Resenha: A Outra Vida de Susane Winnacker

Título: A Outra Vida
Autora: Susane Winnacker
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631516
Ano: 2013
Páginas: 272

Sinopse: O mundo de Sherry — de uma hora para outra — mudou completamente. Por causa de um vírus muito contagioso, as pessoas que ela costumava conhecer, e quase todas as pessoas de sua cidade, Los Angeles, na Califórnia, se transformaram em mutantes assustadores. Esses mutantes têm uma força excessiva, são ágeis, o corpo é coberto de pelos, eles lacrimejam um líquido imundo e… comem gente! Portanto, não há muito o que fazer — talvez tentar fugir — quando se encontra algum deles. A não ser que você tenha ao seu lado a força e a determinação de um jovem como Joshua. Joshua perdeu uma irmã para os mutantes e sua raiva é tão grande que ele seria capaz de vingar todos aqueles que perderam alguém para as criaturas. No entanto, para que esta revanche aconteça, é preciso prudência. Afinal, até que ponto a disseminação deste vírus foi uma coisa realmente natural? Que poderosos interesses estão por trás desta devastação? E será que Joshua e Sherry conseguirão ter a cautela necessária para lutar contra as criaturas justo agora que seus corações estão agitados pelo começo de uma paixão?

[...] Não gosto de matar nada. Detesto esta vida, esta matança, mas se não são eles, somos nós. Eles estão nos caçando. Matá-los é nossa única chance de sobrevivência. [Pág. 131]
A Outra Vida nos conta a história de Sherry, uma menina de 15 anos que está tentando sobreviver com sua família em um abrigo há mais de três anos. O mundo foi infectado por um vírus onde poucos sobreviveram. As pessoas que foram infectadas morreram ou se tornaram criaturas atrás de carne humana.

Sherry e sua família (mãe, pai, irmão, irmã e avó) não veem a luz do sol há mais de três anos. Eles tinham um estoque de alimentos que deveria durar uns quatro anos, mas que acaba antes do previsto e não há outra alternativa a não ser sair para procurar comida. Sherry e o pai saem em busca de alimento, só que o que eles não esperavam é que seriam atacados pelos “Chorões” (sim, esse é o nome dado aos infectados no livro, tenso), que o pai dela fosse levado por eles e que ela seria salva por Joshua.
[...] Se você tivesse visto o que eu vi, teria de aprender a lidar com as mortes e os desaparecimentos. A outra vida não existe mais. Este novo mundo tem suas próprias regras. Sobreviver aos ataques é uma delas. Se acha que vai encontrar bondade e misericórdia, está enganada. Saí do abrigo com mais de vinte pessoas. Agora, sou o único vivo. [Pág. 81] 
Joshua é um sobrevivente, que vive com algumas outras pessoas, mas perdeu toda sua família. Desde então ele caça os infectados como se fosse uma forma de vingança. Ele irá ajudar Sherry a procurar pelo pai, que pode ainda estar vivo. Juntos eles terão de sobreviver e no meio disso tudo, é claro que um romance começa a surgir entre eles, bem devagar.

O título do livro é bem condizente com a história e ganha seu significado pelos personagens, que chamam a vida antes da infecção de “A Outra Vida”.
Os Chorões não eram nem seres humanos nem animais. Eram alguma outra coisa. Alguma coisa errada. [Pág. 158] 
A narração é sob o ponto de vista de Sherry e antes de cada capítulo há uma página em que ela nos conta alguma lembrança de sua vida antes da infecção. A diagramação do livro está muito boa, letra num bom tamanho e a capa ficou linda, bem diferente da original.  

Meu personagem preferido do livro é Joshua, pois ele tem instinto de sobrevivência, é forte e corajoso. Já Sherry demora um pouco para pegar no tranco, não gostei dela de cara. Mas é compreensível a diferença entre eles. Josh está há mais de um ano lutando contra os infectados, perdeu sua família e já viu tanto coisa horrenda que ele não teve outra opção a não ser aprender a se virar. Já Sherry está desde os 12 anos num abrigo, com sua família, longe do mundo devastado e não faz ideia do que pode encontrar do lado de fora, portanto não tem o mesmo instinto de sobrevivência que ele.

Uma coisa que me irritou muito no livro era o fato de Sherry contar o tempo de tudo. Por exemplo: “fazia mil cento e quarenta e um dias que tal coisa aconteceu”, “dezoito horas e trinta e sete minutos que o pai se perdera”, “quinhentos e sei lá quantos dias que não come macarrão”, etc. Por favor, isso era irritante demais. 

Esse parece ser mais um livro inicial, mas aos poucos vamos descobrindo junto com os personagens segredos que eles nem imaginavam sobre o que aconteceu com o mundo ou quem é o responsável por tal coisa. Acredito que nos próximos livros saberemos mais sobre isso e teremos mais ação. O segundo livro da série, The Life Beyond, foi lançado no exterior em agosto de 2013 e espero que a Novo conceito lance logo por aqui, pois estou curiosa para ler. Ainda não foi informado de quantos livros será composta a série. 

Sou fã do gênero “pós-apocalíptico”, de livros que envolvam zumbis ou pessoas infectadas por um vírus, e já li vários desse tipo, então não vi nenhuma novidade em A Outra Vida, mas ainda assim gostei dele. Para quem gosta do gênero, é uma boa pedida.  

Capas do Reino Unido, da versão Kindle e Paparback (no caso do primeiro livro)

Capas Americanas (a primeira é da versão Hardcover a segunda por enquanto da Paparback)


8 comentários:

  1. Existem muitos livros com esse mesmo enredo como 'A 5 Onda' e 'Na Companhia das Estrelas' que por sinal, já li e não gostei muito. :/ 'A Outra Vida' parece ser bem interessante, apesar do tema meio clichê. Aliás, as capas do livro em outros países são BEM MELHORES do que a do Brasil, sorry :(

    ResponderExcluir
  2. Eu li "A Outra Vida" e adorei. Diferentemente de muitos leitores por aí, essa mania compulsiva que a Sherry tem por contar seus dias e horas e minutos e segundos deixa tudo tão mais tenso e interessante. Adoro narrativas assim.
    A história não é mesmo um exemplo de originalidade. É um livro simples do gênero, mas que me entreteu e me divertiu.

    Sobre a capa nacional, eu gostei. Mas, óbvio, preferiria que a nossa versão tivesse sido trabalhada sob a capa original britânica.

    Um abraço,
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Caraca!gostei muito da sinopse do livro,me chamou bastante atenção visto que gosto de livros de gênero ação.
    Gostei mais da capa dos outro países.
    Espero comprar ele e ler brevemente.

    ResponderExcluir
  4. Acho que só li um livro que citavas zumbis até hj, mas nem era o foco da estória que eu estava lendo naquele momento. Estou ansiosa pra ler este livro, mas não sabia que era uma série, então acho que vou esperar lançar todos pra começar a ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de zumbis, e não gosto de coisas tipo gente mutantes comendo outros seres humanos. Não sei se gostaria desse livro.

    ResponderExcluir
  6. Este livro parece ser bem interessante.Não li nada sobre zumbis ainda, mas esse livro me lembra um pouco The Walking Dead, e eu amo a série. Então eu acho que vou gostar do livro, e como não tinha lido nada sobre zumbis antes, pra mim esse será novidade :)
    Eu achei a capa do Brasil linda, mas as outras estão melhores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa que sofrimento que essa menina passou, passar fome deve ter a pior coisa do mundo.
    Bem o livro parece ser bem interessante, a capa logo me chamou a atenção, fiquei com muita vontade de lê-lo, espero realmente ganhar esta promoção, para descobrir o futuro desta sofrida garota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É uma boa leitura mesmo para quem gosta do gênero.
      Mas ele não faz parte de nenhuma promoção no blog =(

      Bjs.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails