Resenha: A Culpa é das Estrelas - John Green

Título: A Culpa é das Estrelas
Autor(a): John Green
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572261
Ano: 2012
Páginas: 283

Sinopse: Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas

Desde que Li "Quem é você, Alasca?" do John Green que me tornei uma grande fã do autor e confesso que estava muito, muito anisosa para finalmente ler "A culpa é das estrelas".

Hazel é uma adolescente de dezesseis anos e há três anos ela luta bravamente contra um câncer na tireóide que se espalhou por seus pulmões. Ela aos poucos está morrendo .Depois de passar dias e dias trancada no quarto, sem sair da cama e lendo incontáveis vezes o mesmo livro (Uma Aflição Imperial), a mãe de Hazel decide que ela está deprimida (efeito colareral de se estar morrendo) e depois de uma visita ao médico ela é aconselhada a frequentar uma vez por semana o Grupo de Apoio para pessoas que sofrem de câncer, liderado por Patrick, que também já foi vítima do câncer e por causa dele perdeu os testículos.

Sem muitos amigos, vivendo uma vida solitária, apenas preenchida pela presença constante dos pais. Todas as quartas-feiras, Hazel vai ao Grupo de Apoio e senta-se no sagrado coração de Jesus, ouvindo e compartilhando os dramas de se estar com câncer, de se estar morrendo. .Em uma das reuniões ela conhece Augustus Waters, um belo garoto de dezessete anos, mais uma vítima do câncer (osterossoma), apaixonado por metáforas, e esse acontecimento, o fato dessas duas estrelas terem se cruzado no céu vai mudar a vida e a morte de ambos.

É difícil parar mim falar sobre "A culpa é das estrelas" e não me emocionar. Infelizmente também sou mais uma vítima do câncer, mesmo que indiretamente. Ele já levou de mim algumas das pessoas que eu mais amei na vida: meu pai, aos 11 anos de idade e o meu cachorro.

Narrado em primeira pessoa por Hazel que há três anos luta contra um câncer, A culpa é das estrelas é um livro extremamente honesto que fala sobre morte, mas sobretudo sobre a maravilhosa e espantosa experiência que é viver. Hazel sabe que a luta está perdida e que morrer é apenas uma questão de tempo. Adorei a personagem. Além de ser uma guerreira, ela é extremamente sincera. Hazel nos conta, sem floreios ou rodeios, como uma garota de apenas dezesseis anos e que esta morrendo sente e pensa. Hazel despertou em mim diversos sentimentos.

A linguagem do livro é bastante jovem. A leitura flui com facilidade. Os personagens são extremamente cativantes. Hazel é maravilhosa e eu também me apaixonei pelo jeito nerd, irreverente e divertido de Gus. Apesar do livro falar sobre morte, ele nos faz refletir sobre a nossa vida e me tocou de uma maneira ímpar.

Eu me surpreendi com o rumo que a história tomou e apesar de não acabar em “e viveram felizes para sempre” como nos contos de fadas, eu amei o livro por ele tratar de uma forma extremamente honesta e linda um assunto tão delicado como a morte, ou a vida.
"(…) Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa; existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjuntos ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto infinito. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter”

PS: Essa resenha estava no rascunho desde janeiro e foi feita pela Renata (dona do blog), mas no momento somente eu (Andresa) o estou administrando. Resolvi postar as resenhas que ela deixou prontas aos poucos.


Renata

16 comentários:

  1. Eu já li e também gostei bastante do livro!
    Gosto de livros com um final não tão feliz porque sempre nos fazem refletir sobre algo. Augustus é um personagem muito amável!
    Não foi um livro que me fez chorar, mas me emocionei com certeza com a história!

    ResponderExcluir
  2. Quem não se surpreendeu com o rumo? Eu fiquei pasma! Jurava que o final seria triste, mas pro lado dela. Não que o garoto....ai, foi triste de ler, mas lindo demais! Ri, fiquei triste, achei lindo. O livro é perfeito *-*

    ResponderExcluir
  3. Próxima leitura depois de Insurgente ... embora eu já tenha dado uma espiadinha e tenho que admitir que adorei as partes que li do livro. Minha prima disse que esse livro é maravilhoso e eu confio na opinião dela ^^ Ótima resenha e fico feliz que você tenha adorado o livro kk

    ResponderExcluir
  4. Quando começou o burburinho na época de lançamento deste livro, lembro que fiquei enlouquecida, só falava que precisava lê-lo. Então depooois de um tempo o ganhei, e fiquei com medo de me decepcionar.
    Mas criei coragem e li, e foi simplesmente lindo. Admito que sofri com o final, eu não queria q ele tivesse acabado daquela forma, ou naquele momento, eu queri mais =(

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li nada do John Green, mas tenho os livros que estão na sequência para serem lidos. Sempre me passou a impressão de que A culpa é das estrelas é um livro que traz lições de vida valiosas, apesar do tema "morte" ser forte e a luta contra o câncer não ser nada fácil. Todo mundo fala tão bem da escrita de John Green que quero muito ler.

    ResponderExcluir
  6. eu sofri e amei muito esse livro. é tipo um furacão emocional incontrolável. é muito difícil falar sobre ele, tanto que eu nem me arrisquei a resenhá-lo. tem uma sensibilidade e uma simplicidade que são surpreendentes, ainda mais tratando de pacientes terminais. é uma história linda, e eu nem esperava um final como aquele, embora soubesse que o 'felizes para sempre' nunca viria. e sim, só de falar eu já me emociono também haha!

    beijão
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já li este livro e amei demais, ótima resenha, retrata realmente tudo aquilo que li. Essa historia nos leva a uma viagem profunda, dentro dos nossos próprios pensamentos...
    Acho que nunca vi ninguém falar mal desse livro. Ele é realmente incrível e a escrita do John Green é tão ousada que eu amo! O homem realmente sabe como nos manter ali, apenas lendo o livro.

    ResponderExcluir
  8. todos dizem q esse livro ´bm ,mas eu ão gosto de livros tristes

    ResponderExcluir
  9. Eu já li o livro e eles está como meu favorito do ano. A escrita do autor é maravilhosa, ele sabe muito bem como envolver o leitor.
    Quero ler os outros livros dele, mas não tive oportunidade ainda.

    ResponderExcluir
  10. Tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não o li, pois acredito que ainda não seja o momento. Já li resenhas que dizem que ele tem umas pitadas de humor, mas acho a história em si um pouco forte. A única certeza que tenho é que lerei, só não sei o dia.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Esse é um dos melhores livros que eu já li na minha vida, sem dúvida. Ele é muito lindo e muito triste.
    Tem tantos significados e nos dá um banho de realidade incrível, infelizmente.

    Beijos,
    Resenhando Books

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei muito desse livro também. Emocionei-me bastante no final. Praticamente quase não conseguia concluir de tanto chorar. E eu acho que há algo inexplicável que fará com que ele seja intenso ainda por muito tempo em nossos corações.
    Adorei a resenha!!

    ResponderExcluir
  13. Esse é um daqueles livros que mesmo que você só leia le uma vez... tem uma historia que vai te marcar pelo resto da vida.... concordo com a Renata... o livro é honesto... mas é honesto demais, faz com que pareça que vc esta lá... que você conhece eles, e que realmente sinta a dor de vir a perdê-los...

    nem preciso dizer que li aos prantos do meio para o fim do livro.

    " alguns infinitos são maiores do que outros"

    bjus
    Franciele Alves
    @fran_alves

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li nada do John Green, mas estou super curiosa com os livros dele, e A culpa é das estrelas não é diferente.
    Sempre leio belas resenhas do livro inclusive, sempre vejo pessoas falando que esse se tornou um dos favoritos. Em breve vou ver se consigo esse pra ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  15. Ah eu to louca pra ler esse livro, ele parece ser muito fofo e lindo ouvi falar muito bem dele e não vejo a hora de começar minha leitura.

    ResponderExcluir
  16. Eu perdi a minha avó muito recentemente pro cancer, será muito doloroso ler esse livro, mas estou curiosa, adorei a resenha :D

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails