Resenha: Limiar de Jessica Warman

Título: Limiar
Autora: Jessica Warman
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501091406
Ano: 2013
Páginas: 392

Sinopse: Liz Valchar sempre teve tudo o que poderia desejar. Dinheiro, beleza, um namorado perfeito e, agora, uma festa de aniversário no iate particular, na companhia de seus cinco melhores amigos. Mas quando ela acorda no dia seguinte, percebe algo errado. Boiando na água, bem ali, entre o barco e o cais, está o corpo de uma adolescente. Ao observar melhor, Liz percebe horrorizada, que aquele é o seu corpo. E que ela está morta. A única companhia dela é Alex, um menino que morreu um ano antes em um acidente de carro. Juntos, tentarão solucionar o mistério da morte dela, reconstruindo seus últimos dias de vida.


[...] Aqui estou eu. Ainda na terra, com Alex, observando e esperando, mas o quê? Por que ainda estamos aqui? O que devemos fazer? Juntar peças, de acordo com Alex, mas para formar o quê? Mais uma vez, tento me assegurar de que nenhum dos meus amigos faria nada contra mim. Que razão algum deles poderia ter tido? 
Até a Galera Record lançar esse livro por aqui eu nunca havia ouvido falar nele, e aposto que vocês também não. Acredito até que nem mesmo o conheçam ainda, pelo menos a maioria, pois não houve muita divulgação sobre o livro. Interessei-me pela história desde que li a sinopse, pois não me lembro de ter lido nada parecido ainda. 

Elizabeth Valchar (Liz) é uma adolescente que morre no dia de seu aniversário de 18 anos, enquanto comemorava com seus amigos num iate da família. Ela não faz ideia de como isso aconteceu, pois “acorda” no meio da madrugada e encontra seu corpo no mar e seus amigos estavam dormindo quando isso acontece. No iate estão Liz, seu namorado Richie, a melhor amiga e irmã postiça Josie, Caroline, Mera e Topher.

Ainda sem entender muito bem o que aconteceu, Liz se depara com a única pessoa que pode vê-la e ouvi-la, Alex. Ele estudou em sua escola, mas morreu em um acidente há praticamente um ano e desde então vaga por aí e Liz é a primeira “fantasma” que ele consegue contato. Juntos, eles tentarão desvendar o que aconteceu na noite em que Liz morreu e também como ele morreu, afinal ele parece  não recordar do que aconteceu. A partir daí a história se desenvolve e envolve muito mais do que eu possa falar por aqui, para não perder a graça.
[...] agora, parece crucial que eu preste muita atenção. Não tenho certeza do motivo. Mas estou aqui, não estou? Deve haver uma razão para essa lembrança. É como Alex disse: estou tentando montar um quebra-cabeça. Mas não tenho ideia de como será a imagem quando ele estiver completo, o que dificulta saber por onde começar ou em que peças prestar atenção. 
A leitura foi interessante desde o inicio, quando a protagonista percebe que está vendo seu corpo flutuar ao lato do iate e fica confusa com o que está acontecendo. Liz é uma menina mimada, rica, linda e é a líder do grupinho popular da escola, aquele que sempre implica com os “invisíveis”, “nerds”, “os que não possuem mesma situação financeira”, etc. Então, foi interessante vê-la “assistindo” como era sua vida por essa nova perspectiva “fantasmagórica”, pois ela aos poucos vai apreendendo que a maneira como tratava as pessoas não era legal e conforme vai descobrindo segredos das pessoas ao seu redor percebe que sua vida não é o que ela imaginava.

Foi muito legal a ideia de juntar várias peças de um quebra cabeça com as lembranças que os personagens tinham para podermos entender o que aconteceu com Liz e Alex. O nome do livro “Limiar” é bem propício, pois os dois parecem estar em um plano entre os vivos e os mortos, ou seja, eles morreram, mas ainda não chegaram a seu destino final, seja ele qual for. Alex acredita que exista uma razão para eles estarem vagando por ali, juntos, que devem ter alguma pendência que deve ser descoberta para que sigam em frente.

Foi interessante ver o relacionamento entre eles, pois Liz é a menina popular que esnobava quem não era de seu grupinho e Alex era um daqueles caras invisíveis, que sofria nas mãos dos populares e ele a odiava. Portanto, não foi um “relacionamento” fácil, mas necessário, pois Alex estava vagando há um ano sozinho e sentia falta de companhia e Liz com tudo muito recente não sabia como lidar com nada do que estava acontecendo, então os dois acabam aceitando a presença um do outro por necessidade mútua.
Por que me sinto assim? E que tipo de pessoa eu era, afinal? Sei que era popular, mas é tão estranho. Não lembro exatamente o motivo nem como eu era no dia a dia. E, de repente, tem uma parte de mim que realmente não quer saber.  
A leitura é muito agradável, o mistério nos prende e nos deixa ansiosos para desvendar os segredos dos vários personagens de pano de fundo. Ficamos curiosos para descobrir o que aconteceu com Liz e Alex, e apesar de suas quase 400 paginas, a leitura é bem rápida e gostosa, pois a narrativa flui muito bem. O livro é contado apenas pelo ponto de vista de Liz, nesse sentido eu teria gostado de ver um pouco o lado do Alex também, mas a autora soube como contornar isso nos mostrando um pouco de sua história através de Liz.
Por que o trato desse jeito? Estamos juntos aqui, sem ninguém mais no mundo para conversar, e eu o trato mal. 
Achei tudo fascinante, a maneira como tudo foi abordado, as “viagens” ao passado e presente que eles fazem para reviver algum acontecimento e saber o que se passa com qualquer pessoa próxima a eles, descobrindo assim alguns segredos que nem imaginavam.

Achei os personagens bem próximos da realidade, afinal na escola sempre tem o grupo popular e aqueles que passam despercebidos e muita das vezes, esses últimos sofrem bullying por motivo nenhum por esses outros, além de vários outros problemas.

Limiar aborda não só uma história sobrenatural, com os “fantasmas”, mas vai mais a fundo e expõe situações enfrentadas na vida real e atual, como a vida escolar, bullying, distúrbios alimentares, problemas familiares, adolescentes fazendo de tudo para se encaixar em um determinado grupo, redenção, perdão e muito mais. É uma leitura que me agradou muito, do inicio ao fim, e, portanto recomendo a todos.





13 comentários:

  1. Nossa, não dava nada por este livro, mas agora estou super intrigada. Este tipo de história é realmente envolvente. Gosto da ideia de ir juntando as peças do quebra-cabeça junto com a personagem.
    Espero ter a chance de ler esta história em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Livros sobre fantasmas que li e amei foi a série Mediadora, até hoje não gostei de nenhum com o tema.
    Acredito que é por que não gosto de fantasmas.
    Esse livro não tem nada que me chama atenção, infelizmente, acredito que sou chata!

    ResponderExcluir
  3. A história parece ser mega interessante, eu amei essa capa e achei o desenrolar bem diferente pelo que você comentou na resenha, estou bem curiosa haha
    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Desde que li sinopse também fiquei com muita vontade de ler ele também!! Impossível não ficar curiosa com uma sinopse dessa. Que bom que a história é tão boa quanto parece, vou querer ele logo logo. Uma dúvida, o livro é narrado pela Liz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Cristiane! O livro é narrado por ela sim, eu comentei na resenha que era pelo ponto de vista dela, deve ter passado despercebido =)

      Bjs.

      Excluir
  5. Oi Andressa ! Então eu também não conhecia o livro mais como tudo que a Galera Record lança me chama a atenção peguei a sinopse para ler e fiquei curiosa com o livro também..Pela sua resenha a história traz algo sobrenatural mais ao mesmo tempo aborda temas bem básicos que todos já passamos de alguma forma na nossa adolescência na escola..Acho que vale muito a pena a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Verdade, a Record não apostou muito na divulgação desse livro, não entendo o porquê, afinal desde que tomei conhecimento dele fiquei curiosa pela história. Achei a trama bem diferente e cheia de potencial! O fato de não ser uma história superficial também ajuda, afinal é sempre bom ler algo que é aprofundado e nos dá conhecimento. O fato de ter temas polêmicos misturados com uma investigação também me chamou a atenção.
    De maneira geral estou mega curiosa por esse livro!

    ResponderExcluir
  7. Oi Andresa! Tudo bem??
    Que arraso de resenha, impossível não ficar mega curiosa para saber como terminará o livro e descobrir como eles morreram, quem matou e porquê.Achei muito interessante por conter assuntos bem atuais ( bullyng, encarnação, vida escolar, transtornos...) e com certeza este livro entrou para minha lista de desejados e gosto de historias que te prendem. Ansiosa pela leitura =)
    Parabéns pela resenha ♥
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Eu to super ansiosa para ler esse livro desde a primeira vez que o vi como lançamento eu, achei a sinopse dele muito interessante, então desde desse dia ele esta na minha lista, agora essa é a primeira resenha que vejo do livro e ela só me fez querer ler o livro ainda mais, eu gosto de livros que te prendem que quando você começa a ler não consegui parar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Esse livro tá na minha lista de desejados desde quando o encontrei para um post sobre os lançamentos de Agosto, mas estava esperando ler uma resenha sobre ele para ter certeza.
    Adorei a resenha, parabéns.

    http://ummarcadoreumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou curiosa para ler esse livro, mais por ter uma parte sobrenatural estava na dúvida se irei gostar ou não.
    Depois da sua resenha minha vontade de ler aumentou e estou pensando em pedir ele para resenha na minha próxima solicitação para a editora.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  11. Li esse livro e recomendo!!! Irei ler denovo

    ResponderExcluir
  12. Eu devo ser a única pessoa que leu esse livro e achou um porre. Estou quase crendo que sou um alien. A estória em si não me agradou e achei tudo simples demais. A ideia é interessante, com um pouco mais de estrutura e aprofundamento, ele poderia ser um dos melhores na sua categoria.
    Gostei bastante da sua resenha, vou passar a acompanhar o blog.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails