Resenha: Cidade das Almas Perdidas de Cassandra Clare




Título: Cidade das Almas Perdidas
Série: Os Instrumentos Mortais #5
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501403285
Ano: 2013
Páginas: 434


CUIDADO, POIS A SINOPSE CONTÉM SPOILER  

Sinopse: Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?


É difícil resenhar o 5º livro de uma série sem algum spoiler involuntário, porque para contar o que acontece nesse livro eu preciso falar sobre algo dos anteriores. A própria sinopse é spoiler puro do que aconteceu no 4º livro. Vou tentar me conter ao máximo em relação a spoiler e por isso mesmo não me aprofundarei muito na história do 5º livro.
Pois frequentemente, quando algo precioso se perde, ao voltarmos a encontra-lo, pode não ser mais o mesmo. [Pág. 94] 
Depois de tudo o que aconteceu em Cidade dos Anjos Caídos, Jace está agora desaparecido e com ele Jonathan (Sebastian), que acabou sendo considerado pior que o próprio pai Valentim. Quando Clary finalmente encontra Jace, ele já não é o mesmo por quem ela se apaixonou e está parecido com aquele que ela abomina, seu irmão Sebastian. Ela terá que esconder da Clave o que descobriu, senão será o fim de Jace. Com a ajuda daqueles que amam Jace, ela está disposta a fazer de tudo para salvar o namorado, inclusive recorrer a Seelie, Rainha das Fadas, que nunca deve ser confiada e também ficar ao lado do perverso irmão. 
[...] Como ele podia ser Jace e não sê-lo ao mesmo tempo? Como era possível se sentir destruída e feliz, simultaneamente? [Pág. 185] 
Enquanto isso os outros personagens também possuem seus problemas pessoais. Alec continua preocupado e curioso com o passado de Magnus e por isso irá atrás da última pessoa que deveria para pedir ajuda. Isabelle agora tem que lidar não só com a separação dos pais, mas também com os sentimentos que Simon despertou nela. Simon ficará ao lado de Clary na tentativa de ajudar a encontrar e salvar Jace. Jordan e Maia terão que lidar com o presente e passado e tentar reconstruir seu romance. Jocelyn e Luke não conseguiram realizar sua cerimônia e agora terão que lidar com a volta de Sebastian, o desaparecimento de Jace e com suas próprias vidas, que estão em risco.

A narração continua em terceira pessoa e abrangendo vários personagens como Clary, Alec, Simon, Maia, Jordan, etc.

O destaque do livro pra mim foi Simon, talvez o único personagem por quem eu não ficasse irritada (ok, Magnus Bane tb nunca me irrita, ele também salva o livro). Clary, Jace e Alec me estressaram boa parte do livro. Alec com essa fixação com o passado de Magnus ficou cansativo e chato. Clary ficou bem irritante por vários motivos (e em vários momentos) que não vou enumerar. E Jace já não é mais o mesmo personagem engraçado e sarcástico por quem todas se apaixonaram, pelo menos eu não senti o mesmo por ele que eu sentia nos 3 primeiros livros da série.

Alguns personagens eu vi como descartáveis, como Maia e Jordan, que a nada acrescentaram. Além disso, acredito que das mais de 400 páginas, Cassandra Clare poderia tirar mais da metade que não faria falta, porque há mais enrolação do que ação e o enredo não se desenvolve muito. A história só passou a me interessar depois de quase 300 páginas lidas, pois foi quando as coisas começaram a acontecer e alguma ação se estabeleceu. O final, como em todos os livros da série, nos surpreende e nos faz ficar ansiosos pelo próximo volume.

Uma das coisas que gostei foram “resquícios” referentes a outra saga de Caçadores de Sombras da Cassandra, a série “As Peças Infernais”. Quem já leu os 3 livros, irá associar algumas falas ou personagens com a outra série. E pra mim foi um pouco difícil ler Cidade das Almas Perdidas porque o tempo todo eu ficava lembrando e comparando com “As Peças Infernais”, mesmo  não querendo fazer isso, foi inevitável, principalmente agora que já li os 3 livros (o último li em inglês), e gostei muito mais da outra série e dos personagens.  

Devo lembrar que gosto é uma coisa muito relativa e da mesma maneira que não gostei tanto desse livro, muitos irão amar. Então se me perguntassem se eu recomendaria esse livro eu responderia COM CERTEZA. Recomendo a quem já começou a série e a quem ama o mundo criado pela Cassandra. Mas admito que gostaria que ela tivesse terminado a série como trilogia, pois pra mim, muita coisa perdeu o sentido desde o quarto livro. 

PS: Quer ganhar marcador do livro + outros sortidos? Saiba como ganhar aqui


13 comentários:

  1. Eu sei que essa série é a queridinha de todos e morro de curiosidade para ler. Pena que ainda não tive oportunidade. Não li a resenha pelos spoilers.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha Andresa, confesso que não quero ler essa nova fase não, pensei seriamente que terminaria tudo com cidade de vidro e ai a autora vem com mais 3 livros, o que pra mim é pura enrolação pra vender mais e, pelo que li na sua resenha, é isso mesmo, coisas sem sentido, enrolação e poucas paginas realmente legais. Eu fico curiosa com isso da ligação dessa série com as peças infernais, me falaram ja que desde cidade de vidro tem coisas e pelo visto nesse também, quero ler as peças infernais pra conferir e vê se é melhor mesmo, pq os instrumentos mortais acho legal, mas nada pra virar mega fã.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. ESSE COMENTÁRIO POSSUI SPOILERS!!!

    Eu AMO a escrita da Cassandra e todos os seus livros, de verdade. E este foi um dos que mais gostei de "Os Instrumentos Mortais".
    ME JULGE: amei o Sebastian/Jonathan. Lógico que o odeio pelo que fez com Jace, mas ele é um personagem incrível! haha
    Clary me irrita desde o primeiro livro. Eita garota insuportável.
    Magnus e Simon são os amores da minha vida. Simon é tãooooooooooooooo fofo. E o Magnus tãooooooo sexy. Alec foi um inútil nesse livro, tem razão. Pra que cavucar a vida do Magnus? Já a Maia e o Jordan eu achei tão lindinhos. Acho que eles não ganharam destaque nesse porque serão no próximo... Não sei.
    Sobre o Jace, o querido e lindo Jace. A Cassie definitivamente não gosta dele. Quando tudo fica bem com ele e Clary, a Cassie vai lá e liga ele com um demônio. Quando ele "consegue" se libertar do demônio, é ligado à um anjo. COMO ASSIM? hahaha
    E ela me dá muito medo. Você viu que o nome de um capítulo de CoHF é "O sacrifício de Simon"? OMG! :(

    Enfim... Prefiro "As peças infernais" infinitamente! CP2 é vida!!!!!!!! AMOOO WILL e gosto da Tessa. Ela não é nada insuportável se comparada com a Clary. haha

    Desculpa o tamanho do comentário. Sempre me empolgo quando se trata da Cassie.

    Beijos,
    Amanda Melanie
    Literatura em Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário kkkk.
      Você quer me matar literalmente com esse título que eu nem sabia do último volume, OMG, se tia Cassie sacanear com meu Simon eu nem sei o que faço O_O

      Achei dispensável Jordan e Mias, mas eles tiveram mesmo momentos legais.

      Simon e Magnus são vida também, adorooo! Eu odeio o Sebastian, mas admito que é um bom personagem e vilão.

      As peças infernais é realmente bem melhor como série e o último livro OMGGGG é de pirar loucamente e chorar mais ainda!!! Chorei mtoooo!! Estou doida pra que a Galera lance por aqui porque quero ler de novo e resenhar <3

      AMOOOOOOO o Jem <33333 e também o Will <333 e Também curto muito a Tessa, que é muito melhor personagem que a Clary realmente!

      Eu piro com As Peças Infernais e já marquei como série favorita <3

      *Ignore meus surtos rs*

      Excluir
  4. Faz tempo que ando cobiçando os livros de Cassandra Clare, sempre vejo resenhas e comentários que fizeram facilmente se tornarem meus próximos alvos e a resenha só me fez querer ainda mais. Espero não me decepcionar!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou fã da Cassandra a parti do momento em que li cidade dos ossos, mas concordo com você ... em certos pontos pois eu comecei o livro mas tava tão chato que deixei de lado e parti para outra ( embora protendo retomar a leitura, acho que vou manter meus ânimos controlados perante esse livro para depois não me decepcionar ^^ ótima resenha ( Adoro o Magnus também o/ )

    ResponderExcluir
  6. Essa série não me chama atenção! Acho isso incrível, mas não me mate!

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. AMO! AMO! AMO! ESSA SÉRIE <3! Desde o primeiro livro a cassandra me conquistou tanto pela história apresentada quanto pela sua escrita!Não só essa, mas a série prequel também, As Peças Infernais! Estou esperando ansiosamente por cidade das almas perdidas, e ao contrário de várias pessoas que ficaram hesitantes em continuar ou não lendo a série após o terceiro livro, eu não pensei duas vezes em continuar lendo! Já comprei o meu cidade das almas perdidas e não vejo a hora de lê-lo para ver qual o rumo que a história vai seguir. O final de Cidade dos Anjos Caidos deixou um bom gancho para esse.

    Beijinhos!
    Adorei conhecer o seu blog ;)

    @sintonia_livros

    ResponderExcluir
  8. Eu li o primeiro livro e me apaixonei!
    Decidi esperar a estréia do filme e depois dar continuidade na leitura da série. Ainda não comprei o quinto livro, pois o "faz-me rir" anda meio curto! kkkk
    Tbm estou de olho nos livros As Peças Infernais! rsrsrs
    Bjão.

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda estou juntando moedinhas para comprar os livros da Cassandra, estou louca para lê-los! Cadê o submarino pra ajudar? Por isso pulei a sua resenha e a sinopse pq eu li SPOILERS e provavelmente eu não iria entender algumas coisas.
    bj

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não comprei a sério por falta de money mesmo, mas quero ler!

    Parece ser bom, embora tenha dado 3 corações!

    ResponderExcluir
  11. Amo de paixão essa série, só falta esse para eu ler.
    E fiquei mais empolgada com a resenha. Tenho tanta dó da Claire e do Jace, eles sofrem muito!
    Parabéns pelo blog!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu amo essa série, mas verdade seja dita, ela poderia ter parado no terceiro livro e tava ótimo. Com a extensão da trilogia em série, algumas coisas acabam se perdendo e outras se tornam chatas, mas, ainda assim gosto da série e pretendo ler o que espero ser o último livro da série!

    Bjus
    Lay
    De Tudo um Pouco

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails