Resenha: @mor de Daniel Glattauer

Título: @mor
Autor: Daniel Glattauer
ISBN: 9788581051246
Editora: Suma de Letras
Páginas: 188
Ano: 2012
Compare preços

Sinopse: Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.


Olá a todos! Olha eu aqui de volta, desculpem a demora no retorno mas é que, como a protagonista do livro @mor, a maravilhosa Emmi, estive bastante enrolada... Mas o mais importante é que cá estou! 

Eu li a sinopse da obra do Daniel Glattauer e de cara fiquei super curiosa. Quando comecei a leitura, e vi que toda a narrativa do livro consistia em troca de emails, me encantei mais ainda... É um tema tão atual, e o Daniel escreve de forma tão criativa, bem humorada, sarcástica, inteligente... É viciante, você só quer largar o livro depois de descobrir como acaba essa aventura. Eu li em três horas!!! São somente duzentas páginas, e você fica tipo: O quê? Acabou? É só isso? Eu quero mais da Emmi e do Leo! Mas vale muito a pena, você só deseja mais do que é perfeito, certo?!

Como explica a sinopse, tudo começa com um email da Emmi enviado por engano para o Leo... Mas só depois de outro email, é que se inicia a “relação”...

Nove meses depois
Sem assunto
Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
É o que lhe deseja Emmi Rothner
Dois minutos depois
Fw:
Cara Emmi Rothner, nós mal nos conhecemos ou não nos conhecemos absolutamente. Contudo, agradeço pelo seu afetuoso e muitíssimo original e-mail coletivo! É preciso que a senhora saiba: eu amo e-mails coletivos, enviados a um coletivo ao qual eu não pertenço.
Sds, Leo Leike

E assim, por meio de respostas sarcásticas e muito bom humor (e algumas vezes a falta dele) eles iniciam essa “relação virtual”. Leo está se recuperando do término de uma relação... e Emmi é uma mulher casada, não somente casada, muito bem casada, relação sólida, dois filhos... Enfim, eles criam uma espécie de “amizade” onde eles falam sobre tudo e sobre nada, no decorrer do livro é que vão saber coisas pessoais um do outro, a princípio só sabem em que cada um trabalha, sobre suas vidas profissionais, nada a mais... O que é interessante e do meu ponto de vista, incrível, é que o autor nos revela isso possível, somos tão carentes que nós podemos falar com o outro e sobre o outro sem precisar falar exatamente nada significativo ou realmente falar...

Três dias mais tarde
Assunto: Falta algo Caro Leo, quando você fica três dias sem me escrever, duas coisas me ocorrem: 1) Sinto saudades. 2) Falta-me algo. Ambas não são nada agradáveis. Faça algo a respeito!
Emmi

O livro fala basicamente de “relações”, virtuais, reais, namoros, casamentos, amizades... e gira em torno do tal encontro, o grande dia, eles vão realmente se encontrar?!

No dia seguinte
Assunto: Encontro
E aí, Leo, vamos nos encontrar? Tenho todo o tempo do mundo. Bernhard foi passear com as crianças por uma semana. Estou sozinha.
Cinco horas e meia depois
Re: Ei, Leo, o gato comeu sua língua?
Cinco minutos depois
Fw: Não, Emmi. Estou pensando sobre o assunto.
Dez minutos depois
Re: Isso não pode significar nada que preste. Eu sei exatamente sobre o que você está pensando. Leo, por favor, vamos nos encontrar! Não vamos perder o que pode ser talvez a última oportunidade razoável pra isso. O que você arrisca com isso? O que você tem a perder?
Dois minutos depois
Fw: 1) Você. 2) A mim. 3) A nós.

E todos os “diálogos” acontecem de maneira bastante “intensa” no decorrer de todo o livro, isso é natural, pois são trocas de emails, e quem nunca ouviu a velha frase: escrevo melhor do que falo. Ou, sou melhor com palavras escritas... E por aí vai! Isso acontece, pois por meio da escrita há raramente pudores, somos mais livres, menos puritanos, mais invasivos e corajosos, afinal, estamos atrás do papel ou do muito comum hoje em dia: computador e seus afins...

Estou bebendo a nós. Já estou um pouco bêbado. Mas não muito. E agora é a sua vez de novo, escreva pra mim, Emmi. Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça. Emmi, Emmi, Emmi.

Fiquei encantada como o Daniel consegue abordar de forma sucinta as relações humanas, como o ser humano hoje vivencia isso, como ele se relaciona de forma informal e distante com o outro, como revela suas carências, como consegue se conectar com o desconhecido... Em tempos que a vida virtual virou “modinha”, que a rede social no celular é mais importante que o bate papo real que está rolando na mesa do bar...

O que é mais interessante, é que o autor nos diz: Sim! Isso é sim possível! Apaixonar-se pelo desconhecido...! A tensão sexual é gritante e salta nas páginas do livro... Você sente, espera, se frustra, torce juntamente com eles...

Emmi, eu preciso saber como é o seu cheiro. Eu tenho a sua voz em meus ouvidos, agora eu preciso de seu cheiro em minhas narinas. Sério, Emmi: venha até aqui. Eu pago o táxi. Não, você não quer que eu faça isso. Tanto faz, alguém vai pagar o táxi. Hochleitnergasse 17, apartamento 15. Venha até aqui! Ou eu devo ir até aí? Eu também vou aí! Só quero sentir seu cheiro. Só beijá-la. Sem sexo.

É uma “relação” complexa, na verdade, fisicamente inexistente, só existe no lugar mais importante do ser humano, a mente! É uma loucura de emoções...

Eu de repente tenho novamente vontade de conhecer uma mulher de uma maneira podre de conservadora: primeiramente eu a vejo, daí ouço a sua voz, então sinto seu cheiro, depois talvez eu a beije. E em algum momento posteriormente eu por caso escrevo um e-mail para ela. O caminho inverso, que nós trilhamos, foi e é incrivelmente excitante, mas não leva a lugar algum. Preciso tirar um bloqueio da minha cabeça. Durante meses eu vi Emmi em cada mulher bonita que passou por mim na rua. Mas nenhuma delas podia se equiparar à verdadeira, nenhuma podia competir com ela, pois a verdadeira eu tinha longe de qualquer lugar público, isolada da sociedade, separada, somente pra mim, no computador.

É o tipo de história que não posso dar mais detalhes com a certeza de que darei spoilers... Então, leiam! Garanto que não irão se arrepender... É muito bem escrito, com as nuances certas e essenciais em qualquer leitura...

Quatro minutos depois
Re: Mas Leo, isso é arriscado. Eu não faço ideia se vou gostar do jeito que você beija. Como você beija? Mais pra firme ou suavemente, mais pra seco ou molhado? Como são seus dentes, afiados ou achatados? Quão agressiva e ágil é a sua língua? Ela parece um plástico duro ou uma espuma? Ao beijar, você deixa seus olhos abertos ou fechados? (Ok, isso pouco importa no caso da degustação no escuro.) O que você faz com suas mãos? Você me toca? Onde? Com quanta força? Você fica bem calmo ou respira alto e faz sons com a boca? Então, Leo, me diga: como você beija?
Três minutos depois
Fw: Eu beijo do mesmo jeito que escrevo.

Bem, é isso, eu amo esse livro, pois foi uma grata surpresa, ele é inteligente, de leitura fácil e leve, como eu costumo dizer, não é uma leitura obrigatória, mas satisfatória!

Ah! Ele tem continuação, que é muito importante para o desfecho de @amor, o segundo livro é “Emmi e Leo – A sétima ond@” Em breve tem resenha dele também por aqui...

Então até breve!
Beijo, beijo,








20 comentários:

  1. Esse livro parece ser bom, mas pelo que li em alguns lugares o livro 2 não consegue seguir o mesmo ritmo, infelizmente. É uma série, ainda um romance, não vai ser algo que vá ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oliveira!
      O livro é bom sim! Na minha humilde opinião, ele vale a pena de cara, pelos diálogos inteligentes... Amo esse troca troca...
      E... bom, vou deixar pra comentar o próximo livro, na próxima resenha, rs...
      Mas ó, até onde eu sei, não é uma série, são apenas dois livros. E é um romance sim... :D
      Quanto a leitura, se puder, dê uma chance, você pode se surpreender... ;)

      Beijo, beijo,
      Lili

      Excluir
  2. Oi Lili!! Tudo bem??
    Já conhecia o livro e ele já está na minha lista de desejados...Adoro este tipo de romance leve e agradável. E o mais interessante é saber como são estes e-mail, uma ideia super atual.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelli!
      Tudo ótimo! Somente um pouco gripada... :/ E você?
      Que bom que está na sua lista de desejados \o/ você não vai se arrepender... O Daniel consegue manter o climax muitoooo bem, como você mesmo disse, é leve, agradável, atual, e insisto em dizer: inteligente! Insisto pois, hoje em dia, está tudo tão banalizado, a nossa escrita abreviada, o nosso vocabulário também reduzido... E os sentimentos então? Não preciso nem falar, certo?! É perfeito quando você conversa de verdade com alguém, de igual pra igual... E os emails da Emmi e do Leo, são assim...
      Beijo, beijo,
      Lili

      Excluir
    2. Oi Lili!! Melhoras da sua gripe querida!! Eu estou ótima!!
      Fico feliz de você me responder =)
      Sou muito fã de romances, e estes tipos de livros fazem a gente pensar no nosso relacionamento. Pois faz a pense pensar no sentimento do outro em relação a nossas atitudes, do que e a forma com que falamos... Pois as vezes estamos sendo "rudes" e magoando o outro, mas não fazemos isso por querer...
      Tenho alguns na frente ainda, mas espero poder ler ele em breve.
      Bjuss querida =)

      Excluir
    3. Obrigada Michelli! *--*
      Eu que fico feliz por você comentar!
      Depois me conta como foi a leitura.
      Beijo, beijo! :)

      Excluir
    4. Oi Lili!! Nossa minha lista de leitura está ENORME!! Falta tempo pra leitura, mas leio todo dia, nem que seja um capitulo...Estou lendo a série Hush Hush agora ( Silêncio) e estou amando, mas a quantidade de livros que desejo somente aumenta...
      Bjuss querida. E você qual livro está lendo?

      Excluir
    5. Oi Michelli!
      Eu acredito! Pois a minha lista também não tem fim... :D
      Já li toda a série Hush Hush, e gostei! O Patch... <3
      Bom, eu não sou muito "normal" sempre leio 3, 4 livros ao mesmo tempo, tenho sempre um na bolsa, um na cabeceira, no ipad e no celular... :D
      Você tem Skoob? Me adiciona lá, dá pra ver todos que estou lendo... http://www.skoob.com.br/usuario/968588
      Se preferir, também me adiciona no facebook, melhor de conversar... https://www.facebook.com/lili.oliver.03
      Beijo, beijo!

      Excluir
  3. Ain, fico apaixonada por esse livro só lendo os trechos <3 J li livros que foram compostos por cartas, mas por emails acho que nunca... Tenho vontade de ler ele.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane!
      Eu coloquei os quotes que mais amo... :D
      E se você se apaixonou por eles... Precisas urgentemente ler todo o livro! Vais amar!
      Beijo, beijo,
      Lili

      Excluir
  4. Este livro é a coisa mais fofa que tem (apesar de eu gostar ainda mais do segundo volume). É criativo, inteligente, cheio de sentimentos envolvidos e personagens incrivelmente humanos. E a forma de contar a história dos dois é inusitada, mas tão bem trabalhada que dá vontade de ler tudo de uma vez (como se estivéssemos "espiando" seus emails).
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!
      Concordo em tudo com você... com a exceção de gostar mais do segundo livro... na próxima resenha explico o porque... rs... E essa vontade de ler tudo de uma vez? Aconteceu comigo, não consegui parar, li em 3 horas!!! Rs...
      Beijo, beijo,
      Lili

      Excluir
  5. Adoro livros diferentes, é sempre bom sair da rotina né?? Até mesmo com as leituras, rsrs. O fato dele ser narrado de forma epistolar também me agrada muito, acredito que deixa a leitura mais fluída, não faço a mínima ideia se estou certa, mas espero que sim. Rsrs, achei bacana você não dar muitos detalhes, estou querendo ler o livro, vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela!
      Você está certa sim! E se você ama romances e ama um bom/inteligente bate-papo, vai amar esse livro! Depois me conta...
      Beijo, beijo!

      Excluir
  6. Oi Lili ?

    An fiquei apaixonada pelo livro depois da resenha já tinha lido algumas antes mas sem quotes então ficava na duvida de que seria bom ou não mas depois da sus fiquei como se eu já tinha que ter esse livro a muito na estante. Emi e Leo eles parecem ser bem fofos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayla! (Lindo seu nome *--*)
      Bom, eu sou suspeita, amo romance e amo livros inteligentes, @amor é uma combinação das duas coisas... Leia sim! Você vai amar...
      Beijo, beijo,
      Lili

      Excluir
  7. Olá, já ouvi maravilhas sobre o livro do Daniel minhas amigas leram e amaram e já me recomendaram e solicitaram minha leitura do mesmo rsrs . Parece ser bem legal e criativo a história...troca de e-mails e relações virtuais super em alta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moniiqueta!
      Ouça suas amigas!!! Rs... Não vai se arrepender. Te prende do início ao fim... Depois me conta!
      Beijo, beijo,
      Lili

      Excluir
  8. Ah esse livro parece ser bem fofo, eu gostaria de ler, apesar de ter ouvido muitas pessoas reclamarem, mas a estoria deve ser muito linda, na minha opinião apesar de ser como posso dizer uma namoro virtual né, tipo ele não vai ser tão real, pois os dois não se veem, mas creio que mesmo assim o livro deve ser muito fofo, adorei os quotes do livro, muito lindos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Obrigadaaa! :D
      Ahh, leia! Você pode se surpreender... :)
      Beijo, beijo!

      Excluir

Related Posts with Thumbnails