vamos ver como irá ficar.
    Espero que ler em breve, assim que chegar.
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Eu amo essa capa!!
    Estou bem curiosa pq gosto de versões de conto d fada! Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  11. Fiquei curiosa com esse livro assim que ouvi que ele seria lançado, mas ele parece ser aquele tipo de livro que é bom e só, sabe, que não é algo surpreendente ou com uma ótima narrativa, mas mesmo assim eu quero ler Veneno..

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails