Resenha Internacional: Insurgent de Veronica Roth


Título: Insurgent
Autora: Veronica Roth
Editora: Katherine Tegen Books
ISBN: 9780062024046
Ano: 2012
Páginas: 525

Sinopse: Uma escolha pode te transformar ou te destruir. Mas todas as escolhas tem a suas consequências e à medida que o descontentamento se instaura nas facções que a rodeiam, Tris Prior tem de continuar a tentar salvar a vida daqueles que ama, assim como a sua, enquanto se debate com questões de luto e perdão, identidade e lealdade, política e amor. O dia da iniciação de Tris devia ter sido marcado com celebração e vitória com a facção da sua escolha, em vez disso, o dia terminou com horrores inexplicáveis. A guerra está no horizonte à medida que os confrontos entre as facções e as suas respectivas ideologias crescem. E em tempos de guerras, partidos serão tomados, segredos virão há superfície e as escolhas se tornarão inegáveis e cada vez mais poderosas. Transformada pelas suas decisões mas também pelo seu luto e culpa, descobertas radicais e relações em mutação, Tris tem de abraçar a sua Divergência mesmo sem saber o que poderá perder ao fazê-lo. [Retirado do Skoob]


Pode conter spoiler para quem ainda não leu Divergente. Li logo que lançou no inicio de 2012, mas esperei ficar próximo do lançamento por aqui pra postar a resenha, que fiz na mesma época que li. Eu até queria mudar algumas coisas, mas como escrevi há muito tempo, não me arrisquei porque não me recordo dos detalhes do livro no momento. 

Coloquei o nome das facções em inglês porque eu li os dois volumes assim. Mas como muitos conhecem pela versão traduzida vou deixar aqui qual facção é cada uma. Abnegação (Abnegation), Amizade (Amity), Audácia (Dauntless), Franqueza (Candor) e Erudição (Erudite).


As pessoas, descobri, são camadas e camadas de segredos. Você acredita que os conhece, que os entende, mas seus motivos são sempre escondidos de você, enterrados em seus próprios corações. Você nunca vai conhecê-los, mas às vezes você decide confiar neles.

Insurgent continua exatamente onde Divergent parou. Tris, Four e os outros sobreviventes estão a caminho da facção Amity.  Ao chegar lá eles são bem recebidos, mas percebem que não poderão ficar por muito tempo. Conhecemos um pouco da vida e população de Amity, o que é ótimo porque o primeiro livro é focado em Dauntless. Tris descobre alguns segredos e logo depois seus inimigos chegam à procura dos refugiados e mais mortes acontecem. Tris e um grupo de pessoas conseguem escapar e se deparam com algo que não imaginavam no caminho.

Tris está mais desestabilizada nesse livro depois de ter matado uma pessoa no primeiro livro. Ela faz várias coisas estúpidas e não se preocupa se isso a levar a morte. Ela se sente culpada pelo que fez e esconde isso. Além disso, tem de lidar com a morte das pessoas que amava como aconteceu em Divergent.
Nós dois temos guerra dentro de nós. Às vezes, nos mantém vivos. Às vezes, ameaça destruir-nos.
Depois de passar um tempo em Abnegation com pessoas inesperadas, Tris e Tobias decidem ir para Candor descobrir o que está havendo, mas lá são presos sob a acusação de estarem aliados ao plano que aconteceu em Divergente. Conhecemos um pouco mais dos costumes de Candor. Lá eles reencontram vários amigos que sobreviveram.

Depois de alguns acontecimentos, eles estão decididos que já não é mais hora de fugir e bolam um plano para conseguir o que era deles e lhes foi tirado e a enfrentar todos que decidirem se aliar a seus inimigos.
Matar não é a pior coisa que eles podem fazer a você. Controlá-lo é.
Enquanto isso Jeannine planeja criar um novo transmissor que controle a mente daqueles que são divergentes. Um segredo importante foi escondido de todos durante todo esse tempo pelo pessoal de Abnegation e esse segredo poderá mudar tudo.

Insurgent é uma distopia em que sua premissa não é focar no romance e tem uma personagem principal forte e cativante. E apesar da série não focar tanto no romance é bom ver como o relacionamento de Tris e Tobias cresce nesse livro, eles brigam mais, se desentendem e isso fez com que eles amadureçam mais.
Como um animal selvagem, a verdade é poderosa demais para permanecer enjaulada.
Algo que adorei foi não saber exatamente quem eram os aliados e quem eram os traidores porque causou um bom suspense e surpresa durante a leitura.

Os personagens foram muito bem criados, cada um com seu estilo, características, cada um contribuindo de alguma forma no que acontece. E nesse livro podemos ver melhor o comportamento deles já que vários membros de várias facções estão juntos, refugiados e em uma situação de alerta. Além disso, conhecemos um pouco mais dos factionless (os que não possuem facção), o que eu adorei porque não era o que eu imaginava e eles não são descartados de toda essa guerra.

Uma das coisas que mais gostei em relação à série é que a autora parece ter pensado bastante nesse mundo antes de escrever porque ao passar das páginas você vai descobrindo coisas novas, revelações, mudanças e é tudo tão incrivelmente planejado que a leitura te surpreende o tempo todo e eu adoro isso em um livro.

O final é uma reviravolta que me deixou louca pra que seja logo o fim de 2013 e o novo livro seja lançado.

Essa sequência tem ação, surpresas, suspense, aventura, romance e violência.  Eu amoooo essa trilogia desde as primeiras páginas do primeiro livro. Se tornou um dos meus livros/trilogias preferidos(as). Super recomendo!! Se você gostou de Divergente, se prepare para o que a Veronica preparou em Insurgente!  

Em relação ao último livro, que ainda não possui um título, a previsão de lançamento é para 22/10/2013 lá fora!! E Insurgent tem data de lançamento no Brasil prevista para 13 de abril =)




5 comentários:

  1. minha relação com Divergente é meio louca, porque apesar de eu ter gostado MUITO, eu achei ele meio mal desenvolvido. Não no sentido do universo em si (que, apesar de ser super falho pra mim, é todo planejado e bem pensado, como você disse), mas porque o ápice demora muito pra acontecer, e quando acontece, acaba numa velocidade estonteante. Sei lá haha. Achei o final muito rápido e desigual em comparação ao resto do livro.
    Mas o saldo final foi positivo. Eu fiquei ansiosíssima pra ler Insurgente, principalmente porque eles "mudam" de facção, e, pela sua resenha, já vi que veremos melhor o funcionamento de várias delas, o que super me anima :D E adoro a ideia de uma Tris mais instável, porque essa chacoalhada é importante pra verossimilhança da personagem. Enfim, só fiquei mais ansiosa agora iuahiahauih
    beijão

    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito de Divergente e quero muito ler o segundo volume!!!!

    Beijos.
    Páginas na Estante
    @alyneadriana

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li Divergente (pois é me sinto uma Et) , todo mundo ja leu e ama e eu aqui , li sua resenha de divergente nao li essa por causa dos spoilers ,mas to louca pra ler esse livro , só estou esperando sair uma promo boa no submarino porque o livro ta carinho rs .

    ResponderExcluir
  4. Ainda não comprei Insurgent, mas estou muito curiosa para ler. Achei bom que a autora revelou bastante no final de Divergent e até resolveu algumas coisas, pensei que podia ter aqueles finais frustrantes.

    ResponderExcluir
  5. Oi Desa

    Esse livro é mais uma da série : lerei um dia mas não sei quando! O.o
    Todo mundo está falando super bem dessa série mas com HG eu também demorei bastante para ler..rs

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails