Li no Kindle #4 - Pandemonium



Título: Pandemonium
Autora: Lauren Oliver
Editora: HarperCollins
ISBN: 9780061978067
Ano: 2012
Sinopse: Dividida entre o passado — Alex, a luta pela sobrevivência na Selva — e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena Haloway terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor sem, porém, se transformar em um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções, as faíscas da revolta pouco a pouco incendeiam a sociedade, vindas de todos os lugares… inclusive de dentro. [Sinopse retirada do Skoob]

Em um mundo sem amor, é isso que as pessoas são para o outro: valores, benefícios e obrigações, números e dados. Nós pesamos, quantificamos, medimos, e a alma é reduzida a pó.

Estou lendo a série Delirium toda em inglês, por isso, caso vejam alguma palavra que estou usando que não reconheçam ou é porque estou usando a original ou porque fiz tradução livre. 

Pandemonium é narrado por Lena em dois tempos, o presente e o passado. O passado, mostrando o que acontece logo após Delirium com ela chegando aos Wilds e o agora, que mostra alguns meses depois. No passado vamos conhecendo novos personagens, os que a salvaram, seus planos, Lena aprendendo a sobreviver com eles e mais. O presente se passa fora dos Wilds, com ela numa missão de espionagem do FDA (Free-Deliria America), uma organização para os “curados” que quer que o procedimento seja feito antes dos 18 anos como é a regra atual.


Depois de sair de sua cidade em Portland e atravessar a “muralha” que separa o local daqueles chamados de Inválidos (os que não foram curados ou a cura não funcionou, etc), Lena terá que aprender a sobreviver com um grupo que a salvou. Raven é a líder desse grupo e lá cada um tem uma tarefa. Eles precisam trabalhar duro para ter comida, água, roupas, etc.
O outro lado da liberdade é esse: Quando você está completamente livre, você também está completamente por contra própria. 
Enquanto isso, no momento atual, Lena está vivendo em Nova York e tem a marca dos “curados” para poder circular sem ser notada. Sua missão é vigiar o filho do “comandante” do FDA, Julian, que fará seu procedimento em breve. Tudo muda com um acontecimento que deixa Lena e Julian presos e reféns. E lá eles irão conhecer melhor um ao outro e terão que se unir para escapar.
Amor, o mais mortal de todas as coisas mortais.
Isso te mata.
Alex.
Quando você tem.
Alex.
E quando não tem.
Alex.
Enquanto lia Pandemonium me senti em um mundo diferente de mundo que conheci em Delirium na maior parte do tempo. Como o cenário onde tudo se passa mudou e os personagens do primeiro livro não aparecem, às vezes eu sentia que estava lendo uma história completamente diferente. Mas em outros eu voltava para aquele mundo louco, onde o amor é uma doença e você deve ser curado.

Pandemonium me fez sentir muito mais raiva da sociedade criada pela autora. As injustiças, os acontecimentos, como aqueles que não estão de acordo com o que é “lei” por lá e sofrem injustamente e são punidos severamente. Conhecemos novos personagens e conhecemos o passado triste de algumas delas.

O começo do livro é mais parado, mas da metade pra frente há vários acontecimentos surpreendentes, segredos talvez inimagináveis, muita ação e também há um novo romance na área. Depois do final (chocante) de Delirium, Lena apesar de pensar muito em Alex, acaba sem querer, se aproximando e aparentemente se apaixonando por Julian.

Lena cresce como personagem, é corajosa, forte e é claro que como todo ser humano também tem seus defeitos e às vezes dá vontade de dar um tapa pra ver se ela acorda e enxerga o óbvio. Julian no inicio era o típico “zumbi” que acreditava em tudo que a sociedade implantou, mas que aos poucos cresce como personagem e no meu conceito.

Eu havia ficado fula da vida com o final de Delirium e foi por isso que demorei tanto pra ler a sequência, porque estava com raiva e tinha medo de como a autora iria seguir com a história. Fiquei com o pé atrás, mas no final o resultado foi positivo em maior parte. Ainda assim, não gostei de algumas escolhas que a autora fez.

Ah e é claro, se o final de Delirium também acabou com você, prepare-se para mais um final agoniante e surpreendente. Na verdade eu meio que esperava algo assim do final do livro, mas algumas coisas eu não havia previsto que iriam acontecer ou não previ do jeito que aconteceram. Então se preparem para mais ação, romance, surpresas, mais segredos e preparem-se para ficar com mais raiva da sociedade em que eles vivem.


PS: Já li o último livro, Requiem, e devo dizer que estou DECEPCIONADA demais com o final da série! Foi frustrante e ainda estou com raiva de como acabou!  =( 





13 comentários:

  1. Ainda nao li delirio , ate tenho o livro aqui ,mas o que acontece com as series é que leio o livro ai demora muito pra lançar outro e quando vou ler ja nao lembro como acabou o outro ja perdeu a empolgacao e tal , entao vou começar a ler series quando eu tiver pelo menos 3 livros em maos ai ja leio um atras do outro , e tb porque fica mais barato comprar a serie toda . Queria tanto ler bem em ingles , parabens !!

    ResponderExcluir
  2. Delírio me deixou com água na boca pelo próximo. E a coisa fica bem boa pelo visto! Gostei das novas "reviravoltas" por assim dizer, essa nova fase da história pelo visto envolveu bem o clima para se criar um final perfeito no próximo, muitas mudanças e coisas legais. Gostei dele e quero muito ler!

    ResponderExcluir
  3. Eu só li o primeiro livro e não gostei do final. Não sou de começar a ler um livro da série e não ler o resto, mas estou considerando isso com Delírio.
    Aguardo sua resenha do ultimo livro, mas já que você se decepcionou não acredito que vá me animar.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda nem li Delirio ainda, mas fala tanto dessa série que cada resenha que eu vejo dos livros, fico mais curiosa pra conhecer a série. Mas que pena que você ficou decepcionada com o final, saber que o final é frustrante até me desanima pra começa a ler :/

    ResponderExcluir
  5. Não li nenhum ainda, mas as capas [a velha historia da paixão por capas] me diz que preciso ler.
    Só não gostei de saber que o final não é bom, mas a gente supera :D

    ResponderExcluir
  6. Eu não li Delírio, então nem me interessei ainda por Pandemônio. Estou em dúvidas se vou ler a série. Não sei, distopias ainda não são meu estilo preferido. E agora que você falou que o final é decepcionante ... ah, não sei se vou ler, não.

    ResponderExcluir
  7. Eu li "Delírio" e realmente o final é angustiante. Fique "P" da vida, porquê não tava com a continuação em mãos. O bom é que pelo jeito, a história continuou muito boa. Agora com essa sua declaração sobre o desfecho da trilogia, fiquei com os dois pés atrás. Curioso pra ler "Pandemônio" e "Requiem". Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Parece ser bem diferente de Delírio mesmo.
    Eu não achei que o primeiro livro foi maravilhoso não, mas o fim me deixou curiosa pra saber o que acontece. Que pena que vc não gostou do fim da série... até desanimei. Mas já que eu comecei vou terminar né.

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li Pandemonium, só Delírio. A ideia de Laurie de apresentar o amor como uma doença que pode ter cura é maravilhosa. Me lembra da questão da beleza de Feios, mas ainda vai mais profundo, no cerne da emoção. Amei o primeiro livro, aquele final me deixou louca e muito curiosa pra ler Pandemonium.

    ResponderExcluir
  10. Oi Andresa... não fala que vc ficou com raiva da série... eu to com Delirio a séculos na listinha de vou ler... e agora fiquei ainda mais desanimada... adoro as capas americanas... mas gosto das nacionais.

    bjus
    Franciele Alves
    @fran_alves

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li Delirium, mas todo mundo fala tão bem da série que eu fico curiosissima.
    Será que essa série terminas nos 3 livros mesmo ou a autora vai se empolgar e começar a escrever mais ainda... Pena que vc não tenha gostado do final, da uma tristeza né? Quando a gente lê uma série inteira e quando chega no fim, vem aquele balde de água fria... Aff.
    Enfim, vou tentar sim começar a série, mas ainda não sei quando.

    Bjok

    ResponderExcluir
  12. Minha prima já leu o primeiro e o segundo e disse praticamente a mesma coisa que você disse ela disse. Já faz um tempo que quero ler delírio mas ate agora sem sucesso. Ótima resenha mana.

    ResponderExcluir
  13. Eu já vi esse livro e li resenhas sobre ele, me parece ser um historia muito interessante mesmo e eu adoraria ler ao livro, só que eu ainda não li nem o primeiro, mas pretendo ler logo logo, pois uma coisa que eu odeio é ficar curiosa.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails