Resenha: O Espião de Clive Cussler e Justin Scott


Título: O Espião (Isaac Bell #3)
Autores: Clive Cussler e Justin Scott
ISBN: 9788563219985
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 416

Sinopse: É 1908 e acumulam-se tensões internacionais enquanto o mundo caminha inexoravelmente para a guerra. Após um talentoso projetista de canhões de couraçados morrer em um aparente suicídio, sua filha, angustiada, recorre à lendária Agência Van Dorn para limpar o nome do pai. Van Dorn põe seu principal investigador no caso, Isaac Bell, que logo percebe que as pistas apontam não para suicídio, mas para assassinato. E quando se seguem outras mortes mais suspeitas, fica evidente que alguém — um ardiloso espião — está orquestrando a eliminação das mentes tecnológicas mais brilhantes... Mas isso é apenas o começo. 

PS: Essa resenha é da Érica, que no momento não administra mais o blog, mas que estava com alguns resenhas pendentes, e que serão postadas aos poucos. 


Este é o 3° livro da série Isaac Bell (apesar do 1° não ser lançado no Brasil). Vocês podem ler a minha resenha do 1° livro da série, A Caçada, AQUI. O 2° livro da série ainda não foi publicado no Brasil. O livro O Reino é o 3° da série As Aventuras dos Fargo e não tem nada a ver com a série Isaac Bell.

Uma série de assassinatos misteriosos tem acontecidos com pessoas que trabalham para a marinha. Todos eles são orquestrados aparentemente por um espião japonês. Bell acabou aceitando o caso de um possível suicídio depois de conversar com a filha do morto. Ela acredita que o pai não se matou e quer limpar o nome dele. Investigando aqui e ali, ele se dá conta que tudo é muito maior que a morte suspeita.

O livro aproveita a paranoia pré-Primeira Guerra Mundial. Para quem não se lembra das aulas de história, a 1° Guerra Mundial aconteceu entre 1914 a 1918. As tensões entre os países envolvidos na guerra começaram muito antes e o livro cuja história se passa em 1908 tem o foco na corrida armamentista da Marinha americana. 
- Bem-vindo ao mundo da espionagem, senhor Bell. -replicou o inglês cinicamente.
- Que eu seja o primeiro a cumprimentá-lo em sua tão recente entrada. [Página 213]
Gostei do livro. Tem um bom ritmo, a narração em 3° pessoa ora mostra a investigação do Bell, o que o Espião ou outras personagens importantes estão fazendo. E a trama justifica tudo, por exemplo, o Bell não vai tentar o espião porque está investigando esse 1° crime, tem mais coisa envolvida e o enredo justifica isso. É bom quando um autor se preocupa em não só jogar a situação em cima do leitor.

O que não funcionou muito para mim foi o mistério em torno do espião. Foram tantas voltas até descobrir quem era ele que quando sua identidade finalmente foi revelada, não houve o "Ahá, é você" na minha reação, e sim "Ha, é você? Que seja".

E a Marion (agora noiva do Isaac) de secretária no 1° livro virou cineasta nesse. Como isso acontece deve ser explicado no 2° livro nunca publicado no Brasil. Ficou aquele vácuo, ela virou cineasta, pronto e acabou. O final teve um irônico que gostei, do tipo "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço".


Capa dos EUA
Eu gostei da capa brasileira, a capa americana não é feia. só entrega mais o enredo do livro.

Recomento muito o livro para quem gosta de histórias de investigação e espiões. Espero que a editora lance o 2° livro da série e os que faltam da série, dessa vez na ordem certa.

Veja o bootrailer do livro:


Beijos

4 comentários:

  1. É ruim quando a editora resolve mudar a ordem dos livros, é algo estranho! O livro parece bom, mas no momento não leria, é uma série, e prometi a mim que só leio séries após todos os livros lançados.

    ResponderExcluir
  2. Vou ter que ser sincera e dizer que esse não é o tipo de livro que eu gostaria de ler, mas é um ótimo presente para pessoas que gostam desse tipo de livros em relação ás Guerras Mundiais.
    E para acrescentar, acho que a capa internacional do livro é beeeem melhor que a do Brasil ;)

    ResponderExcluir
  3. Ganhei esse livro logo que lançou e estou enrolando pra ler achando que eu não vou gostar. Fico passando os outros na frente dele. Mas eu não gosto muito de livros investigação e espiões, então nem devo gostar muito desse :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu já li A Caçada, e gostei bastante! Fiquei curiosa com esse livro, assim que tiver uma oportunidade vou comprar. Mas queria ler o segundo antes, pra entender melhor. É tão ruim quando a editora lança os livros fora da ordem :S
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails