Resenha: Viva para Contar de Lisa Gardner


 

Título: Viva para contar (Detective D.D. Warren #4)
Autora: Lisa Gardner
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630168
Ano: 2012
Páginas: 479
Sinopse: Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar. Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo. Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa. Na obra de suspense mais emocionante de Lisa Gardner, autora best-seller do The New York Times, a vida dessa três mulheres se desdobra e se conecta de maneiras inesperadas. Pecados do passado são revelados e segredos assustadores mostram a força que os laços de família podem ter. Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós.


Viva para contar narra três histórias paralelas que irão de alguma forma se interligar.
Sobrevivi. E, mesmo que não consiga me lembrar sempre do que aconteceu, eu vivo. Viver é a principal obrigação do sobrevivente. [Pág. 9]
Danielle é a única sobrevivente do massacre de sua família quando ela tinha 9 anos, onde seu pai foi o responsável. Desde então ela fica se perguntando o motivo de ter sido a única a ser poupada, além de tentar superar tudo que viveu. Agora, ela trabalha em um hospital psiquiátrico para crianças e lida com todo o tipo de problema possível.

Não sei como alguém conseguiria trabalhar no local onde ela trabalha, é assustador ver o comportamento das crianças que chegam ali, que sofreram todo tipo de abuso e maus tratos e sofrem as consequências muita das vezes ficando com problemas mentais, comportamentais, etc.
- Estou com sede - diz ele.
- Quer alguma coisa? - pergunto.
- Mulher, me traga algo para beber. Se não vou arrebentar a sua cara. (...)
Antigamente, eu recusaria uma exigência tão petulante. Exigiria palavras mais gentis, um tom de voz mais amável. "Não sou sua empregada", eu o lembraria. "Você vai me tratar com respeito".
Porém essas coisas acontecem. Não todas de uma vez. Mas, pouco a pouco, momento a momento, escolha após escolha. Quando uma pessoa abre mão de algumas partes de si mesma, nunca mais consegue recuperá-las. [Pág. 21/22]
Victoria é uma mãe que está tentando conviver dia a dia com o problema que tem dentro de sua própria casa, uma ameaça muito grande, mas que ela não pode “se livrar” porque ama essa pessoa que a ataca quase sempre.
- Garotos normais não sorriem daquele jeito, sargento. Garotos normais não lambem as mãos ensanguentadas. [Pág. 81] 
D. D. Warren, investigadora/sargento da polícia de Boston recebe um chamado no meio na noite para um crime, mas quando chega lá, a cena é pior do que poderia imaginar. Uma família inteira assassinada, a mãe e os três filhos, com exceção do maior suspeito, o pai que ainda foi com vida para o hospital com um ferimento à bala na cabeça. O que D.D. não esperava é que esse caso seria apenas o começo.

Essas três histórias (cada uma contada pelo ponto de vista diferente) irão se entrelaçar para a resolução do caso. Muito mistério e suspense, no estilo de uma série de TV de investigação, coisa que eu amo assistir, e por isso mesmo fiquei empolgada lendo e tentando desvendar o quebra-cabeça de cada história para saber quem seria(m) o(s) culpado(s) dos crimes cometidos.

O livro faz parte de uma série, que aparentemente pode ser lida sem precisar dos anteriores, até porque ele é o 4º da série da D.D. Warren e não parece ter ligação com os anteriores. Eu ainda não entendo o motivo das editoras lançarem livros de séries ou fora de ordem ou começando por um livro que não seja o primeiro.

Adorei o livro, a narrativa, o suspense e tudo o mais. Minhas únicas críticas são referentes a esse fato de ser o 4º livro da série, dele ser bem comprido (quase 500 páginas) e as letras não serem muito grandes, mas o enredo nos deixa presos na leitura. Teve um elemento no livro que também não fui muito fã, mas não posso dizer qual foi, pois seria spoiler rs. De qualquer forma, recomendo para quem gosta desse gênero! Em breve espero ler Sangue na Neve, próximo livro da série. 


Livros da série:
  1. Alone (não lançado no Brasil)
  2. Esconda-se (lançamento em outubro no Brasil)
  3. The Neighbor (não lançado no Brasil)
  4. Viva Para Contar (Live to Tell)
  5. Sangue na Neve (Love You More)
  6. Catch Me (não lançado no Brasil)
  7. Fear Nothing (lançamento em 2014 no exterior)

10 comentários:

  1. Realmente é enorme, mas acho que a história deve compensar. Emprestei o meu antes de ler, mas agora que estou com ele de volta, será uma das próximas leituras.
    Adoro o estilo, o mistério e investigação, o clima de tensão. Enfim, acho que vou me envolver com a trama.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Deles eu tenho Sangue na Neve, mas ainda não li. Esse parece ser forte, eu fujo um pouco de livros assim... Ainda mais os que envolvem crianças. Mas que bom que dar pra ler os outros livros da série sem ser na ordem.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua resenha e fiquei bem curiosa para ler a série!
    Beijão
    http://thais-monte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha, nunca li nada do autor, mas livros de Suspense, thrillers, policiais, são de longe os meus preferidos e esse parece ser exatamente o tipo de livro que eu costumo gostar.
    Espero poder conferir em breve!!

    ResponderExcluir
  5. NOSSAAA , o trecho que você postou do livro já me deixou assim oO . Costumo gostar muito desse tipo de histórias..mais quando apresenta dramas familiares fico meio com pé atrás na leitura..gosto de dramas e suspenses mais com dramas familiares..traumas infantis me deixam BEM receosa com a leitura.. Mais gostei da sua resenha você consegue descrever o livro sem soltar fatos importantes.

    ResponderExcluir
  6. O livro me parece ser muito bom mesmo eu curti os quotes e fiquei ainda mais curiosa quanto a leitura é logico, eu já tinha uma certa curiosidade e gente eu não sabia que era uma série, espero ter a oportunidade de ler, pois tem tanto livro que eu quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Queria entender a lógica das editoras brasileiras em lançar uma série sem a sequencia correta. Não entendo isso! O dia que terminarem o lançamento dos livros aqui no Brasil inicio a leitura, pois daí posso ler na sequencia, mesmo não precisando disso, prefiro na sequencia, acredito que seja até um respeito ao feito do autor. Acho muito estranho essa mudança da editora, não foi ela que escreveu!

    ResponderExcluir
  8. Não sou tipo louca por esse tipo de leitura mas não faz muito o meu estilo ainda não li livros com mais de duas historias interligadas deve ser bem estranho , mas estou tentando investir em uma leitura diferente enão talvezirei dar um chance ao livro.

    ResponderExcluir
  9. Não tinha ideia de que esse livro era parte de uma coleção! O_O

    Anyway, amo suspense e já comprei o livro...O problema é que ele tá lááááá pro fim da minha lista de leitura, então ainda não li. Mas minhas espectativas são bem altas...Ainda mais pelo numero de resenhas positivas que eu li ^^

    ResponderExcluir
  10. Tenho que ler este livro adorei a resenha, livros de casos policiais,morte,suspense esses tipos me levam ao deliria enfim.
    Pelo o que eu li na resenha o livro me parece ser muito bom irei comprar amanha para poder comprovar né

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails