Resenha: Easy de Tammara Webber

Título: Easy
Autora: Tammara Webber
Editora: Verus
ISBN: 9788576862468
Ano: 2013
Páginas: 305
Sinopse: Quando Jacqueline segue o namorado de longa data para a faculdade que ele escolheu, a última coisa que ela espera é levar um fora no segundo ano. Depois de duas semanas em estado de choque, ela acorda para sua nova realidade: ela está solteira, frequentando uma universidade que nunca quis, ignorada por seu antigo círculo de amigos e, pela primeira vez na vida, quase repetindo em uma matéria. Ao sair de uma festa sozinha, Jacqueline é atacada por um colega de seu ex. Salva por um cara lindo e misterioso que parece estar no lugar certo na hora certa, ela só quer esquecer aquela noite — mas Lucas, o cara que a ajudou, agora parece estar em todos os lugares. A atração entre eles é intensa. No entanto, os segredos que Lucas esconde ameaçam separá-los. Mas eles vão ter de descobrir que somente juntos podem lutar contra a dor e a culpa, enfrentar a verdade — e encontrar o poder inesperado do amor.

[...] Eu não havia me dado conta de que, quando não denunciei o que Buck fizera, eu deixei que ele pensasse que era intocável. Que ele faria isso outra vez. Imaginei que o que Lucas fizera com Buck fosse o suficiente. Mas isso não o impediu de me abordar outra vez na escada de incêndio... ou fazer ameaças veladas durante a festa, bem na frente e Kennedy. [Pág. 202]
Jacqueline nunca havia notado a existência de Lucas, que faz aula de economia com ela na faculdade, até o dia em que ele a salva de ser estuprada por um amigo de seu ex-namorado. Ela decide não contar a ninguém sobre o ocorrido, nem a polícia, nem a melhor amiga Erin. Os dias passam e ela tem que lidar não só com o término do namoro de quase três anos com Kennedy, mas também com Lucas aparecendo mais constantemente em sua vida. Ela também tem que lidar com a presença de Buck, seu agressor, que parece não desistir de atacá-la.

Ela começa a se aproximar mais de Lucas a cada dia, mas tem horas que ele se afasta e fica estranho. O que ela não sabe é que ele guarda segredos que não o deixam tão à vontade para ficar com ela e que eles terão que superar alguns obstáculos para ficarem juntos.
[...] eu não conseguia decidir se minha reação a esse estranho era um resquício de constrangimento, gratidão por ele ter me salvado de Buck ou uma simples atração. Talvez fossem as três coisas. [Pág 40-41] 
[...] Eu me senti vulnerável, mas não em perigo. Eu sabia muito pouco sobre ele, mas havia uma coisa que eu sentia sem sombra de dúvida: segurança. [Pág. 90]
Jacqueline é uma típica jovem que deixou o namoro com Kennedy influenciar muito sua vida, se tornando dependente dele. Isso fez com que ela o seguisse para a mesma universidade e não a que ela realmente gostaria, dentre outras coisas. Ela é quem narra sua história e a leitura, apesar de abordar um tema pesado, é leve e nos faz querer ler até o fim.
Três anos tinham se passado desde que eu deixei de ser Jacqueline, e eu lutava diariamente para recuperar aquela minha parte original que deixara de lado por ele. Não foi a única coisa de que abri mão, ou a mais importante. Mas era a única que poderia recuperar. [Pág. 22] 
Lucas tem a aparência do típico bad boy com suas tatuagens e piercing, mas ele é gentil, cavalheiro, ama desenhar, é lindo (obviamente), têm olhos azuis, cabelos escuros... aiai. Mas os segredos que ele esconde, do presente e passado sombrio, são os motivos que poderão separá-lo de Jackie. Eles terão que perceber que juntos são mais fortes e que podem superar suas dores mais facilmente.
Amor não é a ausência de lógica, mas a lógica examinada e recalculada, aquecida e encurvada para se encaixar dentro dos contornos do coração. [Pág. 209]
Eu entrei na onda dos “New Adult” ano passado e já virei fã do gênero! E mesmo com o fato dele já estar começando a ficar saturado, com histórias repetitivas, eu não canso. Uma das coisas que eu não gosto é a comparação de alguns lançamentos do gênero com “Belo Desastre” e já vi “Easy” sendo comparado com o mesmo, mas deixo claro que um nada tem a ver com o outro em nenhum momento.  

Adoro livros com personagens secundários fortes e Erin, melhor amiga e colega de quarto de Jacqueline é assim. Uma amiga que está sempre ao seu lado, dando força nos bons e maus momentos.

Easy aborda um tema forte, o estupro. O que achei interessante é que a autora não só nos mostra a reação de quem sofreu ou quase sofreu um ataque, mas também nos mostra como as pessoas que ficam cientes a algo desse tipo podem reagir (não é através da narração de personagens secundários, mas na própria narração de Jacqueline). Achei bem real a reação de alguns personagens.
- Você está dizendo que ela deve prosseguir com a denúncia?
- Certamente. 

- Mas isso vai ser um desastre para...

- Sabe o que é um desastre? Um bando de mulheres que não apoiam umas às outras quando um homem faz uma atrocidade dessas. [...][Pág. 230] 
Alguns bem idiotas recorrem para o lado errado do pensamento do tipo “mas você nem era virgem mesmo” ou “mas você foi pro quarto com ele, deveria saber o que poderia acontecer”, etc, como se isso fosse uma justificativa para um ataque. É uma visão que acredito que muitas pessoas que não sofreram o ocorrido podem ter na vida real. O preconceito e a ideia de que a vítima é quem foi a culpada pelo ocorrido. E é legal que o livro mostra essa visão errônea das pessoas, que acredito que possa ser visto como um alerta.

Tammara Webber soube muito bem repassar uma história forte que pode muito bem acontecer por aí, mas não de uma forma pesada. Tem drama, mas também têm momentos de romance fofos, momentos sexys sem ser apelativo e momentos engraçados. Recomendo a todos que gostam do gênero e curtam romances. 

3 comentários:

  1. Não sabia que nesse livro a autora foi tão astuta para colocar vários tipos de visões, inclusive daquelas pessoas que sempre acham que a culpa é da vítima.
    Um ato inescrupuloso jamais é algo a ser justificado, há como a vítima facilitar a ação. Mas, justificar o ato jamais.
    Amei o que você colocou na resenha, e me deu mais vontade de o ler.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não sei se consegui deixar claro na resenha, mas quando eu disse que nos dá a visão de outras pessoa eu quis dizer que não é com esses outros personagens narrando, mas as reações deles através da própria narração da personagem principal.
      Alterei na resenha pra deixar mais claro porque eu nem havia visto que poderia ter duplo sentido o que eu havia dito.

      Que bom que gostou =)
      Bjos.

      Excluir
  2. Eu terminei de ler o livro essa semana e gostei muito.
    Já tinha lido ele em ebook traduzido no Kobo a uns meses atrás, antes de ser lançado por aqui e fiz questão de reler em livro físico.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails