Resenha: A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista de Jennifer E. Smith




Título: A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista
Autora: Jennifer E. Smith
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501095442
Ano: 2013
Páginas: 392
Sinopse: Com uma certa atmosfera de Um dia, mas voltado para o público jovem adulto, A probabilidade estatística do amor à primeira vista é uma história romântica, capaz de conquistar fãs de todas as idades. Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia.


- Isso não faz sentido nenhum.- Não é para fazer - disse a mãe com um sorriso. - O amor é a coisa mais estranha e sem lógica do mundo.
- Não estou falando sobre amor - insistiu -, estou falando sobre casamento.- Isso - respondeu - é ainda pior.  [Pág 158]

É claro que Hadley, de 17 anos, não imaginaria que 4 minutos fariam uma enorme diferença em sua vida. É exatamente esse tempo que a faz se atrasar para pegar seu voo para Londres, onde está indo para o casamento do pai. Seu pai, que há dois anos foi convidado para dar aulas por um semestre em Oxford, nunca mais voltou e como consequência separou-se se sua mãe e agora está com Charlotte, a mulher com quem irá se casar.

Apesar de não conhecer ainda a mulher com quem seu pai irá se casar ela já a odeia, por tê-lo “tirado” de sua vida e da sua mãe, além disso, não vê o pai há mais de um ano e ainda assim teve que aceitar ser madrinha de seu casamento. Quando perde seu voo e fica aguardando o próximo no aeroporto, ela conhece Oliver, um britânico fofo e engraçado que a ajuda e que também está indo para Londres. Eles começam a bater papo e o tempo vai passando, até que eles estejam no avião, lado a lado para uma viagem de aproximadamente 7 horas.
[...] Quando finalmente chega e se senta na mesma fileira que ela, Hadley fica vermelha sem motivo, só porque ele está olhando para ela com aquele sorrisinho torto. Ela sente uma eletricidade estranha no corpo quando ele está por perto. Será que ele sente o mesmo? [Pág 47] 
Eles conversam sobre tudo um pouco, família (os dois possuem problemas nesse quesito), assuntos aleatórios, piadinhas e aos poucos ela começa a sentir uma faísca e seu coração começa a bater mais forte perto dele. O problema é que quando acabar a viagem, eles irão para lugares opostos e talvez nunca mais se vejam.  
Nenhum dos dois fala nada, mas Hadley sente alguma coisa, um peso em cima deles como um trem de carga: o momento de dizer adeus se aproxima. [Pág. 97] 
O livro é pelo ponto de vista de Hadley, narrado em 3ª pessoa, e conta com lembranças, cenas e diálogos passados com sua mãe, pai e até Oliver. Ela é uma adolescente típica, mas que tem várias fobias bizarras, como medo de maionese ou mais normais como medo de voar. Culpa o pai pelo término da família e por isso quase não fala com ele e já criou uma imagem odiosa da futura madrasta na cabeça. Oliver é um universitário fofo, gentil, cavalheiro, engraçado e inteligente.
Isso era o mais injusto de tudo: o que o pai fez não afetou apenas ele e a mãe, ou ele e a filha. Acabou afetando mãe e filha também, pois sua interação harmônica ficou frágil e complicada, como se pudesse ser rompida a qualquer momento. [Pág. 151] 
A história se passa toda em 24h então não dá pra esperar saber sobre o futuro dos personagens. E nesse tempo muita coisa evolui em relação ao relacionamento entre pai e filha, mãe e filha e entre Hadley e Oliver.   

É um livro leve, com alguns momentos engraçados, que fala sobre amor, família, perdão, relacionamentos, perdas e muito mais. A leitura é bem rápida e flui muito bem. 

Em relação a capa do livro eu não gostei desde o dia em que foi divulgada pela editora. Eu torcia muitoooo para continuar com a capa original (a que é em preto e branco), mas mudaram. A capa não é feia em si, mas não achei que tivesse a ver com a história e deixou um ar mais infantil. Não entendi o que as pessoas da foto representam, porque a garota parece estar com um vestido do noiva (?), e apesar de estar indo a um casamento no livro, não é ela a noiva né!  

Seguem abaixo as capas americanas do livro em hardcover e paperback. O que vocês acham das capas? Qual gostaram mais, a brasileira ou uma dessas 3 abaixo? 







22 comentários:

  1. Vi o book trailer do filme e adorei, a história me parece muito linda.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante de sua resenha. O livro parece ser realmente leve ainda não sei se eu tenho tanta vontade de ler-lo, mas a capa quando vi me despertou o interesse em saber do que se tratava (não pela beleza, pois eu concordo com você prefiro a em P&B)a estória não me surpreendeu tanto assim. Mas parece ser um bom livro.

    Beijos
    comoumrefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu queria esse livro desde anunciaram que ele viria. E assim como você, eu preferia a capa em preto e branco.
    Esse troço de acompanhar os acontecimentos por apenas 24 horas, me deixou um pouco indecisa em comprar o livro. Odeio não saber o que vai acontecer com os personagens.

    Sua resenha ficou linda!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiie, eu também não gostei muito da capa mas com muitos comentários positivos me apeguei ao livro e quero ler !!
    Adorei a resenha !!
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. a história toda se passa em 24h? :O caraca, é um recorde HAHAHAHAHA! Achei que ele se desenvolvesse por muito mais tempo! Confesso que isso me deu uma desanimada, porque não vejo como aprofundar qualquer coisa num período tão curto de tempo. Mas sei lá né haha
    Beijão!

    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro, parece ser uma história fantástica... E a capa original é muuuito linda mesmo!

    Beijos
    http://www.mybookshelf.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ah, como estou ansiosa pra ler esse livro! Adoro essa ideia de se passar em 24 horas, mas tenho certeza que vou ficar com gostinho de quero mais no final. Felizmente tem continuação. E sobre as capas... Também não gostei da capa brasileira e aliás, esses desenhos parecem aqueles clip-arts do power point, hahaha. Quanto às outras, só não gosto da que é em preto e branco, acho feia, na verdade. Mas as outras duas são lindas! Só quero saber o que vão fazer quando lançarem o segundo no Brasil, visto que a capa americana segue o estilo daquela em preto e branco...
    Bjs! http://nasquartasusamosrosa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Aiii eu amei todas as capas , pela primeira vez , amei todas , e achei superhipermega legal esse troço de 24 hrs , como será ?Fiquei com muita curiocidade para ler esse livro, adorei a resenha me deixou com mais vontade ainda de ler .

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei a capa nacional, e quero muito ler esse livro!

    Beijos.
    Páginas na Estante
    @alyneadriana

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei da capa, pode não ter muita relação com o livro, mas é fofa!
    E o livro é muito fofo também. O único ponto que me incomodou é que em alguns trechos eu sentia uma necessidade de que ele fosse narrado em primeira pessoa, provavelmente eu gostaria mais do livro se fosse assim.

    ResponderExcluir
  11. Também acho a capa original dele mais bonita, mas essa também é. E quem liga pra capa com um livro fofo desses? Nossa, eu pirei, sério, pirei com essa história. Cadê o meu? Quero o meu favorito do ano, esse vai entrar pra lista com certeza *-*
    Muito legal essa história dele.

    ResponderExcluir
  12. Agora to chorando, kkk, me sentindo a pessoa mais estranha da face da terra. Todo mundo amou esse livro menos eu?? Nossa.. kkkk Não consegui gostar nada nele além da premissa do enredo que achei uma graça.. Mas achei ele tão fraco, tão mal desenvolvido, com diálogos tão sem noção que não consegui ver nenhuma beleza nele.

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um livro gostosinho de ler. Sem tensões, mas uma ótima distração para dias chatos e sem graça.

    ResponderExcluir
  14. Ainda não o livro, mas logo que meu exemlar chegar eu vou ler. Parece ser uma história bem leve, para se ler de forma rápida. Gostei da sinopse, vamos ver o que vou achar do desenvolvimento. Das capas, eu gosto da brasileira, sim. Mas a preto e branco tem um charme a mais, com toda certeza.

    ResponderExcluir
  15. Tenho lido muitas resenhas positivas em relação a esse livro, e a cada uma delas, minha vontade de lê-lo só aumenta. Eu gosto bastante dessas tramas que a gente percebe o amadurecimento das personagens, e apesar dessa história se passar em apenas 24 horas, percebe-se que a Hadley já começa a ter outra visão em relação às coisas que tanto a incomodam. Em relação a capa, achei tanto a original como a nacional muito bonitas, e não consigo escolher uma entre as duas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Gente! Não sabia que a história se passava em 24h apenas! :O Pensei que iríamos conhecer o futuro deles e tal...
    Bem, ainda quero ler. Acho que eu esperava outra coisa da história, mas ainda estou interessada. Acho que posso gostar!

    ResponderExcluir
  17. Já li ótimas resenhas desse livro, como a sua. Quero muito ler, talvez seja um dos meus próximos livros,com O livro parece interessante e parece que não foca só no romance e sim relação de pai e filha, gosto disso. Fiquei curiosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. quero ler esse a história parece ser muito otima, a capa esta muito linda , nunca li nenhum dessa autora a capa me lembra casamento kkk

    ResponderExcluir
  19. Eu não tenho nada contra a capa brasileira, mas analisando da forma como vc colocou, fica realmente um pouco estranho o fato de a menina da capa estar de vestido de noiva.
    Das capas americanas, a primeira e a segunda opções são as mais legais.
    Adorei a resenha, e realmente o livro parece ser bem engraçado em algumas partes... Nunca vi ninguém com medo de maionese... rsrs
    Bom saber também que é uma leitura rápida... Parece ser um daqueles livros que a gente pega pra ler um dia que não quer nada muito pesado e cheio de informações pra ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  20. oieee .... adorei este livro... terminei em dois dias... achei muito muito fofo... fora que os dois são bem ironicos então garante boas risadas... mas tb te momentos em que aperta o coração né... Oliver e Hadley ... fazem um casal muito lindo... e gostei como terminou o livro...

    das capas gostei da primeira ... a americana , que foi a que me chamou a atenção bem antes de lançarem no Brasil...

    bjuus

    Franciele Alves
    @fran_alves

    ResponderExcluir
  21. Comecei o livro pelo celular mas como é ruim ler nele deixei ele de lado ... não que desaparece a vontade de ler pois logo no começo vi que é um livro fofo e emocionante . Ótima resenha e por mais que não tenho terminado o livro a ainda concordo com sua opinião.

    ResponderExcluir
  22. Sou louca pra ler esse livro desde que o vi pela primeira vez, pois eu adoro livros com romance e acho que esses livro é muito interessante, porque fala de amor a primeira vista e eu acredito no amor a primeira vista.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails