Resenha: Finale de Becca Fitzpatrick

Título: Finale
Série: Hush, Hush #4
Autora: Becca Fitzpatrick
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572827
Ano: 2013
Páginas: 304
Compare Preços

Sinopse: Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram.


[...] Eu queria a guerra, eu queria a liberdade, para que nunca, em tempo algum, tivesse de me ajoelhar e jurar ceder meu corpo a qualquer outra pessoa. [Pág. 64]
Comecei a ler Finale sem lembrar nada da série (é por isso que odeio a demora de um lançamento para o outro). Aos poucos, com algumas dicas no próprio livro, fui lembrando levemente uma coisa aqui e outra ali.

- Isso é não piada, Nora. O Cheshvan começa em pouco mais de 72 horas, o que significa guerra. Anjos caídos de um lado, nós do outro. Tudo depende de você. Você é a nova líder do exército nefilim. O juramento de sangue que fez a Hank está valendo, e acho que não precisamos lembrá-la de que se quebra-lo as consequências são muito, muito reais. [Pág. 17] 
Após fazer um juramento ao Mão Negra, Nora acaba se tornando líder dos nefilins, quando o mesmo morre no livro anterior. Com isso, ela encontra vários problemas à frente:
  • Namorar um anjo caído (que é uma “raça” arqui-inimiga dos nefilins); 
  • A falta de confiança dos nefilins nela;
  • Uma guerra à frente contra os anjos caídos que ela quer desencorajar;
  • Uma promessa aos arcanjos de que iria parar a guerra antes mesmo de começar;
  • Cumprir seu voto liderando os nefilins, caso contrário ela e sua mãe irão morrer;
  • Aturar Marcie Miller mais do que gostaria;
  • Ter de lidar com Dante, um nefilim que era braço direito de Hank e jurou apoiá-la. 
Com todos esses problemas nas costas ela ainda terá de lidar com algo que não esperava e que poderá mudar tudo entre ela e Patch. Segredos serão revelados, traição, surpresas, reviravoltas e uma guerra se aproximando.
[...] Por quanto tempo Patch e eu poderíamos viver uma mentira... sem deixar que ela se tornasse verdade? [Pág 47] 
Não vou falar muito do livro para não perder a graça e ter spoiler. Durante a leitura senti-me confusa e não porque o livro é confuso, mas porque eu não sabia em quem acreditar, para quem torcer ou as atitudes de alguns personagens que eram muito indecifráveis, como Patch, que de vez em quando era muito vago. 

A história se desenrolou bem, alguns acontecimentos eu consegui prever, outros não. Gostei do livro de modo geral, só alguns personagens que me estressaram um pouco a partir de certo ponto na leitura. Não teve tanto romance nesse livro como achei que teria, mas tiveram momentos fofos de Nora e Patch. 

Nora começou a me estressar a partir da metade do livro e até Patch me irritou um pouco. Marcie Miller continua chata e agora aparece mais frequentemente. Vee aparece bem pouco, mas continua sendo a mesma amiga de sempre, só que dessa vez ela tem uma novidade/segredo (que eu achei muito nada a ver). Scott infelizmente não aparece muito também, mas ele tem um papel importante. 

Depois de ler alguns comentários sobre o final, fui preparada para a decepção, mas felizmente isso não aconteceu. A série não acabou maravilhosamente, mas também não acabou mal. Não gostei de alguns caminhos que a autora seguiu e fiquei sentindo falta de algo a mais, mas consegui aceitar o final que ela criou para a série, que não foi ótimo, mas também não foi péssimo. Acredito que a maioria dos fãs da série não irão se decepcionar.


Momentos Patch:
- Sei que não posso sentir seu toque, mas sinto seu amor, Nora. Lá no fundo. Isso significa tudo para mim. Eu queria poder sentir você da mesma forma que você me sente, mas tenho seu amor. Nada nunca vai ser mais forte que isso. Algumas pessoas passam a vida inteira sem experimentar os sentimentos que você despertou em mim. Não posso reclamar.

- Você veste essas roupas para impressionar - falei, em tom de aprovação.
- Não, Anjo. - Ele se inclinou e mordeu de leve a minha orelha. - Eu tiro a roupa para impressionar. 

18 comentários:

  1. Estou com o livro em mãos...morrendo de vontade de ler, mas muito apreensiva...kkk

    Beijooos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Aiii eu tb fico puta quando começo uma serie e a demora em lançar os livros me atrapalha na leitura, por isso que criei uma nova regra pra mim , só vou ler livros de serie , quando eu ter pelo menos 3 livros na mão .
    Terminei de ler esse livro e gostei tb , assim como vc nao achei de todo ruimm , mas o povo nao sei o que quer dos finais , eu curti .

    ResponderExcluir
  3. eu gostei do final do livro, acho que fechou como tinha que ser - só que aconteceu tudo MUITO RÁPIDO. Rolou uma mega preparação pro que vinha pela frente, e aí BUM, acabou em dois segundos. Tipo, what? Isso foi o que me decepcionou mais. Mas não os acontecimentos em si. Eu não terminaria de outra forma.

    Beijão!


    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ler a serie toda, direto em uma semana. Apesar de concordar que o segredo da Vee foi muito bobo e desnecessario e que o ultimo capitulo poderia ser eliminado, vou sentir saudades dos personagens e do universo deles. A mensagem que ficou para mim, acima de tudo, foi que amor e lealdade são o que importam na vida, ofuscando outros deslizes que cometemos.

    ResponderExcluir
  5. Ahh, você pode ter achado que terminou maravilhosamente, mas pra mim foi uma emboleira e tanto. Gostei do final, foi bom, o ruim foi essa enrolação toda. Pensei que ia ter aquela coisa de guerra o livro todo, umas mortes mais...sei lá, legais? Aquela coisa de você gritar em desespero NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAOOOO! mas só teve um "porque você fez isso com ele? Que babaquice, foi desnecessário ¬¬ "
    É um bom final, mas achei que poderia ter sido mais :S

    ResponderExcluir
  6. Eu só li o primeiro livro (e como tenho memória fraca como você, mal lembro), ainda não tive tempo de ler as sequencias.
    Vi vários comentários sobre o final de alguns personagens quando acaba a série, mesmo sem querer acho que vou lê-lo com um pé atras.

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ler esse livro e AMEI..mas fiquei com os olhos marejados quando ocorreu a morte de um dos meus personagens favoritos também... Mas gostei do final e mal posso esperar pelo filme.

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não me joguei nessa série, pois estava esperando para poder ter todos os livros.
    Não aguento esperar para completar as séries. Às vezes nem leio todos de uma vez em sequencia, mas só de saber que eu TENHO o próximo, já fico mais tranquila hahaha.

    Ainda não sou fã da série, mas espero não me decepcionar muito com o final.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostava muito da série até Silêncio. Acho que Finale ficou muito sem pé nem cabeça. Sinceramente acho que foi muita enrolação pra acabar da forma que acabou. De tudo que li de Anjos, essa era o que eu mais gostava, mas fiquei meio irritada com Finale, pra falar a verdade. Acho que poderia ter terminado melhor.

    ResponderExcluir
  10. Desde que vi o primeiro livro dessa série, me interessei, pois sou fã de sobrenatural. Uma pena que a autora não conseguiu desenrolar muito bem esse último volume, mas pelo menos ela não estragou completamente. Ficou na média. Então, agora é só juntar as partes, e ler todas em sequência pra não ocorrer esse probleminha de esquecer alguns acontecimentos.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito fã da série não, sabe. Sempre achei que tem muitos elementos parecidos com a série Crepúsculo. Mas como eu já li os 3 primeiros quero saber como termina.
    estou com um pé atrás por medo de a autora ter terminado mal esse último.. Esse segredo nada a ver da Vee me fez lembrar do imprinting do Jacob (super nada a ver)! haha
    Os personagens secundários são bem chatinhos mesmo...
    Não pretendo ler agora, mas vou ler um dia sim.
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Terminei de ler Finale faz poucos dias e como você também me sentir confusa em relação a alguns personagens, pois não é possível saber em quem se pode confiar e muitas vezes sentir isso em relação a Patch também!
    No total gostei do final sim!
    Beijos!!

    Vanessa
    www.caminhocultural.com

    ResponderExcluir
  13. li o primeiro e amei, mas eu comecei a ler o segundo e abandonei nas primeiras pgs tava muito xato e dava preguiça

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho esse livro, mas ainda não o li. Estou ABSURDAMENTE louca para começar logo a leitura de "Finale".
    Eu também já ouvi comentários que o final decepciona. Espero não me sentir assim e amar o livro todo. A série é uma das minhas favoritas e eu amo todos os livros.

    ResponderExcluir
  15. Sinceridade ... poise eu não gosto nenhum pouco dessa serie; eu acho ela muito sem graça, mas não jugo que gosta ^^ Eu simplesmente não me dei bem com a história, mesmo assim achei legal sua resenha.

    ResponderExcluir
  16. Ai meu Deus, só de ler o nome Patch eu suspiro... rsrs
    Eu até hj só li Sussurro e Crescendo... Quando li, os outros ainda não haviam sido lançado.
    O Patch é tudo que eu queria pra mim... Imagina ele me dizendo: "- Eu tiro a roupa para impressionar. "... Acho q eu tenho um treco... rsrs
    Acredito que não vou lembrar nada da história também, e é provavel q tenha q reler tudo pra conseguir continuar... Pela sua resenha, além de Nora e OPatch, consegui lembrar praticamente só do Mão-negra... rsrs

    Bjok

    ResponderExcluir
  17. Eu reli os anteriores para ler Finale.. porque tb não me lembrava de algumas coisas... deve ser por isso que o livro me irritou... eu confesso que ja tava meio estressada com a série... mas não gostei tanto do livro assim, e acho que a autora deu uma viajada no final... mas até que não foi tão ruim...

    Ainda acho o Patch muito tchuco e que a chata da Nora não o merece #prontofalei

    bjus
    Franciele Alves
    @fran_alves

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente eu ainda não li nenhum livro da série, mas eu não era interessada só fui me interessar depois que saiu o ultimo livro agora eu to louca pra ler todos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails